Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Programação e criação de sistema


Diogo Ricardo

Posts recomendados

Olá!

Gostaria de saber quais as principais linguagens de programação e compiladores devo utilizar para criar um sistema operacional e aplicativos para o sistema e para outros sistemas.

Bom não quero que digam "Boa sorte. Vai demorar muito. Desista. Você ta louco" ou algo do tipo. Não irei criar "O" Sistema, quero começar calmamente com um sistema básico, como um DOS MS-DOS, que na verdade não é simples de se criar!

Sei que é demorado demais, mas gostaria que me falassem sobre as linguagens, e se possível fornecer links de apostilas e compiladores de tais.

Tenho em mente pouco, muito pouco estudo sobre C/C++.

Sei que Pascal, Assembly e Java também são importantes, mas não acho materiais específicos!

Bom, um dos principais eu já fiz, o Planejamento do sistema, que sairão em edições diferentes, para diferentes tipos de usuários a partir da 4ª edição.

Bom nada é impossível. É só você pensar que és capaz, afinal se não acreditar-te em si mesmo, já era!

Aceito colaboradores e ajudantes, mesmo que seja para trocar informações pelo "MSN" :lol: Mas de fato irei cria-lo.!

Gostaria d pedir que coloquem informações de conhecimento lógico, e por favor, deixem o máximo de material que puderem à mim!

Bom eu quero ser Engenheiro da Computação, e tudo o que for vinculado ao meio, também à criação de jogos, porém Game Designer!

Quem quiser se juntar à mim é só falar, aceito todo tipo de ajuda.

Sou usuário Médio-Avançado de Computadores, e tenho facilidade de conhecimento.

Procurem ver o que os outros escrevem para não falar o mesmo do outro, se quiser dar uma pincelada tudo bem! Procure colocar somente materiais importantes, e boas apostilas!

Desde já Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola, a linguagem que você deve usar é c/c++ e assembly para fazer o kernel, java não será possivel, visto que você vai ter que criar a maquina virtual de java para seu SO, recomendo que pegue pronto as seguintes coisas de um kernel (gerenciador de cpu, memoria, disco, bootloader)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola, a linguagem que você deve usar é c/c++ e assembly para fazer o kernel, java não será possivel, visto que você vai ter que criar a maquina virtual de java para seu SO, recomendo que pegue pronto as seguintes coisas de um kernel (gerenciador de cpu, memoria, disco, bootloader)

Como você criaria um Kernel? Onde eu encontro Gerenciador de CPU, Memória, Disco e Bootloader? Como introduzir ao Kernel? O que contém um Kernel? Desculpa tantas perguntas, mas é para ver se o que sei está correto!

Daria certo eu baixar um Kernel pronto, tipo do linux, se eu usar o Kernel 3.1.3 do Linux, seria uma boa ou é mais complicado? Depois do Kernel o que eu faço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe o livro do Tenenbaum sobre SOs se você tiver acesso a uma biblioteca (ou quiser comprar, porque é um dos livros que provavelmente são bibliografias para muitos cursos na área de computação). E existe o Minix, que seria uma versão simples do Unix que é suportada por ele para propósitos educacionais. Só procurar no google pelo Minix, acho que é escrito em C mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Sendo sincero ... criar um SO completo é bem difícil ... se você prestar atençao, a primeira versao do linux a ser liberada pelo Linus Torvalds tinha mais d 10.000 linhas d codigo ...

então a primeira coisa q recomendo a você é seguir o q o CaioTakano falou... leia o livro do Tanenbaum ... entenda o q é e como é feito cada processo gerenciado pelo SO, como paginaçao de memoria, gerenciamento de discos (sugiro nao pensar em swap inicialmente, pois já é difícil sem ele, imagina com ^^") ... apos isso, faça alguns modelos computacionais, ainda embaixo d alguma plataforma, para aprimorar a logica ... depois disso, é aprender linguagem d baixo nivel, tipo Assembly (de algum processador especifico ... Assembly tem sua caracteristica basica, mas muda de processador para processador) ...

Por sugestao, utilize uma linguagem como C para criar seu SO ... nao será nada fácil ... alias nao será nem difícil ... será dificilimo ... mas a satisfaçao no final será estão grande qto a dificuldade .. tendo obtido sucesso ou nao, afinal o conhecimento obtido nunca lhe será tomado ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Existe a opção de fazer a simulação de um sistema operacional e do Kernel em Java. Tem um site americano que executa o Unix em Java. É bastante pesado, mas vale á pena conferir. É possível executar os comandos básicos, etc...

E também tem outro que simula o Windows 3.11, esse bem mais complexo, porém já bastante mais rápido por ter imagens e não ser 100% um sistema operacional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal é o seguinte=>

eu finalmente achei um material que ensina "c", estou estudando bastante! sobre o "s.o" que eu citei acima, é somente aquele sonho bobo de quem mexe com computadores de ter seu próprio sistema. bom um dia, terei o meu, pois já decidi o que futuramente irei fazer, mas da seguinte forma:

"eu propriamente sei bastante sobre computadores em relação à muitas pessoas, sei um pouco aqui, um pouco ali, nada mais do que um técnico de informática sabe fazer. eu tenho somente 15 anos, e estou começando aprender "c" e "html", mas nunca dá em nada. por exemplo:

>eu leio "c" várias e várias vezes, e faço uma grande força para entender pois as apostilas que eu acho mostra somente à partir daquele "primeiro programa 'olá! eu estou vivo.'" tá num tem nada a ver com o que eu quero!

eu queria algo que explicasse como o "c" funciona, quais seus comandos, e enfim, entender a linguagem!

eu quero entender o "c" para quando eu entrar na faculdade eu poder ser alguém, não só mais um a ganhar o diploma!

bom agradeço a ajuda de todos, sei que é complicado, só queria poder falar com alguém que entendo do que falo "©" e me entenda! para mim poder tirar todas as minhas dúvidas!

enfim, boa sorte e saúde para todos! um dia quem sabe nos vemos por aae!

abração para todos e todas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

é por ai mesmo que começa amigo. nao basta sair pegando uma apostila de C "avançado" sem saber o feijao com arroz.. as receitinhas de bolo. dominar a logica. certamente você só encontrará apostilas ensinando o básico do C para entendimento da linguagem. depois que digamos "dominar" as coisas básicas como.. laços .. ponteiros.. condicionais.. e tal... aí você está apto para partir ao orientado a objetos (C++) aí sim você verá coisas muito interessantes como criaçao de classes para usufruir da reusabilidade.. reaproveitamento de codigo.. manipulaçao do objeto... bom.. eu diria que você ate poderia ja aprender direto o C++ sem saber do C pois ele ja o engloba... mas seria um poquinho mais complicado.. por isso recomedamos primeiramente o estudo da "base" que é o C. se você entrar na faculdade ja sabendo e dominando o básico que falei.. você ja terá dado um passo muito grande mesmo.. lembrando que nao sao todas as pessoas conhecem a linguagem quando entram. por exemplo no meu curso quando entrei na faculdade.. eu ja sabia programar um pouco em php e tal ja tinha noção da logica.. mas tinha colegas meus que nem sabiam ligar o computador.. e hj eles ja estão criando programas!

só nao misture as coisas aprender "C" e aprender "HTML" sao coisas totalmente diferentes, um é linguagem de programaçao, outro é linguagem de marcaçao. se você quer seguir no ramo de desenvolvimento de programas desktop, esqueça o HTML, ele só serve para desenvolvimento WEB. que geralmente é usando PHP, asp.net para o dinamismo de websites.

nao que o C seja improprio para a web, ele só é incomum, onde a maioria dos sites(grande maioria mesmo) usam o PHP.

abraço e fica ai as dicas. boa caminhada em sua jornada onde tudo começou no momento que desenvolvestes interesse!

boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal é o seguinte=> é somente aquele sonho bobo de quem mexe com computadores de ter seu próprio sistema.

Acredite nem todos que "mexem" com computadores tem esse sonho "bobo" vá em frente acredite nos seus ideais, dedicação é o que há, comece criando pequenas aplicações, eu comecei com "Hello Word" e já estou começando a desenvolver aplicativos mais complexos de controle financeiro e até aplicativos Android, porém ainda estou aprendendo, mas sempre que puder ajudar conte comigo !

Quem "mexe" com computador usa somente redes sociais, tu ta num fórum pesquisando, ja é um diferencial !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!