Ir ao conteúdo

Multimetro e curto

ZeMMaC

Posts recomendados

Postado

Colegas,

Eu nao entendo nada de eletronica, mas as vezes me arrisco a tentar alguma coisa. Bem, o que eu fui fazer foi simples. Queria conectar um equipamento numa fonte de 12v, que era o acendedor de cigarro do carro.

então fui medir a corrente pra ver se passava 12v por ali...

Coloquei o multimetro em DC (200) e encostei nos dois fios que chegam para a tomada femea do acendedor do carro. Puf! uma pequena luz e estava queimado... troquei o fusível e voltou a funcionar. Só que nao entendi o que houve... Será que sem querer eu posso ter encostado as duas pontas do multimetro uma na outra e fez um curto?! Tem outro jeito disse q eu fiz provocar um curto?!

Obrigado por qualquer ajuda.

Abraços.

Postado

AS pontas são colocadas nos Polos, você pode ter encostado as duas duas pontas:D

Para medir corrente deve colocar na posisão A(ampére) em série mas tem um limite, veja no manual o limite de de corrente que ele suporta.

Falou

• Membro VIP
Postado

Provavelmente você colocou seu multimetro para medir a corrente DC em Amperes e desse modo provocou um curto na tomada de 12 Volts. Medição de corrente se faz em série com alguma carga, aquela a qual se quer verificar a corrente drenada..

Medição de tensão DC se faz com o multímetro selecionado para DCV (Volts) e ai sim se pode colocar as ponteiras uma em cada fio..

Veja se as ponteiras do multimetro estão corretamente colocadas no mesmo, que é ai:

Multmetroparamediratensodafonte.jpg

A ponteira colocada naquele borne de cima, para medir correntes mais elevadas, pode ter sido a causa do problema também..

A gente pode medir colocando as ponteiras diretamente somente tensão, nunca corrente... para medir corrente, que passa por um circuito que esteja operando, tem de romper a ligação de um dos fios que o liga e nesses duas pontas que resultam, ligar o amperímetro..

Postado

Opa!

Obrigado amigos. Desculpe-me, eu que usei a palavra errada! Eu fui medir a tensão mesmo. Coloquei no VDC a chave seletora e liguei o preto no COM e vermelhor no que dizia DC... ai liguei uma em cada ponta...

então... o objetivo foi medir a tensão mesmo, pra ver se eram 12v.

Obrigado mais uma vez!

Provavelmente você colocou seu multimetro para medir a corrente DC em Amperes e desse modo provocou um curto na tomada de 12 Volts. Medição de corrente se faz em série com alguma carga, aquela a qual se quer verificar a corrente drenada..

Medição de tensão DC se faz com o multímetro selecionado para DCV (Volts) e ai sim se pode colocar as ponteiras uma em cada fio..

Veja se as ponteiras do multimetro estão corretamente colocadas no mesmo, que é ai:

A ponteira colocada naquele borne de cima, para medir correntes mais elevadas, pode ter sido a causa do problema também..

A gente pode medir colocando as ponteiras diretamente somente tensão, nunca corrente... para medir corrente, que passa por um circuito que esteja operando, tem de romper a ligação de um dos fios que o liga e nesses duas pontas que resultam, ligar o amperímetro..

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!