Ir ao conteúdo

Como se criou os caracteres no computador?

nosptter

Posts recomendados

Postado

Eu sei algumas coisas, mas o restante é que eu não tô conseguindo fechar. Eu sei que é usado o eletromagnetismo que por sua vez tem dois "jeitos": positivo e negativo. Essa carga é chamada de bits e para nosso entedimento usou-se dois números: 1 para positivo e 0 para negativo

Resolveu-se (acho que convenção) usar 8 combinações com essas cargas, assim, cada byte tem 8 bits. Na matemática isso significa que eu posso ter 256 combinações diferentes.

Até aqui estou certo?

Bom, supondo que eu esteja certo acima.

O que eu tô tentando entender é como eu digo pro computador que 01100001 deve ser a letra "a"

Como o desenho da letra foi parar lá dentro. Como se diz isso pro computador usando só bits? (cargas eletricas)

• Membro VIP
Postado

Porque é que "tree" significa árvore em inglês?? Porque todos que conhecem inglês aceitam e reconhecem que essas quatro letras juntas e nessa sequência significa o que é...

Assim é no computador em seu modo de conversar entre seus mais diferentes periféricos. Como se fosse uma língua própria que só tem duas possibilidades para as letras, na verdade só tem duas letras, o zero e o um. O arranjo dessas duas letras, a combinação delas, tal como numa palavra, o "tree" por exemplo, em determinada ordem sabida por todos os conhecedores da "lingua" é que vai dar o significado que se quer passar....

São oito linhas ou circuitos ou fios de dados ou barramento (conjunto de n fios de informação). Quando eles assumirem aquele valor citado da letra "a" sob a seguinte forma:

O nível 1 significa ter no fio uma tensão alta (da ordem de 5 Volts. Na verdade qualquer tensão acima de 2,5 Volts até 5 Volts será entendida como nível lógico um, ou alto) e nível zero significa ter no fio uma tensão baixa, inferior a 0,8 Volts (de zero volta a 0,8 Volts é nível lógico zero)..

é desse modo que a informação trafega, que cada parte do PC fala com a outra, que as memórias se comunicam com a CPU e vice versa..

Dai para frente a coisa complica amigo.. Vá estudando...

Postado

Não sei se é essa sua dúvida mas...

Máquinas não sabem o que é um "a"... Bem, máquinas não sabem nada, na verdade, máquinas são conjuntos de engrenagens. Todas, sem exceção. Umas têm engrenagens físicas, outras engrenagens eletrônicas, outras, ainda, hidráulicas, térmicas, etc...

O semáforo vermelho não manda você parar, ele só acende. Quem interpreta a luz vermelha como "PARE" é você.

Imagine agora um conjunto de oito lâmpadas enfileiradas. Você pode ligar a primeira e deixar as sete outras desligadas. Ou pode, como no seu exemplo, deixar assim:

(da direita para a esquerda)

lâmpada 1: ligada

lâmpadas da 2 à 5: desligadas

lâmpadas 6 e 7: ligadas

lâmpada 8: desligada

Isso, para a máquina, não significa nada. Mas você pode atribuir um significado a esse arranjo, pode dizer que esse arranjo significa a letra "a". Então, quando você vê esse arranjo, você pensa:

"Ah, aí está a letra 'a'."

E você pode representar esse arranjo de lâmpadas atribuindo símbolos a ela. Pode representar esse arranjo de ligadas / desligadas com algarismos, assim:

01100001

E quando você vir esse conjunto de caracteres arranjado dessa forma, você saberá que ali está escrita a letra "a".

Mas se você for fazer isso toda vez fica cansativo. Prá facilitar sua vida, você pode fazer uma tabela relacionando cada possibilidade de arranjo a uma letra. Ou pode usar uma tabela que um pessoal aí já criou, e que chama de Tabela ASCII. Outras pessoas já criaram outras tabelas, aumentaram o número de lâmpadas para 16, 32...

Tabela ASCII... dê uma xeretada no Google. ;)

P.S.: Na verdade, até a letra "a" é um símbolo apenas. Que representa um som. E mesmo esse som é um símbolo, que representa (ufa! finalmente) uma informação. Como a luz vermelha acesa no semáforo representa uma ordem, mas não é uma ordem. Quem interpreta essa luz vermelha (ou a verde, a amarela) é você. Tanto assim que há outras luzes vermelhas nesse mundo que têm outros significados. Você já viu outras luzes vermelhas com outros significados? Nas portas de casas em beira de estrada, por exemplo? Ou nas árvores da Natal?

Que dá significado às coisas, ao mundo, é você. Máquinas são só engrenagens.

Postado

Quanto a parte do desenho, sua tela é feita de Pixels, para o computador, seu monitor é uma peneira de 1440 por 900 buraquinhos, que ele acende de acordo com as instruções que você dá. como se fosse uma impressora matricial digital. cada uma das 256 variações da tabela é convertida em um conjunto de, digamos, 8*6 pixels. quando seu computador manda a placa de vídeo desenhar 01100001 digamos, no quadro X,Y da sua tela, tudo que a placa faz é desenhar isso:

000000

001100

010010 << Dê um Ctrl+F e digite "1".

010010

011110

010010

010010

000000

Postado

Queria agradecer a todos pelos posts, me ajudaram muito, mas ainda estou com dúvidas. Eu já conhecia a tabela ascii e que os significados para os arranjos foram feito pelo próprio homem, mas o que eu queria entender, é como eu faço, isso significar (em desenho ou até em som (no caso da placa de som) o que eu quero.

Eu fiquei com dúvida nessa parte também:

O nível 1 significa ter no fio uma tensão alta (da ordem de 5 Volts. Na verdade qualquer tensão acima de 2,5 Volts até 5 Volts será entendida como nível lógico um, ou alto) e nível zero significa ter no fio uma tensão baixa, inferior a 0,8 Volts (de zero volta a 0,8 Volts é nível lógico zero)..

Eu sempre assim que as bits 1 e 0 fossem parte do eletromagnetismo, que tem os protons com a carga positiva (que eu atribuia o 1) e os eletrons que tem uma carga de mesma intensidade porém identicamente oposta (que eu atribuia 0) mas então não é nada disso? Só voltagens? de 2,5 volts até 5 o pc entende por 1 e 0 é uma tensão inferior 0,8 volts? Isso são as bits? É assim que meus "dados" estão armazenados no HD? Tenho certeza que não entendi direito essa parte, pois não consigo imaginar armazenar voltagens.

O que eu queria entender, na verdade eu penso que seja o divisor de aguas da engenharia da computação para ciência da computação. Por exemplo, quando eu fiz a pergunta eu fui até um microondas e me deparei com o relogio dele. Por curiosidade cheguei a pensar que o engenheiro que o fez teve que colocar uma tabela ascii "dentro" dele para ele saber informas as horas e "escrever", depois, olhando com mais calma, vi que não passava de linhas que em conjunto formava as letras e os números. Isso me lembrou aqueles gabinetes bem antigos (de 386, 486) que vinha escrito HI ou LO (pelo menos eu tive um assim) que não passava de lampadas formando cada pedaço de cada letra, e quais lampadas iam acender era configurado por jumpper. Se não erro era assim...

O que eu queria entender, poderia ser melhor explicado, perguntando: como as fontes de computador foram feitas?

Foi decidido que 01100001 seria a letra a. Mas para nós essa letra tem um desenho, qual a gente identifica ela (ou o som, como foi dito) como, só usando bits, eu digo para o computador eu faço o desenho da letra a?

É mais por curiosidade, não espero nada completo, ou muito tecnico. Eu andei lendo sobre umas coisas (que agora não lembro o nome) mas tinham siglas como XOR, AND e etc e com isso eu até entendi como o computador "pensa" como ele toma decisões. Acho que consegui pegar essa parte, mas ainda, como enviar eletricidade pra placa de video e ela formar a letra a é que eu não tô encontrando um caminho.

Eu pretendo fazer vestibular no final do ano que vem pra eng da computação e meio que por isso eu estou perguntando isso. Eu quero sentir que eu tenho jeito pra isso. Tenho medo de fazer e como pega muita fisica terminar travando.

Aproveitado pra perguntar: Fazendo o curso de eng ou ciência da computação eu vou aprender isso, certo? Eu posso não sair de lá fazendo processadores, memórias e afns, mas essas dúvidas básicas eu não vou ter, certo?

Quanto a parte do desenho, sua tela é feita de Pixels, para o computador, seu monitor é uma peneira de 1440 por 900 buraquinhos, que ele acende de acordo com as instruções que você dá. como se fosse uma impressora matricial digital. cada uma das 256 variações da tabela é convertida em um conjunto de, digamos, 8*6 pixels. quando seu computador manda a placa de vídeo desenhar 01100001 digamos, no quadro X,Y da sua tela, tudo que a placa faz é desenhar isso:

000000

001100

010010 << Dê um Ctrl+F e digite "1".

010010

011110

010010

010010

000000

Lendo de novos os posts, acho que peguei uma ideia, seria isso?

A placa de video tem dois quadros, x e y. Uma eu acredito que seja a horizontal e outra a vertical. Esses quadros tem endereçamento que representaram parte da minha tela. Quando uma fonte é feita, eu digo quais pontos serão marcados, assim formando uma letra. Seria o mesmo modelo das lampadas que acendem pra formas letras, se eu quiser formar um D, eu tenho que acender varias lampadas uma em baixo da outra, umas duas a direita e em cima, umas duas para direita e abaixo e... (não sei explicar direito o que estou pensando) e o mesmo é feito no pc, só que usando posições de x e y?

Seria alguma coisa assim?

Sem querer ficar chato, mas como acho que faz tudo parte da mesma explicação e quanto as cores? Por exemplo, se eu fosse explicar pra quem nunca enxergou como é a cor azul eu não tenho e acredito que não acha uma ideia de como fazer isso. para o pc como é dito isso?

a luz visivel tem haver com um eletron deixando uma camada mais energetica e indo pra outra menos energica, nesse momento é liberada uma onda eletromagnetica (luz) seria isso? Eu sei que o monitor, pelo menos os CRT são um monte de eletrons que foram a imagem, tem alguma coisa haver com isso!?

Postado
É mais por curiosidade, não espero nada completo, ou muito tecnico. Eu andei lendo sobre umas coisas (que agora não lembro o nome) mas tinham siglas como XOR, AND e etc e com isso eu até entendi como o computador "pensa" como ele toma decisões. Acho que consegui pegar essa parte, mas ainda, como enviar eletricidade pra placa de video e ela formar a letra a é que eu não tô encontrando um caminho.

Estude Eletronica Digital.

............................

Para voce entender melhor como a placa de vídeo gera a imagem,estude Endereçamento de memória,Mapeamento de memória,varredura de vídeo.

Postado

Eu sempre assim que as bits 1 e 0 fossem parte do eletromagnetismo, que tem os protons com a carga positiva (que eu atribuia o 1) e os eletrons que tem uma carga de mesma intensidade porém identicamente oposta (que eu atribuia 0) mas então não é nada disso? Só voltagens? de 2,5 volts até 5 o pc entende por 1 e 0 é uma tensão inferior 0,8 volts? Isso são as bits? É assim que meus "dados" estão armazenados no HD? Tenho certeza que não entendi direito essa parte, pois não consigo imaginar armazenar voltagens.

Calma amigo, tu estás confundindo muitos conceitos, se quiser entender mesmo eu aconselho e pegar um livro e estudar mais o que é tensão, corrente. Depois que entender bem esses conceitos tu pode estudar como funcionam esses sinais elétricos.

Por ora dá pra dizer que sinal lógico 1 e 0 podem ser representados de diversas forams diferêntes no meio físico, em circuitos TTL 1 = 5V e 0 = 0V, em alguns meios de trasnmissão, 1 pode ser uma tensão positiva e 0 uma negativa, em HDs os bits são representados de uma outra forma.

O que eu queria entender, na verdade eu penso que seja o divisor de aguas da engenharia da computação para ciência da computação. Por exemplo, quando eu fiz a pergunta eu fui até um microondas e me deparei com o relogio dele. Por curiosidade cheguei a pensar que o engenheiro que o fez teve que colocar uma tabela ascii "dentro" dele para ele saber informas as horas e "escrever", depois, olhando com mais calma, vi que não passava de linhas que em conjunto formava as letras e os números.

Na verdade tu estavas certo, o cara que fez o display realmente colocou o código ASCII dentro do circuito do display.

Explicando, código ASCII é um protocolo onde 01100001 siginifica 'a', mas quando processa as informações um PC não sabe o que é um 'a', até porque tu pode representar de diversar formas, em um monitor, um display LCD, display de 7 segmentos. Então quando o processador manda um display escrever 01100001 em uma posição, esse display tem uma tabela interna que diz que quando ele recever 01100001 quais pontos ele deve acender para formar um 'a'. Alguns displays tem gravado nele a tabela ASCII com a conversão pront, em alguns o processador deverá converter, com base em alguma tabela e já mandar pronto os pontos que deve ligar para formar um 'a'(e o engenherio deverá criar essa tabela).

Aproveitado pra perguntar: Fazendo o curso de eng ou ciência da computação eu vou aprender isso, certo? Eu posso não sair de lá fazendo processadores, memórias e afns, mas essas dúvidas básicas eu não vou ter, certo?

Sim, isso você deve aprender isso. Fazendo engenharia tu certamenta vai ter muita física e vai entender o que realmente é eletromagnetismo, tensão corrente. E também vai ter muitas cadeiras explicando digital. Acredito que essa parte física das coisas tu vai ver bem mais se fizer eng do que se fizer ciências da computação. Pensa que depende do nível que tu for trabalhar, para um programador não interessa como o sinal 1 é representado no meio físico, só interessa que ele é 1. Já um engenheiro que for projetar a comunicação entre dispositivos terá que pensar como representar o nível 1.

a luz visivel tem haver com um eletron deixando uma camada mais energetica e indo pra outra menos energica, nesse momento é liberada uma onda eletromagnetica (luz) seria isso? Eu sei que o monitor, pelo menos os CRT são um monte de eletrons que foram a imagem, tem alguma coisa haver com isso!?

Novamente tem ver com o tipo de monitor que tu vai usar, pra isso também servem os dirvers dos equipamentos.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!