Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Relógio Digital


Murilo Souza

Posts recomendados

Bom, primeiro tópico meu aqui e creio que será um pouco extenso, pois necessito de uma grande ajuda.

Preciso projetar um relógio digital que:

1 - Mostre horas/minutos/segundos (6 displays de 7 segmentos).

2- Ele deve ter um meio (Leds por exemplo) para mostrar "am" ou "pm".

3- Precisa ter um ajuste manual do tempo, ou seja, uma forma de ajustar as horas/minutos/segundos.

4- E por fim, precisa trabalhar no formato de 0 a 24 horas ou de 0 a 12 horas.

Há um porém, para realizar o projeto, posso apenas utilizar portas lógicas, contadores (obrigatoriamente esse precisa ser o CD4518), decodificadores, displays. Nada de microcontroladores ou coisas mais avançadas.

Eu comecei a fazer o projeto, já fiz a parte do oscilador que me da um clock de 1 Hz (o NE555), porém empaquei na parte de fazer os segundos, assim que eu começo a simulação, os displays já mostram "12" e deveriam mostrar "00" certo? No mais, ele está contando certo, vai aumentando de 1 em 1 nas unidades dos segundos, quando chega em 9 ele zera e adiciona 1 nas dezenas dos segundos. Enfim,vou colocar uma foto aí, se alguém souber onde estou errando por favor me diga.

Agradeço desde já!

post-932282-13884961141054_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, dei uma modificada no circuito. Ao invés de usar o 555 como fornecedor do clock de 1Hz, usei a frequencia da rede elétrica e transformei ela para 1Hz.

A porta AND serve para resetar o segundo display quando for aparecer o numero 6 nele, ou seja, ele conta até 59 segundos.

Mas meu problema persiste, quando começo a simulação, o primeiro display mostra 1 e o segundo também 1, ao invés de mostrarem 0 e 0.

Alguém sabe o porque? Onde está o erro...

post-932282-13884961146405_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa cara, me ajudou bastante! Muito obrigado mesmo!

Porém meu problema persiste... assim que começo a simulação, todos os 6 displays mostram o numero 1, ao invés de começeram do 0. Alguém sabe o porque isso tá acontecendo? Será um bug no meu multisim ou alguma coisa do tipo?

Irei trabalhar agora em como mostrar o formato de 0 a 12 horas ou de 0 a 24. Não deve ser tão complicado, qualquer coisa posto os resultados aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, isso não é realmente um problema. Apenas que o relógio começa do estado 1 ao invés do zero. É só colocar um sistema de clear em todos os contadores que resolve, ele volta pro estado zero.

Mas o que eu achei que seria fácil, nem foi... Não estou conseguindo fazer com que o relógio conte de 1 a 12.

No caso, quando ele chega em 12 horas, no próximo pulso ele vai para 03 horas, e deveria ir para 01. Ou seja, ele continua contando as unidades das horas normalmente. A parte da dezena tá certo, sempre após 12, ele já coloca 0 nas dezenas e quando tá em 09 horas, ele coloca 1 nas dezenas.

Alguém sabe como eu faço para após 12 horas ele voltar para 01 hora e não para 03?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

fazia um tempão que eu não entrei mais nesse tópico.

olha, amigo. o que tá faltando aí é alterar a configuração do contador pra que depois que o bloco de displays das horas ultrapassar 12, passar pra 01 em vez do 03 que tá acontecendo aí.

significa que o display da dezena de horas tá alterando correto, porém o da unidade de horas continua sendo incrementado, passando de 2 pra 3.

procure copiar ideias de outros circuitos de relógio digital de 12 horas (em vez do de 24 horas que citei) pra saber como o 12 faz a "virada" pro 01.

só não posso te ajudar um pouco mais agora porque estou no meu trabalho.

boa sorte aí na pesquisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

@Maikon gomes Não use o 555, ele não tem precisão exata para se fazer um relógio. Use o 4521 com o cristal, conforme o esquema. Se não achar o 4521 da pra fazer com o 4060 também.

A solução para eliminar os segundos é eliminar os dois 4511 (U1 e U2) e os displays. Mantenha o 4518 (U8) formando o divisor por 60.

Eu tenho um relógio desses um pouco mais simplificado, usei os contadores com decodificadores embutidos 4026 e um total de 110 leds de 5mm para formar quatro displays gigantes. O circuito mais abaixo com amplificadores operacionais é uma espécie de dimmer que altera a luminosidade de acordo com a luz ambiente através de sensor um LDR.

Segue o esquema:

relogio.GIF

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Maikon gomes  

 

Use o 555 na configuração ASTABLE. Vai ter de calcular para obter uma frequência de 1/60 = 0,01667 Hertz, que vai gerar exatamente um clock a cada 60 segundos.

 

Esse sinal de clock tem de ser aplicado diretamente no pino 9 de U9:B.

 

Não precisa dos circuitos de contagem e visualização dos segundos.

 

Pode calcular os componentes do 555 aqui :

 

https://www.allaboutcircuits.com/tools/555-timer-astable-circuit/

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Maikon gomes disse:

@Mestre88 - Obrigado por sua Resposta, mas o problema é que o professor quer com os 4 led de 7 segmentos e o ci 555 entende.  Esse seu projeto é interessante também. 

adicionado 4 minutos depois

 

adicionado 5 minutos depois

@Mestre88 

Eu não entendi que era didático.

Neste caso a resposta é essa que foi dada pelo @aphawk. 

Então pode eliminar os contadores, decodificadores e displays dos segundos. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!