Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC inconsistente (Nâo dá boot, reinicia, trava, bsod, etc)


Dieg@o

Posts recomendados

  • Membro VIP

Boa tarde pessoal.

Estou um tanto quanto preocupado com meu pc. Montei ele em Julho/2011, com algumas peças novas e algumas usadas, garimpadas pela net. A configuração é a seguinte:

Processador: Phenom II X6 1055T;

Cooler: Corsair A70;

Mobo: Asus M4A78T-E;

Memos: 2x2GB Kingston Value;

VGA: Radeon HD5770;

HDs: WD Caviar Blue 500GB, Seagate Barracuda 1TB;

DVD/RW;

5 fãns;

Fonte: Antec Neo Eco 620C

Enfim, é o micro da assinatura.

Sempre fiz overclock no processador e ele vinha se mostrado muito estável até uns 15 a 20 dias atrás, quando instalei o F@H no pc pra ajudar o time do fórum, mas já vinha colaborando com o WCG na plataforma Boinc. Inicialmente, deixei o F@H apenas rodando na VGA, depois, a fim de dar um plus na minha pontuação, resolvi parar um pouco com o WCG/Boinc e dedicar o tempo do meu pc, ao F@H enquanto faço meus downloads via torrent. Após colocar o F@H pra rodar no processador também, embora ache que possa ter sido coincidência, o micro passou a apresentar:

  • Reinicialiçações;

  • BSODs ("memory management", "Head Pool Data", "[Alguma coisa] is Less or Equal", não me lembro se houveram outros).

  • Travamentos dentro do Windows 7 e dentro do Bios também;

  • As vezes não dá boot e fica tentando ler o DVD/RW sem parar (sem vídeo);

  • As vezes, quando reinicia, dá bsod ou trava e tenho que apelar ao reset, no post ele exibe uma mensagem dizendo que o overclock falhou e dede pra pressionar F1 pra ajustar ou F2 pra continuar;

Procedimentos que já tentei:
  • Já testei as memos com o MemTest.

  • Já testei o micro sem a VGA, utilizando o vídeo on-board.

  • Já fiz testes com o processador em default.

  • Já atualizei o bios da Mobo.

  • Já dei Clear Cmos.

  • Já formatei umas 6 vezes, e com 2 mídias diferentes.

Estou suspeitando de Mobo e processador. A fonte pode gerar esse tipo de problema? Pois ela está na garantia ainda.

Ah, no domingo de páscoa, deu uma baita chuva aqui, e meu micro estava ligado foldando e eu não estava por perto pra desligá-lo. A energia deu uma daquelas piscadas, após isso o micro não queria ligar mais, então deixei desligado a noite toda e voltou a ligar no dia seguinte, ainda com os problemas citados acima.

Desculpe o méga post e conto com a ajuda dos amigos.

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acho que encontrei o problema e espero que seja apenas isso. Desmontando o pc, pra tentar um curto de hardman (embrulhar a placa em papel alumínio pra descarregar os capacitores). Aproveitei pra fazer uma inspeção visual na placa. parte de cima, onde estão os componentes, tudo OK, bonito e bem mais limpo do que eu esperava...hehehe...mas na parte de trás, algo muito estranho que nunca tinha visto antes. Duas trilhas, na parte de baixo da placa, no lado direito, estavam "desencapadas, com a parte metálica de condução exposta e já com sinais de algo parecido com oxidação ou sujeira, ou queimado. Enfim, uma ainda estava intacta, mas a outra estava rompida. Creio ser esse o problema e agora vou procurar algum local que conserte. Alguma sugestão? Estive olhando a MoBoFix, alguém recomenda?

Mais tarde posto fotos das trilhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!