Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sobre as Linguagens


duzagatto

Posts recomendados

Me desculpem pela criação de mais um tópico, provavelmente será o último, é que cada vez que eu crio um tópico lembro-me de outra pergunta que eu tinha de fazer, mas enfim, vamos a minha duvida.

Eu gostaria de após completar meus estudos de Lógica de Programação e Algoritmos, poder escolher corretamente linguagens na qual eu me adeque (Na Programação Desktop), se não for pedir muito gostaria que alguém me desse exemplos de programas criados com as linguagens que eu citar abaixo e também programas que podem ser criados com essa linguagem, apenas uma descrição rápida, não precisa de muitos exemplos nem muitas explicações só pra saber mesmo qual o poder de cada linguagem.

Pascal (Sei que é limitada mas pretendo começar por ela):

Delphi:

C:

C++:

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

amigo, sugiro estritamente que abandone o pascal.. por experiencia propria comecei a aprender isso na faculdade... depois mudaram pra java. você so terá o trabalho de reaprender tudo que aprendeu em pascal.. porque sao sintaxes bem diferentes..

delphi se nao me engano e um object pascal, e um pouco parecida com o pascal em algumas coisas.. mas o poder dele é bem alto..com certeza dá pra fazer aplicaçoes bem robustas com delphi. a questao é: existe mercado para programador delphi? digo que "ainda" existe.. mas é muito pouco.. visto que a maioria das empresas tem preferencias ou por Java ou PHP. ainda uma aqui e outra ali.. trabalham com outras linguagenms como python.. objective-C.. ruby... enfim.

Digo com certeza que será melhor você começar a aprender ja na linguagem que queiras desenvolver. seja delphi ou /C++.

exemplos.. agora aqui nao tenho nenhum.. mas sei dizer que os aplicativos que sao usados em supermercados no caixa.. e em algumas lojas sao feitos em delphi, porque nao é uma aplicaçao bem robusta e complexa. agora por exemplo programas como Photoshop.. o proprio windows... sao feitos em C/C++

a diferença do C pro C++ é que o C++ usa o conceito de orientaçao a objetos.. uso de classes e etal.. a logica é a mesma.. a sintaxe é a mesma....

agora.. fora as linguagens que você citou.. se você me perguntasse: "qual sua opiniao pessoal sobre qual linguagem vale a pena a investir pesado?" eu te responderia: Olha amigo, como a questao da portabilidade hj em dia é bem comum.. eu diria que Java é uma ótima escolha para quem gosta de aplicaçoes portáveis. muitas empresas investem pesado em treinamentos e capacitaçoes de desenvolvedores java. isso falando para desktop, agora na web, cwrtamente o PHP é o mais usado, o mais requisitado de mao de obra.. dando exemplo em minha cidade... existe apenas 2 empresas que ainda trabalham com delphi. o resto todas tem preferência ou por Java, ou PHP, ou algumas C/C++. apenas uma contrata programadores em C# e VB6 e uma ainda que milagrosamente trabalha com COBOL.

veja que Java é uma linguagem um pouco diferente de C/C++ que precisa de uma JVM mas ela é portável ou seja, compilável em windows, linux e mac e sua sintaxe é muito parecida com o C/C++

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado cara, você me ajudou muito aqui, sobre o Java ser bem requisitado eu já sabia mas pensei que muitas ainda usavam o C++, não sabia que era uma linguagem que não está em alta.

Mas obrigado, eu quero programar em Desktop para desenvolver minhas próprias aplicações, só em Web Dev que eu pretendo entrar para alguma empresa e sem duvida alguma, o PHP vai ser minha especialização até porque eu já estudei-o no ano passado mas parei, e agora eu vou voltar com a Lógica e depois uma Linguagem Desktop e o PHP, porque o HTML eu já sei, só falta aprender o HTML5, e o CSS eu sei o básico mas vou me aprofundar no CSS3 também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Legal é isso ai... Lembrando que também é possivel desenvolvimento desktop com php. chama-se PHP-GTK. muita gente tem pé atras com isso.. e inclusive dizem que ja ta obsoleto.. e que caiu no esquecimento. e estão muito enganados.. a alguns dias eu troquei emails com o Pablo Dal'oglio, que é o autor do livro Php-gtk desenvolvendo aplicaçoes gráficas com php. ele me afirmou que o php-gtk nao morreu e ta sendo usado.. inclusive ja vi aplicaçoes e ja desenvolvi algumas aplicaçoes desktop com ele. e digo que é muito bom de trabalhar com ele e é possivel fazer aplicaçoes robustas com acsso ao banco de dados. se você se interessar de uma procurara sobre isso.

também nada impede de que você estude outras linguagens. o bom desenvolvedor é aquele que sempre procura por mais conhecimento em diversas linguagens! ou seja, estar sempre de portas abertas a novas coisas e conhecimentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É eu já sabia sobre o PHP-GTK, tem pessoas que me diz que como ele é novo em relação as outras Linguagens muitas pessoas optam pelas linguagens que já são mais consagradas, como o Java e o C++, mas que falam que pode ser que até 2020 muitos já vão estár desenvolvendo bastante aplicações com ele e que pode vir a ser uma linguagem muito útil no futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
... e que pode vir a ser uma linguagem muito útil no futuro.

acredite amigo, ja esta sendo. eu estou desenvolvendo aplicaçoes com ele.. e ainda é uma forma bem original e criativa de aprender a Orientada a objetos.

se estiver interessado.. realmente recomendo... ainda assim é interessante que você possa comprar o livro do pablo dall'oglio sobre isso.. eu tenho e é bem explicativo com muitos exemplos práticos e nao vá na onda de que ele é "novo" ele existe a muito tempo. só nao é "consagrado" como a maioria.. que puxa o saco de uma determinada linguagem. digo que ele é estão poderoso qto você criar um aplicativo em C/C++.. a diferença é que você nao cria um "exe" ate porque existe ja um arquivo .exe que ajuda no launch do aplicativo. você so precisa criar o main.php e o resto de suas dependencias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!