Ir ao conteúdo

Configurar processaodr core i3 para usar todos os nÚcleos.

PV Sobrinho

Posts recomendados

Postado

Quando usava um Pentium 4 de 3.0Ghz de um núcleo o Windows usava apenas 1 núcleo, ele criava 1 núcleo virtual ficando com 2 núcleos virtuais sendo 1 núcleo físico de processamento, agora comprei um outro computador um core i3 com 2 núcleos físicos de 3.07Ghz, mas quando vou jogar o need for speed undercouver o Windows só usa 1 núcleo dos 4 núcleos virtuais, o desempenho do jogo não melhorou em quase nada. Eu queria saber se tem como configurar o Windows para usar o máximo do processador. Quando minimizo o jogo e vou no gerenciador de tarefas , mostra que só está utilizando 25% da capacidade de processamento. O mais intrigante é que o vendedor me recomendou o computador para jogos. Como configurar para usar mais o processador, pelo menos 1 núcleo em 100% ?

COMPUTADOR ANTIGO

Pentium 4 – 3.0Ghz 4MB

Mem 2GB DDR2 800MHZ

Placa de vídeo GE-FORCE 7300GT 512MB

HD SAMSUNG 80GB

Windows Vista Home Basic 32bit

COMPUTADOR NOVO

Core i3 3.07Ghz 4MB

Mem 2GB DDR3 1333MHZ

HD SATA II 500GB

Leitor de Cartão de memória

Windows Vista Home Basic 32bit

O USO DO PROCESSADOR ESTÁ CONFIGURADO PARA USAR NOS 4 NÚCLEOS VIRTUAIS, QUERIA AUMENTAR ESTA PORCENTAGEM, JÁ ALTEREI A PRIORIDADE PARA ALTA E DEPOIS PARA TEMPO REAL MAS NÃO RESOLVEU O PROBLEMA. UM SISTEMEMA OPERACIONAL DE 64 BITS RESOLVERIA O MEU PROBLEMA?

Postado
O desempenho não melhorou pois sua placa de vídeo é fraca demais, ela está sendo um gargalo para o Core i3.

Abraços.

não tem placa de vídeo offboard. ele processa os efeitos do jogo com qualidade, mas ele não usa toda a potência, não há má qualidade gráfica! o jogo (need for speed undercouver) só usa 25% do processador. o vendedor da loja me indicou este computador para jogos é claro que não vou jogar o crysis. o processador é o da 2ª geração.

Postado
não tem placa de vídeo offboard. ele processa os efeitos do jogo com qualidade, mas ele não usa toda a potência, não há má qualidade gráfica! o jogo (need for speed undercouver) só usa 25% do processador. o vendedor da loja me indicou este computador para jogos é claro que não vou jogar o crysis. o processador é o da 2ª geração.

Não espere milagre. Se o jogo/programa não usa mais de 1 núcleo, não há o que mudar. Melhorar o seu desempenho? Com placa de vídeo offboard.

Abraçis

• Membro VIP
Postado

O Yuri está certo nas duas mensagens, o vendedor te passou a perna.

Se não tem placa de vídeo offboard, porque você listou a 7300GT ali ?

Postado

O problema não é ser virtual ou não. Alguns (muitos) jogos não usam mais de um núcleo, ou só usam 2. Se for o caso não tem o que fazer, é o programa que tem que ser otimizado, ele já tem que chegar dividido pro processador. Como discutido no outro tópico, o Core i3 vem com uma HD 3000 que deve ser pouca coisa melhor que sua 7300GT antiga.

E mesmo que você faça o processador chegar a 100%, isso não significa que o desempenho vai melhorar. Processador não é muito eficiente pra processar gráficos, quem faz isso bem é a placa de vídeo. É isto que está limitando seu desempenho.

Postado
O problema não é ser virtual ou não. Alguns (muitos) jogos não usam mais de um núcleo, ou só usam 2. Se for o caso não tem o que fazer, é o programa que tem que ser otimizado, ele já tem que chegar dividido pro processador. Como discutido no outro tópico, o Core i3 vem com uma HD 3000 que deve ser pouca coisa melhor que sua 7300GT antiga.

E mesmo que você faça o processador chegar a 100%, isso não significa que o desempenho vai melhorar. Processador não é muito eficiente pra processar gráficos, quem faz isso bem é a placa de vídeo. É isto que está limitando seu desempenho.

Ahh entendi, com essa propaganda tods dos novos processadores Core. se eu colocar uma boa placa de vídeo ex: nVIDIA 256GTX. e acrescentar mais 2GB de mem DDR3, acho que melhora o desepenho.ai o processador ´so fica processando os dados mesmo.

OBRIGADO! SUA RESPOSTA FOI CLARA E EFICAZ!

Postado

Cara, faz a seguinte comparação. Se com o teu processador antigo o jogo não exigia muito dele, ou seja, ele trabalhava com folga, sinal que o que está segurando o desempenho não é o processador. Agora nem sempre é a VGA também. Tem jogo que o fps é travado, os jogos baseados na engine da Unreal, por exemplo o UT2004 que trava o fps em 60 ou 90, não me lembro ao certo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...