Ir ao conteúdo

Carregador de bateria automotiva com Lâmpada

shinta_kun

Posts recomendados

Postado

E aí galerinha!

Estou precisando montar um carregador pra bateria de carro pra esse veraneio! Estou indo pra praia e meu irmão mais velho me fez esse pedido pra que a bateria do carro dele n descarregue enquanto ele usa ela pra tocar o som do carro lá na praia.

Ele me falou desse circuito com lâmpada, e eu até ví uns exemplos mas não compreendi direito o funcionamento! Parece que só precisava de uns diodos e de uma lâmpada encandecente! Como pode? o que diabos tem a ver a lâmpada?

Alguém tem o circuito + recomendações pra me mandar? Só montei alguns circuitinhos eletrônicos na vida, mas tenho bastante experiência com solda e tal. Será que eu desenrolo?

Obrigado !

• Membro VIP
Postado

Certamente ele fala desse tipo de carregador ai: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-212988068-carregador-de-baterias-com-lampadas-_JM

Funcionar funciona, serve para oferecer uma corrente da ordem de 1 Ampere a uma bateria. Consiste de uma lâmpada de filamento, de 100 Watts ligada em série com um diodo, ou um ponte de diodos..

Problema: Não tem isolação da rede elétrica e o fio fase vai ficar ligado em seus terminais. Se der o azar do mesmo ficar no negativo da bateria, ficará também na carcaça do carro.. Uma criança ou mesmo adulto, de pés decalços que encostar a mão no carro pode levar um choque contra a massa (terra) que pode até ser fatal..

Eu fugiria desse tipo de gambiarra, mas se queres fazer o mesmo, procure por ai no tio Google, por carregador com lâmpada

Postado

Pois é...

Funciona mas tem que ter o máximo de cuidado pois não há isolação da rede.

Tem a versão com retificação em meia onda e onda completa. E dependendo da tensão da rede domiciliar, a lâmpada usada será diferente no que diz respeito a potência de consumo dela. Para rede elétrica de 110 volts, use uma lâmpada de 200 W e para 220 volts, use uma lâmpada de 100 W.

Vai nesse link aqui que tem o desenho de como montar e informações de segurança.

http://www.renaultclube.com/tutorial-montando-um-carregador-de-baterias-caseiro/

Esse modelo é de onda completa usando ponte de diodos.

Monte com calma, isole os pontos perigosos referentes á rede elétrica (principalmente os que vão ligados à bateria) e aguarde o seu carregamento de acordo com as informações. Se souber e se puder, monitore a tensão na bateria com um voltímetro.

Já ia esquecendo. Use garras jacaré para ligar nos bornes da bateria e quando for desligar, desligue primeiro na rede e só depois desligue as garras jacarés. Se possivel, marque nas garras o sinal (+) na garra que for ao borne positivo da bateria e negativo ( - ) na garra que vai ao borne negativo da bateria. Tudo isso para não cometer enganos. Se quiser, pode usar fita isolante vermelha para o positivo e preta para o negativo.

• Membro VIP
Postado
....Estou indo pra praia e meu irmão mais velho me fez esse pedido pra que a bateria do carro dele n descarregue enquanto ele usa ela pra tocar o som do carro lá na praia.
Postado

Pois é faller...

O grande problema das pessoas que não entendem eletricidade e ainda bem que ele informa, é que, por mais que informemos sobre aspectos de segurança, muitas delas não atendem os pedidos.

Peço mil desculpas ao criador do tópico mas o que tem que ser dito, tem que ser dito. Se fosse somente você o dono do carro, que já tem uma "leve" experiência com montagens, já seria alguma coisa. Mas não é você e sim seu irmão que não deve entender bulhufas sobre eletricidade e aí o bicho pega. E por mais que se dê recomendações, elas não vão ser atendidas. Por que digo isso? Porque conheço um pouco a natureza humana. Principalmente daqueles que insistem em dizer que na tomada tem positivo e negativo e os que não dizem, pior ainda. É sério. Não to sacan... ninguém.

Só mais uns lembretes...

1 - Por ser um carregador de regime de carga lenta, usar o "bicho" enquanto se usa a bateria, não vai adiantar nada porque o que se retira da bateria ( consumo), não é posto na mesma hora, ou seja, não é como tirou 10 e pôs 9 (maneira de falar), principalmente se for usar radio potente com som alto.Nesse caso, é como tirar 50 e por 4 ou 5. Além do problema de segurança. Se encostar na lataria, principalmente de pés descalços e molhados ainda por cima, é choque letal, fatal. Aí... Até dizer que focinho de porco não é tomada, o cidadão eletrocutado quando não vai prá terra dos pés juntos, chama urubu de meu louro e criança vira anjinho e vai tocar harpa nas nuvens.

E o Nerson da Capitinga falar assim.... Mor- reu! com aquele tíco sotaque de interior.

2 - Essa espécie de carregador é para ser usada com a bateria fora do veículo. tem que se retirar a bateria e colocá-la numa sala onde não apareçam curiosos e crianças. Ainda tem essa. Na praia, tem o cara ou a cara que encheu o pote e cisma que sabe de tudo e quer mexer em tudo, vasculhar tudo e pra segurar a fera é um trabalho do cãããão. Fora a criançada, que quando vê algo diferente, lá vem a clássica pergunta: Tio!!! Qué qué isso aqui?( É pra ler do jeito que está escriito) E o dedinho miraculoso, lentamente vai aproximando-se da borne fatal. sem contar quando reunem-se em bando, em volta da trapizonga armada, com a lâmpada com brilho fraco, cumprindo o seu papel de limitador de corrente e a turma dos endiabrados em volta, trocando mil ideias sobre o "ser" com brilho incandescente. Quase esqueço que nessa altura do campeonato, pode haver empurra-empurra. Cada um quer ser o expectador mais próximo do carregador.

Éééééééh meu colega criador do tópico. A coisa não é fácil.

Está dado os recados. Tanto por mim quanto pelo faller.

Não acredita nas histórias que contei? Então você tem que observar mais as coisas que acontecem ao seu redor.

Postado

Calma galera!! eheheh

Eu conheço bem vocês dois aqui do forum e na verdade sou quase um fan oficial do nosso amigo Faller, pelos seus conhecimentos e tópicos como o da explicação da inutilidade dos estabilizadores convencionais, os quais não uso mais hoje em dia! Preferi comprar uma fonte das boas(Corsair HX750) e usar diretamente da rede, passando só por um filtrozinho de linha.

Enfim.. realmente achei muito perigoso... E acredito que não exista uma medida mais segura parecida com isso! Talvez se eu reaproveitar uma fonte das muitas que tenho aqui pra alimentar o som do carro (usando como amplificador), seja melhor! Só tenho que descobrir qual tensão e corrente a fonte deve ter pra alimentar corretamente as caixas de som, o que acham?

Postado

Eu acho esse metodo uma negação mesmo, fazer isso só mesmo em ultimo caso e de preferência com os polos desconetados porque se 'vacilar' grande chande de dano a parte eletrica do veiculo sem falar que sua vida ja era a muito tempo:wacko:

Aqui eu siplesmente deixo o carro ligado no ponto morto e freio de mão puxado quando a bateria ta fraca 20 a 30 minutos ja basta dependendo do tamanho da bateria(60A por exemplo) para evitar falta para o arranque e não pagar mico:D não vai gastar muito combustivel porque não vai ficar pisando no acelerador:p (apesar de eu notar que o indicador nem mexeu. )

Simples, pratico não da chances de dano e o principal, não arrisca a sua vida e de outros.

obs:evite deixar sozinha criança pequena brincado nos bancos da frente durante o processo ainda mais se freio de mão do carro não funcionar;)

Falou

Postado

Não digo que a fonte com lâmpada seja uma negação.

É um recurso que só deve ser usado quando é realmente necessário e olhe lá. Tem que tomar todas as precauções. No tempo que eu tinha carro, aliás, meu não, da ex-esposa, uma vez fiquei com esse tipo de opção pois não tinha como recorrer. A "Dna Maria", esqueceu os faróis ligados a noite inteira e no outro dia, ainda bem que foi um sábado, a bateria tava prá lá de Bagdá. Fazer chupeta? Neeeeeeem pensar... Nessa hora, não pinta uma viva alma prá ajudar a dar uma carga só pra ligar o motor. Eu, muito p... da vida. falei que tinha que carregar a bendita mas não tinha carregador. O que fiz? Lancei mão do artefato e deixei 24 horas no minimo para carregar a bicha mas eu constantemente fiquei monitorando. Felizmente, onde eu morava, não tinhamos crianças em casa e a cabeça do MacGyver agiu montando a trapizonga numa boa. Ou seja, é uma mão na roda quando se sabe como se faz e tomando todas as precauções. Usar isso como um carregador normal é que não dá. Não dá mesmo mas que a coisa funciona funciona sim. E digo mais, dependendo da lâmpada usada, se tem correntes diferentes de carga. E quem sabe e tem multimetro, melhor ainda. O mais comum usa a lampada de 100 e 200 W para as tensões correspondentes de 220 e 110 volts. O lance é... sabendo usar e tomando as devidas precauções, não tem problema. E outra, carregar bateria, mesmo com ela ligada aos circuitos do carro, não é correto. Tem que tirar os bornes de ligação. Se puder retirar a bateria do seu estojo, melhor ainda (Eu retiro). Fora que não é só carregar. Tem que saber o estado da bateria quando ela constantemente descarrega-se quando o problema não é de esquecimento de circuitos do carro ligados mas isso é outra estória.

Ainda bem que o colega shinta_kun acordou a tempo.

Postado

So fiquei uma vez sem carga porque deixaram o o toca CD ligado no volume 0 durante o fim de seamana e eu não vi.(eu acho que foi isso).

Mas foi preciso apenas um empurrão para sair da garagem e fim de historia:D

Eu digo negação quando isso se deve evitar ao maximo.(conhecimento é poder :D )

fazer esse procedimento de preferência com bateria desconectada e fora do carro assim como voce falo e ter cuidado para não errar a ligação dos polos

não da para fazer xupeta e não tem ajuda de um amigo ou familiar para dar um pequeno empurrão.(apesar de ter gente que empurra e dirige ao mesmo tempo sozinho!)

esse procedimeto vai salvar o dia se for feito corretamente caso contrario ja sabem o que pode acontecer.

Falou

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!