Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Asus SABERTOOTH 990FX - Review e questões técnicas


Posts recomendados

olááá

estou super :D:D:D:D:D

chegou as peças. maquina montada

a bios veio com 0710

mas consegui atualizar a bios com o proc FX

ele ligava a maquina mas entrava na bios e nao no windows

dai atualizei por la bios

depois fui tentar entrar no windows dava tela azul

assim que formatei o hd e instalei

agora vai tudo de maravilha

quando vou na propriedades do compuntador me sai com 4.5Ghz

no cpuid me sai 1.5

o que esta acontecendo?

na bio deixei para melhor rendimento

a memo esta trabalhando a 1333 porque nao a 1600???

vamos ver quem pode me ajudar a deixar a maquina perfeita

desde ja agradeço a todos

muito obrigado!

então por default a ram é setada a 1333 se tem que ir na bios e setar ela a 1600, o resto é como o dalai falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótima notícia essa de pode atualizar o bios.

Certamente, o Cool&quit está ativo, o CPUID deve estar mostrando em 'idle'. Rode aplicativos e observe se o clock oscila. Faça um 'strees' da cpu com o Prime95 ou occt.

colega! o Cool&quit esta desativado e o windows mostra 4.55, dai fui la e ativei e o windows mostra 4.2

nao sei o que acontece...

no CPUID sempre oscilando

dai tenho o aida64 e coloco pra ver o stres da cpu e ele (CPUID) me mostra como windows mostra

o que gostaria de fazer se vale a pena ou nao

é manter o clock do processador fixo

abraços

o CPUID deve estar mostrando em 'idle'

me desculpe nao entendi:confused::confused::confused::confused:

então por default a ram é setada a 1333 se tem que ir na bios e setar ela a 1600, o resto é como o dalai falou

a questa da memorias conseguir fazer isso.!

valeu!

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

colega! o Cool&quit esta desativado e o windows mostra 4.55, dai fui la e ativei e o windows mostra 4.2

nao sei o que acontece...

no CPUID sempre oscilando

dai tenho o aida64 e coloco pra ver o stres da cpu e ele (CPUID) me mostra como windows mostra

o que gostaria de fazer se vale a pena ou nao

é manter o clock do processador fixo

abraços

me desculpe nao entendi:confused::confused::confused::confused:

a questa da memorias conseguir fazer isso.!

valeu!

abraços

Amizade,

Na primeira tela do setup (modo básico, bem legal), tem 3 opções de performance: 'otimizado', 'Normal' e 'desempenho'. Qual delas você optou?

Recomendo a 'normal' para que possas ter uma configuaração padrão (só altere a freq. das memórias, como já feito e deu certo). Depois de tudo certo e dominar melhor os recursos dela, você pode ir personalizando.

Se tirar muitos parâmetros do padrão, fica difícil mensurar/aferir os efeitos indesejados. Uma coisa de cada vez. Não queira fazer tudo de uma vez, há muitos recursos. Quando os dominares - ou em parte - ficarás encantado.

Na dúvida, opte pelas configurações padrão em 'Exit' (acho que é 'load defualt options') e recomece.

Tenho quase certeza que você optou por 'desempenho', porque ele já entrou com 4.5GHz e as memos rebaixadas à 1333MHz. Quando fazia isso, meu 965BE ía à 3.7GHZ/1194MHz.

Baixou o bios 09.01, mais recente? Em último caso, 'clear cmos'.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amizade,

Na primeira tela do setup (modo básico, bem legal), tem 3 opções de performance: 'otimizado', 'Normal' e 'desempenho'. Qual delas você optou?

Recomendo a 'normal' para que possas ter uma configuaração padrão (só altere a freq. das memórias, como já feito e deu certo). Depois de tudo certo e dominar melhor os recursos dela, você pode ir personalizando.

Se tirar muitos parâmetros do padrão, fica difícil mensurar/aferir os efeitos indesejados. Uma coisa de cada vez. Não queira fazer tudo de uma vez, há muitos recursos. Quando os dominares - ou em parte - ficarás encantado.

Na dúvida, opte pelas configurações padrão em 'Exit' (acho que é 'load defualt options') e recomece.

Tenho quase certeza que você optou por 'desempenho', porque ele já entrou com 4.5GHz e as memos rebaixadas à 1333MHz. Quando fazia isso, meu 965BE ía à 3.7GHZ/1194MHz.

Baixou o bios 09.01, mais recente? Em último caso, 'clear cmos'.

ok

fui direto ao assunto

fiz clear memory

depois coloquei normal

arrumei as memorias

entro no windows e me sai 4.21GHz

ate ai ok

mas no CPUID quando você nao esta usando nenhum programa ele fica em torno de + ou - 1.5GHz e quando voce usa ele vai a 4.2GHz

é normal isso?

tem como deixar o clock fixo?

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok

fui direto ao assunto

fiz clear memory

depois coloquei normal

arrumei as memorias

entro no windows e me sai 4.21GHz

ate ai ok

mas no CPUID quando você nao esta usando nenhum programa ele fica em torno de + ou - 1.5GHz e quando voce usa ele vai a 4.2GHz

é normal isso?

tem como deixar o clock fixo?

obrigado

Agora sim!

Cá entre nós, no primeiro post após a instalção, você citou "... quando vou na propriedades do compuntador me sai com 4.5Ghz no cpuid me sai 1.5.."

No CPUID está 1.5GHz indicando que o C&Q ativo. É isso mesmo. Pra economizar energia. Porque quer deixar fixo?? Já pensou rodar a tela de proteção c/ 4.2GHz, que desperdício?! :D

Esses 4.5 era do 'boost' no setup, certamente. Acho que você pode optar por ele, mas, vai rebaixar as memos, daí, tente manualmente 1600. A vantagem é que você vai 4.5 ainda com o C&Q ativo.

Você citou que havia desativado C&Q e que entrou com "desempenho" à 4.5, certamente este recurso 'bost' de fábrica não aceita que se altere estes parâmetros. Difícil dizer sem simular. Por isso, faz-se alterações uma de cada vez.

Se quer fixar mesmo, aí já é over. Isto é outra estória. Mas, já começou bem. :joia:

Curta um pouco, entenda melhor, avalie desempenho. Depois parta pra 'agressividade', se assim o quer.

Edit:

Quanto fica o Vcore em stress 4.2GHZ e em 'idle' (ocioso) 1.5GHz no CPUID? E s temperaturas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja instalei o aplicativo Prime95

e vou torturar ele

mas quanto tempo fica torturando

ja deixei mais de 20 minutos e ainda fica fazendo muitos teste

se nao me lembro tava no teste 16

vai ate aonde?

como vou saber que terminou

se precisar vou deixar o pc ligado a noite so pra isso hehehehe

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja instalei o aplicativo Prime95

e vou torturar ele

mas quanto tempo fica torturando

ja deixei mais de 20 minutos e ainda fica fazendo muitos teste

se nao me lembro tava no teste 16

vai ate aonde?

como vou saber que terminou

se precisar vou deixar o pc ligado a noite so pra isso hehehehe

abraços

Segundo li, recomendam umas 3h. Já deixei 8h (à noite, como citaste). O OCCT é mais rigoroso, basta 1h. Quando termina, não sei, nunca vi..:D

Mas, diz aí, o Vcore e as temps??!!

Sobre os FX's e fazer OC, aqueles 2 links que passei antes são muito bons. Eu participo deles e já aprendi muito. Os 'experts' costumam explicar 'mastigadinho'.

Com certeza, entenderás melhor eles do que a mim. Eu só sei 'pinceladas'. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Boa noite galera!

Sou novo no site, mas com problemas parecidos.

Comprei ontem a placa, montei, tudo certo.

Atualizei a bios, pelo cd, direto pelo setup.

Ai começou meu drama.

A placa reiniciou, mas nunca mais funcionou.

Já tentei de tudo.

Limpar memórias, trocá-las, retirar processador, recolocar..., mas nada.

A placa é a sabertooth, fx6100, 16Gb kingston, 560 GTi, fonte 600 real...

Não sei mais o q fazer.

Já tentei o clear cmos, mas parece q nada acontece.

Não dá imagem nenhuma.

Só roda os coolers.

Alguém, por favor, sabe de uma outra dica!?!?

Obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite galera!

Sou novo no site, mas com problemas parecidos.

Comprei ontem a placa, montei, tudo certo.

Atualizei a bios, pelo cd, direto pelo setup.

Ai começou meu drama.

A placa reiniciou, mas nunca mais funcionou.

Já tentei de tudo.

Limpar memórias, trocá-las, retirar processador, recolocar..., mas nada.

A placa é a sabertooth, fx6100, 16Gb kingston, 560 GTi, fonte 600 real...

Não sei mais o q fazer.

Já tentei o clear cmos, mas parece q nada acontece.

Não dá imagem nenhuma.

Só roda os coolers.

Alguém, por favor, sabe de uma outra dica!?!?

Obrigado desde já.

ela acende alguma luz vermelha tirando a da bios? se acende qual delas que é da uma olhada pelo q me lembro tem 3... a da ram a da cpu e a da gpu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ela acende alguma luz vermelha tirando a da bios? se acende qual delas que é da uma olhada pelo q me lembro tem 3... a da ram a da cpu e a da gpu?

Ela não acende nada.

Só roda os coolers.

quando eu aperto o memok, durante qq tempo, ele começa a piscar, e não sai daquilo.

Já tentei apertar por mais de 30 s, por 1s, por minutos... nada.

Deixei ela piscando por um bom tempo... nda.

Realmente não sei o q fazer. :(

Se tiver mais dicas, por favor me mande, terei prazer em testá-las.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite galera!

Sou novo no site, mas com problemas parecidos.

Comprei ontem a placa, montei, tudo certo.

Atualizei a bios, pelo cd, direto pelo setup.

Ai começou meu drama.

A placa reiniciou, mas nunca mais funcionou.

Já tentei de tudo.

Limpar memórias, trocá-las, retirar processador, recolocar..., mas nada.

A placa é a sabertooth, fx6100, 16Gb kingston, 560 GTi, fonte 600 real...

Não sei mais o q fazer.

Já tentei o clear cmos, mas parece q nada acontece.

Não dá imagem nenhuma.

Só roda os coolers.

Alguém, por favor, sabe de uma outra dica!?!?

Obrigado desde já.

Olá!

só uma coisa... O PC estava funcionando normalmente antes de atualizar a BIOS, certo? voce baixou essa BIOS do site a ASUS? Ou utilizou a versão que vem no CD junto com a Placa-mãe?

as possibilidades que vejo são de ou voce ter feito um downgrade involuntário da versão da BIOS, caso tenha usado o arqv que veio gravado no CD q acompanha a placa-mãe, ou que tenha havido o corrompimento da BIOS durante a atualização....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá!

Só uma coisa... O pc estava funcionando normalmente antes de atualizar a bios, certo? voce baixou essa bios do site a asus? Ou utilizou a versão que vem no cd junto com a placa-mãe?

As possibilidades que vejo são de ou voce ter feito um downgrade involuntário da versão da bios, caso tenha usado o arqv que veio gravado no cd q acompanha a placa-mãe, ou que tenha havido o corrompimento da bios durante a atualização....

vocÊ apertou jÁ aquele botao memtest ok ? Que fica do lado das memorias, ele da tipo um zerador nos overclocks da placa deixando ela o mais standard possivel. Eu lembro que quando montei minha placa e espetei minha placa de video hd6970 , eu tava usando a saida de video hdmi direto na minha tv. E foi sÓ trocar a saida para dvi que apareceu a imagem, pois o micro nao conseguia exibir imagem se ja tivesse plugado direto o hdmi , tinha que ta usando o dvi, tenta essas duas coisas , nao sei se voce ja tentou, no meu os cooler funcionava tambem e eu achava que nao dava video, mas na verdade ele dava mas sÓ pela saida dvi, ai eu pluguei um monitor veio que eu tinha e boa deu tudo certo dai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda.

O problema era bios anterior ao processador.

Levei ao técnico do vendedor.

Pronto, foi preciso antes, colocar um processador mais bx para recuperar a placa, depois, atualizou a bios, e por último, colocou meu processador.

Agora tá funcionando legal.

Obrigado.:D

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hum... será q atualizo a minha? tá funcionando sem problemas.... agora ainda tá com bios release se nao me engano... :P

eu particularmente sempre gostei de manter a bios o mais atualizada possível, mas ai vai de cada um, consegui chegar a 4.02Ghz a 1.475volts de over... antes num tava conseguindo manter estável a 4.02GHz... com voltagens abaixo de 1.5 fiz teste no prime na hora do meu almoço de 1 hora... rodou sem problema bateu temp de 50°C e estabilizo as vezes ele dava uns picos de 1.51 no vcore...mas ficou bem estavel a 1.475

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa ea galera então fui hj na santa efigenia, ai fucando por la acabei comprando mais dois pentes de 4gb vengeace de 1600Mhz totalizando um total de 16gb de ram mas a bios reconhece os 16 mas fala que só posso usar 12 gb dei uma olhada nos specs da mobo la fala que ela pode ler até 32gb de ram e no site da amd ta falando que o meu proc aceita até 24gb de ram, queria saber se eu tenho q setar alguma coisa na bios pra ela ler passar a usar os 16 gb de ram

P.S.: se tiver meio enrolado a explicacao me da um toque que tento explicar melhor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Boa Noite Forum.

Minha primeira semana com a Asus SABERTOOTH 990FX foi ruim, lembro de uma dezenas de telas azuis, travava até ao instalar o Windows 7, aos poucos fui conhecendo e lendo forums e mais forum, a Asus não deixa claro o que cada uma da centenas de parametrização da BIOS faz no hardware. Documentação é ruim, mesmo.

A Asus poderia disponibilizar parametrizações testadas em laboratorio para focar em estabilidade e over-clock.

Também não gostei do AI Suite II da Asus, é um programa pesado com navegabilidade ruim e só funciona bem mesmo no Windows 7, em outros Sistemas Operacionais ele não vai.

O auto update da site de superte da Asus não encontra a placa mãe, é serio, e o Auto Update de BIOS do programa AI Suite II da Asus tambem não funciona, então como fornecedora de software a ASUS deixa muito a desejar.

Com todo esses problemas, atualizei a BIOS da motherboard Asus SABERTOOTH 990FX da versão 0901 para a versão 1102 - 2012.03.28, a atualização da BIOS fiz pelo software AI SUITE II, a atualização demorou +- 3 minutos.

Vou passar as minhas primeira impressões após o update, feito a atualização veio a solicitação de reboot, então a BIOS solicita se você deseja deixar seu perfil antigo ou voltar aos valores padrões, eu optei os valores padrões com as configurações DEFAULT e abandonei completamente perfil anterior, automaticamente iniciou o Auto Over Clock, dessa vez sem problemas..., o Windows entrou suave sem problemas, antes do update o Auto Over Clock não funcionava com o Windows.

Na versão da BIOS 0901 o Auto Over Clock provocava BSOD (telas azuis) principalmente com erros de memórias e tive que fazer algumas alterações na BIOS como desativar o ECC e outras opções que pesquisei na net.

Na versão da BIOS 0901 eu sofria tambem com o erro "Seu programa parou de responder ..., enviando relatório para a MS", isso parece ter deixado de ocorrer após o update.

Recomendo atualizar a BIOS, pois, na minha primeira impressão inicial o resultado é positivo.

-------------------------

SABERTOOTH-990FX BIOS 1102

1.Improve system stability.

2.Enhance compatibility with some USB devices.

3.Patch system hanged when use AM3 1090T or 1100T CPU.

http://www.asus.com/Motherboards/AMD_AM3Plus/SABERTOOTH_990FX/#download

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa noite pessoal.

Eu tenho uma placa dessa, sem sombra de duvidas é uma senhora placa, muito boa.

Gostaria de saber onde eu deixo minha placa de video, no slot preto ou no beje?

Eu sei que quando colocamos 2 videos devemos usar o 2 slot beje, mais e quando for apenas 1 video, no caso uma 6970.

Outra pergunta, essa placa tem barramento 1000 ? como posso descobrir se ela tem?

Obrigado.

Boa noite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal.

Eu tenho uma placa dessa, sem sombra de duvidas é uma senhora placa, muito boa.

Gostaria de saber onde eu deixo minha placa de video, no slot preto ou no beje?

Eu sei que quando colocamos 2 videos devemos usar o 2 slot beje, mais e quando for apenas 1 video, no caso uma 6970.

Outra pergunta, essa placa tem barramento 1000 ? como posso descobrir se ela tem?

Obrigado.

Boa noite.

A VGA pode ser instalada em qualquer dos 2 que vai rodar à 16x. De praxe, usa-se o 1º, mas, fica a seu critério.. espaço, ventilação interna, visual...

A que barramento te referes???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite galera !

Estou nesse exato momento ligando meu pc minha placa mãe é Placa Mãe Sabertooh 990 fx com minha placa de video radeon 6790 e minha memoria de 4gb ddr 3 1866 e ligado no no moni Samsung so que o mesmo não emite sinal da como se tivesse desligado porém nesta placa indica os problemas pela luz do let.

minha duvida é quando ligo a luz boot device led fica acessa (no manual não informa que seria esse erro) ja troquei placa de video ja fiz o diabo a 4 e aquela luz não apaga sera que seria a memoria?? mas na placa fala que aceita 1866mhz? to sem ideia do que seria , alguém tem uma dica ou sabe ??

Processdor : Boldozzer fx6

plava mãe : sabertooth 990fx

fonte:c3 tech 750r

memorias: ddr 3 kingston 4gb e também testes com a corsair 1866

hd: 1 Tera

gravador: lg sata

ja tentrei de tudo troquei as memorias, dei cleias na cmos, tirei a pilha deizei so com 1 pente de memoria ai testei com essa sozinha de 4 gb o monitor não da sinal ja testei ele também em outros px's e ta zero bala, pássi borracha nas memoria lembrando que todos os itens tirei lacrados das suas embalagens até agora to testando e nada a luz BBOT_DEVICE_ LED fica sempre acessa ja presionei por 30 seg o sistema memoria ok e as vezes com 1 tok só a mesma coisa realmente não sei o que fazer agora neste exato momento esta somente com a memoria ligada nela, pilha e o cabo DVI da placa de video não sei mais o que fazer pessoal, eu sei que ela liga e tudo e desliga normalmente entrando na bios mais não aparece nada na tela

hoje eu deixei ela com todas as peças (so com ddr 3 4gb kingston)

HD 1 tera

processador e o cooler

e o monitor nada de aparecer aaa testei com outra placa de video uma antiga que tinha gforce 6800 e nada de aperec imagem no monitor (parece que esta sem o cabo conectado tambem) o que me faz descartar a placa de video.

o monitor funciona normalmente testes com cabos diferentes e em 2 computadores realmente so faltou a fonte ( mas a fonte e nova tirei lacrada e com o que estava não necessitaria tanta força) não sei mais o que faço mesmo sem nenhuma ideia ja liguei com meu teclado tmb achando que era falta dele com mause e da na mesma coisa to realmente sem ideia nenhum alguem sabe me dizer alguma sugestão??

obs: todas as peças são 0 tiradas do lacre testei todas menos o processador e a fonte que tenho certeza absoluta que não tem nada de errados com ela

se alguém tiver uma dica agradeço

Ass: desesperadamente eu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite galera !

Estou nesse exato momento ligando meu pc minha placa mãe é Placa Mãe Sabertooh 990 fx com minha placa de video radeon 6790 e minha memoria de 4gb ddr 3 1866 e ligado no no moni Samsung so que o mesmo não emite sinal da como se tivesse desligado porém nesta placa indica os problemas pela luz do let.

minha duvida é quando ligo a luz boot device led fica acessa (no manual não informa que seria esse erro) ja troquei placa de video ja fiz o diabo a 4 e aquela luz não apaga sera que seria a memoria?? mas na placa fala que aceita 1866mhz? to sem ideia do que seria , alguém tem uma dica ou sabe ??

Processdor : Boldozzer fx6

plava mãe : sabertooth 990fx

fonte:c3 tech 750r

memorias: ddr 3 kingston 4gb e também testes com a corsair 1866

hd: 1 Tera

gravador: lg sata

ja tentrei de tudo troquei as memorias, dei cleias na cmos, tirei a pilha deizei so com 1 pente de memoria ai testei com essa sozinha de 4 gb o monitor não da sinal ja testei ele também em outros px's e ta zero bala, pássi borracha nas memoria lembrando que todos os itens tirei lacrados das suas embalagens até agora to testando e nada a luz BBOT_DEVICE_ LED fica sempre acessa ja presionei por 30 seg o sistema memoria ok e as vezes com 1 tok só a mesma coisa realmente não sei o que fazer agora neste exato momento esta somente com a memoria ligada nela, pilha e o cabo DVI da placa de video não sei mais o que fazer pessoal, eu sei que ela liga e tudo e desliga normalmente entrando na bios mais não aparece nada na tela

hoje eu deixei ela com todas as peças (so com ddr 3 4gb kingston)

HD 1 tera

processador e o cooler

e o monitor nada de aparecer aaa testei com outra placa de video uma antiga que tinha gforce 6800 e nada de aperec imagem no monitor (parece que esta sem o cabo conectado tambem) o que me faz descartar a placa de video.

o monitor funciona normalmente testes com cabos diferentes e em 2 computadores realmente so faltou a fonte ( mas a fonte e nova tirei lacrada e com o que estava não necessitaria tanta força) não sei mais o que faço mesmo sem nenhuma ideia ja liguei com meu teclado tmb achando que era falta dele com mause e da na mesma coisa to realmente sem ideia nenhum alguem sabe me dizer alguma sugestão??

obs: todas as peças são 0 tiradas do lacre testei todas menos o processador e a fonte que tenho certeza absoluta que não tem nada de errados com ela

se alguém tiver uma dica agradeço

Ass: desesperadamente eu

olha nao sei se pode ser o seu caso, mas se num me engano uns post atrás teve um caso parecido e o problema era na bios desatualizada, pois por mais que ela seja am3+ a versao da bios dela nao é, pois se nao me engano quando lancaro ela ainda estava pra lancar os bulldozer, talvez seja este teu caso então se conhecer alguem que tenha um processador am3 tente usalo e ve se sobe o sistema, ai atualiza a sua bios de preferência pra mais recente que é a 1102 da ultima vez que olhei, ai coloca o seu processador e tenta subir o sistema de novo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha nao sei se pode ser o seu caso, mas se num me engano uns post atrás teve um caso parecido e o problema era na bios desatualizada, pois por mais que ela seja am3+ a versao da bios dela nao é, pois se nao me engano quando lancaro ela ainda estava pra lancar os bulldozer, talvez seja este teu caso então se conhecer alguem que tenha um processador am3 tente usalo e ve se sobe o sistema, ai atualiza a sua bios de preferência pra mais recente que é a 1102 da ultima vez que olhei, ai coloca o seu processador e tenta subir o sistema de novo
Falei isso pra ele no tópico que criou. E pedi pra ele vir aquí.

E aí, Marks, conseguiu outra cpu que não seja bulldozer?

só assim pra você rodar e atualizar o BIOS.

Só lembrando, tem de baixar a versão mais recente, citada pelo colega Stahl, do site da Asus, não utilize a versão do CD que acompanha a placa....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu não sabia disso que você falou vou tentar com outro processador pra ver se ele da partida mesmo pois as peças estão ok mesmo so não aparece imagem no monitor como relatei de resto eu sei que ele liga normalmente pois em um toc ele desliga normal (bem na versão de bios ) vou levar a cpu num amigo agora a noite pois ele tem pc parecido com o meu creio que hoje termine minha luta, ai eu venho falar com vocês se tive sucesso ou não !!

t+ galera !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!