Ir ao conteúdo

Processador com clock abaixo do que deveria

gbsgu

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal ,tenho esse PC a 4,5 Anos, e troquei HD,Memoria,Placa de Video , e o processador é o mesmo nesse anos todos, ai de um tempo para cá ele veio ficando lento , tais jogos como PointBlank que antes rodava normalmente hoje já não é a mesma coisa , por que dá umas travadas um 'lag' , eu tenho um programa aqui CPU-Z , eu vi (um tempo atras) meu processador rodava á 3.0, 3.1 Ghz e hoje fui ver estáva a 2.4 2.5 Ghz , e o jogo precisa no minimo de 2.5 Ghz, ai fica travando , minha pergunta é a seguinte , tem como resolver ? de que modo ? é o processador ? Abraços.

Postado

Olá gbsgu.

Eu tenho um PC com AMD semprom com uma placa PCChips que de vez em quando acontece essa queda de clock da CPU.

Entre na BIOS (advanced bios) e veja se não está setado o clock errado. Se sim, basta selecionar o clock correto e salvar as alterações.

Para mim resolveu. Por várias vezes.

Boa sorte.

• Membro VIP
Postado
Oi pessoal ,tenho esse PC a 4,5 Anos, e troquei HD,Memoria,Placa de Video , e o processador é o mesmo nesse anos todos, ai de um tempo para cá ele veio ficando lento , tais jogos como PointBlank que antes rodava normalmente hoje já não é a mesma coisa , por que dá umas travadas um 'lag' , eu tenho um programa aqui CPU-Z , eu vi (um tempo atras) meu processador rodava á 3.0, 3.1 Ghz e hoje fui ver estáva a 2.4 2.5 Ghz , e o jogo precisa no minimo de 2.5 Ghz, ai fica travando , minha pergunta é a seguinte , tem como resolver ? de que modo ? é o processador ? Abraços.

Olá amigo, precisamos que você nos ajude a te ajudar.

Por favor, coloque as configurações do seu computador para que possamos analisar melhor o caso. É de suma importância nos dizer o modelo do processador, modelo da placa mãe e a fonte.

Caso não saiba responder, nos avise que tentamos ajudá-lo para conseguir estas informações.

Forte abraço!

Postado

francutcho mais onde eu iria , tem como especificar melhor ?

obrigado pelo reconheçimento de vocês fico muito grato ,la vai.

MB - Gigabyte GA-G31M-ES2L v2

Processador - Intel Pentium 4 631, 3000 MHz (12 x 250)

Chipset MB - Intel Bearlake G31

Memória - Kingston 2GB DDR2 SDRAM (1 Pente)

HD - Samsung 160GB

Placa de Video - GeForce NVIDIA 9400 GT (1024MB)

Postado

gbsgu, o seu processador Intel, tem um sistema de proteção contra superaquecimento Thermal Throttling, que vai baixando o clock do processador para diminuir a temperatura. Você deve manter seu gabinete bem ventilado e se estiver usando um cooler box> original, minha recomendação é trocá-lo por um mais eficiente. Se isso não for possível, troca a pasta térmica e procure manter o gabinete aberto, deve ajudar...

http://wwwstatic.megavideo.com/mv_player3.swf?image=http://img20.megavideo.com/8aa3882b3b3858bf3a20e792a96dab23.jpg&v=IY5KN3K6

Postado

vou abrir a cpu e ver a marca , modelo da fonte.

abri o pc , o cooler é o original , a fonte é Advanced Modelo FX 450 LP J2 - 20 potencia normal 125W pico 145W todas saidas potencia 450W.

Postado
gbsgu, o seu processador Intel, tem um sistema de proteção contra superaquecimento Thermal Throttling, que vai baixando o clock do processador para diminuir a temperatura. Você deve manter seu gabinete bem ventilado e se estiver usando um cooler box> original, minha recomendação é trocá-lo por um mais eficiente. Se isso não for possível, troca a pasta térmica e procure manter o gabinete aberto, deve ajudar...

Para que isto estivesse ocorrendo, o processador teria que estar superaquecendo pois, segundo ele diz, tudo funcionava bem até ser feito o upgrade no PC. Ou o "gbsgu" modificou alguma configuração na BIOS ou o cooler box está entupido de poeira e não refrigera nada.

Essa placa tem um softer: Easy energy saver que ajusta a energia fornecida à CPU dependendo da carga de trabalho exigida.

Seria interessante consultar o manual da placa para ver como isso pode ser configurado.

Vá a http://br.gigabyte.com/?f=g e procure por "chipset G31" e em seguida role a pagina para baixo e encontre o modelo de sua placa, depois escolha nos dowonloads o manual da placa em questão para baixa-lo.

Boa sorte.

Postado

Por que não experimenta trocar a fonte? Bomba atômica no seu gabinete (Potência normal 125W<<< pico 145W, saidas potência 450W QUE É ISSO?! o.O Bomba de 125W que diz 450W)

Postado

fiz 'agada' desliguei o pc pra ver o modelo da fonte , ai aproveite para ver a pasta termica tirei o cooler coloquei liguei agora quando eu ligo ele vai até a pare 'Bem vindo' e desliga a cpu , eu so muito azarado :mad:

Postado
fiz 'agada' desliguei o pc pra ver o modelo da fonte , ai aproveite para ver a pasta termica tirei o cooler coloquei liguei agora quando eu ligo ele vai até a pare 'Bem vindo' e desliga a cpu , eu so muito azarado :mad:

Esse sintoma é de superaquecimento. A temperatura chega a um nível crítico e a CPU desliga o sistema. Tire outra vez o cooler e aplique nova pasta térmica com critério. Tenho um Pentim D820 que teve esse mesmo sintoma e desligou pelo menos umas cinco vezes antes de eu descobrir o que estava causando a pane e limpar o pó que se acumulou sobre o dissipador de aluminio do cooler. Não se desespere.

Postado

tá , limpar o cooler e colocar pasta termica , alguma marca de pasta para me indicar ? para aplicar posso ser eu mesmo ou um tecnico seria melhor ?

Postado

Limpa tudo, de forma que não fique nada da pasta antiga no processador e no cooler, aí tu passa um pouco da nova e coloca o cooler novamente tendo o cuidado de verificar se o mesmo está bem fixado...

Ainda acredito que seu problema seja o Thermal Throttling fazendo seu trabalho, estes coolers box da intel, para este modelo de processador, em alta demanda de processamento, não tem força de dissipação suficiente...

http://wwwstatic.megavideo.com/mv_player3.swf?image=http://img20.megavideo.com/8aa3882b3b3858bf3a20e792a96dab23.jpg&v=IY5KN3K6

Postado

A sua fonte tem quanto tempo de vida ativa? O seu gabinete é bem ventilado?

Você pode experimentar utilizar um ventilador próximo do gabinete. Abra o gabinete e deixe o ar ser ventilado para dentro dele.

Verifique se o clock base está em 200MHz e o multiplicador em 15. Em seguida, teste novamente. Se o multiplicador e o clock se mantiverem, isto pode significar que o problema é superaquecimento. Teste depois sem o auxílio do ventilador para tirar a prova dos 9.

Postado
a fonte é nova não faz 2,3 meses q comprei ela , para ver o clock pode ser pelo everest ?

Vai logo pelo Setup da BIOS, pois se um dos valores estiver errado você deverá fazer as alterações por lá.

Postado

Você poderá usar o CPU-Z para verificar o multiplicador e o clock base, mas não para alterar tais valores.

Para entrar no Setup da BIOS as teclas mais comuns são <Delete> e <F2>, logo que você liga o computador. Certamente deverá aparecer uma mensagem semelhante a esta: "Press <F2> to enter Setup". Dei <F2> como exemplo, mas pode ser outra tecla, depende do software da BIOS.

No meu desktop a opção de configuração de CPU está no menu "Advanced", opção "CPU Configuration", mas pode estar em outro caminho, depende da BIOS da sua mobo.

Se preferir, capture com uma boa câmera digital a tela do Setup do seu PC para que o orientemos melhor. Não precisa configurar a câmera para uma resolução alta, mas dê preferência para uma boa claridade e ISO baixo.

Postado

resolvi o problema *--*

eu so passei pasta térmica no processador , agora tá normal como antes. Obrigado a todos que me ajudaram.

Postado

e ae pessoal voltei, após + ou - 1 mes o problema voltou , é essa merla volto e agora ? me falaram q trocar o cooler talves resolveria.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!