Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvidas ULN2803


chacalgbi

Posts recomendados

Pessoal, alguém sabe para que mesmo o pino 10 do ULN2803?

Uns dizem para ligar no VCC em caso de cargas indutivas, outros para deixarem em aberto, e ainda neste link, o cara liga ele ao terra com uma resistência de 100K e um capacitor de 100nF.

http://www.rogercom.com/Reles_1P_USB.jpg

Se ele funcionar como NPN então não precisaria de ligar o pino 10 no Vcc, salvo em casos de correntes indutivas. Tô errado?

Outra coisa, ele suporta 500mA em cada coletor de saida ou é 500mA em todo o CI? Ou seja, 500mA / 8 saidas = 62,5mA por coletor??

E pra ligar ele no PIC16F877a precisa de resistor? eu tô querendo usar ele pra substituir os montes de (BC548, resistência de base, resistor pull-down) Ele tem essas peças dentro dele né? ou seja, não ocorrerá acionamentos indevidos se eu não colocar um resistor de 10K entre a entrada dele com o PIC (onde seria a base do BC548) e o terra.

Quem souber, dá uma luz ai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o pino 10 é a alimentação que pode ser de até 50 V

e

cada saída dele suporta liberar 500 mA

Sem essa alimentação no pino 10 o CI não funciona?

porque vi em alguns casos que ele está como neste link: http://www.rogercom.com/Reles_1P_USB.jpg

E não está ligado ao VCC.

Como ele é um NPN Darlington achei que essa maneira tb seria correta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vi o link esse cara manja de+

agora vendo ele esta alimentado mas com essa resistencia em serie com sua alimentação não sei qual é a intenção mas continua alimentado

ele é um buffer negado não sei se pode ser considerado como um npn darlington

Essa imagem sua realmente tem de ser ligada ao pino10 o VCC, porque são cargas indutivas, isso ai é um motor de passo.

E ele é sim um NPN darlington, olha o datasheet:

http://www.datasheetcatalog.org/datasheets/90/366828_DS.pdf

Eu queria saber mesmo era sobre a corrente de cada coletor se é realmente 500mA por cada pino de saida e se o pino 10 precisa (em todos os projetos) está ligado ao VCC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pino 10 não é um pino de alimentação.

Repare, no esquema de cada seção do CI, que a ele está conectado o catodo de um diodo cujo anodo está ligado na saída:

EsquemainternodoULN2803.png

PinagemdoULN2803.png

Ele é para ser utilizado quando a carga acionada é indutiva, conduzindo, através do diodo interno a tensão reversa gerada no desligamento da carga indutiva.

Pode simplesmente ser ligado ao VCC.

A potência nominal do CI é de cerca de 1,5W. Dessa forma, ele não suporta fornecer 500mA em todas as saídas ao mesmo tempo. Se for uma de cada vez, tudo bem. Ele deve ser capaz de fornecer até cerca de 100mA em todas as saídas ao mesmo tempo.

Não precisa de resistor para ligar na saída do microcontrolador, pois, ele já possui um resistor interno de 2,7k. Também não precisa de resistor entre a entrada e o GND, nesse caso, pois a saída do PIC nunca estará flutuando.

Se a saída do PIC for do tipo "open-drain" você deverá ligar um resistor ao VCC.

Nível alto na entrada do ULN2803 leva a saída para nível baixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pino 10 não é um pino de alimentação.

Repare, no esquema de cada seção do CI, que a ele está conectado o coletor de um diodo cujo anodo está ligado na saída:

EsquemainternodoULN2803.png

PinagemdoULN2803.png

Ele é para ser utilizado quando a carga acionada é indutiva, conduzindo, através do diodo interno a tensão reversa gerada no desligamento da carga indutiva.

Pode simplesmente ser ligado ao VCC.

A potência nominal do CI é de cerca de 1,5W. Dessa forma, ele não suporta fornecer 500mA em todas as saídas ao mesmo tempo. Se for uma de cada vez, tudo bem. Ele deve ser capaz de fornecer até cerca de 100mA em todas as saídas ao mesmo tempo.

Não precisa de resistor para ligar na saída do microcontrolador, pois, ele já possui um resistor interno de 2,7k. Também não precisa de resitor entre a entrada e o GND, nesse caso, pois a saída do PIC nunca estará flutuando.

Se a saída do PIC for do tipo "open-drain" você deverá ligar um resistor ao VCC.

Nível alto na entrada do ULN2803 leva a saída para nível baixo.

Ótima explicação, agora entendi direitinho, vai ser ótimo substituir aqueles monte de BCs 548 com suas resistências de PIC-Base e Base-Terra (Não sei se a resistência de base-terra era necessária, mas eu sempre colocava). Vou ganhar tempo nos projetos aqui. O BC548 também suporta mais ou menos essa corrente.

Valeu Fox!!

Pode fechar o tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!