Ir ao conteúdo

"Esquema" para converter "AV" para "VGA"

brunomemo

Posts recomendados

Postado

Salve galera...

Pesquisei muito na net e não achei algo concreto. Eu preciso ligar um super nitendo em um monitor. Logo o nitendo tem saída AV (NTSC) na sua Multi-out o que me falta e converter isso para o monitor.

Já tentei ligar o RGB e o CSYNC direto no monitor mas não de certo e por acaso vi isso

adaptadorVGA_SVIDEORCA.jpg

como isso é possível? era exatamente isso (o RCA) que preciso para ligar o super no monitor :D:D

o que preciso é do esquema disso se alguém tiver outra ideia ficaria grato

Falou...

Postado
Bruno, a solução prática para sua situação é comprar um conversor pronto! verifique o link abaixo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-426454518-adaptador-conversor-transcodificador-vga-p-tv-rca-s-video-_JM

BCPetronzio, o que ele quer é justamente o contrário. Ele tem um aparelho, o Super Nintendo que só tem a saída de video composta e claro tem saída RF. Nesse aparelho, só se tem duas maneiras de ligar. Ou usando a entrada de vídeo composto de um televisor ou a entrada RF do televisor. Ele quer usar um monitor de vídeo. Acontece que o Super Nintendo não tem esse tipo de saída de vídeo.

Para isso ser feito, só se tem 2 maneiras:

1 - Conseguindo algum dispositivo que separe os componentes de video para a entrada VGA. Se tal tipo de conversor existir, a saída desse sinal será péssima. Já que saida de video composto desse aparelho é para usar nos aparelhos de TVs mais comuns. Afinal, o aparelho, no caso, o Super Nintendo, foi criado justamente para usar um televisor e não um monitor de vídeo.

2 - A outra maneira, seria alguém conhecer bem o esquema do Super Nintendo e saber como retirar os sinais de video (cor e sincronismo) e adequá-los para a entrada VGA antes do sinal ser aplicado ao modulador de vídeo interno do Super Nintendo.

Em qualquer um dos casos, a resolução da imagem não será modificada. A melhor opção seria o segundo caso. O problema é justamente alguém para fazer tal tipo de trabalho.

.

.

.

O circuito proposto pelo Phenom_X4 é um conversor de VGA para video composto. Não serve porque o Super Nintendo não tem saída VGA. Só tem saida de vídeo composto e saida RF.

A imagem mostrada pelo criador do tópico não é para ligar no monitor e sim na placa de video. O conector Dsub ( o conector VGA) é macho. os outros conectores restantes é para usar ou video composto(a amarela) ou SVideo(a roxa) e são para serem ligados num televisor. Tal tipo de conversor não é feito ligando-se determinados fios nos conectores. Os sinais do conector VGA passam antes por um CI dedicado que fica dentro do conector dSub(o conector VGA macho). Não sei se tal tipo de conversor (o mostrado na imagem pelo criador do tópico) funciona mas ele tem as mesmas características do conversor informado pelo BCPetronzio.

Postado
..O circuito proposto pelo Phenom_X4 é um conversor de VGA para video composto. Não serve porque o Super Nintendo não tem saída VGA. Só tem saida de vídeo composto e saida RF..

realmente com a observação do amigo Jambão, vejo que este esquema não serve..(_(.. agora só alguem que conheça bem a placa do Snes para poder retirar os sinais de video antes da composição.. tarefa essa alem do meu alcance..:unsure:

espero que seja possivel, pois tenho um N64 aqui e tambem gostei dessa ideia..:D

Falou..

Postado

Fiquei curioso com o problema e fui pesquisar. Encontrei um excelente site sobre mods de consoles. O problema é que para fazer tais modificações, um pouco de eletrônica e um básico de inglês é essencial. A quantidade de informações é imensa e sim... É perfeitamente possível usar um monitor em um SNES mas... Algumas verificações têm que ser feitas no que se refere aos monitores usados e como implementar isso no console.

Deixo à cargo para os que possuem consoles, principalmente do SNES e que entendam de eletrônica para ajudarem os leigos no assunto. Já que o Phenom_X4 é possuidor de um console desses, e conhece eletrônica, esses links vão ser uma mão na roda e quem sabe, ajudar quem precisa.

O site tem vários links e só colocarei alguns referente a essa modificação.

O link principal do site ---> http://www.gamesx.com/index.php

Infos sobre adição dos sinais no SNESjr ---> http://gamesx.com/wiki/doku.php?id=av:snes2rgb

Mais infos sobre o link anterior ----> http://www.gamesx.com/rgbadd/snes2rgb.htm

SNES/N64/Game Cube MultiAV connector ----> http://www.gamesx.com/wiki/doku.php?id=av:nintendomultiav

Por enquanto é só o que posso informar. Mais informações, é só pesquisar no site.

Postado
..Deixo à cargo para os que possuem consoles, principalmente do SNES e que entendam de eletrônica para ajudarem os leigos no assunto. Já que o Phenom_X4 é possuidor de um console desses, e conhece eletrônica, esses links vão ser uma mão na roda e quem sabe, ajudar quem precisa.

pode deixar... assim que tiver um tempo habil.. coloco em pratica..

mas não prometo para o fim de semana, pois meu console é o N64 Gradiente (brasileiro) e a saida de video é daquela Nintendo 64 RF Switch, por isso preciso comprar um cabo desses AV Cable porque meu N64 está novinho até hoje, e não quero abri-lo..:huh:

SNES/N64/Game Cube MultiAV connector ----> http://www.gamesx.com/wiki/doku.php?id=av:nintendomultiav

inclusive já conheço esse site faz tempo.. nem lembrava mais..:D

mas pesquisando um pouquinho achei um video que o cara ligou um PS3 num monitor CRT com um aparelho que converte de video composto para vga...

• Coordenador
Postado
BCPetronzio, o que ele quer é justamente o contrário. Ele tem um aparelho, o Super Nintendo que só tem a saída de video composta e claro tem saída RF. Nesse aparelho, só se tem duas maneiras de ligar. Ou usando a entrada de vídeo composto de um televisor ou a entrada RF do televisor. Ele quer usar um monitor de vídeo.
Bem observado colega Jambao, o título do tópico esta invertido... estarei corrigindo agora...
Postado

Oooooopa!!!!

Então a "coisa" existe mesmo. Um pequeno aparelho que recebe o sinal de video composto e separa os sinais de cor RGB e os sinais de sincronismo para serem aplicados no monitor. O bom é que no vídeo tem a informação desse produto. Já é alguma informação para quem não tem "traquejo" com leitura de esquemas e solda.

Beleza então!!! Informação completa. Completíssima. Veja que para chegar a esse resultado, teve que buscar infos fora do Brasil. Como eu disse antes, se não dominar um pouco, o idioma do tio Obama, fica-se a ver navios pois muitas informações boas estão fora da nossa terra tupiniquim.

Valeu a complementação mas fica ainda a espera de sua ajuda (quando puder, é claro) a respeito de fazer esse tipo de trabalho como N64 ou o SNES. Eu só não faço porque não tenho tal aparelho. Não curto consoles mas não tenho nada contra. É só uma questão de gosto e gosto não se discute. A um tempo atrás, até que tinha um console do SNES aqui em casa do meu sobrinho que estava jogado às baratas e foi dado pra uma instituição de caridade. Se não fosse isso estaria experimentando as modificações.

No site que informei, tem uma nota que informa que esses sinais de RGB e Sync não foram implementados no conector do SNESjr e não se sabe o motivo porque o fabricante não colocou isso. Outro lance é verificar os sinais do multiconector AV para saber se eles estão lá. Outro lance é que se existe sinal CSync, se o monitor não pega, então o lance é separar os sinais de sincronismo horizontal e vertical através de um circuito com um CI específico prá isso e no site mostra como se faz para implementar.

Bom... Chega de abobrinhas e aguardemos para que o criador do tópico se manifeste.

Postado

galera vocês estão indo bem com a farinha eu já voltei com o bolo e ficou ruim :P

achei 1654564121351455453153 informações sobre o assunto, tanto que consegui ligar num monitor "antigo" (máxima resolução era 800X600) o único problema é que ficava subindo e cedendo (culpa do CSync) logo tentei ligar num monitor novo (HP7502) e para minha surpresa nem fica verde o led do bicho.

eu ate peguei um pc dinossauro (MMX) e desmontei o rabicho do video aprocura de algum jumper (e era realmente só um rabicho)

enfim, só vi essa foto e achei que poderia ter algum jumper para fazer esse monitor novo ligar (acionar o relé) e receber o sinal, pois ele é do tamanho de um conector com DB15 normal (é o que aparenta:lol:)

pa 6 fica ligado nu assunto-_-

aqui e aqui;)

soldei um cabo flat no rgb e Horizontal e vertical do DB15, um capacitor em serie de 470uF no verde e juntei os 3 do rgb (9) e juntei o horizontal e o vertical (HSync+VSync=Csync) (3) e liguei na saída multi do monster nitendo

logo vi um circuito que sincroniza automaticamente o H/V só que não adiantaria pois só tenho esse monitor do tempo da pedra, fora da resolução ou da frequência ele fica muito zuado

Conclusão:

então, não queria compra nada, nada mesmo. E o que eu queria não prestou, que era fazer a fusão de dois dinossauros para gerar um acarde maaasssssss não deu, então tchau...

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...