Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual cooler usar no FX-8120 ? ? ?


Posts recomendados

Ola pessoal eu estou tendo um serio problema de super aquecimento no pc , ele esta com 5 cooler no gabinete e com um ventilador da arno bem de frente com o processador e a temperatura fica entorno de 45° a 50 ° sem estar fazendo nada quando eu ligo um jogo ele passa dos 61° fácil fácil não leva 10 segundos

e o pior no site do fabricante dis que ele queima em 61°

eu comprei pensando em usar ele overclockado em 3400ghz ou 4000 ghz e não estou conseguindo nem usar no clock normal xiiii :(

sera que o um water cooler corsair H100 pode me salvar ? andei lendo em uns foruns , que quando a temperatura ambiente esta em 30 ° E 35° ele não ajuda muito e agora o que eu fazer ? estou com medo de comprar e ele não conseguir resfriar , sera que vou ter que enfiar o pc dentro de um frigobar ?

alguém tem uma solução ! ! !

desde já agradeço quem puder me ajudar

( ( ( OBRIGADO ! ! ! ) ) )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Você está utilizando o Cooler Box da AMD, correto?

Eliminando possíveis causas:

1) Acesse a BIOS e verifique se o FAN CONTROL está habilitado. Caso esteja, você deve desabilitá-lo para que o fan do cooler trabalhe em rotação máxima. Caso o problema persista siga para a opção seguinte.

2) Verifique se o cooler está perfeitamente acomodado e travado. Caso esteja tudo correto, providencie a substituição da pasta térmica (limpando corretamente o cooler e processador com álcool isopropílico); reinstale o cooler verificando a perfeita acomodação e travamento do mesmo sobre o processador!

3) Caso o problema persista ligue o fan do cooler diretamente à fonte ou na entrada SYS_FAN/CHASSIS_FAN (como estiver nomeada na sua placa mãe).

Aguardo retorno...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo muito obrigado mesmo ! ! ! pela atenção .

Mas acredito que meu problema esta parcialmente resolvido eu desabilitei o Q fan control pelo asus probe e os rpm subiram de 1900 para 3340 e a temperatura esta entre 33° a 36° parado e nos jogos esta em torno de 52° a 55° mas levando em consideração que aqui em Curitiba esta 12° e nem um jogo consegue usar mais que 40 % do processador :(

Eu acho que ainda tenho um problema porque eu fiquei imaginado quando tiver 30° sera que mesmo ele aumentando para 6000 rpm ele vai conseguir resfriar ?

Outra duvida se por um acaso sair um jogo que use mais que 40 % do processamento sera que ele vai conseguir se manter a 55 ° ?

Caso ele não consiga se manter em 55 ° que é uma temperatura aceitável, ou quase aceitavel devido a pequena margem ,qual cooler ou water cooler você indicaria para que eu não me preocupasse nunca mais mesmo em dias quentes e usando 100% do processamento ?

A terceira opção eu achei inviável porque o barulho fica terrivelmente chato fica pior que o barulho do ventilador e por apenas 5 ° acho que não vale a pena

novamente muito obrigado pela sua atenção

GRATO ! ! !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

A solução passa pela aquisição de fans auxiliares para o gabinete, e um bom Air Cooler + Pasta térmica de qualidade. Não vejo a necessidade de um Water Cooler.

Qual o seu modelo de gabinete? Possui fans auxiliares instalados? Caso sim, quantos são e como estão posicionados (exaustores e injetores de ar)?

Qual o modelo do processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu gabinete é um lixo velho com dois cooler tirando o ar quente da placa de video para fora , um cooler tirando o ar quente do processador e dois cooler pequenos jogando ar nos 4 pentes de memoria

o processador é amd bulldozer 8 núcleos de 3100 ghz fx-8120

Sera que um thermaltake v3 pode me ajudar ? senão for uma boa ideia, sem querer explorar da sua boa vontade já explorando por favor me indique outro no valor maximo de 150 a 200 reais

novamente muito obrigado ! ! ! pela ajuda :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu gabinete é um lixo velho com dois cooler tirando o ar quente da placa de video para fora , um cooler tirando o ar quente do processador e dois cooler pequenos jogando ar nos 4 pentes de memoria

o processador é amd bulldozer 8 núcleos de 3100 ghz fx-8120

Sera que um thermaltake v3 pode me ajudar ? senão for uma boa ideia, sem querer explorar da sua boa vontade já explorando por favor me indique outro no valor maximo de 150 a 200 reais

novamente muito obrigado ! ! ! pela ajuda :)

O Thermaltake V3 Black é uma excelente opção! Veja no link o meu TT V3 abrigando o meu pc secundário; verifique como seria um bom esquema de refrigeração:

http://imageshack.us/photo/my-images/803/dsc04579.png/

Outras boas opções dentro do valor estipulado:

Thermaltake V4.

Thermaltake Commander.

Cooler Master Elite 371 RC-371-KKN1.

Cooler Master HAF 912 (standard).

Explique melhor onde estão posicionados os fans no atual gabinete. Onde estão localizados os exaustores e injetores de ar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, para termos uma noção mais exata do que está ocorrendo, poste-nos sua configuração completa, bem como a temperatura dos demais componentes (principalmente placa-mãe, vídeo e HD). Todas as temperaturas devem ser medidas em idle e em full. Para a medição em full, prefira software de "stress test".

O resultado destes testes podem nos dar alguns indícios relevantes para a solução do problema de superaquecimento. Por exemplo, se todo o sistema estiver superaquecido (MB, CPU, VGA, HD, etc), é provável que o problema esteja na ventilação, limpeza, organização ou estrutura do gabinete.

Por falar nisso, como está a organização dos cabos e limpeza do gabinete e das ventoinhas e coolers instalados?

Qual a posição em que os fans (ventoinhas) foram instalados em seu gabinete? Qual o CFM deles?

Vale lembrar que a instalação padrão de fans é a seguinte:

a) painéis esquerdo, frontal e inferior = injetam ar;

B) painéis superior e traseiro = retiram ar.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de comprar um thermaltake v3 leva 8 dias para chegar assim que chegar postarei o resultado espero que você esteja certo e que realmente tenha uma boa queda na temperatura ou que consiga se manter em 55° :)

Muito obrigado por enquanto daqui 8 dias eu postarei os resultado em quanto isso eu vou ficar torcendo para a semana interia ficar com chuva e frio :lol:

Amigo, para termos uma noção mais exata do que está ocorrendo, poste-nos sua configuração completa, bem como a temperatura dos demais componentes (principalmente placa-mãe, vídeo e HD). Todas as temperaturas devem ser medidas em idle e em full. Para a medição em full, prefira software de "stress test".

O resultado destes testes podem nos dar alguns indícios relevantes para a solução do problema de superaquecimento. Por exemplo, se todo o sistema estiver superaquecido (MB, CPU, VGA, HD, etc), é provável que o problema esteja na ventilação, limpeza, organização ou estrutura do gabinete.

Por falar nisso, como está a organização dos cabos e limpeza do gabinete e das ventoinhas e coolers instalados?

Qual a posição em que os fans (ventoinhas) foram instalados em seu gabinete? Qual o CFM deles?

Vale lembrar que a instalação padrão de fans é a seguinte:

a) painéis esquerdo, frontal e inferior = injetam ar;

B) painéis superior e traseiro = retiram ar.

Abraço!

processador é amd bulldozer 8 núcleos de 3100 ghz fx-8120

4 gigas ddr3 corsair vengeance 2000 mhz + 12 gigas ddr3 1333 mhz markvision = 16 gb

ati radeom hd 5750 1gb ddr5

hd sata 360 gb

placa-mãe asus m578lle

fonte 700w

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de comprar um thermaltake v3 leva 8 dias para chegar assim que chegar postarei o resultado espero que você esteja certo e que realmente tenha uma boa queda na temperatura ou que consiga se manter em 55° :)

Muito obrigado por enquanto daqui 8 dias eu postarei os resultado em quanto isso eu vou ficar torcendo para a semana interia ficar com chuva e frio :lol:

Pode ficar tranquilo; o TT V3 Black trará um bom retorno, pois possuia ótima relação custo X benefício! Porém, ele não faz milagre; você tem que adquirir bons fans 120mm para complementar!

Bons modelos 120mm:

Akasa Viper (83CFM).

Aerocool Shark (82CFM).

Cooler Master Excalibur (85CFM).

Parafraseando e reforçando o que foi dito pelo colega Yoshi Br: Fique atento ao correto esquema de posicionamento dos fans!

Fans instalados no painel posterior e painel superior (topo): atuam como exaustores do ar aquecido.

Fans instalados no painel frontal, painel lateral e assoalho: atuam como injetores de ar.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ficar tranquilo; o TT V3 Black trará um bom retorno, pois possuia ótima relação custo X benefício! Porém, ele não faz milagre; você tem que adquirir bons fans 120mm para complementar!

Bons modelos 120mm:

Akasa Viper (83CFM).

Aerocool Shark (82CFM).

Cooler Master Excalibur (85CFM).

Parafraseando e reforçando o que foi dito pelo colega Yoshi Br: Fique atento ao correto esquema de posicionamento dos fans!

Fans instalados no painel posterior e painel superior (topo): atuam como exaustores do ar aquecido.

Fans instalados no painel frontal, painel lateral e assoalho: atuam como injetores de ar.

Abraço!

qual é o melhor ? e quantos de cooler 120mm vão no thermaltake v3

novamente obrigado ! ! !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

qual é o melhor ? e quantos de cooler 120mm vão no thermaltake v3

novamente obrigado ! ! !

Todos são excelentes fans Long Life!

O Cooler Master Excalibur possui melhores qualidades gerais, porém, da mesma maneira que o Akasa Viper, o Excalibur possui conector 4 pinos (PWM). Escolhendo o Akasa Viper ou o CM Excalibur, você terá que adquirir um adaptador semelhante ao do link:

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:877,familia_id:44/cabo-para-5-fans-4-pinos-flexa-fp5-ak-cbfa03-45

O Thermaltake V3 pode receber 6 fans 120mm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todos são excelentes fans Long Life!

O Cooler Master Excalibur possui melhores qualidades gerais, porém, da mesma maneira que o Akasa Viper, o Excalibur possui conector 4 pinos (PWM). Escolhendo o Akasa Viper ou o CM Excalibur, você terá que adquirir um adaptador semelhante ao do link:

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:877,familia_id:44/cabo-para-5-fans-4-pinos-flexa-fp5-ak-cbfa03-45

O Thermaltake V3 pode receber 6 fans 120mm.

O cara você é um cara gente fina mesmo , muito obrigado por toda ajuda que você esta me dando MUITO OBRIGADO ! ! ! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Disponha sempre que precisar!

O seu pc ficará bem acomodado e refrigerado.

Abraço.

cara surgiu uma duvida bem no meio do caminho eu comprei o thermaltake v3

já esta aqui mas dai pensei em comprar 5 cooler Fan Viper AK FN063 cada um custa 27 reais o total vai me custar 135 reais

sera que não vale mais a pena eu comprar um Water Cooler Corsair H60 Hydro Series por 200 reais ?

Porque imagine se eu gasto 135 reais e não ele continua quente dai estarei ferrado tendo gasto 135 e depois ter que comprar o whater cooler dai o molho vai sair mais caro que o peixe

O porque da minha duvida ---> eu estou com um ventilador de casa na potencia maxima e bem de frente com o processador e ele não consegue resfriar legal ele chega a trabalhar em 58° em stress no gabinete novo que tem varias vazões de ar ele esta sem as duas tampas laterais

Eu estou duvidando que esses coolers que são bem mais fracos que um ventilador consiga dar conta do resfriamento a não ser que você me fale que viu um bulldozer com funcionando com todos esses ventilados e ele estava em uma temperatura baixa em um dia quente

Me perdoe minha ignorância mas não consigo ver uma logica eu penso que 20 desses coolers não consegue fazer o mesmo vento que um ventilador de casa

voce consegue entender minha duvida ele esta todo aberto não fica nada de ar quente dentro do pc o ventilador retira todo o calor e mesmo assim ele continua quente ??????

realmente sua dica do gabinete ajudou mas ele estando em de uso normal ele fica com 31° mas quando eu entro em um jogo ele ferve ,cara eu acho que o negocio vai ser trocar o cooler do processador pois ele não esta dando conta

obrigado ! ! !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara surgiu uma duvida bem no meio do caminho eu comprei o thermaltake v3

já esta aqui mas dai pensei em comprar 5 cooler Fan Viper AK FN063 cada um custa 27 reais o total vai me custar 135 reais

sera que não vale mais a pena eu comprar um Water Cooler Corsair H60 Hydro Series por 200 reais ?

Porque imagine se eu gasto 135 reais e não ele continua quente dai estarei ferrado tendo gasto 135 e depois ter que comprar o whater cooler dai o molho vai sair mais caro que o peixe

O porque da minha duvida ---> eu estou com um ventilador de casa na potencia maxima e bem de frente com o processador e ele não consegue resfriar legal ele chega a trabalhar em 58° em stress no gabinete novo que tem varias vazões de ar ele esta sem as duas tampas laterais

Eu estou duvidando que esses coolers que são bem mais fracos que um ventilador consiga dar conta do resfriamento a não ser que você me fale que viu um bulldozer com funcionando com todos esses ventilados e ele estava em uma temperatura baixa em um dia quente

Me perdoe minha ignorância mas não consigo ver uma logica eu penso que 20 desses coolers não consegue fazer o mesmo vento que um ventilador de casa

voce consegue entender minha duvida ele esta todo aberto não fica nada de ar quente dentro do pc o ventilador retira todo o calor e mesmo assim ele continua quente ??????

realmente sua dica do gabinete ajudou mas ele estando em de uso normal ele fica com 31° mas quando eu entro em um jogo ele ferve ,cara eu acho que o negocio vai ser trocar o cooler do processador pois ele não esta dando conta

obrigado ! ! !

Olá, meu caro!

O problema todo reside no cooler box do processador (por defeito ou incapacidade de cumprir a tarefa). Na atual condição de uso, nem com a maior boa vontade do mundo ele dará conta do arrefecimento de maneira satisfatória!

A solução definitiva passa pela aquisição de um bom cooler! A instalação de um bom Air Cooler ou Water Cooler, certamente solucionaria o seu problema. Mas não esqueça: fans auxiliares (ao menos dois) ainda são importantes para os demais componentes!

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, meu caro!

O problema todo reside no cooler box do processador (por defeito ou incapacidade de cumprir a tarefa). Na atual condição de uso, nem com a maior boa vontade do mundo ele dará conta do arrefecimento de maneira satisfatória!

A solução definitiva passa pela aquisição de um bom cooler! A instalação de um bom Air Cooler ou Water Cooler, certamente solucionaria o seu problema. Mas não esqueça: fans auxiliares (ao menos dois) ainda são importantes para os demais componentes!

Abraço.

beleza muito obrigado acabei de comprar 3 dos mais barato Fan AK174CR4RDS e o cabo Cabo Flexa FP5 PWM AKCBFA0345

por favor você pode me dizer se o water cooler corsair h60 vai dar conta de resfriar o bulldozer fx-8120 ou só o corsair H80 e o corsair H100 que conseguirão dar conta de resfriar ?

e também gostaria de saber se o H60 é compativel com o sokete am3+

Cara muito muito obrigado mesmo, pela sua ajuda até agora valeu ! ! !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza muito obrigado acabei de comprar 3 dos mais barato Fan AK174CR4RDS e o cabo Cabo Flexa FP5 PWM AKCBFA0345

por favor você pode me dizer se o water cooler corsair h60 vai dar conta de resfriar o bulldozer fx-8120 ou só o corsair H80 e o corsair H100 que conseguirão dar conta de resfriar ?

e também gostaria de saber se o H60 é compativel com o sokete am3+

Cara muito muito obrigado mesmo, pela sua ajuda até agora valeu ! ! !

Meu caro,

Se não estiver disposto a modificar o TT V3 para adaptar um bom Water Cooler, sinceramente, acho que os benefícios gerados por um Water Cooler do calibre do Corsair H60 não seriam muito superiores aos benefícios que podem ser gerados por um "bom Air Cooler e uma boa pasta térmica". E o principal; gastando muito menos!

Mas se realmente quer um Water Cooler, eu sugiro que pesquise os modelos adequados ao Thermaltake V3 Black. Que caibam perfeitamente e sem a necessidade de gambiarras (como a instalação do radiador pelo lado externo)!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

complemento

Meu caro,

Se não estiver disposto a modificar o TT V3 para adaptar um bom Water Cooler, sinceramente, acho que os benefícios gerados por um Water Cooler do calibre do Corsair H60 não seriam muito superiores aos benefícios que podem ser gerados por um "bom Air Cooler e uma boa pasta térmica". E o principal; gastando muito menos!

Mas se realmente quer um Water Cooler, eu sugiro que pesquise os modelos adequados ao Thermaltake V3 Black. Que caibam perfeitamente e sem a necessidade de gambiarras (como a instalação do radiador pelo lado externo)!

Abraço!

eu vi nesse linke http://forum.clubedohardware.com.br/qual-cooler-utilizo/1007719 o cara reclamando que esta com 52 ° em full stress usando um cooler master v6 , ** para mim esta ótimo acho que vou comprar um v6

o que você acha da para instalar no thermaltake v3. se der meus problemas de temperatura acabaram 52° para mim nossa otimo mesmo , estou trabalhando com ele em 59° 60° e de quebra com um barulho infernal de um ventilador ligado do lado da minha orelha ficarei bem satisfeito se ele couber no v3 sem gambiarra

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

complemento

eu vi nesse linke http://forum.clubedohardware.com.br/qual-cooler-utilizo/1007719 o cara reclamando que esta com 52 ° em full stress usando um cooler master v6 , ** para mim esta ótimo acho que vou comprar um v6

o que você acha da para instalar no thermaltake v3. se der meus problemas de temperatura acabaram 52° para mim nossa otimo mesmo , estou trabalhando com ele em 59° 60° e de quebra com um barulho infernal de um ventilador ligado do lado da minha orelha ficarei bem satisfeito se ele couber no v3 sem gambiarra

O Cooler Master V6 é comportado pelo TT V3 Black; bem justo, mas cabe.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Cooler Master V6 é comportado pelo TT V3 Black; bem justo, mas cabe.

Abraço.

você tinha razão desde o começo inacreditavel os 4 coolers estão conseguindo manter o pc em 52° com as com as tampas fechadas, tezão ! ! ! nossa apesar de eu não entender como isso esta sendo possivel mas deu certo funcionou ! ! ! :blink::lol:

valeu valeu obrigado problema resolvido e o melhor gastai bem pouco para resolver o problema graças a suas dicas muito obrigado acho que não vou nem precisar comprar o v6 acho que é só comprar os outros dois coolers para garantir que se mantenha assim nos dias quentes hoje aqui em curitiba estava 21° e o tempo todo estava rodando a no maximo a 52° funcionou

novamente obrigado por toda ajuda prestada muito obrigado :lol: :lol: :lol: :lol: :aplausos::aplausos:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!