Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É Possível Comprar Fan á Parte Sem O Dissipador?


Posts recomendados

:goff: Eu sou um que não dava muita importância pro cooler, mas esses dias a ventoinha(fan) do mesmo começou a dar problemas diminuindo a rotação que estava em media 4900rpm e baixou pra 2000rpm. a temperatura aumentou pelo menos 10 graus no processador e placa mãe quando eu estava jogando Wolfenstein Enemy Territory 3D. Ai tive mais conciência a respeito do assunto que me chamou atenção.

Alguem ai sabe onde consigo comprar uma fan à parte sem o dissipador, pois o que se vê é sendo vendido somente o cooler em conjunto (disspador + fan) . Na verdade já é a terceira vez que vou trocar a fan, pois o primeiro quebrou por mau manuseio meu :stupid: , o atual ta abrindo o bico e comprei a pouco tempo, nisso vou dispender mais grana comprando o conjunto e ficando com dois dissipadores de sobra à toa?! :help:

Uso soquete 478. E moro em São Paulo capital

P4 1.5Ghz (pcchips m925) 256mb ram(pc133)

hd seagate 20gb 5400 rpm ata 100

gf4 mx 440 8x 64mb ram(64bits)

in XP PRO sp1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um cooler genérico pra soquete 478, a fan tem 70x70x15 mm, o dissipador tem 70x83x37 mm, conjunto(dissipador+fan) ficam com 55 mm de altura. A foto do meu eu não tenho como por, mas essa que esta ai mostra um cooler parecido com o que tenho. Queria saber de alguma loja especializada aqui em Sampa que vendesse a fan à parte, agradeço e vou esperar por respostas. :help:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.mercadolivre.com.br/org-img/original/MLB/042004/18600248_4066.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é se ele for original da Intel, pois nesse caso é o conjunto inteiro, não dá para trocar só o fan. Se for parafusado no suporte troque somente o fan. Agora 70X70 como você posto não é muito comum verifique se cabe um 80X80 que tem muito mais opções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal, eu estava com o primeiro cooler e sem querer meti o dedão na fan e como é fraquinho as hélices quebraram hehe :stupid: , o outro que comprei começou a abrir bico( ficou com rpm muito baixa era 4900 ficou cokm 2000 e as vezes baixava mais). Então resolvi abri lo, tabem o outro que quebrou, bom o que estava abrindo o bico percebi que estava travando por causa de uns aneis pequenos de borracha do eixo da hélice, dei uma garibada e ficou livre as hélices ao rodar no dedo não travando.

Pois bem, coloquei voltou a funcionar a 4900 rpm, só que rodando games no pc depois de um tempo voltou a cair pra 2000 rpm elevando a temp 10ºC a mais no geral menos o hd. Abrindo o outro que havia quebrado as helices percebi ser melhor fan, pois tem rolamento, esse funcionava a 3500-3750 rpm em media , o outro de 4900rpm em comparação vi que não tinha rolamento. percebi tambem que com rolamento o rendimento de redução de temp é melhor do que se o outro de 4900 tivesse em 3500 rpm, optei por pegar a hélice dele e por na fan que havia quebrado, encaixou legal. Feita essas alterações puz no dissipador liguei no conector da placa mãe.

Mas eis que a velocidade tambe reduziu com o uso, então pensando comigo aqui resolvi retirar a fiação da fan da placa mãe e liga lo direto na fonte, fiquei pensando na hipotese de o conector da fan na placa mãe esta com problemas, não cheguei a medir a tensão nele. Bom ate agora com a fan ligado direto na fonte a rpm permanece estavel em 3668rpm as vezes sobe pra 3709rpm. Acredito que o conector da placa mãe tambem esta com problemas. Nota: liguei os fios negativo e positivo na fonte e o fio de sensor de rpm deixei ainda no conector da placa mãe e continuou a dar o rpm no setup por ele.

Depois dessa mexerilança aqui no pc por enquanto ta dando certo, 3668 rpm e as temps estão boas com anteriormente. Teve uma temp aqui que parece ser o aux ou força que chegou a 48ºC idle e 67ºC full quando deu os problemas que citei :ahh: , agora permanece em 37ºC Idle, full chega a 48ºC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que vi aqui ô Phoenix não tem essa opção no setup, e o programa Sandra tambem define com não tendo controle de rpm da ventoinha(fan) em função da temp. É uma pena, queria que tivesse. Em tudo obrigado pela força ai. E o conector da fan do processsdor que fica na placa mãe pelo jeito ta bichado mesmo, anteirormente antes do problema a rpm nunca havia caido. Até agora a fan que ta ligado direto na fonte não reduziu o rpm, e as vezes até sobe um pouco 3668-3709rpm.

Mas se alguem sabe de alguma loja especializada aqui em São paulo/capital e que venda fan de processador à parte(sem o dissipador), plzzzzzzz me informem. Pretendo comprar uma fan de maior rpm. Rodei na Sta Efigênia e não encontrei, mas talvez tenha alguma loja por la que eu não tenha passado ainda. :help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!