Ir ao conteúdo

Ajuda em questão escolar

nycolas95

Posts recomendados

Postado

Durante o ultimo inverno, um aquecedor de piscina de dados dominais 4840W / 220 V foi utilizado uma hora por dia, durante um mês (30 dias) em uma residencia que possui rede elétrica 120V. Se cada KWh de energia custa aproximadamente 0,35 reais, qual foi o valor gasto de energia durante o periodo acima?

Alguém poderia me ajudar nessa questão? chego no valor de 27,72R$ mas o mesmo não é apresentado nas alternativas.

São elas:

20,50

15,12

10,45

40,20

30,35

Estou estudando para o vestibular, e essa eu não sei o que acontece...

Postado

Muito estranho... Porque também cheguei ao mesmo resultado.

Parti do seguinte raciocínio apesar de que esse procedimento não ser usual mas vamos lá...

O aquecedor da piscina consome 4840 watts ou 4,84 kW. Muito bem Acontece que a tensão de trabalho dele é 220 vots. pode ser ligado à tensão de 120 ? Pode sim. Não vai queimá-lo já que o calefator foi feito para trabalhar a 220 volts. Se a eficiência vai ser boa, aí são outros quinhentos mas vamos lá... O que acontece se ligar esse aquecedor a uma rede elétrica de 120 volts? Ora, ele vai desprender menos calor para o aquecimento certo? Consequentemente, seu consumo vai ser menor e como saber qual esse consumo? Usando regra de três simples e direta pois o consumo é diretamente proporcional à tensão aplicada( nesse caso).

Então vejamos...

4840 x 120 / 220 = 2640 watts ou 2,64 kW

Como ele ficou ligado por 1 hora em 30 dias e como cada kwh custa R$0,35 o cálculo total fica assim...

2,64 x 30 = 79,2 kW - Consumo total em 30 dias

79.2 x 0,35 = R$27,72 - Total a ser pago no final do período.

Portanto, ou as respostas tem algum erro ou tem alguma informação errada nos dados do problema.

A não ser que eu tenha esquecido algo ou aprendido errado.

Muitas vezes, formulações de problemas podem ter erros e passar batido pois quem digita, pode informar algum valor errado. Eu, por mim, acho estranho os valores das tensões informadas. Veja bem... Qualquer aquecedor tem sua tensão de trabalho prevista em projeto de acordo com a tensão de cada região. Há regiões que usam a tensão 220 e outras que usam a tensão 120 ( ou 110 ou 117). Ou esse aquecedor é de 120 volts de tensão de trabalho ou a tensão de trabalho é 220 e ele teria que ser informado no começo da formulação do problema: 4840 watts / 120 volts.

Ou seja, tem algo meio esquisito aí. É o tipo da questão que quando cai num teste, pode ser anulada devido a mesma estar mal formulada ou dados não condizentes com o a pergunta. Pode ser um erro que o próprio autor da questão deixou passar ou pode ser um erro de alguém que digitou a questão por não ter lido corretamente( isso é para quem digitou).

Resolvi fazer os cálculos para a tensão tanto de 120 ou 220. Para qualquer uma das tensões o consumo será o mesmo: 4840 watts ou 4,84 kW

Como ele é ligado 1 hora por dia durante 30 dias, o gasto total será de:

4,84 x 30 x 0,35 = 50,82 ou R$50,82

Ou seja, ou as informações das respostas estão erradas ou tem alguma coisa errada nos dados do problema.

Postado

a resposta é 12,00

pelo meu raciocinio funcionou assim

a alimentação da casa é 120 logo a potencia consumida é dividida por 4

metade da potencia cai porque a tensão é a metade e a outra parte da potencia é perdida por que a corrente tambem cai pela metade

4840\4=1210

então

1,210*30*0,35=12,70

procedi certo?

Postado

Tem resposta sim e é R$15,12

Vamos a explicação..

Os dados nominais são 4840W / 220 V

e a tensão vai ser alterada para 120V

Nesse tipo de exercicio a "manha" é descobrir o que não muda, e nesse caso é o valor da resistência do aquecedor, não importa o que você faz com a tensão, o fio que esta lá dentro é o mesmo e terá a mesma resistência sempre. Vamos então descobrir o seu valor.

P=U*I

4840=220*I

Logo: I=22A

Como U=R*I

220=R*22

logo R=10ohms

Agora vamos alterar a tensão sabendo que o R será o mesmo..

U=R*I

120=10*I

logo I=12A

P=U*I

P=120*12

logo P=1440W

(1440/1000) * (30(horas ligado)) * (0,35(preço)) = R$15,12

O erro que cometeram foi pensar em uma função linear..

porém P=R*I^2 ou seja a potencia varia com o quadrado da corrente por isso que a regra de 3 não da certo

Postado
Tem resposta sim e é R$15,12

Vamos a explicação..

Os dados nominais são 4840W / 220 V

e a tensão vai ser alterada para 120V

Nesse tipo de exercicio a "manha" é descobrir o que não muda, e nesse caso é o valor da resistência do aquecedor, não importa o que você faz com a tensão, o fio que esta lá dentro é o mesmo e terá a mesma resistência sempre. Vamos então descobrir o seu valor.

P=U*I

4840=220*I

Logo: I=22A

Como U=R*I

220=R*22

logo R=10ohms

Agora vamos alterar a tensão sabendo que o R será o mesmo..

U=R*I

120=10*I

logo I=12A

P=U*I

P=120*12

logo P=1440W

(1440/1000) * (30(horas ligado)) * (0,35(preço)) = R$15,12

O erro que cometeram foi pensar em uma função linear..

porém P=R*I^2 ou seja a potencia varia com o quadrado da corrente por isso que a regra de 3 não da certo

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...