Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Caminhos Para As Certificações


Quemel

Posts recomendados

A fim de orientar os futuros profissionais que desejam obter certificados, segue uma pequena contribuição.

Em nossos processos de aprendizagem, o conhecimento dar-se-á por meio de interpretações do mundo virtual (construções que não representam a realidade, mas têm como função aproximá-las), isto é, processos abstratos (e filosóficos) de construção do saber.

Você precisará de um tempo necessário entre a leitura de novos conceitos até a incorporação destes em seu modo prático e real, por isso nosso cérebro não é uma "caixa" onde em 6 meses você pode abrí-la e despejar informação esperando que um pouco fique grudada e começe a funcionar.

Um ciclo interessante para se percorrer até chegar à certificações é conhecido como Ciclo Docente, e têm algums princípios nas Teorias das Necessidades de Abraham Maslow:

:wacko: - Fase II (Inconsciente Incompetente) - É como você se sentirá no primeiro dia de curso e sem parâmetros nenhum de avaliação entre a teoria e a sua prática, seja ela qual for (inclusive de vida). Você não sabe o quanto você não sabe. Nem você mesmo consegue medir o tamanho de sua ignorância sobre o assunto. É a fase da inconsciência.

:rolleyes: - Fase CI (Consciente Incompetente) - É como você se sentirá quando toda as informações forem despejadas em sua prática e provocar muita confusão, sendo esse o momento ideal para o início do aprendizado de fato. Você já reconhece o quanto não sabe e começará a envidar esforços para superar essa deficiência. Nessa fase pelo menos você já sabe o tamanho de sua ignorância sobre os assuntos e quanto precisa aprender. É a fase da ignorância.

:D - Fase CC (Consciente Competente) - É quando você basedo na teoria que recebe, aplicar na prática os conceitos apresentados, não como simulações, mas como interpretações da realidade já (re) e (des)construída. É o campo onde você já transita com desenvoltura e fazer a prova de certificação é uma questão de pura vaidade, pois não será um pedaço de papel que irá reconhecer toda sua competência. Agora você já sabe o quanto sabe. É o momento onde sua capacidade de construir conhecimento está no ápice. É a fase do conhecimento.

B) - Fase IC (Inconsciente Competente). É a fase da sabedoria. Você sabe tanto que nem mesmo você sabe o quanto sabe. Executa seu trabalho com tamanha facilidade que o faz na maioria das vezes de forma mecânica. Esse é o momento ideal para fazer a prova de certificação, pois o que será apresentado diante de você será semelhante ao aprendizado da operação básica da matemática: 1 + 1 = 2.

Não se enganem a natureza não dá saltos. Estarei postando aqui mais dicas. Caso tenham mais sugestões, post-it.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Infelizmente tenho que discordar de algumas coisas que está escrito aí.

Primeiro, que tratou todas as certificações como padrão a mesma coisa, o que não é bem assim.

Segundo, que cada certificação e tipo de certificação tem seu público alvo e varia muito o nivel de qualidade da certificação e o nivel de especialização.

Quanto mais certificações você conseguir será melhor para seu curriculo e desenvolvimento e o quanto antes também, já que o mercado de trabalho procura por profissionais polivalentes. Porém, é importante frisar que é preciso sim pensar muito mais muuuiito antes de fazer qualquer investimento como um curso oficial, recolher o máximo de informações possíveis é fundamental, você ira investir uma quantidade grande de tempo e dinheiro numa dessas e canudo tem perna curta.

Uma coisa que ele poderia ter dito é que só tire certificações de centros autorizados com provas oficiais. Certificações meia-boca tem muito por aí.

O problema não é a ter a certificação mero pedaço de papel, mais sim ter o conhecimento para conseguir ela. Ah, e dificilmente você ira arranjar um emprego hoje em dia sem uma certificação.

Bom, é que eu sei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Postado Originalmente por Senhor dos Arrays@28 maio 2004, 03:45

(...) Quanto mais certificações você conseguir será melhor para seu curriculo e desenvolvimento e o quanto antes também,

(...) Ah, e dificilmente você ira arranjar um emprego hoje em dia sem uma certificação.

Bom, é que eu sei.

Caro Senhor dos Arrays,

concordo com você, pois conheço fontes primárias que possuem mais de 47 certificações e lutam para ganhar dinheiro mantendo um site onde lá a competição é para saber quem possui mais certificações. Nunca vi tanta idiotice junta, falam tanto, se vangloriam tanto e NENHUM ganha um salário de 8 mil reais. Esse valor é quanto deveria ganhar um profissional certificado. Por isso nesse caso ela é mesmo boa para encher currículo. Ganhar dinheiro que é bom...necas de pitibiriba.

Também concordo com você, pois arrumar emprego não está difícil, está quase impossível, mas conheço profissionais certificados que prestam serviços e estão rachando de ganhar dinheiro. Enquanto procuravam emprego, morriam de fome.

Depois que começaram a procurar TRABALHO, as coisas mudaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

:bandeira:

As certificações são importantes para aqueles que desejam mostrar que são feras naquilo que fazem.

Tais papéis necessitam de um conhecimento para serem adquiridos e por esse motivo só pense em tentar tirar uma cerficação se tiver certeza de que está apto.

No momento não tenho nenhuma certificação + pretendo sim, mostrar que sou capaz de trabalhar em tal área. e a melhor forma é conseguir uma certificação.

Isso se voc não tiver um padrinho!!!!!!...........ok

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Senhores, é muito fácil tirar uma certificação, basta ter dinheiro e ser bom de decoreba, o difícil é ter prática naquilo que se certificou, é saber realmente implementar as soluções no ambiente de tecnologia. Por isso muitas pessoas detenhem certificações mas não são verdadeiramente hábeis naquilo que se certificaram. Deve-se, em primeiro lugar, ter um ambiente de estudo que se possa aplicar o mínimo do que se aprendeu, se não fica muito difícil. Ou dar a sorte de cair numa empresa que queira investir no funcionário, pois milagres acontecem. Você estará trabalhando no ambiente no qual estará tentando se certificar, estará relmente vivenciando o negócio. Abraços. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Será que eu estou etendendo bem? As certificações são apenas uma prova onde o aluno que for aprovado recebe o diploma de aprovado no teste X?

Bem, acho que o ideal para nós seria o diploma/certificação Clube do Hardware, pois costumamos saber muita informática aprendida por conta própia e não ter um diploma para esfregar na careca do chefe de trabalho. Imaginem então vocês poderem passar na careca do seu chefe um certificado oficial do CdH... basta o Gabriel Torres criar uma prova como a do ITA para apenas os experts ganharem o diploma do CdH.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

A certificação nada mais é que a comprovação de seu conhecimento frente à empresa desenvolvedora do software.

Microsoft, CISCO, ORACLE, ADOBE, Macromedia(MCWD ;) )etc..., hehe se bem que a Adobe engoliu a macromedia.

De início, MCP é um um bom investimento.

C E R T I F I C A Ç Â O, se puder, tenha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Postado Originalmente por e-spyko@02 de maio de 2005, 22:06

Será que eu estou etendendo bem? As certificações são apenas uma prova onde o aluno que for aprovado recebe o diploma de aprovado no teste X?

Caro e-spyko,

uma certificação é prova que a pessoa pode dominar um produto e não necessariamente uma tecnologia. Tomemos um exemplo bem simples.

Um MCP em Windows 2003 prova que ele conhece o sistema operacional da empresa, mas não necessariamente que ele entenda de fato de protocolos de redes, pode ser um especialista em TCP/IP, mas pode não dominar as várias camadas do sistema.

As certificações são importantes e sempre devem vir depois dos conhecimentos genéricos, pois quando chegam antes, o profissional pode-se tornar um saci tecnológico, entendendo apenas uma parte de TI.

Seria a mesma coisa que uma pessoa só conseguir efetuar operações matémáticas com ajuda de uma calculadora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Òtimo tópico Quemel, alias a resposta acima também foi bem elaborada.

Admito que o tópico tem sentido. Eu me senti na Fase II no meu tecnologo em Mecatronica. Eu cai de paraquedista lá, achando que era uma coisa totalmente diferente, ou seja, "Nem você mesmo consegue medir o tamanho de sua ignorância sobre o assunto". Um mês depois eu boiei tanto que tranquei a matricula.

Achei esse assunto de Ciclo Docente excelente, antes de começar uma certificação a pessoa realmente tem que começar uma fase de estudos antes de começar a própria certificação.

(Bem, meu caso não conta porque foi impulso da juventude rsrs)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Ajudem-me!!!

Terminei a faculdade de Tecnologo em Rede de Computadores e estou interessado em fazer o Curso para certificação Windows 2003 Server (MCP), sendo que eu atuo na área de suporte, ou seja, estou me deslocando para a área de rede com o passar do tempo, também percebi que o cara do suporte hoje em dia não está sendo mais valorizado como tempos atras.

Qual seria a opinião de vocês a respeito?

Estou atualmente em uma empresa trabalhando com suporte, o mercado oferece cursos para certificação nesta área?

Agradeço pelos esclarecimentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Dificilmente alguém certificado ganha mais de R$ 6000,00.

Pessoas com conhecimento de negócios tendem a ganhar mais. Aproveitem o conhecimento de informática de vocês e apliquem a outros campos. Nem todo programador tem que ser desenvolvedor Java para ganhar dinheiro. Pode ser um analista de negócios facilitador de soluções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 4 semanas depois...
ótimo tópico Quemel, alias a resposta acima também foi bem elaborada.

Admito que o tópico tem sentido. Eu me senti na Fase II no meu tecnologo em Mecatronica. Eu cai de paraquedista lá, achando que era uma coisa totalmente diferente, ou seja, "Nem você mesmo consegue medir o tamanho de sua ignorância sobre o assunto". Um mês depois eu boiei tanto que tranquei a matricula.

Achei esse assunto de Ciclo Docente excelente, antes de começar uma certificação a pessoa realmente tem que começar uma fase de estudos antes de começar a própria certificação.

(Bem, meu caso não conta porque foi impulso da juventude rsrs)

Caro Reinaldo,

o maior crime que um jovem pode cometer é tentar ingressar no mercado de trabalho fazendo uma certificação do tipo MCP.

Será mais um "certificado teórico", imagine se alguma empresa deixaria você por a mão num AD, se a única vez que você fez isso, foi num simulador.

Quando o Windows 95 foi lançado fui um dos primeiros a fazer o curso e durante 40 horas, cinco dias não aprendi nada, sabe por quê? Não tinha dúvida nenhuma.

Quando fui fazer os cursos para a certificação MSCA já tinha apanhado que nem cão imundo com o 2000 advanced server.

Só que dessa vez o instrutor virou uma espécie de consultor (o 3º é claro, pois os outros dois foram defenestrados do curso, pois sabiam de server tanto quanto eu sei de micro-eventos da matéria condensada no 4º estado).

Além de aprender muuuito, ainda aumentei minha hora de consultoria que passou de R$80 para R$ 120.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

ola quemel, sabe me responder se os certificados :

comptia A+

MCTS: Windows Vista Configuration

Microsoft Certified Technology Specialist

MCTS: Windows Vista 2007 Office System

Microsoft Certified Technology Specialist

MCITP: Enterprise Support Technician

Microsoft Certified IT Professional

tem algum peso ai no mercado e quanto um tecnico de informatica ganharia e que tipo de empresa o contrataria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola quemel, sabe me responder se os certificados :

comptia A+

MCTS: Windows Vista Configuration

Microsoft Certified Technology Specialist

MCTS: Windows Vista 2007 Office System

Microsoft Certified Technology Specialist

MCITP: Enterprise Support Technician

Microsoft Certified IT Professional

tem algum peso ai no mercado e quanto um tecnico de informatica ganharia e que tipo de empresa o contrataria?

Caro Haroldo,

esses certificados são bem vindos nas empresas, mas o candidato deve agregar experiência, vivência profissional e maturidade.

Os que fizeram pensando em entrar no mercado de trabalho, quebraram a cara, gastaram a maior grana e ganharam experiência em simuladores.

Quem faturou alto mesmo foi a "industria da certificação":eek:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Quemel, há pouco tempo terminei um curso técnico reconhecido pelo MEC e com meu "diploma" posso pegar um registro no CREA, até aí tudo bem, mas eu fiquei sabendo (pelo Gabriel Torres no site) que existe uma certificação chamada A+ que é apenas para profissionais de Hardware, área na qual eu já atuo há mais ou menos 3 anos.

Se possível gostaria que você comentasse especificamente sobre essa certificação!

Qualquer coisa meu e-mail está disponível: [email protected]

Desde já, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Não é a certificação que faz o profissional e a certificação por si só não vale nada. É o profissional que, de posse da certificação, orgulhoso por tê-la obtido, vai ao mercado de trabalho tentar um bom salário.

A certificação é importante sim, e dizer que é fácil obtê-la seria fazer pouco daqueles que a detêm...

Quem estuda para uma certificação não deve buscar a certificação em si, mas o conhecimento obtido para chegar até ela. Esse é o real valor de qualquer certificação.

Será que eu estou etendendo bem? As certificações são apenas uma prova onde o aluno que for aprovado recebe o diploma de aprovado no teste X?

Bem, acho que o ideal para nós seria o diploma/certificação Clube do Hardware, pois costumamos saber muita informática aprendida por conta própia e não ter um diploma para esfregar na careca do chefe de trabalho. Imaginem então vocês poderem passar na careca do seu chefe um certificado oficial do CdH... basta o Gabriel Torres criar uma prova como a do ITA para apenas os experts ganharem o diploma do CdH.

Se o seu chefe dá tanto valor assim para certificação a ponto de você querer esfregar uma na cara dele, e se você diz deter o conhecimento para tirar uma certificação, então o que está esperando? Hum... falar é fácil...

Rapaz, eu não tenho certificação nenhuma, mas parabéns para aqueles que têm. Eu vou chegar lá! :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quemel, simplesmente achei a sua descrição do ciclo de aprendizagem perfeita! Não só quando se trata de Certificações MCP e o escambau, mas para qualquer tipo de aprendizagem, eu sempre pensei +- isso também, mas a sua descrição, diz exatamente o que eu pensava mas não sabia descrever :D

Agora quanto ao assunto de ter uma certificação MCP e tal... Creio que agente deveria buscar uma, somente quando você já tiver uma ideia do que é aquilo que você está buscando, pois senão você vai chegar lá mais perdido do que cachorro caído de mudança! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigos, sou técnico de informática em minha cidade, gostaria que um de vocês super entendedores de TI postassem um topico com as siglas para leigos como eu ficarem por dentro do assunto, recebo todo dia propostas para efetuar certificações, mais penso, minha área de atuação não me pede isso, ja tenho minh loja e vivo disso, vendas e mais vendas. poderiam colocar ai um tópico ou uma resposta com todas as siglas destas certificações. para vermos em quais nós leigos se enquadrariamos.

desculpem os erros e principalmente se postei no lugar errado. 1º post.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigos, sou técnico de informática em minha cidade, gostaria que um de vocês super entendedores de TI postassem um topico com as siglas para leigos como eu ficarem por dentro do assunto, recebo todo dia propostas para efetuar certificações, mais penso, minha área de atuação não me pede isso, ja tenho minh loja e vivo disso, vendas e mais vendas. poderiam colocar ai um tópico ou uma resposta com todas as siglas destas certificações. para vermos em quais nós leigos se enquadrariamos.

desculpem os erros e principalmente se postei no lugar errado. 1º post.

Já que pede uma ajuda, taí a vara de pescar:

cisco.netacad.net

Para as certificações Microsoft procure em:

http://www.microsoft.com/brasil/

Agora é só cair dentro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

:eek:Ola pessoal, pelo que to vendo aqui so tem gente crack xD

Seguinte, hj trabalho com Oracle(não manjo muito) Windows 2000 Server (também nao manjo muito) e queria fazer uma certificação, ou em server 2003 ou em DBA... os dois eu sei que são caros, estou estudando Processamento de dados (tecnólogo), so que é um curso q eu estou achando uma *****, odeio programa :cool: e la tem java, java script, delphi, pascal, td uma locura..

Mas enfim... Pra qm nao gosta de programação, qual certificação vocês adotariam... Ahhh outra coisa.. eu Dou suporte na rede aqui também, faco projetos e td, e é uma coisa q eu gosto muito.. ai a questao

Server 2003

DBA Oracle

CISCO

qual???

Ps: nao quero fazer todos, pois quero ESPECIALIZAÇÃO, quero ser **** no esquema!

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 meses depois...
Mas enfim... Pra qm nao gosta de programação, qual certificação vocês adotariam

qual???

Ps: nao quero fazer todos, pois quero ESPECIALIZAÇÃO, quero ser **** no esquema!

[]´s

Caro Pistols,

após um período de experiências e vivências profissionais aconselharia uma CCNA + MCSE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Opa gente, beleza?

tava lendo aqui os posts e me bateu uma dúvida ferrenha.

Se o quemel puder me dar uma luz melhor ainda.

Trabalho com informatica a 3 anos e com suporte tecnico ao usuario e redes, a 1. Como prestador de serviço e consultoria, passei por duas empresas, uma de medio e uma de pequeno porte durante 9 meses, e em ambas implementei um servidor 2003 como controlador de dominio. Aprendi muito com isso. Atualmente trabalho como efetivo em outra empresa de médio porte, e até duas semanas atrás na aréa de T.I. cuidando do servidor de arquivos e do AD, ambos 2003 server. De duas semanas para cá mudei de setor, pra uma parte administrativa onde uso um pouco de conhecimentos de asp q tenho. Já tinha feito um curso MCP 2003 num centro de treinamento daki na epoca que era prestador de serviço e minha prova tá marcada pra sexta agora, estou aproveitando a segunda chance+40% de desconto. Minha intenção, era emendar com a 70-270 do XP ainda esse ano, no mais tardar Janeiro. Faltam 1 ano e meio para terminar minha graduação em Redes de Computadores e até o fim do curso queria, pelo menos, o MCSA.

Vale a pena esse caminho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!