Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador desliga sozinho


Guzman

Posts recomendados

No meu caso o PC não está reiniciando, ele só está desligando mesmo, mas eu acho que essa seção é a melhor para eu postar esse problema.

Então, o meu computador, de uns tempos para cá, simplesmente começou a desligar sozinho, sem tela azul, sem aviso, só desliga. Parece até que alguém tirou o cabo de energia da tomada.

Tentei fazer algumas coisas para resolver o problema. Chequei se os cabos de energia estavam bem conectados, tirei a cabo de energia do estabilizador e liguei direto na tomada, utilizei o System Restore para restaurar o computador a uma data anterior ao surgimento do problema, também dei uma limpada superficial nele já que o meu apartamento estava em obras, e o PC pegou muita poeira (aliás, esse problema coincidiu com o início das obras, será que pode ter a ver?).

Mesmo com isso tudo, o problema continua. Desconfio ou de algum defeito na fonte de energia ou superaquecimento de algum componente. A segunda opção talvez seja a mais provável, já que o PC normalmente fica horas sem desligar, mas quando ele desliga sozinho e eu o religo, não demora muito para ele desligar de novo.

Utilizo o SpeedFan para checar as temperaturas (não sei se ele é o melhor programa para isso, alguma sugestão?). Nesse momento, ele está ligado já há algum tempo, só com navegador de internet aberto e percebo duas temperaturas aparentemente fora do normal: a Placa de Vídeo está em 56 graus e o Core 0 e o Core 1 estão em torno dos 54 graus. O que isso poderia significar? Eu utilizo o CPU Cooler padrão da Intel que vem junto do processador, mas só provisoriamente, pois pretendo comprar um cooler melhor o mais rápido possível.

O computador em questão foi montado no começo de março (a fonte de energia é, portanto, nova) e a configuração dele está na minha assinatura.

Peço obrigado desde já a quem puder me ajudar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É basicamente a mesma coisa que está acontecendo com um PC de um cliente meu.

Antes de tudo, tente limpar tudo ao máximo que você puder, pois com a poeira pode estar esquentando os componentes do computador.

Tente testar com 1 pente de memória de cada vez e se puder outras memórias, teste outro HD, outra fonte e por aí vai até você poder chegar no defeito certo.

No meu caso eu testei tudo e o defeito provavelmente está na placa-mãe que faz o pc desligar e reiniciar toda hora.

Espero ter ajudado.

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde! Amigo, olha sebe que aconteceu com hum pc do meu cunhado, estava fazendo isso desligando sozinho, ou ficava reiniciando, demostamos e vimos que quem vendeu montou o processador sem pasta termica, ai dava alta temperatura, limpamos colocamos pasta termica, e resolveu. Ok

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tambem to com esse problema alguem poderia me dar uma resposta que eu entenda por favor não sou um genio da computação meu pc desliga quando eu uso algum jogo.

obs: já escaniei o jogo com o avast e não deu nada.

um dia coloquei o gadget de medir a temperatura a cpu ou o monitor

obs: faço a minima ideia de qual é '-' deu 100 e desligou fiz um de umas 20 pastas deu nada não sei o que fazer já formatei por causa disso, preciso saber o que esta acontecendo antes que saia da garantia muito obrigado se alguem me responder

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no caso você precisam fazer limpeza geral nos micro e ao remontarem troquem pasta termica e sigam o procedimento um a um observando na fonte(dentro dela capacitores ) placa mãe capacitores estufados , podem testar temperatura olhando no setup monitor har afff sou pessimo em inglês kk bem e teste placa de video pois elas tambem fazem esse tipo de defeito quando alta temperatura isso se forem off ok abraços !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, um amigo meu técnico de informática e mais competente nesses assuntos do que eu virá aqui em casa amanhã e juntos iremos fazer uma investigação minuciosa para descobrir da onde que vem esse problema. Ele também trará um kit de limpeza completo e vamos fazer uma faxina geral.

O problema desse tipo de mal-funcionamento é que ele pode ocasionar por mil motivos: defeito em algum hardware, superaquecimento de algum hardware, defeito na fonte de energia, alguma má-instalação da rede elétrica no qual o computador está ligado (este último improvável, mas possível). O desafio é saber o que está causando o mal-funcionamento.

Amanhã postarei novidades. Espero que tudo se resolva amanhã ou, pelo menos, eu tenha mais certeza de qual o problema. E espero que, quando tudo for resolvido, a minha solução possa ajudar alguém que esteja passando por algo parecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poste o que você descobrir Guzman, porque eu to com o mesmo problema e não sei mais o que fazer.

Meu computador desliga do nada, como se tivesse tirado da tomada. Não reinicia. E se tento ligar de novo depois disso ele liga e desliga logo depois.

Não é problema de temperatura pois nem dá tempo do bixo enquentar.

Não é problema de limpeza, pois meu pc tá mais limpo que meu umbigo.

Não é problema de fonte. Troquei a fonte genérica por uma seasonic 430 e continua o mesmo problema. Não tenho nada de especial no computador que demande muita energia.

Já liguei o computador só com uma de cada uma das minhas duas memórias e desligou do mesmo jeito.

Ja liguei sem o drive de DVD e também desliga.

Já testei o HD em outro computador e ele funciona de boa.

Uso ubuntu, então suponho que não seja nenhum vírus. Se bem que tem um ruindows7 em dual boot que quase não uso. Não experimentei formatar a partição dele ainda. Mas como o HD funciona em outro computador, não acho que seja esse o problema.

Nas raras vezes que não desliga antes de carregar o ubuntu a tela começa a piscar/tremer e logo depois dá chabu.

Olhei a placa-mãe por cima e não tem nenhum capacitor estufado e nada vazado sobre ela. Eu realmente espero que não seja a placa-mãe, porque aí não tenho como testar.

Alguém aí tem alguma luz? Será que um curto-circuito poderia causar isto?

Uso um HD 1tb, 2 memórias de 2GB ddr3, um drive dvd-rom, psu seasonic 430, MB ECS H55H-CM.

Não queria ter que admitir isto, mas Comecei Comprando Errado, se é que vocês me entendem... :muro: Sem gozações, por favor :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O técnico veio aqui sexta-feira passada e fez alguns testes no HD principal e na memória. Ambos já estão descartados como problemas, pois além dos testes feito pelo técnico eu já liguei o computador apenas com cada um dos três pentes de memória e o PC continuou desligando nas três vezes. Também iniciei o computador apenas com o HD secundário que tem o Windows XP instalado e desligou do mesmo jeito.

Portanto, até agora, temperatura está descartada, pois as duas temperaturas mais altas aqui são as da CPU e a da GPU, mas o máximo que elas alcançam é 55 graus celsius. Troquei a placa de vídeo por uma outra, e o problema persistiu. HD e memória estão descartados, assim como o driver de DVD. A placa mãe também não apresenta nenhum capacitor estufado.

No atual momento acabei de colocar uma fonte genérica que tinha em um outro computador e vamos ver no que dá. Até agora não desligou. Espero que o problema seja a fonte, pois a garantia da Corsair é global (eu comprei a fonte nos EUA).

Volto aqui se tiver alguma novidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, o problema continua. Mesmo com a fonte genérica, o computador desligou. Está descartado o problema com a fonte.

O engraçado é que ele desliga de forma aleatória. Tem dias que desliga 3, 4 vezes por dia, outros que ele passa o dia inteiro sem desligar.

Então vamos recapitular:

1) Temperatura alta está descartada, pois já monitorei essa temperatura e nenhum componente aparenta estar muito quente na hora que desliga.

2) Memória está descartada pois já testei separadamente os três módulos de memória. Com cada um o computador desligou.

3) HD e/ou Windows 7 e/ou vírus está descartado pois já testei com um outro HD que tem o Windows XP instalado e o computador desligou.

4) Placa de vídeo está descartado pois já testei com outra: desligou mesmo assim.

5) Aparentemente não tem nenhum capacitor estourado na minha placa-mãe.

6) Fonte de energia está descartado pois já testei com outra genérica e ele desligou mesmo assim.

Confesso que estou de mãos atadas agora. Se alguém puder me dar uma luz, eu ficaria muito contente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guzman. seu tipo de problema acontece muito e acredito que seja Aquecimento. a maquina se desliga pra não danificar nehum componente; mesmo você dizendo que esta td ok, as temperaturas.

õ.Ô eu acredito que seu processador ta esquentando d+ e provavelmente seu SO tb ja esta corrompido por ter desligado varias vezes de forma incorreta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guzman. seu tipo de problema acontece muito e acredito que seja Aquecimento. a maquina se desliga pra não danificar nehum componente; mesmo você dizendo que esta td ok, as temperaturas.

õ.Ô eu acredito que seu processador ta esquentando d+ e provavelmente seu SO tb ja esta corrompido por ter desligado varias vezes de forma incorreta.

Goood, o problema não é aquecimento. Eu já acompanhei a temperatura da CPU tanto com programas, tanto com o próprio toque físico na parte debaixo da placa-mãe onde fica a CPU. Acredite, ela não chega a esquentar o suficiente para que o computador desligue sozinho. Portanto, já é algo descartado, tanto por mim quanto pelo técnico amigo meu que veio aqui semana passada. Aliás, o próprio computador já chegou a desligar sozinho com 5 minutos de uso, sendo que tinha ficado o dia inteiro desligado. Não tem como a CPU superaquecer com 5 minutos de uso, mesmo com esse Cooler porcaria da Intel.

Quando você diz SO você quer dizer OS? Isso não é problema, pois recentemente comprei um SSD e vou instalar uma OS nova nele, portanto vou formatar tudo e começar do zero. Mas antes quero resolver esse problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guzman, já peguei um pc com problema parecido com o seu, no meu caso o pc desligava sozinho. Testei tudo que foi peça e não tinha achado o problema. No final de tudo, tirei o processador e assoprei bem os pinos da placa mãe onde encaixa o processador, após isso o computador ficou normal. Aparentemente estava com algum mal contato no encaixe do processador devido a poeira ou algo do tipo. Tente fazer isso, porque vi que já olhaste tudo, menos essa parte do processador. Olhe também se tem alguma irregularida nos pinos do processador, como algum pino torto e etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guzman, já peguei um pc com problema parecido com o seu, no meu caso o pc desligava sozinho. Testei tudo que foi peça e não tinha achado o problema. No final de tudo, tirei o processador e assoprei bem os pinos da placa mãe onde encaixa o processador, após isso o computador ficou normal. Aparentemente estava com algum mal contato no encaixe do processador devido a poeira ou algo do tipo. Tente fazer isso, porque vi que já olhaste tudo, menos essa parte do processador. Olhe também se tem alguma irregularida nos pinos do processador, como algum pino torto e etc.

Vou fazer esse teste sim, Bruno. Obrigado pela dica. Vou também instalar um HD do outro computador que tem aqui em casa e só deixar ele funcionando, para eliminar de vez qualquer problema com o hard drive.

Volto aqui com qualquer novidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O engraçado é que ele desliga de forma aleatória. Tem dias que desliga 3, 4 vezes por dia, outros que ele passa o dia inteiro sem desligar.

Confesso que estou de mãos atadas agora. Se alguém puder me dar uma luz, eu ficaria muito contente!

Eu poderia ter dito isso... Meu pc está com o mesmo problema.

Troquei HD, memória, processador, pasta térmica, fonte, placa de vídeo e sempre desliga sem aviso prévio. A temperatura melhorou depois que eu comprei e coloquei uma pasta térmica a base de prata, mas continua desligando. Agora pouco estava 52º a temp máxima que o Aida64 mostra, que é do Core#1 e desligou. Realmente eu não sei mais o que fazer.

Vou acompanhar aqui pra ver se você resolve e dá um help pra o que pode ser no meu pc ._.

Boa sorte

ASUS P5KPL-AM-CKD-VISUM-SI // Pentium® Dual-Core CPU E5200 @ 2.50GHz // Memória Kingston DDR2 2048MB // Zotac GeForce GT 220 1GB 128bits // HD Maxtor 250GB // Fonte 250W

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, as causas possíveis que podem provocar o desligamento do pc são as seguintes:

- Alta temperatura;

- Algum fio encostando no gabinete e com isso causando curto na fonte;

- Algum problema com placa mãe ou processador;

Fora disso, memórias, HD, Placa de vídeo, fonte (exceto se for uma génerica e de péssima qualidade) e demais periféricos não causam o desligamento. Problema de memórias podem causar travamentos ou problemas com programas, muitas vezes embaralhando as letras na tela. HD pode gerar travamentos e etc, mas nunca desligar o pc. Placa de vídeo o máximo que fará é não dar vídeo na tela. Fonte muito raramente apresenta esse problema, apenas se for de péssima qualidade ou ocorrer uma sobre carga nela.

Verifiquem esses fatores. Vejam aquilo que falei na mensagem acima, com relação ao encaixe ou problema no processador, ou se está dando choque no gabinete, que pode ser indícios de que tem alguma coisa encostando nele e dando curto na fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

seu problema é simples. seja objetivo. ja que tem um amigo tecnico que tem experiencia peça que teste cada componente em separado. pra ter um disgnostico completo melhor que seus dedos e programas, pra monitorar temperaturas.

Good, ele já veio e já fez isso. Vou ver se marco para ele voltar, para a gente realizar mais testes.

Mas a temperatura já foi descartada por ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

teste um dissipador e cooler seguindo o speed e temperatura constate e estabilizada em alguns casos os dissipadores não importando tamanho não resolve e causam esse tipo de problemas resolver ---> procurar um disspador e cooler que seja aceitável a tal processador não importa o tamanho mas a eficiência e uma obs para neste caso o desligamento não há necessidade de chegar a alta temperatura esses 5 min basta desarma em casos assim espero q entendam o que tentei explicar !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, ontem eu comprei um kit pronto de Water Cooler da Corsair, o H80, e troquei o (pseudo)cooler Intel padrão por esse novo. Aproveitei para dar uma limpada geral no gabinete e na placa-mãe, tentei tirar o máximo de poeira sem danificar o sistema.

Pretendia comprar esse cooler só em janeiro, mas devido ao problema que estou enfrentando resolvi comprar logo para ver se a causa poderia ser a temperatura do processador, como muitos indicaram aqui. Fico feliz em dizer que deixei o computador ligado a madrugada inteira, por cerca de 8 horas, e até agora não desligou. Não vou me precipitar e dizer que o problema está resolvido, uma vez que já teve dias que ele ficou ligado o dia inteiro sem dar problema para no dia seguinte desligar de repente. Portanto preciso deixá-lo mais tempo ligado e ficar monitorando.

Vou atualizando aqui com os resultados...

Ah! E obrigado a todos pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!