Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD irrecuperável


Parana Borges

Posts recomendados

Boa tarde amigos... gostaria da opinião e dicas de vocês.

Tenho um HD que esta parado desde 2010, tem alguns arquivos nele que gostaria de copiar (fotos de formatura, arquivos de monografia, imagem de jogos, etc, etc...). No entanto não há o que faça eu conseguir acessar esses arquivos.

Acessei ele através de uma máquina com outro HD instalado, e funcionando normalmente.

Eu tenho acesso a alguns arquivos do HD, algumas pastas, até copiei algumas, no entanto a maioria deles, que até aparecem no modo de visualização em miniatura na capa do álbum (ex. as fotos aparecem em miniatura) quando clico para abrir o álbum faz um barulho (rangido) no hd e toda a máquina trava (mouse, teclado, tudo, só os coolers continuam em funcionamento).

Primeiro tentei fazer uma recuperação e um backup nas propriedades do dispositivo - Após alguns segundos (leitura de alguns dados) fez o mesmo rangido no HD e a máquina trava.

Depois tentei recuperar dando o comando no prompt com o chkdsk /r - Após alguns segundos (leitura de alguns dados) fez o mesmo rangido no HD e a máquina trava.

Instalei o GetDataBack for NTFS 4.25 e fui na opção "Systematic file system damage" Após alguns segundos de verificação fez o mesmo rangido no HD e a máquina trava.

Estou quase desistindo da ideia e tacando gasolina no HD... :angry:

Na bios ele aparece da seguinte maneira:

IDE channel 1 Master [samsung sp0 822n]

IDE channel 2 Master [s_ATA1- Maxtor STM 316]

O HD com problema é o Samsung 80 gb

O Maxtor eu acesso sem problemas.

Não teve Cristo que fizesse o Samsung aparecer como Slave, ele aparece na Bios mas o sistema não boota... :confused:

Desculpem pelo Post/livro :wacko:

Não teve Cristo que fizesse o Samsung aparecer como Slave, ele aparece na Bios mas o sistema não boota... :confused:

Mesmo Jampeando corretamente!!:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A não ser que esteja selecionando o jumper do HD como slave e conectando nele a ponta do cabo flat ( o conector da ponta do cabo flat é para a posição master e o conector do meio do cabo flat é para a posição slave ).

Ou então esteja usando a porta IDE do CD-ROM da placa-mãe para o HD o que também não é recomendado ( pode causar problemas ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A não ser que esteja selecionando o jumper do HD como slave e conectando nele a ponta do cabo flat ( o conector da ponta do cabo flat é para a posição master e o conector do meio do cabo flat é para a posição slave ).

Ou então esteja usando a porta IDE do CD-ROM da placa-mãe para o HD o que também não é recomendado ( pode causar problemas ).

Vou verificar essa questão Henrique... não tinha me atentado a isso... do cabo flat... Mas ele esta Jampeado como Master mesmo

Mas estando nessas posições incorretas, eu conseguiria acessar alguma parte dos dados como acontece no meu caso???

Obrigado pelas respostas pessoal... Quem tiver mais sugestões e opiniões fico muito grato^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde amigos... gostaria da opinião e dicas de vocês.

Tenho um HD que esta parado desde 2010, tem alguns arquivos nele que gostaria de copiar (fotos de formatura, arquivos de monografia, imagem de jogos, etc, etc...). No entanto não há o que faça eu conseguir acessar esses arquivos.

Acessei ele através de uma máquina com outro HD instalado, e funcionando normalmente.

Eu tenho acesso a alguns arquivos do HD, algumas pastas, até copiei algumas, no entanto a maioria deles, que até aparecem no modo de visualização em miniatura na capa do álbum (ex. as fotos aparecem em miniatura) quando clico para abrir o álbum faz um barulho (rangido) no hd e toda a máquina trava (mouse, teclado, tudo, só os coolers continuam em funcionamento).

Primeiro tentei fazer uma recuperação e um backup nas propriedades do dispositivo - Após alguns segundos (leitura de alguns dados) fez o mesmo rangido no HD e a máquina trava.

Depois tentei recuperar dando o comando no prompt com o chkdsk /r - Após alguns segundos (leitura de alguns dados) fez o mesmo rangido no HD e a máquina trava.

Instalei o GetDataBack for NTFS 4.25 e fui na opção "Systematic file system damage" Após alguns segundos de verificação fez o mesmo rangido no HD e a máquina trava.

Estou quase desistindo da ideia e tacando gasolina no HD... :angry:

Na bios ele aparece da seguinte maneira:

IDE channel 1 Master [samsung sp0 822n]

IDE channel 2 Master [s_ATA1- Maxtor STM 316]

O HD com problema é o Samsung 80 gb

O Maxtor eu acesso sem problemas.

Não teve Cristo que fizesse o Samsung aparecer como Slave, ele aparece na Bios mas o sistema não boota... :confused:

Desculpem pelo Post/livro :wacko:

Mesmo Jampeando corretamente!!:D

Acho que o defeito deve ser mecânico, alguma coisa deve ter enroscado dentro e chega um ponto de leitura que as agulhas de leituras encostam neste objeto solto!

Daí o travamento, pois é como se você encostasse o dedo no CD de musica tocando num cdplayer, o CD pára de tocar e pode travar o aparelho!

Vou te dar umas dicas, mas não sei se elas vão te servir:

Eu tava vendo na net (não lembro onde),

que um cara pegou um HD morto (HD parado que travava ou não girava mais),

colocou o HD numa case portatil USB,

enfiou a case dentro de um saco plastico para não entrar umidade e pois no congelador por alguns minutos,

quando o HD tava meio geladinho e sem congelar, ligou a case e plugou no USB do notebook,

o notebook reconheceu os arquivos e só precisou de um programa de backup ou de recuperação de dados para salvar os arquivos no notebook, só que sem congelar o HD,

mas parece que pode fazer isso apenas uma vez, pois o processo é para recuperar apenas dados de um HD morto e não o proprio HD, eu acho que depois o mesmo fica inutilizável.

Não testei isso mas achei interessante.

Acho que o ar frio faz o HD girar melhor e não corre o risco de aferrecimento com o calor!

Se você não quer abrir o HD para correr o risco de perder os seus arquivos,

pode tentar isso,

se não; então contrate um serviço de recuperação de dados que pode ser melhor gastar uma graninha com isso do que perder todos os seus arquivos.

Outra dica é que se você não quer nenhuma das alternativas acima e continuar tentando o mesmo que já tentou,

pode tentar usar o HD numa case potatil USB, sem precisar por no congelador né (porque se der erro na leitura através da USB não vai travar todo o PC) e usar um bom recuperador de arquivos,

eu uso o EASEUS DATA RECOVER para recuperar dados de fotos e documentos,

não sei se dá para recuperar ISO's de games, videos e musicas mas esses trêz últimos você pesquisa na net ou compra, só precisa do nome pra pesquisar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente gostaria de agradecer novamente a todos que colaboraram...

A sugestão do Henrique me fez enxergar que estava errando na IDE do placa... a mobo em questão é esta:

http://br.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=1655

O modelo é GA-8IG1000MG que não achei no site, mas ao que vi é idêntica.

O HD esta jumpeado como master (primeiro jumper) e o flat estava na IDE 2 (em branco), e o CD na IDE 1 (em vermelho).

Trabalho com informática principalmente em máquinas com o Linux (Paraná Digital) elas bootão pelo servidor (terminais burros) e não tem HD, drive CD, etc... e quando vamos instalar o Win XP na máquina (como quase é caso dessa que coloquei o HD) nem me atentava para a questão das IDE's e até hoje não tive problema. Só que especificamente essa tinha drive de CD.

Superado o problema da ignorância e falta de atenção, consegui acessar mais dados do HD, copiei quase tudo que queria, mas ele faz um barulho grande, e um pequeno estalo (como um tíc de relórigio) a cada 2 ~ 2,5 segundos e ao copiar os dados também demora um bocado, e mesmo assim não deu pra copiar tudo, aparece a seguinte mensagem:

Não é possível copiar (ou recortar, etc) nomedoarquivo. Erro nos dados (verificação cíclica de redundância).

Bom... apesar de já ter conseguido um progresso enorme com a ajuda de vocês, gostaria de copiar este arquivo, pois se trata de uma imagem (nrg) de um vídeo de casamento em que toquei saxofone. Será que uma recuperação pode ajudar para este arquivo em questão, tem outro método para recuperar especificamente este arquivo??

Detalhe, por ser um vídeo de casamento (toda a cerimônia e festa) o arquivo tem + ou - 3,3 gb.

Mais uma vez obrigado, e gostaria da opinião de vocês...

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá galera voltei...

Quanto ao problema anterior, coloquei ele como primário, na minha máquina (a que ele estava instalado) e rodou até o XP que esta instalado nele... quanto ao arquivo que queria, ele não gravou o dvd, mas consegui abrir o arquivo e extrair as partes de vídeo e audio, ficaram alguns vídeos em partes separadas, mas consigo assistir... O HD já roda a recuperação, só que muito lento e fazendo barulho (aquele tic)

O problema agora é outro, mas ao que li, encontrei a resposta.

Tenho um HD Samsung HD250HJ Sata II - ele estava como slave na minha máquina. Como ele esta bom, quero instalar o XP nele, no entanto ele não aparece reconhecido na Bios.

Minha mobo é esta:

http://br.asus.com/Motherboards/Intel_Socket_775/P5RD1VM/#overview

Pelo que li essa placa necessita de utilitário da Asus para reconhecer Sata, é o MakeDisc.exe

Vou tentar essa opção e vamos ver no que dá...

Uma dúvida, essa placa mãe, reconhece o HD em sata II ou tenho que colocar o jumper para sata I???

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vai instalar o Windows XP terá que fazer o download do driver SATA do site da ASUS dessa placa-mãe e por em um disquete. No início da instalação do Windows XP, quando aparecer no rodapé da tela de instalação algo relacionado a drivers terá que pressionar a tecla exibida com o disquete no drive para que o driver SATA seja carregado.

Quanto ao HD SATA II, caso ele tenha jumper para SATA I é só selecionar e caso não tenha jumper o próprio HD se encarrega dessa seleção (tua placa-mãe só possui conectores SATA I ou 1,5 GBps).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza...

Como você disse henrique, instalei o drive pelo disquete, rodou beleza... Nem precisei ir no site, porque tenho o cd da placa mãe e tem o utilitário. Só foi um sac... para achar um disquete, tinha alguns aqui ano passado mas joguei fora... sorte que outro setor tinha uns, o drive ranquei de outra máquina...

Obrigado pela ajuda de todos - caso o moderador queira pode fechar o tópico.

Abraço :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom que ja tenha resolvido seu problema :D

mas pelo que entendi não você não conseguiu recupera tudo, certo?

Tente o que fiz num velho HD meu que estava morrendo.

Coloquei em slave (no Windows xp) desativei antivírus para ele não acessa o disco desnecessariamente a procura de vírus, coloquei óleo de maquina em cima do eixo central do HD :eek: (não sei se funcionaria, mas tava tentando de tudo, fiz pelo lado de fora não queria arriscar pelo lado de dentro) com ele frio sempre fazia um arquivo grande de cada vez e toda vez que esquentava desligava e tentava novamente com ele frio. O que mais funcionou foi fazer isso com ele virado ao contrario com a parte da barriga (circuitos) virada para cima e parte metálica (dissipador) virada para baixo. Deu para copiar tudo que estava no HD, Mesmo arquivos de 1GB. Hoje esse HD esta guardado para fazer testes de recuperação nele, antes de testa em algum outro meu que possa dar problemas futuros. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza Aquiles, vou tentar, apesar de que os arquivos que mais queria já consegui, mas também pretendo usar o HD... vou tentar essa ideia do óleo no eixo, porque onde moro tem muita poeira, e fiquei um bom tempo com ele parado.

Aproveitando que o tópico ainda esta ok, gostaria de tirar uma dúvida boba, mas que não quero ter...

Pretendo instalar o Ubunto neste HD com problema (Samsung 80gb IDE) assim que ele ficar bom (se ficar), e usa-lo na mesma máquina que tem o XP em outro HD (Samsung 250gb Sata)...

Acredito que terei de configurar na bios o boot toda vez que for mudar de OS, ex. se quiser usar o XP coloco o boot pelo de samsung sata 250gb, e quando quiser o ubunto coloco o boot pelo ide 80gb.

Esta é a unica maneira (excluindo a opção de dual boot, já que quero usar HD's diferentes)???

Tem algum tipo de problema em fazer isso, ficar acessando a bios e modificando o hd de boot frequentemente? Se tem algum problema, a curto ou a longo prazo, qual seria???

Abraço galera

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!