Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Asus SABERTOOTH 990FX - Review e questões técnicas


Posts recomendados

e ae pessoal ! eu tb tenho a placa... de inicio nao tive problema posi uso com phenom x4 955.... tenho alguns problemas somente c relação a temp ! mas n posso reclamar aqui faz um maior e meu gabinete nao ajuda muito... to sempre atualizando a bios ! com relação ao AI SUITE.... cara achei meio fraco pois os endereços de ftp contigo no programa pra baixar as bios nao presta !!!! nao entra nem a pal !!!! so usei ele pra fazer o up mesmo porque pra baixar nao funciona !

na verdade quando comprei nem pensei em over.. comprei porque parecia ser a mais confiavel das placas.... mas olhando a pagina da asus no face eu vi uns videos pra iv formula.. e resolvi fazer uns testes na minha mobo... muito bom !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha nao sei se pode ser o seu caso, mas se num me engano uns post atrás teve um caso parecido e o problema era na bios desatualizada, pois por mais que ela seja am3+ a versao da bios dela nao é, pois se nao me engano quando lancaro ela ainda estava pra lancar os bulldozer, talvez seja este teu caso então se conhecer alguem que tenha um processador am3 tente usalo e ve se sobe o sistema, ai atualiza a sua bios de preferência pra mais recente que é a 1102 da ultima vez que olhei, ai coloca o seu processador e tenta subir o sistema de novo

cara deu bem certinho a placa não reconhece tecnologia buldozzer na versão 1.0 da Bios levei numa assistÊncia mesmo e o cara trocou o processador e deu imagem.

valeu Stahl

muito obrigado pela dica iria descobrir muito tarde isso pois as minhas proximas tentativas seriam a fonte (embora 500 dacertinho na configuração) e o processador mas arriscaria colocart outro bulsozzer.

Brigadaço mesmo

Falei isso pra ele no tópico que criou. E pedi pra ele vir aquí.

E aí, Marks, conseguiu outra cpu que não seja bulldozer?

só assim pra você rodar e atualizar o BIOS.

Dalai foi um sucesso a troca de processador (que não seja bulldozzer) amanha foi pegar a cpu com a bios atualizada.

valeu a ajuda mesmo ia demorar pra descobrir por tentativas restantes que faltavam sem mesmo acretitar que seria !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como disse outro... problema de RTFM.... "read the fu.. manual" :lol:.. leia a p.... do manual

Eu peço desculpas por não ter indicado logo.. ato falho.. só lembrei quando fui ver a lista de cpu's compatíveis (o que você deveria ter feito). Ainda bem que o Stahl não deixou passar.

E também se tivesse dado uma lida no tópico, né! Já foi indicado várias vezes. Mas, está na paz...

E se tudo sair como diz a AMD, lá pra dezembro ou janeiro os 'pilulas' (vishera, ou 'vixijáera'..rs) chegam aquí. Aí, vamos sorrir finalmente.. espero.

http://www.techpowerup.com/166555/Production-of-AMD-quot-Piledriver-quot-FX-Processors-Begin-Q3-2012.html

Sucesso!

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara a cpu é compativel mas os problemas não pararam por ai não vai ve nem era esse o problema olha só ve se vocês sacam disso

eu tenho monitor Samsung n79 testes a entrada direto com cabo dvi para dvi ele diz que o cano não ta conectado ai consegui um adaptador para vga o monitor fica como se estivesse em stand by ai testei com o AOC do meu irmão que so tem vga com esse adaprador nada so que no cara da eletronica ele testou com um hurassico também usando esse adaptador e funcionou ai eu testei com um jorassico aqui da oc e não deu ele nem respondeu nada mas estava ligado ai testei com um da minha vizinha que tem HDMI, VGA e DVI , com cabo dvi ele funciono direto (sendo que no meu Samsung ele diz que não ta conectado) alguém já viu disso?? muito estranho e como não entendo quase nada de eletronica não sei o que ta havendo

pensei que era as voltagens ou ate mesmo a tecnologia mas ai pensei e como na eletronica funcionou???

vai ver nem tinha que ter levado la se esse fato não ocorrece pois agora eu ja desconfio que não era a bios desatualizada

alguém ja viu algo assim ?? aqui os meus não funcionarão e o da minha vizinha sim ate achava que podia ser a entrada DVI do meu Samsung mas não é porque testei com o raio do adaptador.

alguem poderia da uma luz pois nesse quesito estou as escuras.

obs: os monitores funcionam normalmente em VGA de outras maquinas tanto o do meu irmão e o meu e o jurassico que a gente testou mas ligado na minha Radeon não funcionou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já viu se é alguma configuração do própio monitor?...se tentou colocar a sua radeon em outro pc pra ver se ela funciona?ou pego alguma outra placa de video e colocou no seu pc? tenta fazer isso pra ver se o problema ta na mobo ou na GPU outra coisa tb seria tentar colocar ela em outro slot...

Pergunta: Apesar de num dar imagem.. ele da algum sinal de que ta ligando? de que o sistema ta subindo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim da sinal ta com sistema ta com tudo mas so pega no monitor da minha vizinha (Samsung) direto no dvi pra dvi o meu ta com adaptador e da sinal de stand by sabe sem imagem eu faço o basico ta desligado engato os cabos e ligo a criatura não parte (Samsung 761bf meu com adaptador vga) pois vga que ele tem ligada direto ele fala que ta sem cabo, me rocomendarão aperta f8 no inicio mas como vou fazer isso pra muda resolução sendo que não aparece imagem ??

ate porque o damonha vizinha e mais de17 polegadas umas 20 e deu certinho agora comentei com cara la eel achou estranho, meu irmão e um amigo meu que trabalha com informatica tmb olha acho que o problema des do inicio estava ai mesmo, mas como iria saber né?? o importante e que ta atualizada a bios e possivbeios problemas que dariam não vão dar mais ou vou tentar com minha outra placa mãr que eu usava antigamente na placa mãe KN8 e testar ( mesmo assim não estou muito certo de que va ir mas não custa tentar)vou postar os resultado aqui daqui a pouco pra vocês verem

Psé gente testei outra plava de video sop pra tirar uma fezinha (gforce 6800) na entra dvi com adaptador vga e nada o monitor fica em satand by nesse processo todo o window carrega normalmente pois ao apertar o botao pawer ele da o deley de desligar o sistema, e coloquei a placa radeon 6790 e mesmo resultado nesse monitor ja com cabo dvi pra dvi fica como se estivesse sem cabo (aquela mensagem de procurando sinal) realmente não sei o que é os componentes não sao caso contrario não pegariam no monitor que testei da minha vizinha, um caso que me deixou sem nenhuma ideia mesmo, tava verificanmdo em outrso foruns e sempre e a mesma coisa tipo tira a memoria, você testou e tal, processador mas aqui tudo ta ok, vou levart la no cara novamente pra ver se tem algo diferente la só pra descobrir o que há de errado sem nenhuma ideia ja pensei de tudo e nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim da sinal ta com sistema ta com tudo mas so pega no monitor da minha vizinha (Samsung) direto no dvi pra dvi o meu ta com adaptador e da sinal de stand by sabe sem imagem eu faço o basico ta desligado engato os cabos e ligo a criatura não parte (Samsung 761bf meu com adaptador vga) pois vga que ele tem ligada direto ele fala que ta sem cabo, me rocomendarão aperta f8 no inicio mas como vou fazer isso pra muda resolução sendo que não aparece imagem ??

ate porque o damonha vizinha e mais de17 polegadas umas 20 e deu certinho agora comentei com cara la eel achou estranho, meu irmão e um amigo meu que trabalha com informatica tmb olha acho que o problema des do inicio estava ai mesmo, mas como iria saber né?? o importante e que ta atualizada a bios e possivbeios problemas que dariam não vão dar mais ou vou tentar com minha outra placa mãr que eu usava antigamente na placa mãe KN8 e testar ( mesmo assim não estou muito certo de que va ir mas não custa tentar)vou postar os resultado aqui daqui a pouco pra vocês verem

Psé gente testei outra plava de video sop pra tirar uma fezinha (gforce 6800) na entra dvi com adaptador vga e nada o monitor fica em satand by nesse processo todo o window carrega normalmente pois ao apertar o botao pawer ele da o deley de desligar o sistema, e coloquei a placa radeon 6790 e mesmo resultado nesse monitor ja com cabo dvi pra dvi fica como se estivesse sem cabo (aquela mensagem de procurando sinal) realmente não sei o que é os componentes não sao caso contrario não pegariam no monitor que testei da minha vizinha, um caso que me deixou sem nenhuma ideia mesmo, tava verificanmdo em outrso foruns e sempre e a mesma coisa tipo tira a memoria, você testou e tal, processador mas aqui tudo ta ok, vou levart la no cara novamente pra ver se tem algo diferente la só pra descobrir o que há de errado sem nenhuma ideia ja pensei de tudo e nada.

Marks, leva a mal não, mas, pra começar, tu tens que organizar teus posts, amizade! :confused: Está difícil te entender.. tanto a escrita, quanto as idéias.

Tenta isto: liga com um monitor 'bom' e baixe a resolução pra 1024x768 e, em 'config avançada' -> 'monitor', deixe em " 60Hz ". Daí, conecta o teu monitor e vê se resolve.

Ou, se seu monitor funciona em outro PC, então você procura por alguma configuração no menu dele, de vídeo, frequência, 'input', ou outra que possa ser incompatível.

Só pra ilustrar, também estou levando uma 'surra' do conjunto LG E2250V + HD6950 + Win7 em HDMI fullHD (1920x1080). Não tinha problema com GTX460, mas, com este conjunto não consigo ter boa imagem (diga-se fontes). Já fiz de quase tudo em termos de configuração (Catalisty, Win7, driver..)

Tem coisas na informática que é pho..!:wacko: talvez alguma religião explique, porque da ciência até agora nada.. :D

.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra quem gosta de se manter atualizado ou, como eu, teve qualquer dificuldade com o último (1102), saiu a nova versão - 1208. Depois, deixarei minhas impressões a respeito.

http://www.asus.com/Motherboards/AMD_AM3Plus/SABERTOOTH_990FX/#download

"

SABERTOOTH 990FX BIOS 1208

1.Improve Improve system stability.

2.Enhance compatibility with some USB devices.

2,33 (MBytes) 2012.05.29 update

"

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To com um problema esquisito

Eu tava tirando uns hds do pc, sabendo que precisaria reinstalar o Windows por causa do grua, tudo normal,

Tirei um HD, fui na bios mudar a prioridade de boot, na parte de boot prioritária que na UEFI bios é logo de cara,

Ali tinha opção de um HD e outra de nada, troquei elas, e agora nao To conseguindo acessar a bios nem chegar ao Windows.

Tirei todos os hds, mudei as configurações,mas na hora de aparece o post da bios , a tela liga, mas fica preta, sem aparecer nada, mas apertando control alt del, o pc reinicia.

Fiz o clear rtc, trocando os jumpers, tirando a bateria, logo após esses procedimentos no lugar da tela preta aparece uma imagem da sabertooth dizendo para teclar DEL e entrar na bios, mas nao adianta o que eu aperta, del, qualquer coisa nao sai dessa imagem.

To confuso com o que pode ser, e como flashear a bios sem conseguir entrar ela, ou alguma outra maneira de entrar nela só para especificar a ordem de boot,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To com um problema esquisito

Eu tava tirando uns hds do pc, sabendo que precisaria reinstalar o Windows por causa do grua, tudo normal,

Tirei um HD, fui na bios mudar a prioridade de boot, na parte de boot prioritária que na UEFI bios é logo de cara,

Ali tinha opção de um HD e outra de nada, troquei elas, e agora nao To conseguindo acessar a bios nem chegar ao Windows.

Tirei todos os hds, mudei as configurações,mas na hora de aparece o post da bios , a tela liga, mas fica preta, sem aparecer nada, mas apertando control alt del, o pc reinicia.

Fiz o clear rtc, trocando os jumpers, tirando a bateria, logo após esses procedimentos no lugar da tela preta aparece uma imagem da sabertooth dizendo para teclar DEL e entrar na bios, mas nao adianta o que eu aperta, del, qualquer coisa nao sai dessa imagem.

To confuso com o que pode ser, e como flashear a bios sem conseguir entrar ela, ou alguma outra maneira de entrar nela só para especificar a ordem de boot,

Tem um botão pra você dar "clear cmos".. não lembro se na placa ou atrás, acima dos USB's, isso restaura o padrão.. você só consegue mudar ordem de boot pelo "modo avançado".

Edit: é na placa.. dá uma olhada e vê se acha "CLEAR_CMOS"... aí vai link com fotos pra ajudar..

http://www.asus.com/Motherboards/AMD_AM3Plus/SABERTOOTH_990FX/

"

If the system fails to boot after changing any BIOS setting, try to clear the CMOS and reset the motherboard to the default value. � � See section 2.2.5 Jumper for information on how to erase the RTC RAM

2.2.5 Jumper

Clear RTC RAM (3-pin CLRTC)

This jumper allows you to clear the Real Time Clock (RTC) RAM in CMOS. You can clear the CMOS memory of date, time, and system setup parameters by erasing the CMOS RTC RAM data. The onboard button cell battery powers the RAM data in CMOS, which include system setup information such as system passwords.

"

Na parte inferior da placa, "CLRTC" => 1-2 (normal) => 2-3 'clear'... com tudo desligado, mude o 'jumper' para 2-3, espere 10s e volte para 1-2. Reinicie, pressione 'DEL" pra acessar o bios.

Acho que isso ajuda.

EDIT 2: desculpa, não vi que já havia feito.. é o sono...rs... quais o seu processador e memórias? Tentar conectar tudo como estava antes.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então isso seria trocar os jumpers ali, depois que eu faço isso ficara. Tela pra clicar del e entrar na bios, mas nao consigo passar dela, nao importa o que eu aperte,

E só dando boot normal fica uma tela preta

Muito estranho... desligou da energia, esperou os 10s pra depois voltar o jumper ao 'normal'?

"

If the steps above do not help, remove the onboard battery and move the jumper again to clear the CMOS RTC RAM data. After the CMOS clearance, reinstall the battery.

...

Due to the chipset behavior, AC power off is required to enable C.P.R. function. You must turn off and on the power supply or unplug and plug the power cord before rebooting the system.

"

E tenta o que falei antes, deixar tudo como estava...

Outra: tem algum LED aceso 'vermelho'? tem um botão 'memok' pra orrigir as memos, vê se resolve.

Aí o manual...

http://support.asus.com.tw/download/download.aspx?model=SABERTOOTH%20990FX%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20&os=30&SLanguage=pt-br&product=1

.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O led vermelho de boot device, então fiz tudo, mudei jumpers, tirei bateria,

Dai chega na tela pra clicar del e entra na bios e nao consigo entrar ali, dai depois de um tempo volta pra tela preta,

Estranho é nao conseguir apertar del na hora que precisa

Seguiu a instrução do manual que passei certinho, na mesma ordem?

Não consegue clicar DEL?? o teclado está conectado/funcionando?! Tem outro? muda a porta se for usb - na usb 3.0 não reconhece tec/mouse, verifica.

E qual o prcessador?! Estava funcionando e só deu pau quando mexeu nos hD's??

Amizade, leva a mal não, mas, passei da hora. Conselho: de cabeça fria e descansado, fica mais fácil resolver. Pode crer, já passei por isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usando teclado ps2 testei com USB mesma coisa, mas ele sao reconhecidos porque dando control alt del, o pc reinicia, deu pau depois que mexi na prioridade de boot na bios,

Tenho 3 hds, já testei com todos, sem nenhum, com um, dois, continua o mesmo problema,

E pensar que tava tudo certo, foi inventar de mexer a zicou tudo, ainda de maneira tão estranha assim,

Proc. 955 2x4gb RAM, gtx570 e seasonic 750w,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usando teclado ps2 testei com USB mesma coisa, mas ele sao reconhecidos porque dando control alt del, o pc reinicia, deu pau depois que mexi na prioridade de boot na bios,

Tenho 3 hds, já testei com todos, sem nenhum, com um, dois, continua o mesmo problema,

E pensar que tava tudo certo, foi inventar de mexer a zicou tudo, ainda de maneira tão estranha assim,

Proc. 955 2x4gb RAM, gtx570 e seasonic 750w,

Se reconectar tudo como antes não deu....

Tira da energia, deixa apagar todos os led's (se preciso, aperta o 'on' que descarrega), tira a bateria do cmos, dá o 'clear' (por 20s), volta o jumper 'normal' e deixa ele 'dormir' - eu também vou..rs.... NESTA ORDEM !

Amanhã tenta, se não der nada, leva num técnico, beleza?

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se reconectar tudo como antes não deu....

Tira da energia, deixa apagar todos os led's (se preciso, aperta o 'on' que descarrega), tira a bateria do cmos, dá o 'clear' (por 20s), volta o jumper 'normal' e deixa ele 'dormir' - eu também vou..rs.... NESTA ORDEM !

Amanhã tenta, se não der nada, leva num técnico, beleza?

.

chega na imagem DEL para entrar na bios, e nao consigo entrar, tirei todos os hds, formatei o ssd, coloquei de volta, só ele, e mesma tela preta, bem esquisito, vou testar com um hd de outro pc, com windows ja instalado e ver se da na mesma,

mandei um email para aquela topsys, pensando em regravar a bios, porque nao sei onde pode estar o problema alem dela

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

chega na imagem DEL para entrar na bios, e nao consigo entrar, tirei todos os hds, formatei o ssd, coloquei de volta, só ele, e mesma tela preta, bem esquisito, vou testar com um hd de outro pc, com windows ja instalado e ver se da na mesma,

mandei um email para aquela topsys, pensando em regravar a bios, porque nao sei onde pode estar o problema alem dela

Amizade,

meu cunhado é técnico e sempre que estou com problemas de inicialização, partida da imagem e correlatos eu sigo uma recomendação dele: este 'clear cmos', eu o executo após desconectar também os cabos 12V (4pinos amarelo-preto) e o 20/24 pinos da placa-mãe (alimentam o processador e a mobo, respectivamente).

Ele me explicou que acontece de capacitores ficarem carregados ('armados') interferindo na partida/inicialização. Já me 'salvou' várias vezes.

Tenta aí... :unsure:

.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiz, nao mudou nada, led de boot aceso, chega na tela pra entrar na bios e nao consigo entrar, que problema mais estranho,

unica coisa diferente que lembro de ter mexido, foi naquela ordem de boot, logo na primeira imagem da bios,

tinha um Hd e pelo que eu me lembre outro dispositivo, mas acho que nao era o ssd, nao sei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas, com o 'clear' era pra ter voltado ao normal 'default'... independente de ter mexido na ordem de boot, você deveria acessar o bios... o setup não está pedindo "F1", não???

Levou a um técnico já? Está na garantia? Se está, e não tem técnico/assistência disponível, execute-a.

Já não tenho mais ideias... vamos ver se a galera 'aparece' com algo..

Tentou o fórum da Asus? Cadastre-se, tem muitas informações lá. Pesquise nele e/ou crie tópico descrevendo todo o ocorrido. Mas, organize as informações/ideias. Gaste um tempo pra isso, pois, fica mais fácil dos outros te ajudarem.

Continuo acompanhando.. e não deixe de informar-nos... sucesso!

Edit:

" mas acho que nao era o ssd ".. acho não é certeza.. restabelecer o cenário de quando funcionava é importante.

Surgiu outra hipótese em cima desta informação... recomenda-se a instalação do S.O. em SSD com apenas este conectado. Os motivos são detalhes longos e que não lembro tudo - há um tópico muito bom a respeito que deixarei o link no final.

Enfim, sei que é pra evitar que o windows grave alguma coisa de MBR/boot em outro disco que não o principal. E realmente, tenho tido alguns problemas quando tento alterar os dispositivos de boot e que me parecem relacionados a isto - eu não tinha esta informação.

Daí, importante deixar tudo no mesmo lugar, mesa configuração, de quando funcionava. Mas, ainda assim, deverias poder acessar o 'setup'.

.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas, com o 'clear' era pra ter voltado ao normal 'default'... independente de ter mexido na ordem de boot, você deveria acessar o bios... o setup não está pedindo "F1", não???

Levou a um técnico já? Está na garantia? Se está, e não tem técnico/assistência disponível, execute-a.

Já não tenho mais ideias... vamos ver se a galera 'aparece' com algo..

Tentou o fórum da Asus? Cadastre-se, tem muitas informações lá. Pesquise nele e/ou crie tópico descrevendo todo o ocorrido. Mas, organize as informações/ideias. Gaste um tempo pra isso, pois, fica mais fácil dos outros te ajudarem.

Continuo acompanhando.. e não deixe de informar-nos... sucesso!

A placa veio ano passado de amazon da alemanha, dai fica complicado aplicar a garantia, mas descobri outra coisa, instalei o speaker pra tentar identificar pelos beeps, ele da um beep bem rápido, pello manual aparece vga detectada, quick boot disabled, e sem teclado instalado.

Pelo menos da pra entender porque na hora de aperta del nao funciona, da pra perceber o teclado meio 'lento', apertando capslock, ele nao liga imediatamente.

Mas na tela preta o control alt del funciona.

Uma hipotese, será que o teclado nao ta sendo reconhecido na tela antes da bios?

vou continuar pesquisando sobre, obrigado pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá uma lida no post anterior.. fiz um 'edit' com outra hipótese.

Pode ser isso, sim.. por isso havia sugerido mudar o teclado.. vê se consegue outros teclados usb/ps2. O setup dele é o UEFI e é legal, permite usar mouse, mas, é muito chato.

Eu tenho um kit wireless MS e não reconhecia nada com o bios orginal 0402.. hoje já reconhece o teclado, mas, não o mouse.. aí coloco um com fio e reconhece.

Reconhecia os meus RAID's na ferramenta EZ flash (atualizar bios), do 0901 pra cá não mais. Tenho que ter o ROM no pendrive ou um HD 'single' escravo.

.

P.S.: se a informação foi útil, não esquece de votar (legalzinho verde).

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiz isso, reinstalei o ssd, do zero, só com ele em outro pc, deu na mesma,

testei com 1 teclado usb aqui de casa, nao deu certo,

pesquisando mais a fundo vi varios com este tipo de problema, mas em outras placas,

alguns solucionaram jogando video pro onboard, que no nosso caso não da certo,

vou ler mais sobre o assunto,

tenho um duvida sobre o cmos, é possivel ligar a placa sem colocar a bateria? ou com os jumpers trocados? seria algo mais agressivo pra tentar resolver

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!