Ir ao conteúdo

Ajuda em questão escolar

nycolas95

Posts recomendados

Postado

Durante o ultimo inverno, um aquecedor de piscina de dados dominais 4840W / 220 V foi utilizado uma hora por dia, durante um mês (30 dias) em uma residencia que possui rede elétrica 120V. Se cada KWh de energia custa aproximadamente 0,35 reais, qual foi o valor gasto de energia durante o periodo acima?

Alguém poderia me ajudar nessa questão? chego no valor de 27,72R$ mas o mesmo não é apresentado nas alternativas.

São elas:

20,50

15,12

10,45

40,20

30,35

Estou estudando para o vestibular, e essa eu não sei o que acontece...

Postado

Muito estranho... Porque também cheguei ao mesmo resultado.

Parti do seguinte raciocínio apesar de que esse procedimento não ser usual mas vamos lá...

O aquecedor da piscina consome 4840 watts ou 4,84 kW. Muito bem Acontece que a tensão de trabalho dele é 220 vots. pode ser ligado à tensão de 120 ? Pode sim. Não vai queimá-lo já que o calefator foi feito para trabalhar a 220 volts. Se a eficiência vai ser boa, aí são outros quinhentos mas vamos lá... O que acontece se ligar esse aquecedor a uma rede elétrica de 120 volts? Ora, ele vai desprender menos calor para o aquecimento certo? Consequentemente, seu consumo vai ser menor e como saber qual esse consumo? Usando regra de três simples e direta pois o consumo é diretamente proporcional à tensão aplicada( nesse caso).

Então vejamos...

4840 x 120 / 220 = 2640 watts ou 2,64 kW

Como ele ficou ligado por 1 hora em 30 dias e como cada kwh custa R$0,35 o cálculo total fica assim...

2,64 x 30 = 79,2 kW - Consumo total em 30 dias

79.2 x 0,35 = R$27,72 - Total a ser pago no final do período.

Portanto, ou as respostas tem algum erro ou tem alguma informação errada nos dados do problema.

A não ser que eu tenha esquecido algo ou aprendido errado.