Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Eletricidade Basica


Pedro T.

Posts recomendados

Olá, eu estou aprendendo um pouco sobre eletrcidade e tenho algumas perguntas, toda ajuda é apreciada!

1. Alguem poderia me explicar como funciona a tensão e corrente alternada? ( para onde os eletrons vão, para que serve o fio neutro das tomadas, como pode ter uma corrente [ou tensão?] negativa quando ocorre a variação na CA...)

2. O que é impedancia?

3. A corrente continua so flui por onde tem a menor resistencia? E a alternada?

valeu! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok mano! Vamo lá:

"Alguem poderia me explicar como funciona a tensão e corrente alternada?"

Tensão alternada: a tensão alternada o próprio nome diz. Imagine você os dois polos da tomada, durante exatos 8,33mS um dos polos é positivo e outro é negativo. Nestes dois polos a tensão inicia com o valor zero passa por infinitos valores até chegar ao valor máximo(de pico) aproximadamente 180V. Depois disso passa por infinitos valores caindo a zero volt. Nos próximos 8,33mS os polos da tomada estarão com a polaridade invertida, ou seja se estava assim + - estará assim - + acontecendo a mesma variação acima no sentido inverso. O tempo total transcorrido de um ciclo será de 16,66...mS. Ou seja para uma frequência de 60Hz, os polos da tomada invertem 120 vezes em um segundo.

"para onde os eletrons vão"

Bom, a única coisa que acontece é que nós aproveitamos as diferentes formas de efeitos resultantes da passagem elétrica em um condutor ex:

efeito térmico: a dificuldade dos elétrons percorrer um condutor gera calor, aí usamos o chuveiro elétrico.

Ou seja, a corrente saí de um polo passa em um dispositivo qualquer e retorna ao outro polo para tentar equilibrar a diferença de potencial entre os dois, só que nunca equilibrará, pois, a fonte se encarrega de gerar um novo desequlibrio .

ps: meio complicado :tantan:

"para que serve o fio neutro das tomadas?"

A corrente só circula em um circuito fechado, entre dois extremos com diferença de potencial. O neutro representa o potencial zero volt, uma referência para o outro polo.

"como pode ter uma corrente [ou tensão?] negativa quando ocorre a variação na CA...) "

esta eu não entendi o que quis perguntar

"O que é impedancia?"

O conceito de impedância é muito parecido com resistência, entretanto a diferença das duas reside no fato de que, o objeto que gera ou contém um valor ohmico de impedância não gera calor. Resumindo, é a oposição a passagem dos elétrons sem a dissipação de calor. A unidade é ohms também.

"A corrente continua so flui por onde tem a menor resistencia? E a alternada?"

As duas sempre fluirão para o ponto de menor resistência, os elétrons seguem a ordem do menor esforço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!