Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comparando 3 Motherboards


clapinto

Posts recomendados

Estou pretendendo comprar uma placa de captura Matrox RTX10 para trabalhar com edicao de videos.

A principio estou pensando em comprar um P4 2.8 HT, dada a pequena diferenca de preco dele em relação ao P4 2.8 FSB533 e ao P4 2.6 FSB800.

Dentre as placas-mae recomendadas pela Matrox com suporte FSB de 800 Mhz, me chamaram atencao 3:

ASUS P4C8000 Deluxe, Intel D875PBZ e Intel D865PERL.

Observei que as 2 primeiras trabalham com o chipset 875i enquanto a terceira trabalha com o chipset 865PE. As duas primeiras tem um custo em torno de 700 reais, enquanto a ultima tem um custo em torno de 500 reais.

Li que a diferenca basica entre estes chpsets é que o chpset 875i tem todas as caracteristicas do chipset 865PE e ainda teria a mais:

- ECC: Error Checking & Correction

- Nova PAT: Performance Acceleration Technology

- RAID integrada

Eu não pretendo trabalhar com RAID. Quanto aos recursos de ECC e a nova PAT não tenho nocao se a diferenca de performace seria estão significativa a ponto de valer a pena investir mais dinheiro nas placas mais caras.

Gostaria de saber a opiniao de vocês.

1. INTEL D865PERL seria a placa que apresentaria o melhor custo-beneficio?

2. Se, porém, o custo-beneficio do novo chipset 875i for bem superior, qual placa eu deveria optar? Pelo P4C8000 Deluxe da ASUS ou o D875PBZ da INTEL ?

3. Se eu optasse por um FSB de 533 Mhz (no caso, um P4 2.8 ou 2.6) eu teria varias outras opções de placas mais baratas. Ou seja, embora a diferenca de preco em relação aos processadores seja minima, em relação a placa-mãe a diferenca de preco é consideravel, pois estariam na faixa de 350 a 500 reais. Mas a performace com FSB 533 degrada muito a performace Ou a diferenca é pequena?

Lembro que meu objetivo é montar uma ilha de edicao de video para uso caseiro e, no maximo, fazer alguns "bicos" esporadicamente, se vier a surgir interesse pelo meu trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá....

você pretende trabalhar com video captura e edição, então descarta FSB de 533, com FSB de 800 você tera muito mauis força bruta e agilidade, sem contar que o HT ajuda e muito...

você diz que não vai trabalhar em Raid, mas no seu caso uma matriz em raid 0 ajudaria em mutio no desempenho do sistema, ponto para o 875...

ECC ou Error Correction Check, sistema de correção de erros é mutio utilizado em servidores, pra isso você teria de ter modulos de memoria com ECC ou Buffered, são extremamente caros, eu diria até inviáveis, no seu caso eu compraria memorias normais de boa marca pra trabalhar em dual channel, já ficaria ótimo...

PAT, aumenta o desempenho da memória (banda), no seu ramo de atividade acho interessante, mais um ponto pro 875

Particularmente acho 200,00 reais de uma placa pra outra uma diferença razoavel, mas ainda assim acho o 875 de melhor desemepenho e como no caso estamos falando em P4 HT, eu compraria a 875, que é a Top de linha da intel, com garantia de ótimo desempenho... não que os 865 sejam chipsets ruins, são otimos, mas o 875 é melhor e justifica pagar mais por mais desempenho....

Fica tudo a seu criterio, lembre se que uma pequena economia hoje pode custar caro amanha, e produtos caros hoje amanha estarão mais baratos...

Eu ficaria com a ASUS P4C8000 Deluxe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu a ajuda, irmão. Deu para esclarecer legal.

Aproveitando seus conhecimentos, permita-me fazer mais duas perguntas:

1) Eu vou comprar 512 Mb de Memoria. Faz muita diferenca comprar DDR400 ou DDR333 ?

2) A placa de som on-board que vem nestas placas sao de boa qualidade ou, pelo menos, de qualidade suficiente para uso caseiro com alguns "servicinhos" esporadicos ou justifica-se a compra de uma placa de som da Creative?

Desde já agradeco pela atencao.

[]s

Pinto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa...

Tipo o seguinte, eu concordo em genero, número e gráu com relação aos detalhes do chipset 875...principalmente trabalhando com edição de imagem.

Eu acho o seguinte, pra quem pode gastar bem a mais com uma placa com chipset 875 vai nessa, mas eu fico com a D865PERL, porque o chipset 865PE suportaP4, P4 HT, P4 Xtream, e possui muita coisa boa, por isso acho que se economizar uns R$300 (de acordo com os preços das D875PBZ menos o preço da D865PERL que comparei numa loja de BH) sobra um pouco mais pra uma placa de vídeo melhor...

é q eu vou trrcar minha ASUS P4S333 , e a minha RADEON 9200 128mb , por uma Intel D865PERL, e uma GeForce FX5950 Ultra, ou espera um pouco mais até Dezembro e comprar a Radeon X800 XT...

falou - Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Eu vou comprar 512 Mb de Memoria. Faz muita diferenca comprar DDR400 ou DDR333 ?

Faz sim, a diferença em valores é pequena, compre DDR 400, se possivel modulos kingston, geil, corsair, mushkin...

2) A placa de som on-board que vem nestas placas sao de boa qualidade ou, pelo menos, de qualidade suficiente para uso caseiro com alguns "servicinhos" esporadicos ou justifica-se a compra de uma placa de som da Creative?

Sim é de boa qualidade, inclusive foi se o tempo em que todo gamemaniaco tinha um SoundBlaster, hoje alguns Onboard resolvem bem o problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!