Ir ao conteúdo

Indicador de fusível queimado

Celso Facchioli

Posts recomendados

Postado

Estou fazendo uma fonte para minha faculdade e achei interessante a ideia que vi nas réguas de alimentação, onde um LED acende quando o fus abre.

Já entendi o simples funcionamento e para comprovar que entendi mesmo simulei no Proteus.

Pensando um pouco mais alto, achei que seria interessante um LED bicolor, onde verde por exemplo significaria fusível OK e vermelho fusível aberto.

Tentei no Proteus e acabei deduzindo que um LED bicolor funciona com uma cor num sentido de corrente e outra noutro sentido (me corrijam se estiver errado).

Estando errado ou não, acham possível fazer isto? e apenas para me certificar, não preciso de nenhum circuito né? se o resistor do LED for suficiente o indicador poderá ter energia direto da rede né?

Obrigado

Postado

Eu montei este circuitinho no proteus, e apesar de parecer funcional, não funcionou nao...o led da direita não acende (n me lembro qual cor é agora). Estou quase conseguindo aqui, só preciso de um modo eficiente de bloquear o vermelho, pensei que na teoria, a corrente circularia pelo lado menos resistente, então bastaria um resistor, mas ele fica meio aceso tanto com fus aberto quanto fechado.. =\

Postado

cara a ideia inicial acho que infelizmente não vai dar se você ligar na alternada direto e com um resistor adequado

não vai dar porque se cada um acende com a corrente em um sentido o led vai ficar se alternando entre verde e vermelho na frequencia da rede a outros circuitos que fazem isso vou procurar um que vi uma vez e posto depois que achar

Postado

Este circuito compacto é muito útil e confiável. Ele utiliza poucos componentes, o que torna muito barato.

Em condições normais (quando o fusível está bom), queda de tensão no primeiro braço é 2V + (2 x 0,7 V) = 3.4V, enquanto que no segundo braço é apenas 2V. Assim, os fluxos de corrente fica através do segundo braço, ou seja, através do LED verde, fazendo-o brilhar e o LED vermelho permanece desligado. Quando o fusível abre, a alimentação do LED verde fica bloqueada, e apenas um LED é no circuito, o LED vermelho acende. Em caso de falha de energia, ambos os LEDs permanecem desligados.

Postado

Sim, usei uma lampada, no software PROTEUS. o verde foi fácil, apenas pus em série como você citou, mas eu quero por o led bicolor pra funcionar, um dos quesitos do trabalho é criatividade, acho q vou ganha uma notinha se conseguir fazer isto....rs

Eu li isto no site que você postou, Rafael, mas eu testei no Proteus e não consegui o efeito desejado....o LED acendia apenas numa condição....

Minha primeira ideia era um relé, quando o FUS esta bom, energiza a bobina e mantém o LED em verde, quando a bobina se desliga, o relé aciona o sentido inverso acendendo o vermelho.

A unica coisa que me preocupa é um assunto que vocês aqui do fórum, ja discutiram. Li um tópico sobre estabilizadores e li muita gente falando que relé gera algum ruido no circuito seguinte.

Este segundo link do Rafael também parece bom na teoria...diz o seguinte no site :

Circuit below is an improved fuse indicator, which at normal operation LED2 is on and LED1 is off. When the fuse is broken, LED1 is on and LED2 is off.

Neste circuito melhorado, em operação normal o LED 2 fica aceso e o 1 apagado. Quando o fusivel abre, LED1 acende e o 2 fica apagado.

Simples e fácil, porém na simulação do proteus ocorreu o mesmo do outro...apenas 1 led corresponde.....vou monta essa porcaria no protoboard, to começando a desconfiar....

Postado

Estou desatualizado quanto a programas de simulação, mas com poucos componentes assim, fica fácil de testar na bancada. Faço o teste com maior prazer assim que tiver tempo.

Sim, estabilizadores comuns de pcs geram ruidos e atrasos na proteção do computador exigindo mais trabalho da fonte. Os estabilizadores são dos primórdios dos computadores quando as fontes ainda tinham um conceito simples. Hoje todas são modernas e com capacitade de compensar as variações da rede elétrica. Textos de grande propriedade são achados aqui no fórum e na internet afora.

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!