Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestão de soft alternativo ao W Explorer


crypto4

Posts recomendados

Olá a todos!

1) Pessoal, pesquisando na internet há um tempo atrás encontrei um programa que indexava todos os arquivos do micro, ou as pastas desejadas com seus respectivos conteúdos, por tags (como a gente faz com os favoritos no delicious.com)

Usualmente arquivo meus programas, e imagino que vocês também, por categoria e hierarquia de pastas. Por exemplo, a pasta programas contém outras pastas tipo: Aplicativos, Multimidia, Uteis, Portable e etc. Essas subpastas contém outras, por exemplo: a pasta Multimídia contém as pastas Audio, Video, Conversores, Programas de autoração, etc.

Esse sistema de classificação tem alguns inconvenientes dentre os quais vale citar a questão do sempre crescente número de subpastas e, ainda pior, o fato de alguns programas pertencerem sempre a mais de uma categoria.

Todos sabemos que a indexação por tags é de muito maior eficiência para pesquisa que os motores de busca (cada vez piores) do Windows, além de ser um descomplicador para esse sistema de categoria/hierarquia.

2) Esse referido programa que encontrei (item 1.) e que trabalhava por tags não me satisfez pois ao invés de simplificar, complicava. Além disso não corria em paralelo com o windows explorer. Hoje, pesquisando, nem isso se encontra mais.

Algum dos amigos saberia indicar um programa em substituição ao windows explorer que faça indexação por tags? Estou com muitos programas e estes muitas vezes se encaixam em mais de uma categoria.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

êpa! obrigado pela resposta.

Conheço o programa sugerido por você e já fiz uso dele. Nunca vi uma busca tão rápida e eficiente em sua proposta, porém não atende a essa minha necessidade específica.

Veja: O programa citado pesquisa pelo nome do arquivo em um index que ele cria e atualiza sempre ao iniar o Windows, certo? Ocorre que não é sempre que você sabe com exatidão o nome do arquivo que você procura.

Porém, o que o torna inviável para minha necessidade é que às vezes, você precisa de um programa e não sabe o seu nome. Só sabe que tem no seu HD! Por exemplo: tenho um programa favorito para trabalhar com legendas, o Subtitle Workshop, logo é fácil encontrá-lo. Mas em compensação tenho alguns conversores e por não ter um favorito não sei de cor o nome de nenhum. Nesse caso, seria fácil simplesmente procurá-los na pasta "conversores" não é?

Bem, agora veja como a coisa fica um pouco mais complicada: você já ouviu falar no Musicmatch Jukebox? ele é um player concorrente do Windows Media Player e do Winamp. Ele tem uma função muito interessante de converter arquivos de áudio, por isso só o uso como conversor. Ele tem significado para constar em duas categorias!

No caso, por ser muito familiar a mim, não tenho problema com esse exemplo, mas e quando um arquivo for não familiar a mim, como os da família conversores e estiverem em mais de uma categoria (podendo ser duas, tres...)?

Com certesa te digo que tenho uma quantidade grande assim de arquivos! Nos sites de download eles são jogados em tags chamadas "incategorizaveis"!

Mesmo assim, obrigado e valeu a intenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz uma versão portátil do XnView e postei AQUI.

Talvez ele te ajude, dentro do que você procura. Ele permite editar e criar categorias.

Ele é gratuito, em Português brasileiro, e chega a ser chato de tantas opções que possui.

Teste a versão portátil, se gostar, entre no Website e baixe a versão install: http://www.xnview.com/en/downloadwin32.html

xnviewr.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jandor,

1) Conheço o xnview de tempos atrás, mas não me recordo de suas potencialidades... Recentemente, procurei pelo programa novamente com vistas a substituir o Picaview, programa que permite visualizar previamente a imagem pelo menu de contexto e que foi descontinuado. Verifiquei no Google que os desenvolvedores disponibilizam um freeware com caracteristicas semelhantes a esse programa e sem o incoveniente dos avisos de expiração, pois é freeware.

Nunca me ocorreu de usá-lo para substituir o explorer do windows. Se funcionar, você quebrou meu paradigma! Vou experimentá-lo e informo.

2) Rapaz, quanto ao programa mesmo pretendido veja que incrível coincidência: visitando a página do Velho, da qual também sou expectador, vi publicado um post sobre o assunto, e dá o link de um programa. Não lembro se a regra de postagem permite a colagem do link. Vou verificar e ponho posteriormente, contudo, esse post está entre os mais atuais dessa página.

3) Logo falo sobre as experiências com os dois programas.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá,

Para concluir o tópico, encerrar o ciclo, vão minhas impressões sobre os programas encontrados.

Ambos utilizam a proposta por mim buscada, mas não funcionam exatamente como um substituto ao W Explorer, tornando o seu usabilidade aquém da almejada.

Funcionam como um recurso "a correr em paralelo" ao programa principal, quando se queira usar de seus benefícios. Não é como, por exemplo, o explorer², substitutivo ao W Explorer que cumpre com méritos essa substituição, mas que não trabalha por tags.

Continuarei a procurar, mas acho que esse tópico já rendeu tudo o que podia. Aos que desejarem usufruir dos mesmos recursos e também estão ainda sem norte fica dica dos programas facilmente encontrados através dos motores de busca da internet. Tratam-se dos programas Elyse e Tag2Find.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!