Ir ao conteúdo

Saída para fones de ouvido

SkyFire161

Posts recomendados

Postado

Percebi que varios aparelhos, ao conectar o fone de ouvido, ele bloqueia o som externo (caixas de som). Gostaria de saber que tipo de circuito faz tal função.

valeu

Postado

Não é o fone de ouvido que faz isso.

É uma lingueta que fica no interior do conector onde estão ligados os fios que saem do amplificador.

Quando não há nenhum plug inserido, seja lá qual for o tamanho dele, essa linguenta faz a conexão direta para os altos-falantes. No instante em que o plugue é inserido, o contato metálico da linguenta é levantado de sua posição original e encosta nas partes metálicas do plugue. São duas linguetas. Uma para o canal direito e outra para o esquerdo além do próprio corpo do jack ou conector que encosta na parte metálica maior do plugue. Essa parte corresponde ao terra do sinal e é comum à ambos os sinais: esquerdo e direito. Vale notar que quando o plugue é inserido no conector, a parte que será desligada não encosta nos contatos metálicos do plugue. Só as linguetas é que são movidas com a inserção do plugue. Por ser uma espécie de interruptor mecânico, com o tempo, essas linguetas sofrem estresse mecânico referente ao tira-bota, tira-bota do plugue no conector e isso provoca falhas de contato ou as vezes, a parte que não deveria encostar no plugue, encosta. Nesse caso, teremos sinal saindo tanto no fone como nas caixas. As vezes a lingueta quebra ou fica muito afastada e quando isso acontece, nem sai sinal para os fones e nem para as caixas. Mas entenda que a falta de sinal ou falhas na conexão podem vir tanto do plugue do fone como do conector do fone. Essas falhas são somente uma amostra.

Resumindo... O que faz ligar ou desligar o sinal que sai das caixas e vai para os fios é simplesmente um conector eletromecãnico. O tempo de vida desse conector, além da inserção e retirada do plugue do fone, vai depender da qualidade do material metálico de que ele é feito(tipo do material usado, espessura, etc). Não deixa de ser um circuito, um pequeno circuito onde a ação é "processada" ou desempenhada por um simples interruptor criado apropriadamente para executar esse tipo de ação.

Alguns meses atrás, informei num tópico com detalhes fotográficos, como funciona isso.

Se quiser saber mais detalhes como isso funciona, basta ir à primeira página do tópico que informei isso. Veja o link do tópico. Se quiser ver claro.

http://forum.clubedohardware.com.br/ajuda-conector-p10/995662

A parte que informo sobre isso está na primeira página desse link mas não no início e sim na parte onde eu inicio assim: "Demorei para responder por conta de pesquisas,..."

Esse tipo de informação serve tanto para os conectores que usam o conector P10 como os conectores que usam o conector P2.

PS - Mais explicado que isso, não tem como... Tá fotografado, desenhado, explicado de tudo que é jeito e "dando nome aos bois".

Postado

excelente explicação Jambao, retirou por completo todas minhas dúvidas com relação a esta função.

Então existem pinos que servem como interruptores e quando é conectado o plugue, desfaz essa conexão.

Só pra ver se eu entendi bem, dois pinos fazem a ligação entre o fio de sinal de uma saida e faz a mesma coisa com a outra. Então quando incerido o plugue, ele desloca estes terminais os afastando fazendo com que a ligação se desfaça.

Realmente muito interessante e prático^_^

Não continuei lendo até o final, poderia me informar qual seria o nome desse conector ? Estou montando um amplificador para instrumento musical e irei colocar um desses.

Muito obrigado pelo auxílio.

Postado

O nome desse conector originalmente em inglês é chamdo de jack. Não me pergunte o porquê. É esse o nome. Aqui no Brasil, alguns conhecem por esse nome mas dependendo do lugar, ou melhor, da loja ou do site, ele pode ser referenciado com outros nomes mas sempre você vai procurar na área de conectores. Aqui no Brasil, alguns mencionam como conector P10 fêmea ou P2 fêmea, seja pra manipular 1 sinal ou 2 sinais. Vale lembrar que o conector P10 ou P2 estéreo também pode ser usado como mono. Basta usar as duas linguetas ao mesmo tempo. O conector macho por exemplo; o P10, alguns chamam de plug banana e o P2 de bananinha mas essa denominação é errada porque existe de fato o plug banana e ele tem esse nome porque o seu formato parece com uma banana mesmo. Plug banana é usado em instrumentos eletrônicos de medição como multímetros e ele tem uma lingueta que serve para fixar-se no interior do conector fêmea do instrumento.

Quanto ao amplificador que vais montar, tu podes usar o jack maior ou conector P10 por ele ser mais robusto. Tu não lestes o resto e será interessante conheceres mais sobre esse conector no link que mencionei a respeito do mesmo porque eu mostro com detalhes como a ação é executada. Tem fotos desse conector P10 com e sem o plug inserido e a ação das linguetas. Lá também informo sobre o nome do "dito cujo".

Ainda vou ver se procede mas o número talvez seja referenciado ao diâmetro usado no conector em milímetros e a letra P vem de plugue.

P10 - plugue de 10 milimetros de diâmetro

P2 - plugue de 2 milimetros de diâmetro

Depois vou verificar isso mas parece que tem lógica porém sempre gosto de informar de onde provém tais dados com base em datasheets (folha de dados de componentes).

Tu já entendestes como o "bicho" funciona. Não custa saber mais detalhes indo ao link.

Vai no link e depois informa o que achou.

Obrigado pelas considerações. Estamos aí para o que der e vier.

Postado

Obrigado Jambao. Vou ler sim e volto com considerações e/ou mais perguntas.

Mas ja adianto que só o que li de seu material ja me deu uma excelente ajuda e vou providenciar esse conector e ter ele em mãos para aprender a manipula-lo.

valeu^_^

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...