Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Programando led's


zanny

Posts recomendados

Gostaria de saber se tem algum problema de ligar vários led's (cor vermelha) em paralelo com a saida de um pic16F628A .

Por exemplo,estou tentanto fazer um projeto de uma placa de led's,no qual vou posicionar os led's de acordo para formar letras e então escrever uma mensagem !

Gostaria de fazer acender por exemplo na programação uma letra de cada vez,depois a palavra toda,etc!!!

Mas nao sei c tem algum problema de ligar na saida do pic(por exemplo RB0)

uns 20 led's em paralelo com a saida.

Ajudem-me,desde ja agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de saber se tem algum problema de ligar vários led's (cor vermelha) em paralelo com a saida de um pic16F628A .

Por exemplo,estou tentanto fazer um projeto de uma placa de led's,no qual vou posicionar os led's de acordo para formar letras e então escrever uma mensagem !

Gostaria de fazer acender por exemplo na programação uma letra de cada vez,depois a palavra toda,etc!!!

Mas nao sei c tem algum problema de ligar na saida do pic(por exemplo RB0)

uns 20 led's em paralelo com a saida.

Ajudem-me,desde ja agradeço!

Acredito que o microcontrolador não tem corrente suficiente para ligar todos esses leds, pois quando são colocados em paralelo, há uma divisão de corrente entre eles...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, posso estar falando besteira, mas acho melhor você usar um transistor pois se não me engano um pic só pode ter 110mA em cada PORT e como você está usando 20 leds é só fazer a conta sendo que cada led tem corrente de mais ou menos 20mA, ou seja: 20mA x 20 leds = 400mA é quase 4 vezes maior que um PORT aguenta, use um BC337 que aguenta até 800mA então dá e sobra.

Você pode ligar assim: Liga os leds no BC337 e liga a base dele no pic, vai funcionar de boa. Bom, acho que assim dará certo, mas para ter mais certeza espere a ajuda de outros também. Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

um pic só pode ter 110mA em cada PORT e como você está usando 20 leds é só fazer a conta sendo que cada led tem corrente de mais ou menos 20mA, ou seja: 20mA x 20 leds = 400mA é quase 4 vezes maior que um PORT aguenta, use um BC337 que aguenta até 800mA então dá e sobra.

Você pode ligar assim: Liga os leds no BC337 e liga a base dele no pic, vai funcionar de boa. Bom, acho que assim dará certo, mas para ter mais certeza espere a ajuda de outros também. Abraço

É isso aí Pedro, mas creio que não são 110ma mas sim 25ma que é bem menos, e só daria pra ligar um led. O transistor é uma obrigação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja q no exemplo foi usado um 4017, e para cada dois segmentos de leds ,se forma uma palavra,e cada palavra esta ligada a uma saida do 4017 assim sendo acendera uma de cada vez.Com o pic pode fazer a mesma coisa é claro q ai poderá fazer muito mais efeitos ,tais como acender um por um e em seguida acender todas ,piscar, etc......Abraços.

post-299450-13884961480596_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...