Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Asus SABERTOOTH 990FX - Review e questões técnicas


Posts recomendados

A sua é Sabertooth, né??

Naquele texto em inglês que retirei do manual fala exatamente este procedimento de ligar sem a bateria, desligar, recolocá-la e voltar a ligar.

A bateria serve como um nobreak para 'segurar' o setup. Senão, 'resetava' o setup toda vez que desligasse. Lembra o que acontece quando ela descarrega? Toda vez que liga tem que 'acertar' o relógio e as configurações dos setup (por ter voltado ao 'default').

.

P.S.: às vezes ocorre d'eu editar a mensagem e você já ter lido.. atente pra este detalhe e passe uma revista.

.

Fórum Asus: http://vip.asus.com/forum/topic.aspx?SLanguage=en-us&model=SABERTOOTH+990FX++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++&board_id=1

Tópico SSD: http://forum.clubedohardware.com.br/ssd-solid-state/761096/142 (recomendo)

.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chega na tela para clicar DEL e nao vai. Nao consigo apertar del, nada. Tão perto e tão longe.

Editando

Só pra constar testei com outra placa de vídeo, e deu o mesmo problema, agora estou instalando Windows num HD, pra testar só com ele conectado ao invés do SSD, assim To descartando aos poucos o que pode ser, também vou conseguir outros teclados pra ir testando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chega na tela para clicar DEL e nao vai. Nao consigo apertar del, nada. Tão perto e tão longe.

cara dei uma olhada no seu problema é um dos mais estranhos que eu já vi, eu sei que parece uma solução estranha... mas tenta tirar tudo do pc...inclusive os hds..tenta ligar ele somente com o necessário mesmo... ram, processador e no nosso caso com placa de video (nesse caso se tiver uma dakelas das mais simples que puder que num precise nem de alimentação) e o teclado, se der num sei da uma procurada nakelas teclados bem simples e pega um deles, e testa em outra porta usb.. menos as usb3, e se num me engano pra fazer o flash da bios.. tenta baixar ela em um pendrive e testa pra ver se o pc reconhece e bota através do pendrive

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Joguei a tom no pendrive e liguei, nem sinal, até porque ele nao deve estar como prioridade de boot, vou tirar tudo e testar de novo sem nada, também vou tentar fazer um pendrive bootavel do ubuntu

Editando

Pesquisando achei alguns problemas parecidos com o meu, mas todos relacionados a CPU nao suportado pela placa mãe, como os fx, o que não é o meu caso, que To com o 955, To perdendo as esperanças , pensando em desmontar tudo, fazer o mod que tinha planejado no gabinete, e depois montar de volta, vai que tudo volte ao normal :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dalai desculpa , mas descobri o problema nem era a bios o que me afetou foi o monitor pois o mesmo não aceita a entrada dvi ( em outro monitor foi o que) e a peça que estava testando pra daptar dvi e bga estava com defeito. Talvez tudo isso não estaria acontecendo se num fosse esse quesito mas não sei porque o monitor não aceita devi deve ta com problema então comprei um daptador e deu certtinho ja to usando a maquina muito fera , obrigado pela ajuda e desculpa a dicção das palavras pois fiz tudo o possivel mesmo ate descobrir que o adaptador tava ruim e que o monitor num aceita a dvi então praticamente resolvi o problema e não era com a plçca pois depois de atualizar a bios não terei futuros problemas como outras pessoas tiveram .

muito obrigado a todos pelas dicas passadas pois vai ajudar muito outras pessoas

Abraço colegas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dalai desculpa , mas descobri o problema nem era a bios o que me afetou foi o monitor pois o mesmo não aceita a entrada dvi ( em outro monitor foi o que) e a peça que estava testando pra daptar dvi e bga estava com defeito. Talvez tudo isso não estaria acontecendo se num fosse esse quesito mas não sei porque o monitor não aceita devi deve ta com problema então comprei um daptador e deu certtinho ja to usando a maquina muito fera , obrigado pela ajuda e desculpa a dicção das palavras pois fiz tudo o possivel mesmo ate descobrir que o adaptador tava ruim e que o monitor num aceita a dvi então praticamente resolvi o problema e não era com a plçca pois depois de atualizar a bios não terei futuros problemas como outras pessoas tiveram .

muito obrigado a todos pelas dicas passadas pois vai ajudar muito outras pessoas

Abraço colegas

Amizade, isso é informática. É pho..! Olha a bronca do colega Jho aí pra provar. É mole não.

Acabei de trocar o gabinete do meu sobrinho - slim xulo - por antigo meu. No final, não liga...kkkk.. estou com ele aquí pra refazer tudo.

Lembra que falei de monitor testar monitores? Mas, a gente nunca acha que seria algo desse tipo - um adaptador ruim. Fica a lição.

Certa vez, testei 3 placas de rede - 1 onboard, 1 off usada e 1 off nova -que davam 'conexão nula ou limitada'. Achava que era Windows (2 reinstalações). Uma quarta placa resolveu. Quem ía imaginar.?!

Feliz por ter resolvido. Agora, só falta o do Jho... e este do meu sobrinho.. volto mais tarde.

Sucesso a todos!

P.S.: Galera, se a informação ajudou, favor votar (legalzinho verde).

.

.

Edit:

Jho, vou botar uma fitinha no Gongá de Pai Carlos, Catedral de Iançã, escrito " PC do Jho "... :lol: :lol: :lol: .. vôte!!

.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesquisando no forum da asus achei esse tópico de problema parecido com o meu, tirando CPU nao suportado, http://vip.asus.com/user/uhome.aspx?SLanguage=en-us&Spage=product_reg.aspx ,

Relacionado a curto com o painel frontal e o espelho da mobo, amanha vou tirar eles e ver se tenho alguma reposta positiva

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ae galera então to com um problema um quanto bizarro... de uma 1 semana pra ca... começou a dar uma coisa estranha... onde todos as minhas fans Ligadas a MOBO param de funcionar incluindo as das placas de video e o pc desliga(ainda bem).. ja tentei algumas coisas como colocar elas em outros conectores.. mas o problema persisti...e quando isso ocorre tento ligar em seguida e elas continuam não funcionando.. do uns 10 minutos vou la ligo o pc e volta tudo ao normal... e num tem nenhum evento certo que isso ocorra, é completamente aleatório.. antes tinha 4 fans ligada a mobo agora só estou com 2 mais o h60(que tb para de funcionar) alguem sabe o q pode ser?? alguma solução?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

P.. q.. par.. minha sogra! Essa SABER aparece com cada uma...:wacko:

Percebi que o controle de 'fans' dela é 'meio-doido'.. tenho também um 'fan' traseiro que liga-desliga 'quando quer'.. inclusive, houve relatos de outros usuários - acho que nas páginas iniciais.

Mais um 'caso do além', hein, Stahl? começa revendo cabos/conectores, principalmente, se a fonte é modular. E como andam as temperaturas? Só os 'fans' param? E quando reinicia, o pc liga e elas não?

Também, altera/desabilita os recursos 'Q-fan' no setup pra ver se tem efeitos.

Mas, faça uma coisa de cada vez, senão você não saberá a causa.

É um "show de broncas" essa 'bixinha'... se tivesse pego aquí, já tinha tido um infarto. é por isso que não dou mais de 400,00 em qualquer que seja componente. :cool:

.

.

E pessoal, vamos dar retorno das soluções!

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

P.. q.. par.. minha sogra! Essa SABER aparece com cada uma...:wacko:

Percebi que o controle de 'fans' dela é 'meio-doido'.. tenho também um 'fan' traseiro que liga-desliga 'quando quer'.. inclusive, houve relatos de outros usuários - acho que nas páginas iniciais.

Mais um 'caso do além', hein, Stahl? começa revendo cabos/conectores, principalmente, se a fonte é modular. E como andam as temperaturas? Só os 'fans' param? E quando reinicia, o pc liga e elas não?

Também, altera/desabilita os recursos 'Q-fan' no setup pra ver se tem efeitos.

Mas, faça uma coisa de cada vez, senão você não saberá a causa.

É um "show de broncas" essa 'bixinha'... se tivesse pego aquí, já tinha tido um infarto. é por isso que não dou mais de 400,00 em qualquer que seja componente. :cool:

.

.

E pessoal, vamos dar retorno das soluções!

.

nem me fala Dalai... mas hj tava lembrando que o problema comecou depois que eu liguei o coll and quiet... acabei de desligar ele.. vou ver se agora fica tudo normal... e coloquei na bios pra nao ter controle quando o micro inicia... ou seja o micro vai liga com tudo no maximo... ai quando ele inicia eu faco os ajustes via software.... bem vou testar durante a semana pra ver se num da mais nada... vai entende placa mais bizarra... até parece que ela tem vontande propia....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

em relação do meu problema, desmontei tudo, tirei do case, montei de volta em cima da mesa, e continua dando o boot led, e sem conseguir clicar del pra entrar na bios, mesmo sem nenhum hd conectado, vou continuar pesquisando uma solucao, até porque o rma fica fora de questao

edit:

testei agora colocando na SATA 3.0, aparece um tela da controladora, o nome do hd,

e press any button to continue, se aperto vai para tela preta, como se tentasse dar boot, se deixo rolar vai pra tela pra entrar na bios

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

em relação do meu problema, desmontei tudo, tirei do case, montei de volta em cima da mesa, e continua dando o boot led, e sem conseguir clicar del pra entrar na bios, mesmo sem nenhum hd conectado, vou continuar pesquisando uma solucao, até porque o rma fica fora de questao

edit:

testei agora colocando na SATA 3.0, aparece um tela da controladora, o nome do hd,

e press any button to continue, se aperto vai para tela preta, como se tentasse dar boot, se deixo rolar vai pra tela pra entrar na bios

olha de acordo com o que você ta passando pra gente ao meu ver ou você leva em alguma assistência técnica ou vai ter que fazer rma dela mesmo, vou pensar em algum outro tipo de solução.

quando você retirou o jumper, se colocou ela na posição pra reset de bios ou só tirou e deixou sem nada, porque o clear cmos são 3 pinos 1-2 é normal e 2-3 seria o reset

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha de acordo com o que você ta passando pra gente ao meu ver ou você leva em alguma assistência técnica ou vai ter que fazer rma dela mesmo, vou pensar em algum outro tipo de solução

tenso que placa veio da alemanha, dai rma pra la é complicado, assistencia tem que ver uma especializada em placa-mãe, to perguntado também no overclocker.net, la pessoal também teve uns problemas estranhos assim, a principio parece ser um problema na controladora sata com a placa-mãe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenso que placa veio da alemanha, dai rma pra la é complicado, assistencia tem que ver uma especializada em placa-mãe, to perguntado também no overclocker.net, la pessoal também teve uns problemas estranhos assim, a principio parece ser um problema na controladora sata com a placa-mãe

to dando uma olhada tb no propio fórum da asus pra ver se encontro algo parecido com esse problema, o placa que ta dando dor de cabeça pra galera essa hein... um problema mais bizarro que o outro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esse daqui,

http://vip.asus.com/forum/view.aspx?board_id=1&model=SABERTOOTH%20990FX&id=20120106213615539&page=1&SLanguage=en-us

parece com o meu problema, bootlocked, precisa trocar o EEPROM chip

Editando

Acheis algo interessante , http://laptoprepair.ca/news/13028/1.html ,

Pra reflashear a bios sem entrar nela, criando um autoexecutavel pra ela se reparar,

No link diz sobre drive de disquete, será que funcionaria com drive de DVD? Seria uma tentativa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esse daqui,

http://vip.asus.com/forum/view.aspx?board_id=1&model=SABERTOOTH%20990FX&id=20120106213615539&page=1&SLanguage=en-us

parece com o meu problema, bootlocked, precisa trocar o EEPROM chip

Editando

Acheis algo interessante , http://laptoprepair.ca/news/13028/1.html ,

Pra reflashear a bios sem entrar nela, criando um autoexecutavel pra ela se reparar,

No link diz sobre drive de disquete, será que funcionaria com drive de DVD? Seria uma tentativa

Acredito que sim.. e tenta o pendrive também.. quanto mais opções, melhor. Tenso esse lance do eePROM - isso é complicado.

Acho que vou começar a alertar os futuros pretendentes desta placa. Vou procurar saber da galera do Adrenaline.

.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que sim.. e tenta o pendrive também.. quanto mais opções, melhor. Tenso esse lance do eePROM - isso é complicado.

Acho que vou começar a alertar os futuros pretendentes desta placa. Vou procurar saber da galera do Adrenaline.

.

.

criei um pendrive bootavel em DOS, mas tambem nao to saindo do lugar, dai difícil esse problema, o mais estranho acho ter dado todo esse pau no EEPROM, se deu mesmo, só alterando ordem de boot, bem estranho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sobre meu problema, nada de conseguir resolver, estou pensando na possibilidade de mandar pra asus no EUA, sairia mais barato que mandar pra amazon,

ou será que mando para pctechnics para tentarem arrumar?

fico pensando se mexerem em algo fisicamente na placa vou perder a garantia da asus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sobre meu problema, nada de conseguir resolver, estou pensando na possibilidade de mandar pra asus no EUA, sairia mais barato que mandar pra amazon,

ou será que mando para pctechnics para tentarem arrumar?

fico pensando se mexerem em algo fisicamente na placa vou perder a garantia da asus

cara sera que mesmo comprado por la se num consegue mandar aqui pra asus Brasil, porque meu to fussando em tudo e num encontro nada sobre o seu assunto, a maioria que vi até agora é com problema da galera colocando processador bulldozer e ela num butando, e alguns outros problemas simples.. que com um cmos ou alguns ajuste ela volta a funcionar normalmente agora que nem o seu... só esse mesmo que você mostrou de EEPROM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara sera que mesmo comprado por la se num consegue mandar aqui pra asus Brasil, porque meu to fussando em tudo e num encontro nada sobre o seu assunto, a maioria que vi até agora é com problema da galera colocando processador bulldozer e ela num butando, e alguns outros problemas simples.. que com um cmos ou alguns ajuste ela volta a funcionar normalmente agora que nem o seu... só esse mesmo que você mostrou de EEPROM

mandei email pra asus brasil, mas responderam que só no estados unidos mesmo, e tenho que ter alguem morando la, porque eles nao enviam/recebem do brasil, pra mim sairia mais barato do que mandar pra alemanha,

só tenho receio de manda pra pc technics, e também nao solucionarem, e de qualquer jeito ter que mandar pra asus, só de frete ida/volta vai uns 300 reais,

vou deixar um video do problema aqui, logo depois de trocar os jumpers, e reiniciando normal

segue

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mandei email pra asus brasil, mas responderam que só no estados unidos mesmo, e tenho que ter alguem morando la, porque eles nao enviam/recebem do brasil, pra mim sairia mais barato do que mandar pra alemanha,

só tenho receio de manda pra pc technics, e também nao solucionarem, e de qualquer jeito ter que mandar pra asus, só de frete ida/volta vai uns 300 reais,

vou deixar um video do problema aqui, logo depois de trocar os jumpers, e reiniciando normal

segue

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

realmente estranho isso acontecendo... sei la vai ser uma hipotese completamente bizarra que eu vou falar pra você... mas no desespero vale tudo... tenta pegar um monitor mais recente possivel e usar ele... talvez nas antigas bios elas te da vão um certo suporte pra esse tipo de monitor crt com a nova nao aconteca e de repente se ta na uefi bios mas o monitor trava... ja que o seu num é dos mais novos...pelo menos o q esta no video... eu sei hipotese bem estranha mas como disse o Dalai isso é informatica

velhao por sinal, os novos ja estão na transportadora vindo pra cá,

sendo que eu entrava de boa na uefi bios antes,

que zica esse problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amizade, pelo seu 'arranjo' aí, fica fácil ter cometido um 'ato inseguro' pela exposição dos componentes à acidentes... Só posso crer que, acidentalmente, você pode ter apagado eletricamente o EEPROM.

Se está na garantia, eu mandaria. Por 300 Dilmas, você não encontra placa 'decente', mas, não creio que seja isto tudo, e mandar-te-iam uma nov, certamente.

Outra opção, insegura, é procurar quem faz reparo em placas-mãe e tentar recuperar a EEPROM. Pesquisa mais a respeito.

Também corro este risco, já que peguei no USA. Mas, lá são 3-5 anos de garantia.

Lamentável esta situação. :(

.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dalai_Brahma disse:
Amizade, pelo seu 'arranjo' aí, fica fácil ter cometido um 'ato inseguro' pela exposição dos componentes à acidentes... Só posso crer que, acidentalmente, você pode ter apagado eletricamente o EEPROM.

Se está na garantia, eu mandaria. Por 300 Dilmas, você não encontra placa 'decente', mas, não creio que seja isto tudo, e mandar-te-iam uma nov, certamente.

Outra opção, insegura, é procurar quem faz reparo em placas-mãe e tentar recuperar a EEPROM. Pesquisa mais a respeito.

Também corro este risco, já que peguei no USA. Mas, lá são 3-5 anos de garantia.

Lamentável esta situação. :(

.

.

isso de eletricamente apagar, é a regravação de BIOS, acho meio improvavel que montando ela em cima da mesa tenha conseguido tal feito, e até mesmo quando tava dentro do case, ja não tava funcionando, vou levar numa assistencia hoje pra confirmar se é a placa-mãe mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!