Ir ao conteúdo

Dúvidas cooler Thermalright Ultra 120 Extreme. Passivo?

jrjaguar

Posts recomendados

Postado

Olá amigos,

Nem bem terminei meu primeiro projeto de ventilação (que estou gostando muito), já quero partir para um projeto revolucionário! Seguinte: Quero um PC totalmente FanLess em IDLE. Em full (jogos, filmes FulllHd, renderização de vídeos), boto os fans para funcionarem.

---------------------------------------------------------------------------------------

O primeiro item que pensei em comprar foi um Cooler Passivo. Achei esse Thermalright Ultra 120 Extreme, por 150 ~200 reais no Mercado Livre.

O link é esse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-227438768-cooler-cpu-thermalright-ultra-120-extreme-revc-_JM

Mas ficaram algumas dúvidas sobre ele:

1-Nas especificações diz que ele é passivo, mas diz que é recomendável adquirir um fan para ele. Não entendi direito (???). Não diz até que tipo de TDP ele aguenta, não diz nada sobre processadores suportados no modo passivo.

Ficou a dúvida: Posso confiar nesse Thermalright Ultra 120 Extreme para um processador de baixo TDP, tipo um Core i3 ou um Pentium Dual Core em idle?

2- Vi que ele suporta a plataforma 775 e 1366. Mas queria saber se há alguma placa de fixação para se adquirir para colocá-lo num i3 de socket 1155.

Aguardo a ajuda dos amigos do fórum ...

Abs

Jorge Ramos

Postado

Eu tenho esse cooler a 3 anos , o modelo Rev.C Black , uso com 2 Akasa Viper em um Core i7 930 a 3.8Ghz , mas dá pra colocar 4Ghz com ele sim.

Ele já foi um dos melhores coolers , então claro que ainda é uma otima compra.

Mas sim você vai precisar de alguma ventoinha , pode ser uma bem fraca , porque você vai precisar tirar o ar quente que ficaria 'preso' nele , as vezes se o seu gabinete tiver um fluxo de ar muito bom você nem precise dessa ventoinha , mas eu colocaria uma bem fraca no minimo , claro que isso para processadores que gastam pouca energia e sem querer fazer overclock.

Sobre o Kit você pode tentar procurar em lojas ou enviar um email ao fabricante , eu já mandei email para a Noctua e me responderam muito bem , claro tem que ser em inglês.

Postado

Valeu mesmo Ash Cation. Então, acho que devo desistir do Ultra 120, pois quero mesmo é um cooler passivo. MEu projeto é bem específico: será um Core i3 que será passivo à noite, para Downloads (meu PC fica no quarto).

Já tenho uma VGA passiva, e ela funciona bem em Idle. Quero fazer o mesmo com o Processador. Só ficarei com a ventoinha da fonte funcionando. Mas, para jogos e tarefas pesadas, ligo a ventoinha frontal, a superior e as ventoinhas de VGA e do CPU. O plano é esse.

ALguma sugestão de um cooler passivo e que eu possa encontrar por aqui em terras brazucas???

Postado

Olha se o cooler é projetado para ser passivo acho que ele não teria problma em segurar um i3 praticamente em iddle. Já ouvi falar de gente aqui no fórum que usa só o dissipador do corsair a70. A propósito, uma boa alternativa seria associar a um underclock/undervolt, não conheço muito sobre mas acho que vale uma pesquisada.

SObre o a70 passivo achei o tópico:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5260102&postcount=15

Postado

Então, se esse dissipador segura um Phenom II X3 710 acredito que ele segure um i3.

O único problema é ele só suportar LGA775 e 1366 e a furação do socket 1155 é a mesma do 1156, mas diferente da furação dos outros dois..

Postado
Então, se esse dissipador segura um Phenom II X3 710 acredito que ele segure um i3.

O único problema é ele só suportar LGA775 e 1366 e a furação do socket 1155 é a mesma do 1156, mas diferente da furação dos outros dois..

Vi ue as AsRock estão com as placas vindo também com furação para coolers 775 (mesmo as da plataforma 1155 e 1156). Seria uma alternativa para resolver o problema da compatibilidade de socket.

Postado

Você podia comprar uma fonte 80 plus platinum passiva, pra fechar de vez.. e você pode montar algum sistema de ligar as fans e acelerá-las sozinho quando o computador esquentar.

Postado
Você podia comprar uma fonte 80 plus platinum passiva, pra fechar de vez.. .

Ótima ideia! Mas diga aí, você tem alguma sugestão de qual fonte comprar com essas características.

e você pode montar algum sistema de ligar as fans e acelerá-las sozinho quando o computador esquentar.

Isso eu já fiz no primeiro projeto. São Dois Fan Mate 2, dois controladores do próprio gabinete e quatro botões liga-desliga em uma baia do gabinete. Mas, por enquanto, só desligo fan da VGA (que é passiva), o fan frontal e o fan superior. Não tem como ainda desligar o fan do TX2, por que ia torrar meu processador. Com o Ultra 120, penso em desligar tudo quando o PC estiver em idle ...

• Membro VIP
Postado

Aos senhores participantes do tópico quero lembra-los que devem se ater de tratar de assuntos diversos àquele para o qual o tópico foi criado (off-topic).

adcarvalho

• 2 semanas depois...
Postado

Vou comprar o ultra 120 mesmo. Se não for passivo pelo menos terei um bom cooler. O vendedor me disse que ele (é usado) tem alguns pequenos riscos na base. Será que esses riscos podem afetar o desempenho do cooler ou, como me disse o vendedor, não farão diferença?

• Membro VIP
Postado

jrjaguar

Se os riscos forem superficiais, sem profundidade, será fácil para você eliminar

fazendo uma lapidação suave, mas se forem em profundidade aí a coisa vai ser

mais difícil de corrigir pois a base é niquelada e a lapidação pode remover essa

camada de níquel.

Faça uma boa avaliação antes de comprar e verifique bem os arranhões na base.

adcarvalho

Postado

O vendedor me informou que os riscos são superficiais, é tanto que nem se percebe nas fotos. Acho que ele foi honesto em me informar sobre os pequenso riscos. Achei esse mesmo modelo novo, mas me interessei por este vendedor em particular por que o Ultra 120 já vem com as presilhas para intel 1155, e farei upgrade para essa plataforma.

O link do cooler é esse, se alguém quiser dar uma olhada e opinar...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-230658157-thermalright-ultra-120-extreme-true120-usado-_JM#questionText

• Membro VIP
Postado
O vendedor me informou que os riscos são superficiais, é tanto que nem se percebe nas fotos. Acho que ele foi honesto em me informar sobre os pequenso riscos. Achei esse mesmo modelo novo, mas me interessei por este vendedor em particular por que o Ultra 120 já vem com as presilhas para intel 1155, e farei upgrade para essa plataforma.

O link do cooler é esse, se alguém quiser dar uma olhada e opinar...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-230658157-thermalright-ultra-120-extreme-true120-usado-_JM#questionText

jrjaguar

Riscos superficiais são facilmente preenchidos pela pasta térmica,dai

creio serem de pouca importância, dada a dimensão das superfícies

de contato entre a base do cooler e o processador,realmente os riscos

não trarão problemas para a dissipação do calor.

Boa sorte.

adcarvalho

Postado
jrjaguar

Riscos superficiais são facilmente preenchidos pela pasta térmica,dai

creio serem de pouca importância, dada a dimensão das superfícies

de contato entre a base do cooler e o processador,realmente os riscos

não trarão problemas para a dissipação do calor.

Boa sorte.

adcarvalho

Ok, isso mesmo q eu queria saber! Obrigado!

Agora, preciso de um gabinete para caber esse "coolerzão".

Gostaria de coletar opiniões aqui para não precisar de abrir um outro tópico.

Será que o Ultra 120 (tem 16,5 cm de altura) cabe em um 3R System L1000 Odissey??

http://www.***************.com.br/pr...ey-L-1000/2058

Tem também a opção de um Zalman Z9 Plus, mas não sei se cabe ...

Moderador por favor avise se preciso abrir um outro tópico ou editar esse para as sugestões de gabinetes que caibam o cooler.

Obrigado!!

• Membro VIP
Postado

jrjaguar

Qualquer dos dois gabinetes devem comportar os 165mm do cooler, o 3R System

tem 200mm de largura e o Zalman 207mm, assim sobram 35mm no 3R e 42mm no

Zalman,o que deve ser o suficiente para placa-mãe e processador,principalmente

neste último.

Boa sorte.

adcarvalho

Postado

Ok, obrigado AdCarvalho!

Mas, depois de dois dias de extensiva pesquisa, decidi por outro gabinete, já pensando na versatilidade deste e no futuro... Será o Storm Scout (meu primeiro gabinete cheio de "GueriGueri", he he he ...). Mas também achei ele bonito e profissional.

Então, meu projeto começará com Cm Storm Scout e Ultra 120. Acredito que dará certo.

Obrigado a todos que contribuiram!!!

Moderador, por favor, dê o tópico como resolvido ...

• 2 semanas depois...
Postado

Pedi pra reabrir o tópico porque comprei o Termalright Ultra 120, e fiz a montagem com uma Arctic 5 Silver, no Socket 775 da Intel.

O problema é que o dissipador ficou "dançando" em cima da plaquinha que suporta o processador. Ou seja, ficou folgado. Apertei os parafusos até não rodarem mais, mas ele ficou ainda um pouco folgado.

Não é uma folga tão grande, mas, se tentar, é possível movel o dissipador sobre a placa que protege o processador. Nunca vi isso antes. Segui o tutorial do próprio site da Thermalright para montar o cooler. Será que fiz algo errado?

Isso é normal? As temperaturas estão um pouco altas para um cooler dessa naipe: com o fan no operando em baixa rotação está dando 33~35 graus. Com o fan desligado, está dando 38~40 graus. Isso observando na bios do PC.

Peço a ajuda dos amigos do fórum nessa questão ...

Abraços!!!

Postado

Poxa camarada que pena que já comprou o Thermalright, iria te indicar o Cooler master Z600, pelo que vi suas aletas (projeto em X) é muito bom e é fanless (de fábrica) mas da para colocar fans nele também.

Já pensou em comprar um controlador de ventoinhas? Nele você pode desligar as ventoinhas (no modo manual) e fazer todas ligarem alternando pro modo automático.

Postado
Poxa camarada que pena que já comprou o Thermalright, iria te indicar o Cooler master Z600, pelo que vi suas aletas (projeto em X) é muito bom e é fanless (de fábrica) mas da para colocar fans nele também.

Já pensou em comprar um controlador de ventoinhas? Nele você pode desligar as ventoinhas (no modo manual) e fazer todas ligarem alternando pro modo automático.

Olá Rafael, obrigado pela contribuição!

Mas já estou com o Ultra, e ele tá muito estranho (folgado no socket). estou precisando de ajuda com ele...

Postado

Colega é problema nos parafusos de fixação do cooler ao suporte que passa por trás da placa mãe, não sei te explicar pois nunca tive um thermalright (nem mesmo vi um), mas já aconteceu comigo com um outro cooler que ficava pendendo também, foi questão de apertar os parafusos pra ganhar mais tensão na mola e fazer com que ele ficasse pianinho.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...