Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TI e o mercado brasileiro x internacional


Digobel

Posts recomendados

Boa tarde galera !

Ultimamente venho frequentando ( apenas lendo ) muitas, mas muitas discussões sobre a área de software e a área de hardware e puder notar que área de hardware, automação, eletrônica, elétrica, automação, ou seja o que envolve exatamente ENGENHARIA, está mais valorizado lá fora ( li vários relatos de países da Europa em destaque ) e que o engenheiro ( tanto da computação como outros, principalmente o de automação ) aqui no Brasil ganha um enfoque menos...como posso dizer...atuando menos como ENGENHEIRO propriamente dito e mais na parte administrativa

Bem, citei uma situação de fora, mas aqui no brasil, como está o mercado para SOFTWARE?

Vale mesmo a pena fazer ciência da computação e ficar aqui no brasil?

e voltando, vale a pena também fazer a parte de hardware, automação, etc AQUI NO BRASIL e ter uma função EFETIVAMENTE como engenheiro?

obrigado, gente. Essas dúvidas estão me tirando o sono, falta pouco tempo pra minha decisão :)

see ya guys !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membro VIP
Bem, citei uma situação de fora, mas aqui no brasil, como está o mercado para SOFTWARE?
talvez eu seja suspeito para falar algo, porque onde moro (Região Metropolitana de Campinas) atualmente é um Pólo Tecnológico, também por causa do desenvolvimento de software, mais até do que eu queria. :D
Vale mesmo a pena fazer ciência da computação e ficar aqui no brasil?
Vamos levar em consideração a sua ênfase do ponto de vista macro: as oportunidades são boas tanto fora do país quanto internamente, dependendo de tantos fatores quanto motivos pessoais seus. De forma que é irrelevante fazer afirmações deste porte (minha opinião).
e voltando, vale a pena também fazer a parte de hardware, automação, etc AQUI NO BRASIL e ter uma função EFETIVAMENTE como engenheiro?
Já tem algum tempo que vejo notícias falando da falta de Engenheiros aqui no Brasil. A sua atuação como Engenheiro ou não, sobretudo dependerá mais da de você, do que do "mercado de trabalho" ou das empresas.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!