Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa Mãe Gigabyte 890FXA-UD5


jccabral

Posts recomendados

Olá Amigos!

Estou tendo um grande problema de aquecimento no meu PC e, não sei o que fazer para resolver...

Meu problema é meio louco... Somente a minha placa mãe esquenta. Os núcleos do processador, a carcaça do processador, o HD e a fonte não esquentam.

Achei que trocando de Gabinete a temperatura ia diminuir mas pelo visto eu estava enganado. Decidi então retirar a pasta térmica SIMPLES E BARATA (que eu comprei há anos numa loja de eletrônicos) e usar uma Thermaltake TG2 CL-O00028 mas isso pouco adiantou (só serviu para diminuir a temperatura da carcaça do processador que antes estava meio alta).

Não satisfeito, comprei dois FAN´s para o meu Gabinete, ambos Aerocool Shark Blue Edition de 120mm (um eu coloquei na parte traseira - jogando ar quente para fora do Gabinete - e outro na lateral esquerda - jogando ar frio sobre a placa mãe). Com isso, somente a temperatura da carcaça do processador e dos núcleos diminuíram.

Não me dando por vencido, coloquei a placa de vídeo no 2º SLOT PCI-Express (que também é 16x) para que o chipset da placa mãe ficasse longe dela (já que a placa de vídeo esquenta bastante, o que é normal pra ela).

Vi o caso de um Amigo aqui do fórum do Clube do Hardware (CDH) que também possui um Phenom II x6 1090T e que, mesmo com Over e em teste de STRESS, a placa mãe dele não esquenta, ou melhor, não passa dos 29º (a minha já liga a mais de 40º C).

http://img.photobucket.com/albums/v222/ahhh/WC_testes/full_test_2_4300Mhz_155V.jpg

Sendo assim, gostaria de saber o que eu devo fazer para melhorar a temperatura da minha placa mãe eis que, meus conhecimentos para tanto já se esgotaram... rss

Minha configuração é:

Gigabyte 890FXA-UD5 (Rev 3.1 - AM3+ - Bios Atualizada até a última - 20/09/2011)

Phenom II x6 1090T @3,2Gghz - Stock

Cooler Master Hyper TX3

2 + 2GB = 4GB Kingston CL9 DDR3 1333 (DC)

Hd 1TB Seagate - 7200RPM - ST31000528AS

XFX - HD 5870 - 1GB DDR5

PSU Corsair 500W

Aerocool Sixth Element Blue Edition (1 FAN frontal de 140mm injetando + 1 FAN superior de 140mm exaustão + 1 FAN traseiro de 120mm exaustão + 1 FAN lateral de 120mm injetando, TODOS Aerocool Shark Blue Edition)

Pasta Térmica Thermaltake TG2 (CL-O0028)

LED LG E2250V@1080p

Edifier X 100

DLink DIR-600BZ + PCI Wireless DLink DWA-525

Windows 7 Ultimate 64bit

Aguardo a grandiosa e tão esperada ajuda de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa eu ver se entendi: a temperatura da placa-mãe chega a ficar próxima do dobro da do processador em idle, né? Veja meu caso: http://forum.clubedohardware.com.br/gabinete-quente-demais/1002536

O colega no tópico está me dando boas dicas.

Olá Amigo!

Coincidentemente li o seu tópico hoje mas infelizmente não consegui absorver nada para mim.

No meu caso, o único problema que eu tenho é com a temperatura da placa mãe. Todos os outros componentes que eu tenho estão com ÓTIMAS temperaturas, incluindo Processador (carcaça e núcleos), HD e Fonte.

Além disso, tudo o que foi dito no seu tópico já foi por mim feito, especialmente o equilíbrio entre os FAN´s.

Enfim... O meu caso parece ser mais complicado... rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendi, interessante o seu caso colega, mas certamente tem um jeito de arrumar sim, e por todas as possibilidades que pensei aqui, parece ser até bem simples, vamos lá...

O seu processador não interfere na temperatura da placa mãe, em geral, ainda mais com a excelente distribuição de ventoinhas que você fez em seu gabinete, todas com as funções corretas. Única coisa negativa que ouvi falar dos shark é a sua questão da vibração excessiva, mas isso não tem nada a ver com a temperatura elevada da placa mãe. Do contrário, são excelentes ventoinhas, com ótimo CFM e pressão de ar.

Não desperdiçou dinheiro com a compra das ventoinhas e do gabinete novo não, pode ter certeza que vão ajudar e muito nas temperaturas de todos os componentes, principalmente em Full, que é o que mais nos interessa.

Diferente do colega N0625, você tem a refrigeração adequada e proporcional ao equipamento que possui.

Duas coisas que necessitamos saber aqui para entender melhor seu problema, primeiro... A quanto tempo você tem esse PC? Em especial a placa mãe!

Segundo, poste as temperaturas em idle e full com programas como Aida64, HWmonitor, ou Speedfan. Para fazer os testes, o Prime95 é muito recomendado aqui também.

Uma coisa que eu quero que você faça, e pode realizar com segurança que é bem tranquilo. ;).... Sabe os Chipset Nortbridge e Soutbridge da placa mãe!? Então...

O Northbridge controla as principais funções e vias de comunicação dela com os componentes mais importantes do computador, como o acesso a ram, vídeo, etc, a segunda, o Southbridge, controla funções "secundárias", mas também de enorme importância, como o som, rede, etc.

Faça o seguinte.. retire os dissipadores delas, limpe a pasta térmica que estão nelas com álcool isopropílico e passe pasta térmica nova em cada uma delas, e encaixe normalmente (pode usar a sua Thermaltake TG2), organize seus cabos no gabinete, de forma que aja uma melhor circulação de ar, e faça uma limpeza geral nas peças do gabinete. Se usar um assoprador de ar, melhor ainda, caso contrário, um simples pincel já ajuda muito.

Faça isso e volte aqui postando os resultados e mais as temperaturas em Idle e Full pelos programas ditos.

No aguardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
entendi, interessante o seu caso colega, mas certamente tem um jeito de arrumar sim, e por todas as possibilidades que pensei aqui, parece ser até bem simples, vamos lá...

O seu processador não interfere na temperatura da placa mãe, em geral, ainda mais com a excelente distribuição de ventoinhas que você fez em seu gabinete, todas com as funções corretas. Única coisa negativa que ouvi falar dos shark é a sua questão da vibração excessiva, mas isso não tem nada a ver com a temperatura elevada da placa mãe. Do contrário, são excelentes ventoinhas, com ótimo CFM e pressão de ar.

Não desperdiçou dinheiro com a compra das ventoinhas e do gabinete novo não, pode ter certeza que vão ajudar e muito nas temperaturas de todos os componentes, principalmente em Full, que é o que mais nos interessa.

Diferente do colega N0625, você tem a refrigeração adequada e proporcional ao equipamento que possui.

Duas coisas que necessitamos saber aqui para entender melhor seu problema, primeiro... A quanto tempo você tem esse PC? Em especial a placa mãe!

Segundo, poste as temperaturas em idle e full com programas como Aida64, HWmonitor, ou Speedfan. Para fazer os testes, o Prime95 é muito recomendado aqui também.

Uma coisa que eu quero que você faça, e pode realizar com segurança que é bem tranquilo. ;).... Sabe os Chipset Nortbridge e Soutbridge da placa mãe!? Então...

O Northbridge controla as principais funções e vias de comunicação dela com os componentes mais importantes do computador, como o acesso a ram, vídeo, etc, a segunda, o Southbridge, controla funções "secundárias", mas também de enorme importância, como o som, rede, etc.

Faça o seguinte.. retire os dissipadores delas, limpe a pasta térmica que estão nelas com álcool isopropílico e passe pasta térmica nova em cada uma delas, e encaixe normalmente (pode usar a sua Thermaltake TG2), organize seus cabos no gabinete, de forma que aja uma melhor circulação de ar, e faça uma limpeza geral nas peças do gabinete. Se usar um assoprador de ar, melhor ainda, caso contrário, um simples pincel já ajuda muito.

Faça isso e volte aqui postando os resultados e mais as temperaturas em Idle e Full pelos programas ditos.

No aguardo.

Olá Amigo, Muito Obrigado por sua preciosa ajuda!

Pois é, mas eu notei que quanto mais quente fica o processador mais quente fica o chipset norte da placa mãe. Sim é verdade, eles são ótimos mas fazem muito barulho e vibram muito! rss Sobretudo os de 120mm! rs

A placa mãe eu tenho a pouco mais de 1 mês. Os demais componentes tem um tempo maior de uso, mas todos possuem menos de 1 ano.

Quanto as temperaturas (usando o Everst, Aida e Hwmonitor - sim, eu usei os 3 ao mesmo tempo):

Idle (durante mais de 15 minutos)

Carcaça Processador: 32º a 34º

Núcleos do Processador: 21 a 23º

Placa mãe: 39º a 41º

Placa de Video: 39º a 40º

Fonte: 32º

Full (durante mais de 15 minutos)

Carcaça Processador: 44º a 46º

Núcleos do Processador: 35º a 37º

Placa mãe: 51º a 53º

Placa de Video: 41º

Fonte: 42º

Obs.: Quando eu estou jogando (Dirt 3, COD MW3, FIFA 12, etc) a placa mãe chega aos 57º.

Sim, sim... Eu os conheço mas nunca é demais lembrar... hehehe Obrigado!

Pedi ajuda à um amigo meu, removi os dissipadores da placa mãe, limpei com álcool isopropílico e coloquei a Thermaltake TG2. Quanto a arrumação dos cabos e a limpeza, preciso dizer que sou MUITO DETALHISTA quanto a isso... Eu LIMPO TUDO dentro do Gabinete (incluindo os filtros anti poeira) a cada semana e quanto a arrumação dos cabos, fiz o meu melhor e, acredito que ela está bem feita, veja:

http://imageshack.us/photo/my-images/714/70846118.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/809/18963201.jpg/

Obs.: Estas fotos são "antigas", as tirei alguns dias antes de colocar os cooler´s Shark de 120mm e antes de trocar a placa de video para o 2º PCI EXPRESS (que também é de 16x). Aliás, troquei a placa de video de lugar para deixá-la mais longe do Chipset Norte já que ela dissipa muito calor.

Enfim, os meus resultados foram:

Idle (durante mais de 15 minutos)

Carcaça Processador: 32º a 34º (ficou a mesma coisa, claro)

Núcleos do Processador: 21 a 23º (ficou a mesma coisa, claro)

Placa mãe: 38º a 40º (uma redução de 1º C

Placa de Video: 39º a 40º (ficou a mesma coisa, claro)

Fonte: 32º (ficou a mesma coisa, claro)

Full (durante mais de 15 minutos)

Carcaça Processador: 44º a 46º

Núcleos do Processador: 35º a 37º

Placa mãe: 50º a 52º (uma redução de 1ºC)

Placa de Video: 41º (ficou a mesma coisa, claro)

Fonte: 42º (ficou a mesma coisa, claro)

Obs.: Quando eu estou jogando (Dirt 3, COD MW3, FIFA 12, etc) a placa mãe chegou aos 55ºC, uma redução de 2ºC.

Pois bem Amigo, uma coisa muito importante aconteceu nesse final de semana... O pc desligou do nada e não voltou a ligar... Fiz alguns testes e descobri o problema: MINHA FONTE QUEIMOU, uma Corsair CX500V2 (500W). Peguei uma fonte genérica e o PC ligou normalmente (claro que antes de ligá-la eu removi a placa de video, uma HD 5870).

Hoje mesmo eu a mandei para a CORSAIR e agora vou aguardar uma posição deles. Estou muito tranquilo eis que, soube de vários casos em que a CORSAIR trocou mandou devolta fontes novas sem o menor problema e, em todos os casos, mandou fontes melhores.

Daí eu pergunto aos colegas aqui do Fórum:

SERÁ QUE ESTA TEMPERATURA ELEVADA DA PLACA MÃE PODERIA SER POR CULPA DA FONTE?

Ficarei no aguardo da preciosa ajuda de todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jccabral,

Acredito que uma fonte de alimentação defeituosa possa interferir na temperatura dos dispositivos alimentados diretamente/indiretamente.

Li que você possui uma segunda fonte genérica, como está a temperatura da sua placa mãe em Idle ? (Claro que não sou louco de pedir você para testar rodando jogos).

A placa mãe está fixada ao gabinete através de presilhas de silicone ou parafusos ?

Quero acompanhar o desfecho da sua luta contra a temperatura!

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra acabar com o tópico! rsrs Absoluta certeza que é a fonte... Sua config come uns 650w e voce estava com 500... Ela queimou, o que não me deixa mentir...

Faz assim, compra uma melhor, assim que a sua nova corsair chegar voce vende para ajudar a pagar a que voce vai adquirir mais potente! Acima dos 650w!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra acabar com o tópico! rsrs Absoluta certeza que é a fonte... Sua config come uns 650w e voce estava com 500... Ela queimou, o que não me deixa mentir...

Faz assim, compra uma melhor, assim que a sua nova corsair chegar voce vende para ajudar a pagar a que voce vai adquirir mais potente! Acima dos 650w!!

Olá Amigo!

Bom, que a culpa é da fonte eu desconfio, só não sei porque ela estava esquentando a minha placa mãe... rss

Será mesmo que a minha configuração consome tudo isso? Calculei (claro que é de forma aproximada) num site o consumo do meu PC e, segundo o site, o consumo MÁXIMO (100% LOAD) do meu PC é de 403w motivo pelo qual, devo usar uma fonte de 453w. Vide site: http://extreme.outervision.com/PSUEngine.

Estou agora aguardando a minha fonte chegar na CORSAIR (o que deve acontecer até 6ª feira já eu enviei de forma expressa - 5 dias úteis) e a respectiva resposta da CORSAIR.

Volto a Perguntar aos demais amigos:

1) Será mesmo que a minha fonte estava fazendo a minha placa mãe esquentar?;

2) Considerando o que o Amigo RENATO TECH falou, será mesmo que eu preciso colocar uma fonte de no mínimo 650w?

Desde já agradeço a preciosa ajuda de todos vocês!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara fiz o teste nesse site ai que você postou e deu 667w máximo e 617 minimo... No teste que voce postou o processador está a 4.3Ghz.

Refaça o teste de consumo colocando tudo o que tem no PC... E também esse over ai.

Esse é o motivo do aquecimento!

Pois é, aqui deu bem menos e eu vou explicar porque... Eu estava usando o processador em STOCK (3200Mhz) e, a foto que eu postei era uma referência, ou seja, era um cara com uma configuração parecidíssima onde o processador estava a 4,3Ghz e a placa mãe estava a uns 30 e poucos graus.

Colocando tudo o que eu tenho, bateu apenas o que eu postei no post anterior, ou seja, 403w / 453w.

De qualquer forma, por via das dúvidas, vou acabar comprando uma fonte com uns 600w ou 650w... rsss

Aproveito ainda para solicitar a ajuda dos demais Amigos aqui do Fórum, ou seja, gostaria de ter mais opiniões...

Muito Obrigado Amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, nunca faça isso, sempre poste o resultado real de seu PC... Pois dependendo do seu problema pode até zuar seu PC.

Eu lhe entendo Amigo, mas eu avisei que se tratava do PC de outra pessoa, veja como eu escrevi:

"Vi o caso de um Amigo aqui do fórum do Clube do Hardware (CDH) que também possui um Phenom II x6 1090T e que, mesmo com Over e em teste de STRESS, a placa mãe dele não esquenta, ou melhor, não passa dos 29º (a minha já liga a mais de 40º C).

http://img.photobucket.com/albums/v2...00Mhz_155V.jpg"

O que eu pretendia com isso era dizer que, NINGUÉM com uma configuração parecida com a minha possuía uma placa mãe tão quente, entendeu?

Muito Obrigado mais vez Amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá Amigos!

A CORSAIR me enviou uma fonte nova e, o meu problema continua.

Para testar, liguei o PC sem a minha placa de vídeo (HD 5870 que consome muita energia e dissipa muito calor). Coloquei apenas uma antiga 8600GT apenas para efeito de teste.

Para minha DECEPÇÃO E SURPRESA o problema continua, ou seja, a placa mãe continua QUENTE DEMAIS!

Considerando os dias de calor que estamos tendo, a coisa ficou pior:

Em STOCK, as temperaturas estão assim:

Placa mãe (NB): 48º

Núcleos do Processador: 26º a 30º

Carcaça do Processador: 34º a 36º

Fonte: 42º

Obs.: Nem testei em full com medo de "esquentar" ainda mais as coisas... rss

Daí eu pergunto:

1) Por acaso esta placa mãe esquenta um pouco mais do que as demais e, portanto esta temperatura está normal para ela?

2) Alguém sabe o que pode estar acontecendo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!