Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Seguinte, gostaria de saber se esta técnica está certa para a verificação de curto em capacitor eletrolítico entre outros:

Colocar o multímetro na escala de 200 Ohms e verificar os terminais do capacitor. Se apresentar qualquer valor na medição, ele estará em curto.

Sei que a maneira correta seria utilizar um capacímetro, mais no momento eu não tenho.

Agradeço desde já.

Postado
Seguinte, gostaria de saber se esta técnica está certa para a verificação de curto em capacitor eletrolítico entre outros:

Colocar o multímetro na escala de 200 Ohms e verificar os terminais do capacitor. Se apresentar qualquer valor na medição, ele estará em curto.

Sei que a maneira correta seria utilizar um capacímetro, mais no momento eu não tenho.

Agradeço desde já.

Para testar você pode usar um multimetro analógico, o digital não serve a não ser que tenha capacimetro, primeito descarrega-se o capacitor .Quanto maior o capacitor, menor é a escala necessária e pode medir na escala mais baixa mesmo, dependendo do capacitor o pulso já será bem perceptível, se não for suba a escala até o pulso fazer o ponteiro deflexionar e retornar totalmente.Se por acaso o ponteiro deflexionar e não retornar o capacitor estará em curto.Nesse teste dá para ter uma ideia se o capacitor está carregando e descarregando bem.Se o ponteiro não deflexionar ou deflexionar só um pouco, o capacitor está aberto ou esgotado.

• 7 anos depois...
Postado

O ohmímetro é implementado por uma fonte de corrente constante em paralelo com um voltímetro cuja resistência é altíssima. Além disso, um capacitor eletrolítico possui uma resistência em série típica na ordem de 1 Ω F5Rua4D.gif.

Sendo assim, faça o seguinte: conecte o capacitor a ser testado em paralelo com um resistor de 100 Ω a 1 kΩ. Então, fora de qualquer circuito obviamente, mensure o conjunto RC com o ohmímetro. O valor preciso lido deverá ser o do resistor (por exemplo, 220 Ω), indicando que o capacitor carrega até virar um circuito aberto.

Se isso não acontecer, significa que o capacitor está em curto-circuito por provável ruptura do dielétrico.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

• 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

Vou anotar isso pra mim usar, mas eu geralmente uso a escala de diodo mesmo pra saber se esta em curto (mas na real eu nem meço se um capacitor eletrolico está em curto ou não, é raro demais acontecer isso).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...