Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Asus SABERTOOTH 990FX - Review e questões técnicas


Posts recomendados

Obrigado, estava a espera de uma maior performance do meu seagate, praticamente é a mesmo que tinha quando estava na minha Gigabyte MA790FXT-UD5P em que a controladora é sata 2.

Para ter um ganho visível com a mudança da controladora, voce teria que usar SSDs Sata3... esses sim são capazes de utilizar muito bem a largura de banda fornecida pela nova controladora....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Comprei essa placa e estou satisfeito, só não estou entendendo uma coisa, o disco que tenho é um seagate 1 tb sata 3, mas acho que está funcionando como sata 2 pois no teste CrystalDiskMark não passa dos 100mb leitura e 90mb escrita.

Tenho a controladora sata em AHCI, tenho de configurar mais alguma coisa na bios ou no windows?

então a unica vantagem nesse caso da sabertooth é que com o sata 3 você consegue fazer o raid entre o os hds já se você usar o sata 2 que é o meu caso nao é possível fazer o raid pois este está habilitado apenas para as portas sata 3, esse é um dos motivos de eu estar esperando baixar os preços dos hds e comprar 2 sata 3 para poder fazer raid, pois pagar quase 400 pila por um hd de 1tb, ta compensando pegar ssd

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então a unica vantagem nesse caso da sabertooth é que com o sata 3 você consegue fazer o raid entre o os hds já se você usar o sata 2 que é o meu caso nao é possível fazer o raid pois este está habilitado apenas para as portas sata 3, esse é um dos motivos de eu estar esperando baixar os preços dos hds e comprar 2 sata 3 para poder fazer raid, pois pagar quase 400 pila por um hd de 1tb, ta compensando pegar ssd

É acho que também vou esperar os discos baixarem, aqui em Portugal um seagate sata 3 1tera igual ao meu antes das cheias nas fábricas custava 60 euros, subiu até aos 150 e agora está nos 130, um ssd de 120gb anda na ordem dos 160,,, 200 euros, isto os mais baratos, ainda é muito dinheiro pra dar por um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vai fazer over 'leve' ou nenhum over, nem aproveitar todos os slots pci-e, vai de gigabyte.

Caso contrário, Sabertooth que tem mais slots e uma solução térmica/potência pra over bem melhor.

Edit: Nova versão Bios - 09.01 14/12/2011 2.32 MB

"1. Improve memory compatibility

2. Improve system stability"

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa e a galera então dei uma overclocada no processador ele ta a 3.78Ghz e com o tubor core vai para 4.2 ghz só que fiquei com algumas duvidas quanto a certas coisas na config e gostaria da ajuda de vocês quanto a isso, no HT e no CPU/NB eu deixo em alto mesmo ou é melhor setar algum valor assim como nos line calibration e no capabilyti to mandando algumas imagens da bios pra vocês darem uma olhada se alguem puder me ajudar eu agradeco, outra coisa a vcore ta em 1.5 sera que eu consigo diminuir isso?

P.S.: foi mal pela acentuacao mas meu teclado num tem suporte pra abnt nem o meu windows

080101053634.png

By killer_smoke

080101053618.png

By killer_smoke

64279690.png

Uploaded with ImageShack.us

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Stahl, acho que o pessoal de overclock pode ajudar mais. Fica melhor postado lá. Mas, tendo algo de novo nas config. da placa, pode postar aqui. Também tenho - e acho que a galera também - interresse. Só repetindo recomendação do fórum visando organizar. beleza, amizade?

http://forum.clubedohardware.com.br/ranking-overclock-processadores/781182

Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tranquilo... arrumei as coisa aqui consegui seta a 3.8 com vcore de 1.416 agora ta sossegado e com o turbo core indo pra 4.1... mas valeu ae

Putz, quer dizer que mesmo overclocado, o turbo ainda dá um gás??!! :o Meio sem sentido, mas, bom saber. Vou fazer o teste do turbo com os meus 4.0 estabilizados. Com 3.4 stoc ele sobe pra 3.7. Vamos ver. Valeu!;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então a unica vantagem nesse caso da sabertooth é que com o sata 3 você consegue fazer o raid entre o os hds já se você usar o sata 2 que é o meu caso nao é possível fazer o raid pois este está habilitado apenas para as portas sata 3, esse é um dos motivos de eu estar esperando baixar os preços dos hds e comprar 2 sata 3 para poder fazer raid, pois pagar quase 400 pila por um hd de 1tb, ta compensando pegar ssd

só uma coisinha... você pode, sem problema nenhum, usar as portas Sata3 para fazer RAID com HDs Sata2, já que as tecnologias são intercompatíveis... só não dá pra fazer raid com 6 HDs, pois, se não me engano, só 4 das 6 portas sata derivadas do SB950 tem capacidade para fazer RAID...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só uma coisinha... você pode, sem problema nenhum, usar as portas Sata3 para fazer RAID com HDs Sata2, já que as tecnologias são intercompatíveis... só não dá pra fazer raid com 6 HDs, pois, se não me engano, só 4 das 6 portas sata derivadas do SB950 tem capacidade para fazer RAID...

isso sim acho que eu me expressei mal então... :), eu quis dizer que você só consegue raid nela se os seus hds tiverem ligados nas portas sata 3 da mobo, independente do hd ser sata 2 ou 3, e é claro desde que eles sejam iguai...rsrs

Putz, quer dizer que mesmo overclocado, o turbo ainda dá um gás??!! :o Meio sem sentido, mas, bom saber. Vou fazer o teste do turbo com os meus 4.0 estabilizados. Com 3.4 stoc ele sobe pra 3.7. Vamos ver. Valeu!;)

eu sei parece meio sem sentido mesmo mas da um gas sim a mais, o meu como falei ta a 3.8, ai como dava pra ligar eu ativei ele, mesmo porque ai quando precisar eu sei q ele pode esticar até 4.1, fiz o teste com o 3dmark 11, ele jogo o proc a 4.1 tb pra ver se realmene subia, e acho q esse fds vou testar no occt e no prime, por enquanto só em jogos eu testei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só uma coisinha... você pode, sem problema nenhum, usar as portas Sata3 para fazer RAID com HDs Sata2, já que as tecnologias são intercompatíveis... só não dá pra fazer raid com 6 HDs, pois, se não me engano, só 4 das 6 portas sata derivadas do SB950 tem capacidade para fazer RAID...

Amizade, acho que há um equívoco aí... dá pra fazer RAID nas 6 portas 6GB/s marrons, porque são controladas sim pela SB950. Há 2 portas 3GB/s extra - 'black' - controlada por JMicron que não dá suporte RAID.

O que acontece é que você opta entre os modos RAID, AHCI e IDE em pares de portas (1-2, 3-4 e 5-6) e se você setar RAID em 1-2 e 3-4 , você não pode setar AHCI em 5-6, restando as opções RAID e IDE.

Então, dá pra fazer arranjos RAID 3x2, 2x3, 1x2, 1x3, 1x4, 1x5, 1x6, e suas combinações. Como estou no trabalho, 'filei' no site :D

http://www.asus.com/Motherboards/AMD_AM3Plus/SABERTOOTH_990FX/#specifications

isso sim acho que eu me expressei mal então... :), eu quis dizer que você só consegue raid nela se os seus hds tiverem ligados nas portas sata 3 da mobo, independente do hd ser sata 2 ou 3, e é claro desde que eles sejam iguai...rsrs

eu sei parece meio sem sentido mesmo mas da um gas sim a mais, o meu como falei ta a 3.8, ai como dava pra ligar eu ativei ele, mesmo porque ai quando precisar eu sei q ele pode esticar até 4.1, fiz o teste com o 3dmark 11, ele jogo o proc a 4.1 tb pra ver se realmene subia, e acho q esse fds vou testar no occt e no prime, por enquanto só em jogos eu testei

Falei sem sentido considerando que 3.8 foi o limite estável que você havia conseguido. Então, 4.1 'daria pau'. Explica melhor a situação. Lá ía eu meter turbo no meu e... pimba.. a cpu 'dá pro mundo'. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falei sem sentido considerando que 3.8 foi o limite estável que você havia conseguido. Então, 4.1 'daria pau'. Explica melhor a situação. Lá ía eu meter turbo no meu e... pimba.. a cpu 'dá pro mundo'. :D

Então Dalai ainda num deu tempo de eu fazer algum teste de estabilidade com o prime.. o unico teste que eu fiz foi com o 3d mark vantage, e ele jogou o processador a 4.1 e enquanto rolava os teste num teve nenhum aparecimento de artefato por menor que fosse e fds eu vou testa com o prime tudo certinho pra averiguar redondo, ontem tava jogando dirt 3 com tudo no talo por umas 2 horas e num deu nada, mas vou trazer a confirmaçao só no sábado mesmo pra ver se num vai dar nenhum problema mesmo, ai se eu ver q com 4.1 ele ta dando pau ai vou desligar o turbo core, mesmo porque acho q nada que eu va fazer vai usar efetivamente o tubo core, pois pelo que eu entendi sobre ele é q ele da esse "Gás" a mais no cpu se for necessario se nao ele nem chega a ativar, bem sábado eu trago aqui os resultados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amizade, acho que há um equívoco aí... dá pra fazer RAID nas 6 portas 6GB/s marrons, porque são controladas sim pela SB950. Há 2 portas 3GB/s extra - 'black' - controlada por JMicron que não dá suporte RAID.

O que acontece é que você opta entre os modos RAID, AHCI e IDE em pares de portas (1-2, 3-4 e 5-6) e se você setar RAID em 1-2 e 3-4 , você não pode setar AHCI em 5-6, restando as opções RAID e IDE.

Então, dá pra fazer arranjos RAID 3x2, 2x3, 1x2, 1x3, 1x4, 1x5, 1x6, e suas combinações. Como estou no trabalho, 'filei' no site :D

http://www.asus.com/Motherboards/AMD_AM3Plus/SABERTOOTH_990FX/#specifications

[...]

hum... achei q tinha visto na bios da placa opções de modo raid apenas para as portas de 1 a 4, e as portas 5 e 6 apenas com opção de AHCI ou IDE... bom... mas de qqer forma q dá para fazer raid com HDs sata2 nas portas sata3 adequadas dá..... :P:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hum... achei q tinha visto na bios da placa opções de modo raid apenas para as portas de 1 a 4, e as portas 5 e 6 apenas com opção de AHCI ou IDE... bom... mas de qqer forma q dá para fazer raid com HDs sata2 nas portas sata3 adequadas dá..... :P:D

É, amizade.. não gostei desta limitação de definir o modo sata em pares, nem da restrição imposta. Deveriam ter estas funções independentes entre si. Talvez, seja a forma como o chipset controla/se comunica com elas, barramento.. ou seja, a arquitetura do chip.

No meu caso, com RAID's em 1-2 e 3-4, tive que definir IDE em 5-6 pra usar leitor ótico. Mas, devo transferí-lo pras portas 3GB/s (black) controlada pelo JMB362-JMicron para liberar as portas 5-6.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, Venho tendo dificuldades com VDROP com minha sabertooth... gostaria da ajuda de vocês para poder sanar esse Problema estou setando 1.27 na bios porém ao extressar o processador o vcore vai pra 1.34 sempre aumenta, já ativei o load line coloquei em todos até no extreme e não resolve cai pra menos em idle daí quando rodo o linx ou prime sobre pra 1.34, ressalto que estou utilizando 1 FX8120 a 4.2ghz e fico nesse empasse alguem pode ajudar????

Amigos, Venho tendo dificuldades com VDROP com minha sabertooth... gostaria da ajuda de vocês para poder sanar esse Problema estou setando 1.27 na bios porém ao extressar o processador o vcore vai pra 1.34 sempre aumenta, já ativei o load line coloquei em todos até no extreme e não resolve cai pra menos em idle daí quando rodo o linx ou prime sobre pra 1.34, ressalto que estou utilizando 1 FX8120 a 4.2ghz e fico nesse empasse alguem pode ajudar????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, Venho tendo dificuldades com VDROP com minha sabertooth... gostaria da ajuda de vocês para poder sanar esse Problema estou setando 1.27 na bios porém ao extressar o processador o vcore vai pra 1.34 sempre aumenta, já ativei o load line coloquei em todos até no extreme e não resolve cai pra menos em idle daí quando rodo o linx ou prime sobre pra 1.34, ressalto que estou utilizando 1 FX8120 a 4.2ghz e fico nesse empasse alguem pode ajudar????

Amigos, Venho tendo dificuldades com VDROP com minha sabertooth... gostaria da ajuda de vocês para poder sanar esse Problema estou setando 1.27 na bios porém ao extressar o processador o vcore vai pra 1.34 sempre aumenta, já ativei o load line coloquei em todos até no extreme e não resolve cai pra menos em idle daí quando rodo o linx ou prime sobre pra 1.34, ressalto que estou utilizando 1 FX8120 a 4.2ghz e fico nesse empasse alguem pode ajudar????

É exatamente pelo 'load ine' e as demais opções de regulação (digi+ vrm) ativadas que permitem o Vcore subir. Você definiu 1.27V e os ajustes permitem a flutuação à 1.34V. No seu caso, setou 'máximo', o que faz a flutuação subir 20/30% da carga. Estes ajustem existem exatamente pra isso. tem-se que ter cuidador pra não 'estourar' o limite de Vcore.

Se deixares tudo no mínimo (ou padrão), flutuará menos e você pode verificar o Vcore mínimo/clock desejado pra estabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É exatamente pelo 'load ine' e as demais opções de regulação (digi+ vrm) ativadas que permitem o Vcore subir. Você definiu 1.27V e os ajustes permitem a flutuação à 1.34V. No seu caso, setou 'máximo', o que faz a flutuação subir 20/30% da carga. Estes ajustem existem exatamente pra isso. tem-se que ter cuidador pra não 'estourar' o limite de Vcore.

Se deixares tudo no mínimo (ou padrão), flutuará menos e você pode verificar o Vcore mínimo/clock desejado pra estabilidade.

fala chefe, então aí é que tá o problema já deixei em auto testei todas opções, foi alternando em todas e não fica estavel esse vcore, pensei que era alguma vacilada, más parece q o vdrop da sabertooth é algo meio cronico né...

É complicado uma mobo nesse gabarito ainda vir com esses bugs de mobos na epoca dos am2 . até uma velha biostar que tinha TA790GXB3 nao tinha 1 vdrop tão cavernoso.

Meu FX8120 é muito bom pra OC 4.2 ele vai praticamente com vcore 1.27 auto... porém desde o meu X4 965BE venho notando esse vcore subindo e descendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Podes me explicar melhor sobre "Vdrop"??

bem, devo concordar que está difícil ultrapassar a barreira de 4.2GHz, e não por temperatura. Acho que deve ser esse Vdrop. Até cheguei a 4,296GHz ( http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=2162260 ), mas, não passou no Prime. Parece que a plaquinha deixou a desejar mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso já fui até a 4.8ghz estáveis no meu FX8120 só que em full a temperatura fica muito acima dos 55graus e é mais de 50% de overclock, e isso a vcore ficou a 1.45 da pra subir ainda mais más nao tenho refrigeraçao adequada e ficou no limite da minha fonte.

Vdrop , é quando a tensão não estabiliza conforme está setado na sua bios.

Ex: no meu caso eu coloco 1.27 no bios , no windows fica ocilado entre 1.24v a 1.27v

isso em idle , já quando roda o prime, linx, OCTT aí o processador vai a 100% e de 1.27 pula pra 1.32v.

Ou seja , a tensão não estabiliza de jeito nenhum nem utilizando dos recursos da mobo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso já fui até a 4.8ghz estáveis no meu FX8120 só que em full a temperatura fica muito acima dos 55graus e é mais de 50% de overclock, e isso a vcore ficou a 1.45 da pra subir ainda mais más nao tenho refrigeraçao adequada e ficou no limite da minha fonte.

Vdrop , é quando a tensão não estabiliza conforme está setado na sua bios.

Ex: no meu caso eu coloco 1.27 no bios , no windows fica ocilado entre 1.24v a 1.27v

isso em idle , já quando roda o prime, linx, OCTT aí o processador vai a 100% e de 1.27 pula pra 1.32v.

Ou seja , a tensão não estabiliza de jeito nenhum nem utilizando dos recursos da mobo.

Ou eu ou você está equivocado. Não são estes recursos feitos exatamente pra permitir esta 'correção' de voltgens para manter a estabilidade do sistema??

Se pôs 1,24V e ele foi à 1,27 e 1,32 é porque a carga demandou. Se ficar fixo em 1,24V, dará 'pau' na solicitação de carga maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso já fui até a 4.8ghz estáveis no meu FX8120 só que em full a temperatura fica muito acima dos 55graus e é mais de 50% de overclock, e isso a vcore ficou a 1.45 da pra subir ainda mais más nao tenho refrigeraçao adequada e ficou no limite da minha fonte.

Vdrop , é quando a tensão não estabiliza conforme está setado na sua bios.

Ex: no meu caso eu coloco 1.27 no bios , no windows fica ocilado entre 1.24v a 1.27v

isso em idle , já quando roda o prime, linx, OCTT aí o processador vai a 100% e de 1.27 pula pra 1.32v.

Ou seja , a tensão não estabiliza de jeito nenhum nem utilizando dos recursos da mobo.

também não posso lhe ajudar muito... o máximo q posso fazer é contar meu caso...

em casa o que fiz foi simplesmente setar o vcore em 1.4v e subir o multiplicador... a variação do vcore só ocorre, aqui pelo menos, por conta do C'n'Q... quando em iddle o processador fica com 1.3v ou 1.2v... coisa assim... quando é carregado sobe para os 1.4v e fica por aí... não lembro de ter notado flutuação nesse número uma vez que o processador está a plena carga em testes não....

Ou eu ou você está equivocado. Não são estes recursos feitos exatamente pra permitir esta 'correção' de voltgens para manter a estabilidade do sistema??

Se pôs 1,24V e ele foi à 1,27 e 1,32 é porque a carga demandou. Se ficar fixo em 1,24V, dará 'pau' na solicitação de carga maior.

meu entendimento também é esse Dalai_Brahma... como lí de forma superficial que esses "auto ajustes" nem sempre funcionam bem, desliguei todos, menos o Cool'N'Quiet e fixei o valor máximo... tanto que para alcançar o valor de overclock desejado tive que ajustar esse número manualmente dps de algumas falhas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

também não posso lhe ajudar muito... o máximo q posso fazer é contar meu caso...

em casa o que fiz foi simplesmente setar o vcore em 1.4v e subir o multiplicador... a variação do vcore só ocorre, aqui pelo menos, por conta do C'n'Q... quando em iddle o processador fica com 1.3v ou 1.2v... coisa assim... quando é carregado sobe para os 1.4v e fica por aí... não lembro de ter notado flutuação nesse número uma vez que o processador está a plena carga em testes não....

meu entendimento também é esse Dalai_Brahma... como lí de forma superficial que esses "auto ajustes" nem sempre funcionam bem, desliguei todos, menos o Cool'N'Quiet e fixei o valor máximo... tanto que para alcançar o valor de overclock desejado tive que ajustar esse número manualmente dps de algumas falhas...

Acho que está aí a resposta: você define manualmente, então, deve ser pelo Bios, certo? Eu uso o recurso Turvo V da placa, pra não ter que reiniciar a cada teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não utilizo software pra fazer overclock, a vida toda sempre vou manualmente na bios e faço as configurações lá, más sempre existiu problemas com vdrop, nao tem nada a ver com demanda de energia.

Se está setado manualmente na BIOS 1.27 no windows tem que marcar 1.27 ou no máximo 1.264 a mesma proporção acima da tensão especificada, isso existe tanto na plataforma intel quanto na AMD, só que nessa sabertooth está muito acima do normal.

Voltando ao caso da demanda, se estamos setando na bios 1.27 e o processador precisar de mais tensão se está setado lá tensão "x" se precisar mais é pra dar BSOD e não aumentar automaticamente.

Sinceramente já vi vdrop más igual essa sabertooth está fora dos padrões, estou pesquisando muito pra entende-la e acertar o fio da meada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem.. paro por aquí.. achava que fosse normal. Qualquer novidade,posta aquí.

Mas, não podemos nos aprofundarmos em OC neste tópico, exceto, citar como referência em questões como o Vdrop citado, por exemplo, e o outros aspectos da placa.

Desculpa ser chato.. é a experiência falando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia galera...

Estou com um problema muito chato...

Toda vez que eu ligo o meu computador, a minha Sabertooth ela quer fazer over automatico...

No meu processador e nas minhas memórias...

E isso está me causando telas azuis ao iniciar ao windows! Aí ela reinicia e diz que o auto overclock falhou... E que é pra configurar de novo a bios... ¬¬'

Aí configuro tudo no default de novo... E ligo o Windows normalmente... Uso e jogo no PC normalmente... Não trava por nada! Totalmente estável!

Mas se reinicio o computador... Ela torna a fazer over automatico de novo! ;(

Eu gostaria de saber qual as configurações padrões pra que eu possa deixar ela toda no manual! Impedindo ela de fazer overclock automatico!

Meu processador é um Phenom II X4 955 BE de 3.2Ghz

E minhas memórias são 1333 Mhz Markvision... Ou seja...Bem podronas! xD

Overclock pra elas nunca .... Ou é igual tela azul! ;P kkkkk

Abraços... Fico no aguardo! ^_^

Edit: Agora que eu vi que saiu update pra bios... 0901

Esses problemas começaram a ocorrer comigo quando mudei pra bios 0813...

Eu atualizo pra 0901 pra ver se acabam as minhas instabilidades?

Ou mesmo depois depois de atualizada é melhor setar tudo no manual pra não deixar ela fazer over automatico de novo?

Acho que minhas Markvision lixão vão agradecer se eu fizer isso! huahuahuauau

Abraços a todos... Me ajudem por favor... rs Não aguento mais tela azul!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!