Ir ao conteúdo

SMART Status BAD (Seagate Barracuda)

Shinra Inc.

Posts recomendados

Postado

Pessoa, boa tarde.

Possuo um Seagate Barracuda de 500 GB, modelo ST3500320AS, que está comigo há quase 4 anos. Ele nunca apresentou qualquer falha. Ontem, porém, ao iniciar o PC, o POST indicou um SMART Status: BAD - Backup and Replace. Pressionando F1, o boot continuou, mas o Windows não passa da tela de boas vindas.

Executei o Seatools pelo DOS e ele indicou alguns bad blocks no long test. Porém, parece que depois de algum tempo de teste o HD deixa de ser reconhecido pela BIOS.

Instalei o Windows em outro HD e tentei acessar esse. As pastas estão visíveis, e consigo até copiar algumas coisas por certo tempo. Porém, depois de algum tempo, ele deixa de ser reconhecido pela BIOS ("some"), e só retorna quando desligo e religo a máquina.

O Seatools gerou um código e, consultando o site da Seagate, ainda possuo garantia até 2013. Porém, gostaria de saber a opinião de vocês, acerca da possibilidade de resgatar os dados antes de enviá-lo à garantia. Até onde sei, bastaria eliminar os bad blocks para que ele voltasse a funcionar, ou não?

Segue a tela gerada pelo HD Tune:

hdtunehealthst3500320as.png

Grato

Postado

Cara, ja tive o mesmo problema, com o mesmo HD. mas com menos tempo de vida.

OS dados são facilmente recuperados sim, pois a quantia de 2000 bad blocks é quase insignificante comparado à todos os setores existentes no HD, na certa , você perderia bem pouco, quase nada. Sorte a tua estar na garantia, deve ser uns daqueles de 5anos, que nem vem mais. Recupere os dados e mande pro rma da seagate logo, é um otimo atendimento, recebi o meu novo em cerca de 20 dias. se a bios se bobear, tente usar um case externo. Uma coisa que fiz com um hd que teve esse problema, mas não estava na garantia, foi descobrir onde estavam od bad block (através de um scan no HDTUNE), e isolar aquela área com o PartitionMagic. Segue funcionando muito bem, era de 120gb, ficou com 80. :P

Abraaaço

Postado

Ja passei por isso, o sistema operacional falha realmente terá ligar como slave e copiar como já esta fazendo. Depois formataria todo o HD onde o bad block seria isolado, acredito que voce só tem 1 bad, apesar de quando a Bios do PC esta alertando, o problema e mais grave melhor recorrer a garantia.

Postado

Seu HD alem de bad blocks tambem tem um erro, no spin retry count,( algo como Tentativas de girar o motor mal sucedidas) o que pede indicar falhas no motor ou na alimentação do HD.

Quanto a garantia, eu não ficaria muito animado, ja que por lei garantias cobrem apenas defeitos ou vicios de fabricação, e não defeitos devido ao desgaste; um HD com contagem de 22389 horas de uso, sendo ligado apenas 1309, (o que daria uma media de uso de 17 horas por vez!!!) justificaria claramente o problema devido ao desgaste.

Postado
Seu HD alem de bad blocks tambem tem um erro, no spin retry count,( algo como Tentativas de girar o motor mal sucedidas) o que pede indicar falhas no motor ou na alimentação do HD.

Quanto a garantia, eu não ficaria muito animado, ja que por lei garantias cobrem apenas defeitos ou vicios de fabricação, e não defeitos devido ao desgaste; um HD com contagem de 22389 horas de uso, sendo ligado apenas 1309, (o que daria uma media de uso de 17 horas por vez!!!) justificaria claramente o problema devido ao desgaste.

F4b10, está correto. porém, o seatools possui um código de erro para "smart error", e independente do erro, e do tempo de vida, se ele acusa o erro, o proprio seatools te encaminha pro RMA. Não é tanto questão de lógica (horas x desgaste), e sim de compromisso com o consumidor. Quanto ao spin retry count, em todos seagates e maxtor que tive na vida, já tinham isso desde o primeiro dia, e nunca deu problemas por isso, aliás, que eu saiba é apenas o HDTUNE que chia com esse valor.

Abss

Postado

Muito obrigado pelas respostas!

Acho que tentarei a garantia.

Porém, não estou conseguindo o backup com o HD em slave. Já encomendei um case externo, como o Chico sugeriu.

Alguém tem mais alguma ideia de como fazer o backup?

Postado

Sim, mas quando a bios não o reconhece, fica complicado. tente inverter as portas sata.. ou testar ele em outra MB enquanto o case não chega. Mas se os dados forem muito importantes acho que quanto menos mexer..melhor.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...