Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Linguagem de programação mais usada


camilawhite

Posts recomendados

Boa noite a todos,

estou fazendo meu relatório de estágio e queria citar alguma lista das 5 linguagens de programação mais usadas atualmente. Na internet encontrei um ranking da Tiobe Programming Community, gostaria de saber se é um rancking reconhecido no meio tecnológico e se tem outras instituições que fazem essa pesquisa.

Agradeço a todos pela atenção. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Camila!

Sou iniciante em programação mas vou deixar minha opinião aqui. ;)

Conheço quatro que são bastante usadas: Java, VB.NET, Delphi, C++.

Quanto ao ranking, eu imagino que seria atualmente:

1º Java

2º C++

3º Delphi

4º VB.NET

Eu posso estar bastante errado, então vamos esperar mais opiniões. :lol:

Até

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para acrescentar, esses rankings são meramente expeculativos, e acho que a importância deles é até limitada, uma vez que você teria que olhar a área onde cada linguagem é empregada; por exemplo, normalmente dizem que para o meio corporativo existe uma preferência por Java, já em grandes sistemas dizem que usam mais C++, etc...

Contando com as linguagens já colocadas aqui poderia dizer até python, ruby e perl.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pelo que eu entendi, essas pesquisas não feitas por empresas especializadas em estatísticas como disse o Roberto.Korea, são mais para se ter uma ideia de como as linguagens estão sendo utilizadas no mercado e por isso acho que não traria muito peso científico fazer a citação de alguma delas durante o relatório. :mellow:

Obrigada a todos pelas informações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Especulações puras. Se imaginarmos quantos butecos, lojinhas, armazéns entre outras empresas de pequenos porte, da maioria nas que vou usam sistema em delphi. Java eu vejo mais a nível de empresas de média a grande porte pois demanda mais profissionais / equipes.

Eu penso que esse assunto é muito propício a palpites mesmo, já vi muitos programas e sistemas bem feito em linguagens que ninguem usava ou até conhece, vai muito da pessoa que desenvolve. Penso que o C# cresce e tenta se consolidar por ser uma fusão de "DELPHI" com JAVA. Deixo claro que esta é uma opinião, pois como sabemos esse assunto gera muitos FIGHT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como você disse é muito relativo essa questão da linguagem usada, na empresa que eu fiz o estágio, uma empresa de médio porte, eles usam o Delphi para desenvolvimento de aplicações desktop há anos, mas já em programação web é o programador que decide de acordo com as necessidades do projeto e o conhecimento dele em cada linguagem.

Acho que não compensaria entrar em um assusto que gera essas divergências em uma apresentação formal como a defesa do estágio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Camila,

Já tentou procurar no google academico?

Digo isso porque todas as minhas pesquisas na qual tenho que citar algo de alguma outra pesquisa, procuro por lá.

São muito bons os trabalhos apresentados lá, recomendo a pesquisa por lá.

Caso não encontre tente pesquisar por funções de pesquisa avançada no google como pesquisa por trechos, retirando blogs, por exemplo. Isso filtra muito melhor.

Uma discussão sobre linguagem de programação é como discutir sobre futebol, religião e governo, nunca chegará a lugar nenhum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Roberto, não procurei no google acadêmico e obrigada pela dica. Esse é um assunto muito delicado, o prazo de entrega dos trabalhos já está acabando vou procurar mais um pouco e se eu não encontrar não vou falar do tema, para não correr o risco de apresentar algo sem fundamentos e perder algum ponto no trabalho.

Muito obrigada a todos pela ajuda ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Roberto, não procurei no google acadêmico e obrigada pela dica. Esse é um assunto muito delicado, o prazo de entrega dos trabalhos já está acabando vou procurar mais um pouco e se eu não encontrar não vou falar do tema, para não correr o risco de apresentar algo sem fundamentos e perder algum ponto no trabalho.

Muito obrigada a todos pela ajuda ^_^

Fale das principais linguagens e cite as vantagens e desvantagens, com base nas pessoas questionadas. Utilize-se do artifício mágico "segundo fulano de tal", de acordo com fulado de tal, a linguaguem X é ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já falei da parte geral, o que é uma linguagem, como elas são classificadas e qual a importância da programação para o ambiente em que vivemos. Essa parte de falar das principais linguagens é também interessante, e usando esse "artifício mágico" que você falou torna a pesquisa até com um ar mais profissional.

Obrigada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!