Ir ao conteúdo

Refrigeração de HDs Samsung


ClMantovani

Posts recomendados

Postado

:mellow:Olá pessoal, boa tarde à todos(as)!

Possuo dois HDs Samsung, sendo um modelo 1035J com 1TB, e o outro, modelo 322HJ com 320GB. Estão instalados um em cima do outro, mas eu deixei entre eles um espaço livre, e há um ventilador de 8cm instalado no gabinete que fica de frente para os Hds, para refrigeração.

Para monitorar a temperatura deles, estou usando o software Ashampoo HDD Control 2.

Como a temperatura do HD de 1TB está 42º, o HDD Control exibe uma mensagem dizendo que a temperatura está muito alta.

Por gentileza, qual é a temperatura limite que esses HDs podem suportar? Preciso melhorar a refrigeração deles?

Muito obrigado, desde já, pelas orientações que me forem enviadas.

Postado

Temperatura de HD máxima considerada normal é de 60°C mas convém fazer alguma coisa quando ela atinge mais de 50°C como colocar um fan ou exaustor ou abrir uma passagem de ar no gabinete.

Para mim, acima de 40°C já é motivo para procurar um jeito de melhorar a circulação de ar do gabinete em torno do HD a não ser que a temperatura ambiente esteja muito alta mesmo tipo 32°C ou mais.

Prefiro manter o HD sempre "fresquinho". O meu, pelos registros do SMART, já chegou a 52°C na época em que eu ainda andava tentando um jeito de melhorar.

Postado

:)Oi Henrique, obrigado pela atenção e pela dica enviada!

Realmente, aqui em São Paulo já faz uns quatro dias que a temperatura está em torno de 33/34º; já observei que quando a temperatura ambiente está um pouco mais amena, a temperatura do HD não ultrapassa os 40º.

Você teria mais alguma dica para refrigeração, além daquela já enviada?

Mais uma vez, obrigado pela atenção! Boa tarde!

  • Membro VIP
Postado

42ºC foi o máximo?

Apesar do tópico ser amplamente discutido no fórum e juntamente com o estudo do google, a temperatura não é um fator que influi muito na vida útil dos discos. (Google HDD Failure Study)

Outros items tem maior influência como baixa qualidade na fonte, grande quantidade de umidade, (que leva a oxidação de componentes) alta variância na temperatura deles, entre outros.

Penso que a temperatura esteja boa, lembrar apenas de fazer a limpeza periódica porque o fan leva a acumulação de pó que pode ser altamente prejudicial quando aliado a umidade.

Postado

Importante é não direcionar o ventilador direto para a placa de circuitos do HD para evitar não só o acúmulo de poeira mas também a oxidação.

Aqui, no meu, eu uso um ventilador de 80 mm logo abaixo dele soprando o ar de modo indireto.

Postado

eu tenho dois hds samsung e são bem frios, o HD103SI, agora ta calor e ele ta com 26ºC e o 250HJ com 28ºC. estranho esse modelo tão quente assim.

Postado
Temperaturas abaixo da temperatura ambiente ?

eu não sei qual é a temperatura ambiente aqui, agora um ta marcando 29ºC e o outro 30ºC.

Postado
eu não sei qual é a temperatura ambiente aqui, agora um ta marcando 29ºC e o outro 30ºC.
Em que cidade estão esses PCs ?

Se for no Estado de São Paulo duvido que a temperatura ambiente esteja a 21°C em pleno verão.

A não ser que esteja usando ar condicionado.

A temperatura ambiente deve estar a uns 30°C e teus HDs deveriam estar de 35°C a 40°C.

Postado
Em que cidade estão esses PCs ?

Se for no Estado de São Paulo duvido que a temperatura ambiente esteja a 21°C em pleno verão.

A não ser que esteja usando ar condicionado.

A temperatura ambiente deve estar a uns 30°C e teus HDs deveriam estar de 35°C a 40°C.

é aqui ta bem quente mas será que os dois HDs estão informando errado?

Postado
é aqui ta bem quente mas será que os dois HDs estão informando errado?
Devem estar informando errado sim.

O HD jamais ficaria com sua temperatura igual ou abaixo da ambiente em condições normais.

Aqui o meu (Seagate 80GB IDE) está em 40°C agora (ambiente 31°C em um quarto com termômetro).

Postado

o google diz que tá 25ºC aqui em Caieiras-SP, o HD 1T 5400rm ta 26ºC e o 250GB ta 28ºC tem uma ventoinha de 120mm a uns 1770RPM de frente, eu acredito que ta certo, os hds são de modelos bem diferentes e os dois com bug acho que não, talvez os sensores não ficam naquela região que mais esquenta. vejo essas temps no AIDA64 e HDTUNEPRO.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...