Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Iniciante em Banco de Dados


Jose Carlot

Posts recomendados

Faço um curso de Tecnico de Informatica a distancia, e o professor passou um exercicio de Banco de Dados que não sei onde começar, alguem poderia me dar uma ajuda. O problema é fazer o que ele pedi aqui (Crie um diagrama que exemplifique um banco de dados relacional estruturado para suportar um Sistema de Informação que armazene informações sobre uma coleção pessoal de CDs, DVDs e Blu-Rays especializada em shows e clipes de música.

•título do disco;

•ano de produção do disco;

•nome das músicas contidas no disco;

•tipo de disco (CD, DVD ou Blu-Ray).

Favor enviar o desenho do banco de dados em um arquivo bitmap ou JPG).

Por Favor a informação vai ajuda muito, eu faço, eu quero aprender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

bom amigo, esse banco de dados é bem simples de fazer.. vamos abstrair as informaçoes que foram passadas:

•título do disco;

•ano de produção do disco;

•nome das músicas contidas no disco;

•tipo de disco (CD, DVD ou Blu-Ray).

nisso você ja pode pensar automaticamente que vais usar 3 tabelas:

- disco

- faixas

- tipoDisco

certo?

com as tabelas definidas.. você pensa nos campos que irao constitui-la:

- disco:

idDisco INT(3) NOT NULL Auto_Increment Primary Key

titulo VARCHAR(50)

ano DATE

- tipoDisco:

idTipoDisco INT(3) NOT NULL Auto_Increment Primary Key

tipoDisco VARCHAR(50)

- faixas:

idFaixas INT(3) NOT NULL Auto_Increment Primary Key

idTipoDisco idTipoDisco INT(3) Foreign Key

idDisco idTipoDisco INT(3) Foreign Key

faixa VARCHAR(100)

ai esta a estrutura de suas tabelas.

agora é só fazer o relacionamento :

faixas.idTipoDisco recebe o tipoDisco.idTipoDisco

faixas.idDisco recebe o disco.idDisco

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sr. Dif acho que fiz alguma coisa errada, em primeiro lugar não encontrei o DBdesigner para win 7, o SQl WOr conforme recomendado não consegui fazer, estou querendo fazer no Brmodelo o proximo exercicio pois o primeiro que fiz o professor me deu zero, coloquei com 03 entidades que você deu a dica, ele falou que ficou confuso. (É só modelagem)

Obs: o proximo é assim, pode dar alguma ideia para recuperar a nota.

(Elabore um Modelo Entidade-Relacionamento (MER) para um sistema de informação que suporte uma coleção pessoal de CDs, DVDs e Blu-Rays especializada em shows e clipes de música.

O referido MER deve atender aos seguintes requisitos:

(1) Manter dados de discos como número, título, ano de produção, data de aquisição e gravadora;

(2) Armazenar informações sobre as faixas musicais de cada disco (Repare que uma mesma música pode ser gravada em mais de um disco ou até mesmo mais de uma vez no mesmo disco – com versões diferentes: clipe, acústico, ao vivo, instrumental etc.);

(3) Não precisa identificar a versão da faixa musical: se é acústico, instrumental etc.

(4) Relacionar artistas a todas as faixas musicais de cada disco (Lembre que em algumas circunstâncias artistas convidados podem se juntar a outros para gravar uma mesma faixa musical);

(5) Classificar os discos segundo seu tipo (vinil, CD, DVD e Blu-Ray) e gênero (Rock, MPB, Pop, Sertanejo etc.).

Desculpa, estou lendo sobre Bancos de Dados, mas ainda não peguei, me explica que eu faço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

bom, eu nao quis te dar um troço pronto, aquilo foi um esboço de que pode ser feito. seu professor é meio doido viu? eu recriei o banco aqui.. que funcionou legal.

o modelo foi criado a partir de suas especificaçoes que você postou. eu nao sei como você fez, você pode ter complicado.. pois ja estudei banco de dados, projeto de banco de dados. e digo que aquele banco funciona.

aqueles dados foram vagos você especificou cds, dvds, e etc... eu havia entendido que você queria armazenar faixas de musica apenas..

o modelo que ele propos ali é mais complexo. nesse caso, teria que criar uma tabela de artistas, tabela de generos.. o objetivo é criar tabelas com relacionamentos. o que eu fiz atende os requisitos .. mas como eu disse .. havia entendido que era cds de musica.. enfim... de uma pensada um pouco mais..

primeiro pense nas entidades envolvidas, quem sao os principais... por exemplo:

tem que ter registro de genero, então tabela generoMusical é uma, tem que ter artistas, então terá uma tabela artistas. tem que ter tipos de midia, então terás uma tabela tiposMidia.. e por ai vai... depois disso.. definir os campos..

lembre-se para fazer um relacionamento .. terá que ter uma chave primária em uma tabela, e uma chave estrangeira na tabela que recebe a id da chave primária.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Elabore um Modelo Relacional Normalizado (MRN) a partir do Modelo Entidade-Relacionamento (MER) desenvolvido para a Tarefa de cd, dvd, vinil e blue.

Assim como o MER anterior, o MRN equivalente refletirá um sistema de informação desenvolvido para uma coleção pessoal de CDs, DVDs e Blu-Rays, especializada em shows e clipes de música.

Favor enviar o MRN em um arquivo bitmap ou JPG.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!