Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trocar experiencias no mikrobasic


joseca

Posts recomendados

Ola a todos!

Sou novo neste forum e gostaria de trocar algumas experiencias com alguem que programe os microcontoladores(pic 16f628a) em linguagem mikrobasic.

Tenho feito uns programas nessa linguagem e acho muito interessante pois devorei o livro DESBRAVANDO O PIC que é voltado para o assembler mas consegui montar apenas alguma rotinas pois é muito cansativo e tedioso fazer um programa que tenha como caracteristica faze-la bit a bit....

Podemos trocar alguns programas aqui no forum,copiar,colar no mikrobasic,compilar e gravar e rodar...:unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas eu nao disse que queria brincar de copiar e colar,eu nao quero me aprofundar em nada,somente quero aprender a fazer um projeto completo desde o seu software e seu respectivo hardware,acho o assembler muito detalhado,quase linguagem de maquina,o C achei difícil tambem,o basic me parece uma linguagem simples e pratica.

Acho que para cada projeto temos uma linguagem mais adequada,mais simples ou mais complexa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Joseca,

Bem-vindo ao Fórum !

Bom, o que posso te passar é o seguinte : se voce pretende mesmo utilizar os PIC's, e a linguagem basic te parece simples, experimente ler o tutorial que escreví sobre o PIC SIMULATOR IDE, que é uma linguagem Basic junto com um simples simulador de hardware, é relativamente bem parecido com o Mikrobasic em termos gerais. Pelo que andei lendo na net, existem algumas dificuldades com as novas versões do mikroBasic. Mas tem muita gente que está utilizando ele mesmo assim.

Se voce optar pelos processadores AVR em vez dos PIC's, que são mais rápidos e com mais memória RAM e com preço mais atraente, voce poderia utilizar o BASCOM-AVR, que é uma linguagem BASIC bem debugada e com ampla aceitação de mercado devido ao grande tempo de existência e grande poder da linguagem.

Neste caso, eu também fiz um tutorial sobre o uso dela , que também está disponível para download no Fórum.

E estou fazendo um novo tutorial mais completo para o BASCOM-AVR , que ensina também a simular utilizando o ISIS do Proteus, que é bem potente e ajuda muito com as ferramentas virtuais dele.

Boa sorte.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Paulo!

Li parte do seu tutorial sobre o PSI e la ele faz referencia ao pic basic,que é um pouco diferente do mikrobasic nas suas intruções.

Tenho estudado o mikrobasic e feito alguma rotinas,mas eu agora tenho um projeto de fazer uma placa laboratorio para testar as intruções feitas no MB.

Sei que existem centenas de placas dessas a venda mas seu preço é proibitivo a nós pobres mortais,rs rs....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!