Ir ao conteúdo

DC Offset

alezord

Posts recomendados

Postado

Boa noite a todos.

Estava em um aula para aprender a usar alguns equipamentos de um laboratório de eletrônica, e o professor nos entregou uma lista de exercícios para responder. Fiquei um pouco confuso quanto a esta questão:

"8.1.b. Variar a Tensão DC OFFSET do Gerador de função com um sinal senoidal e varie o acoplamento para posição DC e AC . O que se pode concluir com a experiência."

Quando eu fiz a experiência, notei que se eu deixasse o acoplamento em AC e variasse a tensão DC OFFSET como pedido, o gráfico no osciloscópio "tremia" pelo fato e sempre tentar voltar para o centro da tela do mesmo, ou seja, não teve efeito nenhum. Ao mudar o acoplamento para DC, o botão de DC OFFSET funcionou como um trigger, levando o gráfico pra cima e pra baixo, mas não sei explicar porque isso aconteceu. Tentei procurar sobre o que seria DC OFFSET mas só encontrei algumas páginas relacionadas a produção de audios e etc. Não consegui entender muito bem no que se relaciona com a eletrônica.

Será que alguém pode dar uma luz?

Muito obrigado!

Postado

Então posso dizer que quando o acoplamento estava em AC e eu mexi em DC offset o gráfico não alterou pois não existia uma tensão DC ?

• Membro VIP
Postado
Então posso dizer que quando o acoplamento estava em AC e eu mexi em DC offset o gráfico não alterou pois não existia uma tensão DC ?

A tensão existe sempre.. Quando você mexe no offset DC você aumenta ou diminui a tensão DC sobre a qual está sobreposto o sinal alternado.. Isso no gerador de sinal...

O acoplamento do medidor, se for AC, ele sempre centrará a forma de onda no eixo.. Ele bloqueia a CC e só toma a variação da tensão AC. Ele não deixa passar a componente DC do offset. Desse modo o osciloscópio desconsidera o offset DC. Desconsiderando esse offset, a forma de onda estará centrada no eixo sempre, independentemente do offset..

Se o acoplamento do osciloscópio for DC ele deixará passar para a entrada desse osciloscópio tanto a DC quanto a AC e desse modo vai aparecer na tela justo como é.. Uma AC sobreposta a uma DC. Se variares o offset vai aparecer na tela essa variação..

Lembre-se que a inserção ou variação do offset se dá no gerador e o acoplamento AC ou DC na entrada do osciloscópio..

O acoplamento AC é muito util quando se quer ver uma tensão de alguns milivolts apenas, sonnre uma bateria de 12 Volts por exemplo, ou a tensão de ripple de uma fonte.. Imagine que essa tensão de ripple ou esse AC seja da ordem de 20 mV.. Se estiveres com acoplamento DC verás todos os 12 Volts na tela e logo, sobre os mesmos, uma ondulação da ordem de 0,02Volts. Isso nem dá de ver..

Se colocares acoplamento AC poderás aumentar o ganho do osciloscópio para ver toda a tensão de 0,02 Volts na tela. Os 12 Volts DC seráo desconsiderados, serão bloqueados pelo capacitor de entrada do sinal no osciloscópio..

O que difere de um ou outro acoplamento é exatamente isso. Acoplamento AC é feito através de um capacitor. Só isso nada mais que isso..

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!