Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Novo Espaço Do Hd não Revelado!


andfera

Posts recomendados

Caro Moderador,

Não achei justo editar minha mensagem praticamente inteira!

Gostaria que todos lessem antes de editar!

E além do mais, porque editou quase toda a mesma, e ainda me deixou aquela pessoa me chamar de mentiroso?

O q mais prezo nas pessoas é a sinceridade, por isso sempre fui sincero!

Não tenho motivos, nem tempo, pra ficar mentindo e editando figuras!

Eu tenho q trabalhar e sustentar a família!

Caro Guidoido, não quis ser ofensivo com ninguém também!

Me desculpem!

É só melhor ninguém fazer apologia a religião ou qualquer outra coisa fora do q o site trata!

E melhor não usar metáforas com o q sempre vou defender, q é Deus!

Voltando ao assunto, você poderia postar o link do Baboo sobre o cara q perdeu o HD?

Eu nunca achei nada assim! Gostaria de ver!

[]s a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você viu minhas novas ScreenShots man?

Obrigado pelo link, vou ler!

Eu só achei estranho aparecer aquele arquivo DAT... depois q lotei ambos os HDs... o arquivo VIRTPART.DAT e ele tem 36,0 MB (37.748.736 bytes)!

Parece ser algum BUG da imagem de backup q o Ghost tentou criar!

Não sei!

Vou fazer mais alguns testes hoje!

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu achei legal o post do WildTiger na ara de noticias sobre isso

"O "E:\" está parecendo uma unidade virtual de HD porque agora na Unidade "D:\" o meu HD original de 80GB está aparecendo agora um arquivo chamado "VIRTPART.DAT" e pelo nome, parece ser algo como Partição Virtual em potuguês, né?

E o q descobri é q parece q não se podem copiar os mesmos arquivos q tem no E: para o D: q ele dá um erro e não permite a cópia! Seria algo como copiar pra dentro dele mesmo, ou dentro de um mesmo arquivo ou pasta, o q o Windows não permite, não é mesmo?

Parece que sem querer ele descobriu o que causa isso, a unidade criada na verdade é um arquivo da unidade original que redireciona os arquivos

WildTiger, só falta você terminar os testes pra termos certeza disso...

Valeu mesmo...

link da mensagem toda Aumente o espaço em disco

Edit:(ainda bem que o outro tópico foi bloqueado, então a gente só posta aqui agora)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Ando meio sem tempo!

Só poderei fazer novos testes na nova partição no fim de semana!

Mas podem ir vendo os resultados atuais pelo meu site!

Se quiserem posto os links de novo, mas ainda tem no tópico!

Abraços a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh..

Isso e locura mocada..........

desolivre....

Ahhhhhhhhhhh

vou faze no meu... sem nocao... olhem issoooo....

Desculpa aos moderadores mas...

desolivre... eu aconselho... e quem conseguir postem aqui... so ta faltando um empurraozinho aqui... pra eu fazer iuahaiah

so dem uma olhada aqui

... Olha esse barracuda seagate 7200 (igual ao meu) com mais setenta la vai cacetada de espaco... isso e locura... :bandeira::bandeira::bandeira::-BEER:-BEER palmas: :ahh::ahh::ahh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não querendo me intrometer, mas vocês tem certeza que os sistema não está simplesmente "vendo" o HD em dobro :-BEER ou algo assim (espelhado)? já aconteceu isso comigo uma vez, tempos atrás, e se me lembro é um bug, em outro caso que ví era um pau que deu no partition magic e ele começou a achar que o espaço estava em dobro (via duas vezes o mesmo hd), :tantan: geralmente quando cai a luz no meio de um particionamento. Alguém já tentou encher a partição original e a oculta, ou seja, lotar mesmo o HD? Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal! Não entendo nada deste assunto mas achei muito interesante a ideia de poder aumentar o espaço do disco....

Alguém já tentou? Poderia me dizer como faz? Tenho um disco antigo aqui que estava afim de fazer uns testes. .....afinal o que um dos colegas disse tem muito senso... Será que esse provavel espaço extra em potencial não estaria ali pra preencher alguma falha do disco...ou mesmo substituir partes que se tornem inoperantes ou defeituosas? Mas acho que vale a pena a gente pegar um disco velho destes mais antigos e tentar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

POsso fazer o que esta dizendo la com o windows 2000, pois na verdade o xp e o 2000 são bem parecidos, e se por acaso não der certo só não vai funcionar ou posso danificar o hd ou até mesmo perde-lo?

Ou posso também perde todos os arquivos dele?

Ou se não der certo só naõ dara certo e tudo ficara normal como era antes.

Valeu galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:aranha: Como muitos já disseram os hd's vêm de fábrica com um espaço reservado para corrigir bad bloks, pelo o que eu sei este espaço é bem pequeno, pelo fato de que se este espaço fosse quase o espaço real do hd nunca teriamos hds perdidos por causa de bad bloks. Isso parece ser mais um bug do ghost, vendoo que wildtiger falou apenas foi criada uma partição virtual que me parece ser um espaço do hd compactado. Lenda tecnológica é achar que as empresas deixam quase o dobro de hd escondido :ahh: . :devil:

...

Em relação a symantec: acho que esta empresa esta usando de um erro de seu produto para se promover. :tantan:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pessoal, lendo direito o artigo do The Inquirer, não é difícil chegar à conclusão de que isso não passa de um simples bug do Ghost (para o qual até já deve existir um update que o corrija).

O espaço é "ganho" e mantido apenas pelo Ghost, e o artigo não esclarece se depois pode-se reparticionar ou formatar com outras ferramentas. Logo, é algo que só o próprio Ghost reconhece.

O step-by-step da façanha que o The Inquirer sugere é:

1) Instalar o Ghost no HD que será a "vítima" (vamos chamar de drive V), e jumpear este HD como master.

2) Colocar também um segundo HD, como slave. O Ghost precisa enxergar outro drive para fazer o backup, que é a operação "milagrosa" que vai gerar o novo espaço adicional.

3) Depois de feito o backup do drive V para o outro drive, desligar o computador depois do reboot, na tela do POST.

4) Agora é preciso trocar os HDs de lugar: o que é master (drive V) agora tem que ser o slave, e vice-versa.

É exatamente aqui que está a jogada: o Norton Ghost criou uma "imagem compactada" no drive V para que pudesse fazer o backup no outro drive.

O bug fica por conta de o Norton Ghost não prever que essa troca de drives pudesse ser feita por algum usuário e, diante disso, não "sumir" com essa falsa partição tão logo o Ghost fosse executado novamente e detectasse uma tarefa de backup não completada.

5) Continuando, a matéria diz que existe uma partição de 8MB chamada "VPSGHBOOT", mais a nova "partição mágica" que não era mostrada antes.

Nessa nova partição, sugere-se um "quick format" (claro, uma formatação completa não iria funcionar mesmo) para poder usá-la. Em seguida, pode-se deletar a misteriosa partição chamada "VPSGHBOOT".

6) Para finalizar, a matéria sugere que jamais as duas partições (a original anterior e esta "milagrosa") sejam unidas numa única partição, alegando que esse processo pode causar perda de dados.

Bom, pra mim isso já é mais que suficiente. Claro que se você juntar uma partição que na verdade não existe, com a outra que existe fisicamente, os dados da partição "de mentirinha" serão perdidos.

Portanto, não se iludam mais: isso é definitivamente um simples bug do Ghost, para o qual, repito mais uma vez, com certeza já existe um update que o corrija.

Isso também se for verdade que isso pode ser feito com o Ghost (só falta ser mentira também, e o Norton Ghost não ter nenhum bug.)

Só estou aguardando respostas de alguns e-mails que mandei para alguns fabricantes de HDs (vamos ver se eles respondem) para eu poder tirar as minhas conclusões finais.

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Apollyon_antichrist@09 maio 2004, 01:11

E se for realmente um bug, onde ficam os dados da partição gerada pelo Ghost??

Onde ficam esses dados? Boa pergunta... Por ser um bug, com toda certeza haverá erro na informação do espaço em disco também. Na verdade o espaço não existe fisicamente, mas o Ghost diz que está lá.

O pior é que até agora ninguém apareceu provando que conseguiu usar normalmente essa nova partição gerada pelo Ghost, isto é: ninguém provou que conseguiu copiar dados, instalar programas, fazer outras ferramentas enxergarem essa nova partição ou mesmo formatá-la ou uní-la à outra original com outras ferramentas, nem mesmo com o Ghost.

Se eu rodar o Fdisk, essa partição será reconhecida e eu poderei excluí-la e recriá-la? Por exemplo, dividi-la em mais duas unidades?

E outra: nos únicos screens que eu vi até agora, a cópia de arquivos foi feita dentro do mesmo HD, ou seja, são dados que já existiam no HD que agora tem a "nova partição": ver aqui e aqui.

Quanto à presença "física" destes arquivos na nova partição (inclusive mostrada pelo próprio Explorer), aí a explicação fica por conta dos Srs. Peter Norton e Bill Gates...

Como a nova partição é "controlada" pelo Ghost, é fácil saber que na verdade os arquivos não foram realmente copiados, mas sim, tiveram atalhos criados para os mesmos.

Eu quero ver é copiar de OUTRO HD, copiar dados que nunca estiveram no HD que sofreu a "metamorfose" (e olha que eu ainda estou considerando que esses screens são verdadeiros).

É justamente aí que reside a dúvida: se aparecer algum site conceituado provando que realmente isso é verídico, aí sim vou acreditar, e também vou saber onde estão os arquivos.

Até lá, isso não passa de mais uma mentira daquelas, inventada por boateiros de plantão, como esse pessoal do The Inquirer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ótimos esclarecimentos Clemente! Cheguei à mesma conclusão que você lendo outra vez a matéria do The Inquirer... Claro que não conseguiria expor da forma como você colocou aqui. Muito elucidativo!

O que queria vê acontecer era justamente isso... Lotar e mexer na partição "milagrosa" com dados tirados de outro HD. Se isso não for possível, certamente, é mesmo um bug.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por red viper@09 maio 2004, 03:26

O que queria vê acontecer era justamente isso... Lotar e mexer na partição "milagrosa" com dados tirados de outro HD.  Se isso não for possível,  certamente, é mesmo um bug.

Pois é Fernando, mas felizmente acho que ninguém foi maluco o suficiente para entrar numa roubada como essa do HD com "bônus", o que fatalmente resultaria, no mínimo, na perda de dados e quem sabe poderia até ter consequências mais graves (no "sentido financeiro").

Outra pergunta importante que eu tinha esquecido de mencionar é: se eu desinstalar o Norton Ghost, a nova partição continuará sendo reconhecida?

Quando a informação postada em algum meio de comunicação é algo que foge dos padrões do normal, os participantes deste meio devem fazer como nós e alguns outros fizemos aqui: cobrar a solução ou explicações mais claras, e jamais aceitar aquilo como verdade (pelo menos até que seja provada tecnicamente), evitando assim que o meio seja usado para disseminar lendas, como essa do HD "2 em 1".

...

Estou aguardando ansioso a resposta dos e-mails que eu enviei para Seagate, Samsung e Maxtor. Na verdade, não acredito que vão responder, mas se responderem eu posto aqui.

[]'s

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá gente.

O negócio é o seguinte. Isso, com certeza, é um bug do norton. Tanto que pede-se para não atualizar o produto.

Mas quero lembrá-los que, o HD que você tem aí no seu micro, tem espaço a mais do que é dito.

Esse espaço, não é muito grande, e NUNCA chegaria ao dobro da capacidade.

Quem já trabalhou com informática, na década dos XT (padrões ST-506 e ESDI) deve lembrar que o HD precisava, antes de de ser usado, ser formatado, na forma em que você "mostrava" pra ele, onde estavam os BadBlocks. Você comprava um HD de 20Mb, e ele realmente tinha 20Mb. Era realmente meio complicado de fazer o hd funcionar bonitinho. Com a chegada dos Hd IDE e SCSI, ficou mais fácil. É só plugar, reconhecer e formatar. Pois os dados de onde estão os BadBlocks, estão na ROM do HD. Queira ou não, TODO Hd vem de fábrica com Badblock. É inevitável. E é esse espaço que "vem" a mais no seu HD. A partir do momento, em que os Badblocks, "entopem" a capacidade da ROM, eles começam a ser visíveis. Portanto, nada de ficar alegre quanto a duplicar o tamanho do HD. Não adianta. A única coisa que consegui fazer, foi aumentar o tamanho dos HD Quantum Fireball de 6.4 pra até 10gb. Mas aí ficavam visíveis os BadBlocks, e logo começava a corromper os dados. Mas isso não servia pra todos os HD fireball. Era somente uma linha que funcionava. Era uma série de chipsets do hd que permitia fazer isso. Vou procurar nos meus arquivos a numeração desses chips, e posto aqui, pra quem quiser fazer o teste. Mas vocês vão precisar fazer a formatação física pra poder conseguir com sucesso o aumento. Nunca mais testei com outras marcas de Hds ou tamanho. Dito que isso é inviável, pois expõe a parte extra que o fabricante deixa pra ficar alocado os Badblocks que eles tem.

Quer aumentar o hd sem comprometer os dados? Use compactadores, eheheheh.

É o único jeito.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega drbuttz, você poderia postar mais detalhes da operação que você fazia com os "fireball"?

Eu realmente estou esperando algo mais concreto sobre este tópico, mas até agora preferi não postar nada por causa do ritmo quente em que todos estão.

Dentre todas as especulações, realmente me aparenta muito lógica a que exista sim um espaço para substituição de bad block e que até seria possível "expor" este espaço revelando também os bad blocks. Mas acreditar em 2xHD de espaço, realmente me aparenta ilógico, mesmo que seja (como também já sugeriram) um espaço que não aprovado pelo fabricante.

Seria, então, na minha opinião, um péssimo controle de qualidade dos novos hd's, como se os dados "fossem gravados em um disco tão frágil como uma folha de papel".

A ideia de um fabricante de processadores criar um processador que aceite um overclock, não concordo. O overclock, sabemos, é uma técnica que reduz a vida útil do processador ou da pv em si. O fabricante produz um processador que a uma determinada freqüência, a um determinado multiplicador e a uma determinada média de temperatura, tende a ter uma vida útil de "x" anos. No momento que você muda uma das constantes, aumentando-as, automaticamente assume a proporção inversa dos "x"anos. :chicote:

No disco, não se trata de desempenho, mas sim de espaço real, físico. Se realmente passasse por isso, realmente as fábricas estariam agindo como "papai noel".

Aconselho àqueles que estão considerando em tentar usar este bug do Ghost em não fazê-lo. Estariam assim expondo todas as possíveis fragilidades do disco, expondo os seus dados.

Algo que não entendo como funciona direito, que não tenho controlar direito e que tenho que usar o erro de um programa que não conheço direito, não entra muito nos meus padrões de procedimentos aceitáveis.

Caso realmente seja verdade e funcione, por favor não postem só fotos, postem explicações técnicas, físicas e motivos plausíveis como drbuttz apresentou.

Cabe lembrar que o valor de um Hd é um valor considerável dentro da montágem de uma máquina então pense muito antes de arriscar.

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pessoal, recebi a resposta da samsung e estou transcrevendo aqui, para conclusões:

Postado Originalmente por Resposta da Samsung

Caro Clemente

Li praticamente todo o fórum e parte do artigo que enviou. Você explicou

muito bem o que acontece no Norton e com certeza, este procedimento apenas

mascara um aumento na capacidade. Como explicou, é um bug do software e tem

gente usando-o de muita má fé.

No caso de HDDs físicos, sucintamente: atualmente temos HDDs de 80GB por

disco, isto é cada face tem 40GB. Como todos sabem cada disco é subdividido

em cilindros e setores (não vamos falar de cabeças, ok?). Cada setor tem uma

quantidade de pacotes divididos em bits e em cada setor temos cerca de 3% de

pacotes de bits  "reserva" para o caso de um pacote dar problema.

Quando estes 3% estão todos tomados, isto é, quando temos muitos defeitos no

disco, o próximo defeito será considerado como "bad block" pelo SO.

Claro que se aumentarmos a quantidade de pacotes reserva, maior será a

confiabilidade do HDD, mas diminuiria a capacidade da unidade. Após

pesquisas, o valor apresentado hoje é o melhor entre capacidade x

confiabilidade x custo/beneficio.

Muitas lendas sobre HDDs são falsas, por exemplo: a Samsung utiliza 2 discos

apenas em capacidades superiores a 120GB atualmente. É fácil imaginar: se

temos 80GB por disco, se usarmos 1 cabeça (usando 1 face do disco) teremos

40GB. Analogamente para fazermos 160GB vamos usar 2 discos e 4 cabeças.

Hoje, este é o nosso maior HDD, mas as pesquisas não param...

Esse negócio de que os fabricantes deixam uma partição ou capacidade extra

escondida é muito absurda. Nenhum fabricante iria usar mais de material

(discos e cabeças) para fazer um HDD menor que o possível!

Uma maneira de aumentar a capacidade do HDD seria fazendo compactação e,

para quem já conhece informática a algum tempo, sabe que isso deixa o PC

muito lento. A MS já fez um SO assim antigamente e a própria Norton também

fez um SW de compactação dinâmica... não colou.

Bem, quaisquer outras duvidas estou à disposição.

Grato.

Product Support

Samsung Eletrônica da Amazônia Ltda.

Tel.:  xx-xx-xxxx-xxxx

Fax.: xx-xx-xxxx-xxxx

----- Original Message -----

From:  <[email protected]>

To:  <[email protected]>

Sent: Saturday, May 08, 2004 3:25 PM

Subject: Espaço adicional em HDDs

> Campinas (SP), 08/05/2004

>

>

>

> Prezados,

>

>

>

> Gostaria que, se possível, me esclarecessem uma dúvida técnica sobre

discos rígidos.

>

> Participo do maior fórum de hardware de micros da América Latina, e lá

surgiu um tópico cujo ponto principal é a afirmação (por parte de alguns

participantes) de que é possível aumentar consideravelmente a capacidade dos

HDs (não apenas os fabricados pela Samsung), através da  "liberação" de um

suposto  "espaço adicional" existente.

>

> Chegam à afirmar que é possível  "ganhar" vários GB atraves dessa

"revelação do espaço escondido", usando programas como o Norton Ghost 2003

Build 2003.775.

>

> O tópico ao qual estou me referindo é este:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=142051.

>

> O artigo que deu início ao tópico acima é este:

http://www.bitcomp.com.br/hdspace.htm

>

> Pelo que eu sei, este "espaço adicional" existe, mas não é tão

considerável assim, uma vez que são setores de reserva, e servem para

substituição de setores defeituosos que venham ser detectados pelo uso de

ferramentas de diagnóstico de disco.

>

> Assim, gostaria de um esclarecimento técnico para por fim nessa questão que

eu, particularmente, classifico como uma mentira.

>

>

> Agradeço desde já a atenção.

>

>

>

> Cordialmente

>

>

>

> Clemente Silva

>

>

> * iBestMail, agora com POP3/SMTP e 120MB de espaço!

> Experimente: http://www.ibestmail.com.br

Meus sinceros agradecimentos ao pessoal da Samsung, pelo nível técnico do esclarecimento e rapidez na resposta. É um caso raro (principalmente no Brasil) de pronto atendimento ao consumidor.

Me dou por satisfeito com as informações acrescentadas.

Quero deixar bem claro também que o Norton Ghost é um excelente software para cujas tarefas foi desenvolvido e eu não seria ***** para condená-lo (até porque eu também uso muito). Mas como todo software, está sujeito à bugs que às vezes são descobertos pelos usuários, e para corrigir bugs é que existem os "updates".

Só que esses usuários, ao invés de ajudar o fabricante do software à melhorá-lo (comunicando esses bugs), preferem criar lendas como essas e distribuir na web (como se a web já não estivesse cheia desse tipo de coisa).

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!