Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desligar sempre a fonte pode causar defeitos?


Pareja

Posts recomendados

Ola pessoal do fórum :joia:

Desculpem postar uma pergunta que pode ser tão besta talvez, mas tenho dúvidas e gostaria de uma ajuda.

Montei um pc entry level para jogos com uma HD 5450 e um Athlon II x4 640, então para tentar proteger as peças contra tensões erradas e outros problemas, instalei junto uma fonte Corsair cx600w.

Percebi que minha placa mãe tem aquele sistema que você pode recarregar celulares, baterias, diversas coisas que podem ser carregadas no USB mesmo com o pc desligado. Percebi isso porque sempre que desligo o pc a luz do mouse continua acesa e se movimento ele a luz acende mais forte como acontece no uso normal do mouse. Motherboard Phitronics N68C-M.

Eu gostaria de sempre desligar totalmente a fonte até para tentar aumentar a durabilidade dela pois pretendo que dure para o meu próximo upgrade para uma placa de vídeo mais potente e para proteger a placa mãe e os outros periféricos também.

Então após desligar pelo Windows estou sempre desligando também no botão de desligar que fica atrás da fonte.

A pergunta é: Desligar a fonte assim é bom ou ruim para a fonte, para a durabilidade dela e dos outros periféricos e o botão de liga-desliga da fonte vai aguentar quanto tempo?

Obs: Uso diariamente o pc, desligo 1 ou 2 vezes por dia, sempre tento usar o hibernar, mas quando hiberno desligo atrás também, estou usando o XP (não está dando erro), mas pretendo mudar para o Seven e estou montando um filtro de linha (régua) conforme o post do Faller para instalar também.

Abraço e agradeço antecipadamente a ajuda :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A pergunta é: Desligar a fonte assim é bom ou ruim para a fonte, para a durabilidade dela e dos outros periféricos e o botão de liga-desliga da fonte vai aguentar quanto tempo?

Obs: Uso diariamente o pc, desligo 1 ou 2 vezes por dia, sempre tento usar o hibernar, mas quando hiberno desligo atrás também, estou usando o XP (não está dando erro), mas pretendo mudar para o Seven e estou montando um filtro de linha (régua) conforme o post do Faller para instalar também.

Abraço e agradeço antecipadamente a ajuda :-BEER

Note... Chaves interruptoras são feitas para milhares de operações sem problema nenhum. Acho que trocas de PC muitas vezes antes da chave da fonte ai poder dar problema..

Se fizeres ou adotares um filtro de linha passe a desligar tudo, na chave do filtro. Poupas desse modo a chave da fonte, se esse é teu medo.

Desligar a fonte, em sua chave ou na chave do filtro de linha, não traz problema nenhum, e mantém afastado algum surto de tensão, que porventura apareça na rede elétrica, enquanto desligada..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa galera beleza desculp eu entrar no meio da pergunta do nosso amigo esu estou com problema com a minha fonte corsair HX de 1000wats. o problema é esse toda vez que estou jogando ela rebuta e da tela preta e varios bips longo quan vou medir as voltagens pela bios do 3.3+ ela esta medindo 2.88 isso ta errado ou não sera que esse erro faz dar rebut na maquina na hora esta jogando algum jogo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
opa galera beleza desculp eu entrar no meio da pergunta do nosso amigo esu estou com problema com a minha fonte corsair HX de 1000wats. o problema é esse toda vez que estou jogando ela rebuta e da tela preta e varios bips longo quan vou medir as voltagens pela bios do 3.3+ ela esta medindo 2.88 isso ta errado ou não sera que esse erro faz dar rebut na maquina na hora esta jogando algum jogo ?

Responda:

1) Estás usando estabilizador ou módulo isolador estabilizado, ou no-break??

2) Qual sua config??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

minha conf. fonte hx corsair de 1000wats) placa-mãe rampage III extreme i7 930 over 4.0 vcor 1.23) placa de video gtx 580) bomba water cooler sistema) water cooler block heatkilher full cover)radiador triplo com pullspull) 2 hds de 500 gb) ssd 60gb)monitor 29 polegada samsung led.

Responda:

1) Estás usando estabilizador ou módulo isolador estabilizado, ou no-break??

2) Qual sua config??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

minha conf. fonte hx corsair de 1000wats) placa-mãe rampage III extreme i7 930 over 4.0 vcor 1.23) placa de video gtx 580) bomba water cooler sistema) water cooler block heatkilher full cover)radiador triplo com pullspull) 2 hds de 500 gb) ssd 60gb)monitor 29 polegada samsung led.

O principal você nao respondeu: estás ligando a fonte aonde? direto na tomada, no estabilizador, filtro de linha nobreak.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa galera beleza desculp eu entrar no meio da pergunta do nosso amigo esu estou com problema com a minha fonte corsair HX de 1000wats. o problema é esse toda vez que estou jogando ela rebuta e da tela preta e varios bips longo quan vou medir as voltagens pela bios do 3.3+ ela esta medindo 2.88 isso ta errado ou não sera que esse erro faz dar rebut na maquina na hora esta jogando algum jogo ?

Não tem problema, mas acho que se você fizer um tópico próprio sobre o seu problema será melhor entendido e respondido. Até porque o defeito pode ser algo diverso e não na fonte.

Conforme o faller disse bem, pode ser um estabilizador ou nobreak que não conseguem suprir a alta demanda de carga que um pc potente como o seu pede.

Tente uma destas soluções:

De um clear cmos e coloque as configurações da bios em default até para testar se é o overclock que está instável.

Diminua um pouco o over, se possível diminua a tensão sobre o processador caso esteja acima do valor normal devido o over.

Retire os pentes de memória segurando pelas bordas, para não danificá-los devido a estática e limpre os contatos usando borracha branca de apagar lápis.

Verifique as temperaturas, pode estar reinicializando devido a um sistema de proteção contra alta temperatura. Use o programa Everest (para verificar os dados de várias peças) e o Gpuz (para a placa de vídeo).

A tensão de 3,3volts é para os disquetes, que provavelmente você nem tenha. E as bios muitas vezes não mostram valores corretos.

Veja se os conectores sata estão bem conectados. O pc do meu irmão e o meu estavam reiniciando mostrando telas azuis, de tempos em tempos e o meu depois do uso por algumas horas. Então abri o gabinete e percebi que o cabo sata do HD estava meio torto, reconectei corretamente e utilizei a trava na ponta que ficava de lado, a do HD no caso (meus cabos sata só tem trava em 1 dos lados infelizmente), se puder opte por cabos com travas dos 2 lados. Depois que fiz isso os 2 pcs pararam com as telas azuis.

Esta é uma resposta no Yahoo respostas sobre bips de erros de bios, talvez possa ajudar:

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090317110227AACb3zj

Deixe um link aqui caso você abra o tópico que posso continuar tentando lhe ajudar.

Obrigado, evandov, revendedor e faller :joia:

Faller ótima ideia desligar pelo filtro de linha, era isso mesmo que eu queria, proteger os equipamentos, a fonte e o interruptor da fonte.

Abraços, eu não bebo mas gosto deste emoticon :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa Pareja beleza muito obrigado pela sua explicação e me desculp de ter pego uma rabera no seu topico e que uma pergunta tão pequena que eu não achei necessidade de abrir um topico sobre esse assunto beleza... mas eu estava pesquisando sobre as volts da 3.3 + ela e aplicada nas pci express e nas memorias .... Faller obrigado... Karlo a fonte ta ligada em uma regua junto com os outros tipo caixa de som modem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa Pareja beleza muito obrigado pela sua explicação e me desculp de ter pego uma rabera no seu topico e que uma pergunta tão pequena que eu não achei necessidade de abrir um topico sobre esse assunto beleza... mas eu estava pesquisando sobre as volts da 3.3 + ela e aplicada nas pci express e nas memorias .... Faller obrigado... Karlo a fonte ta ligada em uma regua junto com os outros tipo caixa de som modem.

Tá tudo muito bom! Bom! Tá tudo muito bem! Bem! mas realmente, mas realmente... (lembrando da Blitz)

Tu não respondestes a pergunta feita pelo faller e outros que desejam saber. E essa informação é importante.

Dissestes que usas uma régua. Mas essa régua, está ligada a um estabilizador, nobreak ou seja lá o que for ou ela está ligada diretamente a tomada de energia elétrica da parede?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!