Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto para aterramento


FelixW.

Posts recomendados

Eu fiz um projeto aqui para fazer um aterramento somente para a Pulseira anti estática, gostaria de saber de vocês se vai funcionar, também gostaria de saber o que posso melhorar nesse meu projeto.

aterramento.jpg

Do quintal até meu quarto deve dar uns 3~5m de fio. Qual fio eu uso?

Esse aterramento vai dar certo?

Lembrando que isso é somente para o uso da pulseira e a manta anti estática.

Obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa maquete (gostei da arvore)

valeu:D

tenta diminuir estes 5 mts de fio.

Tem uma salinha que fica mais perto do quintal, mas mesmo assim ainda vai dar uns 2m de fio será que fica bom?

e opta por uma varão maior para fincar no chao.

Qual tamanho mais ou menos do varão eu uso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu simplesmente encosto numa pia e pronto, adeus eletricidade estática...

Se você soubesse o risco em que está colocando seus componentes, você nunca mais faria isso.

A estática só se dissipa em uma superfície aterrada, pois a terra absorve a eletricidade. Se você descarrega sua estática em uma pia, Meus parabéns, talvez você seja a unica pessoa no planeta que tem uma pia aterrada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A estática só se dissipa em uma superfície aterrada, pois a terra absorve a eletricidade. Se você descarrega sua estática em uma pia, Meus parabéns, talvez você seja a unica pessoa no planeta que tem uma pia aterrada

Acho que você está superestimando a quantidade de eletricidade estática que possui. Pias de cozinha são ligadas na parede que normalmente contém tijolo, areia, cimento, uma composição próxima à da terra em si, e normalmente é suficiente pra absorver a eletricidade em seu corpo, se é que você tem. Mas provavelmente você se acha o Megaman.

Edit: Onde eu ecrevi pia, leiam torneira!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eletricidade estática é gerada por atrito do nosso corpo com uma série de materiais. Ao nos atritarmos, podemos ganhar ou perder elétrons, dependendo de qual material possui mais eletroafinidade, nossa pele ou aquilo no qual estamos nos esfregando. Pode conferir, por exemplo, que esfregar uma mão na outra não gera eletricidade estática. Esfregue uma na outra e depois aproxime a mão do cabelo. Agora faça o mesmo com uma bexiga e uma blusa de lã. Pelo fato de nos atritarmos com materiais com mais ou menos eletroafinidade, vamos ganhando e perdendo elétrons, e também pelo fato de perdermos essa eletricidade ao pisar no chão e pro próprio ar (principalmente o úmido), nunca acumulamos muita carga (você talvez já tenha sentido um pequeno choque inexplicável ao tocar em algo, mas certamente não é com frequência, e você também não vê Blankas andando por aí dando choque em todo mundo).

Quando você toca em algo, a tendência da carga acumulada em seu corpo, seja positiva ou negativa, é de se equilibrar com esse algo. Durante essa transferência de carga você pode sentir um pequeno choque, que passa quando você e esse algo se equilibram em termos de carga, zerando a diferença de potencial.

Esse equilíbrio depende do volume desse objeto pro qual você transfere sua carga. Quanto maior o volume, mais carga ele suporta até cessar a transferência de elétrons entre você e o objeto. Por isso que se usa o aterramento, ao entrar em contato com a Terra, toda sua carga flui pra Terra, já que o volume da Terra é incomensuravelmente maior que o seu. Se for levar em consideração cargas normais, daquelas que você nem ao mesmo sente, uma torneira em contato com a parede é mais que suficiente.

A questão é que algumas pessoas acham que são o Megaman, Thor ou Super Choque, e que precisam estar aterrados para que sua vasta eletricidade estática seja escoada. Não só isso, mas precisam estar constantemente aterrados, como se eletricidade estática surgisse do nada. Desde que você não vá fazer coisas como trocar capacitores da sua placa-mãe, realmente não vejo necessidade. Esse assunto, como alguns outros que acontecem por aqui, giram em torno de um mal esclarecimento do assunto aliado à falta de parâmetros de comparação, o que pode levar à paranóia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o lótuss explicou bastante coisa... aterramento mesmo é mais importante para proteger equipamentos que possuem o pino "Terra" na tomada. (isso em casa, lógico. Numa indústria de materiais inflamáveis a coisa muda de figura, imagine um tanque explodindo porque o eletro-choque encostou nele e surgiu uma faísquinha)

O método de encostar na torneira ou na parede não é o ideal, mas ja ajuda um pouco. Fincar uma barra no chão, só se você for o eletro-choque mesmo :lol: (até porque, aterramento de verdade é mais do que uma simples barra enfiada na terra).

Na minha casa o chão é coberto com carpete (que favorece o acúmulo de eletricidade estatica) e nunca levei um choque perceptível ao encostar em algum objeto. Quando preciso mexer no PC só encosto na parede mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com essa preocupação porque semana passada fiz um teste. Eu tenho uma bermuda aqui que "cola" na minha perna por culpa da estática, eu encostei a mão na fonte do pc(como muitos remendam) e a bermuda continuou "colada" na minha perna, Refiz o mesmo processo só que descalço, e novamente a bermuda continuou "colada", testei encostar a mão no chão e mesmo assim continuou colada, e por ultimo eu fui no quintal e pisei na terra descalço e a bermuda continuou colada. por isso quero fazer aterramento simples pois eu não estou mexendo somente no meu pc, mais também ando fazendo uns "bicos" por ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, para mim, é uma grande paranóia. Imagem só todo problema e cuidados que devemos ter para simplesmente trabalhar em um computador. É uma loucura, basta toda preocupação com as peças, HD's, fontes, Windows etc, temos que pensar até na energia estática!

Uma brincadeira: aposto que os usuários do Mac não têm nada disso rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o problema do pessoal é levar choque ou queimar o computador?

Sinceramente, na minha vida tecnologica de usuário de computadores, já tenho a maior paranóia com a parte "virtual" da questão. Principalmente no que se diz respeito a segurança dos meus arquivos, por isso sou um maluco por backups e Hd's e mais Hd's para guardar cópias e mais cópias dos meus arquivos.

Deus me permita não ficar agora paranóico com a parte "física" do negócio, principalmente esse lance do aterramento.

Se não ligo meu computador com tempo feio pra não cair um raio e queimar tudo, se piorar vou acabar não ligando apenas por não chegar perto do computador rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desisto.

A ideia de criar o tópico era saber se meu projeto estava bom. o assunto era simplesmente saber se meu projeto de aterramento estava bom, se iria funcionar e o que eu poderia fazer para melhorar. Se vocês acham que é paranoia minha, legal pra vocês, eu simplesmente quero saber se vai funcionar ou não e o que eu posso fazer pra dar uma melhorada.

Calma... isso é só pra quem vai mexer nas peças do computador, por dentro!

Mas eu vou mexer nas peças do computador por dentro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ideia de criar o tópico era saber se meu projeto estava bom. o assunto era simplesmente saber se meu projeto de aterramento estava bom, se iria funcionar e o que eu poderia fazer para melhorar. Se vocês acham que é paranoia minha, legal pra vocês, eu simplesmente quero saber se vai funcionar ou não e o que eu posso fazer pra dar uma melhorada.

Sim, vai funcionar. Está o mais simples possível, não tem muito o que melhorar. Melhor do que isso só se você se enterrar no chão enquanto manuseia o PC.

Mas eu vou mexer nas peças do computador por dentro

Sim, estava falando pro EirasMoon que acha que vai estragar o PC só de olhar pra ele.

No caso, esse aterramento que vocês estão dizendo... é feito para ligar o computador na tomada?

Não, esse tipo de aterramento é mais complexo. O FelixW. quer se aterrar pra não danificar as peças do PC enquanto as manuseia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desisto.

A ideia de criar o tópico era saber se meu projeto estava bom. o assunto era simplesmente saber se meu projeto de aterramento estava bom, se iria funcionar e o que eu poderia fazer para melhorar. Se vocês acham que é paranoia minha, legal pra vocês, eu simplesmente quero saber se vai funcionar ou não e o que eu posso fazer pra dar uma melhorada.

Mas eu vou mexer nas peças do computador por dentro

Amigo seu projeto é bom, ponha o em prática, é uma pena que outros tentem desmoralizar, mais se quer e acha que na sua residencia e o necessario para proteçao, faça, deixe que os outros coloquem nas pias e torneiras de suas casas como queiram seus pcs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como posso fazer o teste para ver se o aterramento está funcionado? posso fazer o "teste da bermuda" que ja tinha falado anteriormente?

Eu tenho uma bermuda aqui que "cola" na minha perna por culpa da estática, eu encostei a mão na fonte do pc(como muitos remendam) e a bermuda continuou "colada" na minha perna, Refiz o mesmo processo só que descalço, e novamente a bermuda continuou "colada", testei encostar a mão no chão e mesmo assim continuou colada, e por ultimo eu fui no quintal e pisei na terra descalço e a bermuda continuou colada
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como posso fazer o teste para ver se o aterramento está funcionado? posso fazer o "teste da bermuda" que ja tinha falado anteriormente?

O teste mais simples de ser feito é ligar uma lâmpada de 100W um terminal no fase e outro no terra, se a lâmpada acender normal quer dizer que a continuidade do terra tá boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!