Ir ao conteúdo

Carregador de bateria 3.7Volts

Pedrolobo8

Posts recomendados

Postado

Galera, boa tarde.

Estou com um probleminha. Preciso de algumas baterias para usar em um projeto de um robozinho, tenho uma quantidade até grande de baterias de celular e de telefone sem fio em bom estado, o problema é que preciso recarrega-las e não estou conseguindo montar um carregador eficiente. A corrente das baterias são: 750mAh, 900mAh, 1300mAh e 1800mAh.

O carregador que tenho pronto joga cerca de 500mAh de início e vai diminuindo com o tempo e joga tensão constantemente. Sei que a corrente não pode passar de 10% da corrente total da bateria, mas como limitar isso? Como faço para saber que a bateria está totalmente carregada?

Qualquer ajuda é bem vinda. :)

Postado

Cara... as baterias de Litio-Ion não podem ser carregadas assim. Há um certo roteiro complexo para se poder carregar uma e os riscos para o caso de se fazer a coisa errada são bem perigosos, já que o Litio é um componente muito instável.

Prefira usar baterias de Niquel-Metal-Hidreto (Ni-Mh) que são mais seguras e fáceis de carregar.

Postado

Hm... Um pouco desanimador, mas tudo bem.

Tenho 7 baterias dessas aqui, queria dar um jeito de reaproveita-las. Você acha melhor deixar pra lá? É muito complexo montar um carregador?

Grato pela ajuda.

Postado

Pois é, eu tinha pensado nisso, o problema é que os celulares já foram desmontados há algum tempinho. sauhsauhsauhsaus

Aqueles carregadores universais são confiáveis? Existe algum outro, no mercado, que dê conta do recado?

Postado

Você pode optar pelo carregador universal para essas baterias de lítio se são 100% confiáveis eu não sei(Xing-ling mande in china puro :wacko: ) mas eles carregam perfeitamente sim:D

Postado

Esse carregador a que se refere seria aquele que tem duas hastezinhas reguláveis e mostra o nível da bateria num displayzinho. Né?

O meu primo comprou um desse e além de quebrar muito fácil, também não carregava a bateria de 1200mA do HTC dele.

Postado

Pu...ats!!

Agora é que eu vi o meu erro! Por favor me desculpem e façamos justiça aos chineses que criam produtos tão bons.

O carregador do meu primo... não carregava direito a bateria dele. Enquanto no celular a bateria durava 1 dia, carregando-se por esse carregador já durava 3/4 de dia.

Essas baterias de Ni-MH são relativamente fáceis de se carregar já as de Li-ion não, a não ser que possua o respectivo carregador.

Geralmente os carregadores Li-ion estão na PCI do telemóvel, GPS ou outro equipamento que use tal bateria.

Tem gente que se aventure a carregá-las, mas um erro e...

Fica ainda pior se jogar água. O lithium reage com a água.

Postado

Hm... Realmente, perigoso. Sabes me dizer como eu poderia criar um carregador para as outras baterias? Eu quero saber os princípios para carrega-las, como: Quando está carregada, como controlar a corrente de saída, entre outros. A minha ideia é fazer um carregador inteligente.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...