Ir ao conteúdo

Como Ligar Um radio PX em casa?


wagnerjunior16

Posts recomendados

Postado

Estou para comprar um Radio Px Cobra e vou ligar ele em casa,mas não sei se devo usar uma fonte ou adaptador,o radio tem entrada 13.8v e saida 4.0w,como faço para liga-lo?O que devo usar?

Postado

Até uma fonte de 12 volts alimenta o bicho. Só cuide que a fonte tem que fornecer no mínimo 1,5 A. Também pode-se usar uma bateria automotiva.

A máxima tensão de alimentação desses aparelhos é de 13,8 volts e claro, corrente mínima da fonte é de 1,5 A.

Tomar cuidado com a ligação da fonte. Verificar a polaridade correta dos fios de alimentação. Positivo da fonte ou da bateria com o fio positivo do Cobra. Da mesma forma, com o negativo da fonte ou da bateria com o fio do Cobra. Geralmente, a carcaça do aparelho é o negativo assim como é nos aparelhos de rádio para automóvel.

O valor de 4 watts se refere a potência de transmissão.

Para usar esse aparelho você tem que ser registrado no Dentel, mais especificamente, ser registrado na faixa Cidadão.

Se for escutar os operadores, não há problema mas você tem que ter a antena para poder captar os sinais. Que antena? Depende. Há basicamente dois tipos de antena: a de polarização vertical e a de polarização horizontal. Baseado nesses dois modos de capatção é que existem diversos modelos de antena no que se refere a alcançe, sensibilidade, ganho, diretividade, etc.

E mais uma vez, para operar o rádio, terá que ser registrado. Quando digo operar, me refiro a usar a faixa no que se refere à transmissão dos sinais. Se não observar esse detalhe, pode ter o seu aparelho apreendido e multa por não ter o devido registro. Comparando com as leis de trãnsito; se dirigir um automóvel sem estar devidamente licenciado, além de ter o veículo apreendido ainda leva processo e vai pagar uma multa por dirigir sem carteira.

Postado

Olá wagnerjunior16,talvez nosso colega esteja um pouco desatualizado em suas informações,em primeiro lugar não existe mais a "DENTEL" antes situada na rua Costa nº53 em uma travessa da rua augusta em Sampa, Agora é ANATEL ( agencia nacional de telecomunicações São Paulo)Escritório Regional 01

Gerente:Everaldo Gomes Ferreira

Endereço: Rua Vergueiro, nº 3073,

Vila Mariana - CEP 04101-300

São Paulo/SP

Telefone: (0XX11) 2104-8800

Fax: (0XX11) 2104-8815 Vá até este site http://www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalInternet.do

depois de se cadastrar preencha o formulário de aquisição do serviço radio cidadão solicitando seu prefixo.quando estiver devidamente documentado, você poderá fazer a instalação de sua estação base de radiocomunicação.Este rádio que você quer adquirir não é um rádio homologado pela Anatel.O correto para começar seria um rádio Cobra 148GTL bem básico para os iniciantes alem de ser um rádio simples , possui alguns recursos que será de grande utilidade a médio prazo,Não é muito simples montar uma estação de rádio PX. existe algumas regrinhas a ser cumpridas para evitar uma possível interferência nos aparelhos eletroeletrônicos dos seus vizinhos, para evitar este desconforto vamos por partes , com seu devido documento em mãos vamos a montagem de sua estação:

Você precisará do rádio, uma fonte estabilizada 12V no mínimo de 10A (Amperes) para tocar seu rádio, Cabo Coaxial 50 Ohms Rg 58 com uma antena 5/8 de ondas para 11 metros (PX) a Plano terra é uma antena indicada para propriedades rurais devido sua transmissão ser refletida no solo para a Ionosfera, ao contrario da antena 5/8 que além de ser bobinada é muito melhor para cidade.Tendo estes materiais sua antena tem que estar no mínimo de 12 metros, Altura exigida pela Anatel, o cabo tem a medida de 1,825mXpor número impar.Ex:1,825x7=12,775m.Com este pequeno cálculo você terá a medida do cabo correta achando assim a estacionaria do rádio (pesquise R.O.E.)A antena também tem sua medida especificada pelo fabricante no seu manual de instalação.Fazendo o casamento de impedância do Cabo, antena, rádio.Uma estação bem instalada evitará com certeza uma T.V.I.Limitando você a falar no radinho.Outros detalhes mais aprofundados veremos mais adiante. Um abraço.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!