Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda Mosfet módulo SSL EV-5000D


MaikelRG

Posts recomendados

Buenas pessoal, to com um problema aqui...

tenho um modulo SSL de "5000" Watts que a um mes atras tinha entrado em protecao, tirei ele do carro e o problema realmente era nele, abri e diagnostiquei o problema, era na saida...

ele tem 12 mosfets irfb31n20d, beleza, tirei todos e testei um por um, percebi que apenas 3 tinham queimado, comprei 3 do mesmo modelo e ressoldei tudo, tranquilo, ligou desarmou a protecao e funcionou, ate ai beleza...

usei ele por mais um mes, armou a protecao de novo, a mesma coisa... so que ainda nao abri de novo... mas queria saber quais fets que eu posso usar no lugar deles, porém mais fortes, encontrei os irfb52n15d e irfb38n20d, os originais sao para até 200V, os 52n15 sao para 150V, mas medi no modulo e eles recebem no maximo uns 100V creio, pois com 12,6 da bateria tinha 89V, acredito que com uns 14V com o carro ligado chegue a uns 100 ou 110 no maximo, será que posso usar esses 52n15?

OBS: quando montei todos os fets na placa, os 3 que eu tinha comprado aqueciam sem o dissipador, mas os originais do modulo nao, porque será? será que tem desses fets falsificados? acredito que o ideal seria ter trocado todos os 12, mas custa aqui na minha cidade 7,10 cada, e no momento nao podia gastar muito e acabei gastando menos de 25 reais nos que eu comprei...

outra coisa, as duas vezes que ele queimou o som nao estava alto, e nem muito quente, creio que o modulo estivesse a menos de 60ºC, ele simplesmente para de tocar e fica tentando ligar, pois os falantes ficam pulando, tipo uma vez a cada 2 segundos e a fonte dele acaba esquentando bastante, sei disso pois a primeira vez eu insisti porque nao acreditava que tinha queimado, mas a segunda vez desliguei ele em menos de 30 segundos...

os subs estão bons, nao foi por causa deles que queimou, eles estão ligados no modulo a 1Ohm, que é o minimo que o modulo suporta...

desculpem o texto grande, queria colocar vocês a par do que aconteceu... abraço a todos!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

MaikelRG

 

Eu tenho um módulo igual ao seu SSL evolution 5000d. Ela ativou a proteção e não volta mais, os subs fica pulando a cada 2 segundos como você disse. mas ela ficou a tarde toda com o som ligado e alto no calor intenso. Realmente foi vacilo meu. Não estou conseguindo assistência técnica para conserta-la. Mandei até um email para sound storms laboratories mas eles disseram que no Brasil não tem assistência técnica. Você sabe de alguém que possa consertar? Você já consertou seu módulo? tem algum site onde encontrar as peças para esse módulo? eu estou querendo consertar para vender, porque já comprei outra para substitui-la, se você interessar em comprar meu módulo para retirar peças te faço um preço camarada. contato 34 9116-1748

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Bom dia, não sei se você já conseguiu arrumar o seu modulo, Eu estou com um modulo desses com o mesmo problema já faz um bom tempo. Inicialmente, eu estava usando com volume alto e explodiu os capacitores do filtro LC que fica na saída de áudio, Troquei-os por uns de tensão maior(200 V) antes eram de 100 V, até que funcionou por um tempo, mas logo em seguida queiram 03 FETs IRPF 31n20 da saída. Deu trabalho para encontrar aqui na minha cidade mas acabei encontrando e fiz a troca, não adiantou, ficou acionando a proteção. Verifiquei os drivers e tinha queimado vários transistores e aberto alguns resistores, fiz a troca dos mesmos e liguei sem os Fets de Saída para testar a fonte e demais circuitos, voltaram a funcionar normal, a fonte com cerca de -95 V e +96,5V isso com 13,0 V de entrada, verifiquei com o osciloscópio as saídas dos drivers para os Fets e tudo funcionando normal  só achei estranho essa diferença na fonte (cerca de 1,5V). Deixei ligada por um tempo sem os Fets de Saída e não demorou muito para um dos capacitores da fonte (3300uF x 80V) Explodir o que não seria surpresa pois são de 80V e a fonte fornece quase 100 V, Fiz a substituição por um de 4700uF x 100V e mesmo assim acabou explodindo e um outro de 3300uF entrou em curto. Troquei por um banco de capacitores (8 x 470 uF de 200V) e a fonte voltou a funcionar com aquela diferença de tensão que mencionei acima. Troquei todos os 12 Fets de saída mas mesmo assim a proteção é acionada. Desconfiei do CI PWM da fonte (SG 3525) que talvez tivesse ocasionado essa diferença de tensão na Saída, Isolei esse CI e verifiquei os pulsos nas suas saída com o osciloscópio e estava tudo normal. Talvez essa diferença de tensão na saída seja normal e ocasionada por pequenas diferenças de indutâncias nos transformadores de ferrites da fonte. Como você viu, já fiz de tudo com esse modulo e não adiantou. Não sei se é essa diferença de tensão na fonte é que está desbalanceando os Fets de saída e com isso acionando a proteção, só resta troca os transformadores de ferrite da fonte, coisa muito difícil de encontrar e também de enrolar pois são muitos enrolamentos, ou seja, acredito que esse meu modulo vai virar sucata, uma pena pois o projeto é até bom, pena que as peças são todas subdimensionadas, você tira pelos capacitores... Depois de muito procurar na NET, acabei encontrando uns esquemas muito parecido, caso haja interesse posso envia-los para você.

boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Bom dia, não sei se você já conseguiu arrumar o seu modulo, Eu estou com um modulo desses com o mesmo problema já faz um bom tempo. Inicialmente, eu estava usando com volume alto e explodiu os capacitores do filtro LC que fica na saída de áudio, Troquei-os por uns de tensão maior(200 V) antes eram de 100 V, até que funcionou por um tempo, mas logo em seguida queiram 03 FETs IRPF 31n20 da saída. Deu trabalho para encontrar aqui na minha cidade mas acabei encontrando e fiz a troca, não adiantou, ficou acionando a proteção. Verifiquei os drivers e tinha queimado vários transistores e aberto alguns resistores, fiz a troca dos mesmos e liguei sem os Fets de Saída para testar a fonte e demais circuitos, voltaram a funcionar normal, a fonte com cerca de -95 V e +96,5V isso com 13,0 V de entrada, verifiquei com o osciloscópio as saídas dos drivers para os Fets e tudo funcionando normal só achei estranho essa diferença na fonte (cerca de 1,5V). Deixei ligada por um tempo sem os Fets de Saída e não demorou muito para um dos capacitores da fonte (3300uF x 80V) Explodir o que não seria surpresa pois são de 80V e a fonte fornece quase 100 V, Fiz a substituição por um de 4700uF x 100V e mesmo assim acabou explodindo e um outro de 3300uF entrou em curto. Troquei por um banco de capacitores (8 x 470 uF de 200V) e a fonte voltou a funcionar com aquela diferença de tensão que mencionei acima. Troquei todos os 12 Fets de saída mas mesmo assim a proteção é acionada. Desconfiei do CI PWM da fonte (SG 3525) que talvez tivesse ocasionado essa diferença de tensão na Saída, Isolei esse CI e verifiquei os pulsos nas suas saída com o osciloscópio e estava tudo normal. Talvez essa diferença de tensão na saída seja normal e ocasionada por pequenas diferenças de indutâncias nos transformadores de ferrites da fonte. Como você viu, já fiz de tudo com esse modulo e não adiantou. Não sei se é essa diferença de tensão na fonte é que está desbalanceando os Fets de saída e com isso acionando a proteção, só resta troca os transformadores de ferrite da fonte, coisa muito difícil de encontrar e também de enrolar pois são muitos enrolamentos, ou seja, acredito que esse meu modulo vai virar sucata, uma pena pois o projeto é até bom, pena que as peças são todas subdimensionadas, você tira pelos capacitores... Depois de muito procurar na NET, acabei encontrando uns esquemas muito parecido, caso haja interesse posso envia-los para você.

boa sorte.

ola boa noite,eu tenho um modulo ssl 5000.com defeito tambem,você nao poderia me enviar o esquemas que você achou na net,que eu ja procurei e nao achei nada,esse esquema que você consequiu e parecido com esse da ssl

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Eu tenho um SSL ....estava usando um explosound..de 3600 usando com os ganhos totalmente em alta .. 

Então resolvi colocar o SSL ...q mudou o grave do meu som ...mais com os ganhos em mínima . Pra não explodir tudo . testei ele sem estéreo só no grave .. puts só alarme disparando nas ruas .. no dia seguinte liguei um módulo estéreo Stetsom de 1500 

Mais o SSL só pra mono ..como já estava ...e   ..não durou meia hora ligado explodiu um capacitor interno ...alguém sabe me dizer o porque ? Ou me informar ..onde arrumar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A maioria desses problemas é por instalação porca, defeito colocado ou simplesmente "trocar apenas o que está queimado". Se o módulo está em um local muito abafado e esquentando muito, os capacitores aquecem também e alteram seus valores, chegando a entrar em curto ou explodir. Outro defeito bem comum é carro com alternador ruim ou sobrecarga por excesso de tensão no módulo, isso acaba com qualquer capacitor!
 Quanto ao defeito dos Mosfet, nunca se esqueçam dos autofalantes! Podem ter perdido o isolamento da bobina em algum ponto, estarem raspando ou até mesmo com o núcleo fora de ponto, fazendo com que a resistência abaixe em certas condições e o módulo entre em curto, queimando as saídas. Outro ponto é ter comprado componente falsificado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Ola,  eu tenho um ssl 4000 que acredito que seja a mesma coisa, isso depois de anos funcionando perfeitamente. Estourou capacitor 1000/80v, que substitue pelo 1000/100v, que nao durou muito e veio a estourar também. troquei novamente e estourou d novo. nisso tem uma plaquina no centro do amplificador que percebi um resistor queimado, que nao da pra identificar alguem poderia me informa por favor.

CYMERA_20180207_203717.jpg

CYMERA_20180207_203658.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!