Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida Sobre o Clamper Multi Proteção


Posts recomendados

Aqui em casa (que não tem Terra) o clamper multi proteção (modelo c/ contador de surtos) teve comportamento semelhante.

Ao ligá-lo, a luz indicadora de Terra Presente piscou sem parar (com a ocorrência simultânea de pequenos estalos).

Após 2 minutos, a frequência foi reduzindo, até parar de piscar. Mas já observei que em alguns momentos ele pisca novamente, por alguns segundos, e pára.

Portanto tenho a mesma dúvida do colega acima, se alguém souber do que se trata, agradeço a colaboração. ;)

O meu aqui, sem contador de surtos, fez isso na primeira vez que o liguei, às vezes ele faz novamente (tomana não é aterrada) de ficar piscano a luz do terra presente e estalando, da última vez o monitor apagou e voltou. O monitor já tinha feito isso antes, mas não olhei pra ver se o filtro tava piscando.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Sabes que o mercado oferece espelhos com múltiplas tomadas. Bastaria trocar esse conjunto para ficar com um desses ai, por exemplo. Essa seria a melhor solução:

Espelhocomduastomadas.jpg

Melhor contato, mais robusto, mais seguro, em tudo, somente tudo melhor que qualquer outra solução..

Principalmente aquela do maldito benjamin..

 

Faller, preciso puxar mais dois fios da linha principal ou posso usar apenas os dois fios presentes na tomada e conectá-los com um mesmo fio? Fase com fase e neutro com neutro. Não sei se ficou claro o que quis dizer.

 

Valeu.

 

:69:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vais colocar ai duas ou três tomadas a mais, elas vão ficar paraleladas e ligadas ao par de fios já existente. Cada fio do par que ai tens vai em cada uma das  tomadas, ou assim, veja:

 

Que coincidência!!! Estava assistindo a esse vídeo. Percebi, porém, que ele conectou fase com neutro, a tomada de cima está invertida em relação a de baixo. Aqui eu não vou acrescentar outra tomada, vou apenas trocar a tomada já existente por essa que você indicou, para assim não ter que usar um benjamin ou adaptador. Entende?

 

Mais uma vez obrigado Faller.

 

:69:

É necessário estanhar um fio assim?

 

 

Até.

 

:69:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A colocação de um terra real resolve totalmente o problema. Isso dai se trata de indução ao longo da fiação e o Clamper, muito sensível, acaba ficando no limiar de detecção do aterramento..

Isso não trás problema nenhum a operação normal da proteção..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A colocação de um terra real resolve totalmente o problema. Isso dai se trata de indução ao longo da fiação e o Clamper, muito sensível, acaba ficando no limiar de detecção do aterramento..

Isso não trás problema nenhum a operação normal da proteção..

Valeu pela resposta faller, aqui o caso é o mesmo do colega acima, só com o cabo do telefone ligado ao Clamper ocorre o pisca pisca e estalos, troquei o cabo que ligava a linha telefônica ao Clamper e, até agora, não ocorreu novamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

..... a tomada de cima está invertida em relação a de baixo.

 

É necessário estanhar um fio assim?

 

Obrigado pela lembrança. Evite, se puderes, se a tomada for de módulos componiveis, inverter uma com relação a outra e se isso for inevitável em vez da ponte paralela de fios entre as tomadas, do jump de fio entre ambas ser reto ele terá de ser em X e nesse caso veja que esteja bem isolado..

 

Estanhando fica rígido e eventualmente fica melhor de moldar e não solta fiozinhos se ele for flexível, mas não e obrigado a estanhar não..

 

 

 

 

Ah, Faller, não em interesse de vender um dos seus filtros de linha, não? Sei que tem muitos.. rsrsrsrsrsrs

Te envio MP sobre o assunto:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não tenho aterramento na minha casa e deixei de utilizar estabilizador há pelo menos 5 anos. Utilizo réguas e filtros de linha "genéricos" pois tenho 4 estações de trabalho na minha casa e comprar 4 filtros de linha da marca Clamper custaria o mesmo que uma boa fonte.

 

Isso é justamente o que faço: compro fontes com PFC ativo e com certificação 80+, mesmo que seja a básica, a branca de 80%.

 

Em minha defesa utilizo em relação aos filtros de linha de qualidade a mesma argumentação que usamos em relação aos estabilizadores: alguém aí coloca filtro de linha em geladeira?  :)

 

Então creio que com uma boa fiação interna, uma boa tomada e mais uma boa fonte o hardware está bem protegido, nunca tive problemas em 15 anos de uso a não ser uma fonte OCZ SxS 2 400W que parou de funcionar de uma hora pra outra no ano passado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela lembrança. Evite, se puderes, se a tomada for de módulos componiveis, inverter uma com relação a outra e se isso for inevitável em vez da ponte paralela de fios entre as tomadas, do jump de fio entre ambas ser reto ele terá de ser em X e nesse caso veja que esteja bem isolado..

 

Estanhando fica rígido e eventualmente fica melhor de moldar e não solta fiozinhos se ele for flexível, mas não e obrigado a estanhar não..

 

Mais uma vez obrigado.

 

:69:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A colocação de um terra real resolve totalmente o problema. Isso dai se trata de indução ao longo da fiação e o Clamper, muito sensível, acaba ficando no limiar de detecção do aterramento..

Isso não trás problema nenhum a operação normal da proteção..

Aqui percebi que isso acontece, como um outro colega mencionou, quando a linha telefônica está passando pelo Clamper, você disse que o "pisca pisca" do Terra Presente (tomada não aterrada no caso) não causaria problemas na proteção oferecida pelo Clamper, só que quando acontecem as piscadas, o monitor às vezes apaga, voltando ao normal depois. Tenho receio que isso não seja salutar ao equipamento, pensei em ligar a linha telefônica diretamente ao modem, sem passar pelo Multiproteção, já que assim não ocorrem as piscadas e estalos, mas ao ver um post anterior seu, onde apresentas a possibilidade de um caminhão bater no poste e jogar 13.000 volts da rede, pela linha telefônica, dentro do PC, resolvi aturar eventual pisca pisca, estalo e apagada de monitor e mantive a linha telefônica no Multiproteção. Ah, já que estamos no assunto, o modem vem com um minifiltro para também ligar o aparelho de telefone na mesma tomada. Pergunto, qual é a melhor maneira de ligá-lo junto ao Multiproteção? Fiz da seguinte maneira: um fio da linha ligado à entrada "linha" do Clamper, e na saída "Equip" do Clamper liguei o minifiltro FDC da Oi do qual partem dois fios, um para o modem e outro para o telefone fixo, é a melhor alternativa?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encaminhei a dúvida para a Clamper e eles responderam o seguinte:

 

"Agradecemos o seu contato e interesse em nossos produtos.

A Clamper é uma empresa especializada na pesquisa, desenvolvimento e fabricação de DPS (Dispositivos de Proteção contra Surtos elétricos), oferecendo soluções de alto desempenho e  tecnologia para os diversos segmentos do mercado.

 

Pelo seu relato, esta tendo uma indução de 60Hz na sua linha de telefone, o que esta fazendo com que a proteção da sua linha de telefone esteja atuando. É possível realizar um procedimento no DPS para que o seu problema seja solucionado, para isto o se DPS deverá ser encaminahdo para a assistência técnica Clamper. O nosso setor de ouvidoria irá informá-lo sobre o procedimento para envio do produto.

 

No link abaixo, a Clamper conta um pouco sobre o surto elétrico e como podemos proteger os equipamentos."

 

E aê, tenho receio de mandar e eles reduzirem a sensibilidade de alguma proteção e eu ficar menos protegido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Gostaria de colocar aqui uma nota sobre o excelente pós venda da Clamper. Como já havia relatado, meu Multiproteção, às vezes, estalava e ficava com a luz do "Terra Presente" piscando quando a linha telefônica estava conectada à ele. Pois bem, a Clamper informou que isso não era um defeito, mas uma característica de minha rede telefônica que provocava o ocorrido, mesmo assim iriam fazer uma alteração para sanar a ocorrência, a remessa do produto foi de forma gratuita, via SEDEX com autorização de postagem, e o pessoal deles responderam todas as dúvidas que eu passei a eles por e-mail. Com certeza recomendo e voltaria a fazer negócio com eles.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Ei, galera. Sabe o site de compras WAZ? Quando eu fui ver as avaliações desse filtro de linha da Clamper, eu me deparei com a seguinte avaliação do produto:

"Comprei esse filtro brasileiro ano passado influenciado pelos fóruns de energia da internet. Me arrependi... Pesquisando mais na internet, percebi que pelo mesmo preço (ou um pouquinho mais) conseguia comprar na WAZ filtros das melhores marcas do mundo (APC e Belkin). A Clamper só faz filtros com capacidade de absorção de até 300 Joules (é muito pouco). Quando se compra um filtro, a principal característica a se analisar é a capacidade de absorção (Joules). Foi então que decidi doar meu Clamper e comprei um Belkin aqui na WAZ de 3.500 joules!!!!! Os filtros Belkin são também muuuito superiores em tempo de resposta (inferior a um nanosegundo), número de varistores e capacitores. Os filtros americanos (APC e Belkin) só funcionam em cidades 110, por isso em cidades 220 ainda vale a pena comprar Clamper. Alegam que o ponto fraco dos filtros americanos é que eles não possuem tomadas no novo padrão brasileiro. Ora, é para isso que uso meu adaptador. Meu Belkin possui 12 (isso mesmo, 12) tomadas e só uso 6. O Clamper só possui 8 tomadas. A WAZ foi maravilhosa na entrega. Super rápida e o pedido veio muito protegido na caixa. Até mês que vem quero comprar outro Belki, agora para meu escritório. Um abraço a todos!"

 

Esse lance dos Joules é verdade, gente?

Caso queiram saber, eu vi isso em um anúncio do filtro de cor transparente

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

A primeira correção a fazer é usar as tomadas como deve ser. Plugues de 3 vias requerem tomadas de 3 vias e com os fios internamente conectados de modo correto. Fora disso nem pensar em buscar a origem dos problemas que talvez sequer existam...

 

Tomadas tem de apresentar a seguinte disposição dos fios dentro das mesmas:

Polarizaodetomadaseltricas.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A primeira correção a fazer é usar as tomadas como deve ser. Plugues de 3 vias requerem tomadas de 3 vias e com os fios internamente conectados de modo correto. Fora disso nem pensar em buscar a origem dos problemas que talvez sequer existam...

 

Tomadas tem de apresentar a seguinte disposição dos fios dentro das mesmas:

Polarizaodetomadaseltricas.jpg

Minha tomada tem pinagem antiga (NEMA 5).Dela puxo uma extensão com fio de 1.5mm 2. Na ponta uso uma tomada com 3 entradas padrão novo. Nada mais, nada menos. Aterramento adequado, até aponta no ACF 2100T e no Clamper. Não sei o que fazer. Teria que mudar a tomada inicial e colocar padrão novo? Isso adiantaria? Afinal os ruídos no Clamper são ou não normais? No FHT 1200 não tenho isso, mas considerando ser inferior.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sempre que no elo de alimentação tiveres uma tomada de 2 pinos de nada adianta ter mais 100 delas com três pinos.. Essa de dois pinos vai permitir a inversão do fio fase..

Assim como não dá de se estar não dá para estar semi-grávida, não dá para ser semi coerente. Ou tens a garantia de ter o fio fase corretamente posicionado sempre ou estarás com uma chance de errar em 50%...

 

Como fazes para garantir que o fio fase vai estar corretamente ligado na tomada de 3 vias????

A pergunta que não quer calar é se fizestes essa extensão nema => padrão nacional de modo correto, sem a inversão do fio fase???

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre que no elo de alimentação tiveres uma tomada de 2 pinos de nada adianta ter mais 100 delas com três pinos.. Essa de dois pinos vai permitir a inversão do fio fase..

Assim como não dá de se estar não dá para estar semi-grávida, não dá para ser semi coerente. Ou tens a garantia de ter o fio fase corretamente posicionado sempre ou estarás com uma chance de errar em 50%...

 

Como fazes para garantir que o fio fase vai estar corretamente ligado na tomada de 3 vias????

A pergunta que não quer calar é se fizestes essa extensão nema => padrão nacional de modo correto, sem a inversão do fio fase???

A princípio os fios da extensão têm cores, e eu os segui. Confesso que prestei mais atenção ao terra do que os outros, mas a inversão que tu diz seria dos pinos de energia não-terra? Pois olha, estou utilizando a meses este esquema e só tive problemas de ruído com o ACF com chuveiro ligado, mas com a chegada do clamper, se tornaram esporádicos. Não entendi direito se correspondi à explicação da inversão. Então se eu tiver invertido os fios pode dar algo errado?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Exatamente...

 Não é por palhaçada que as tomadas, de 3 vias, tem um padrão a seguir..

Fase neutro e terra tem seu lugar exato para estar..

As tomadas já lhe mostrei como devem ser, os plugues e cabos em sua maioria também tem as identificações de como deve estar.

Confira ai as identificações em cabos e plugues:

DSCF0008.jpg

 

ConectoresIECpontadecabodeenergia.jpg

 

Plugnacional01_zps98816880.jpg

 

Se não respeitado esse arranjo seu equipamento continua a operar numa boa se tudo estiver normal. O problema passa a acontecer justo na anormalidade. Todas as proteções estão inseridas no fio fase, fusíveis indutores de filtro, interruptores etc. Tanto de seu equipamento quanto de dispositivos auxiliares..

Se quer que eles façam o que devem fazer, sem nenhum problema e quando tiverem de fazer, respeite a norma e faça a instalação de modo correto..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente...

Não é por palhaçada que as tomadas, de 3 vias, tem um padrão a seguir..

Fase neutro e terra tem seu lugar exato para estar..

As tomadas já lhe mostrei como devem ser, os plugues e cabos em sua maioria também tem as identificações de como deve estar.

Confira ai as identificações em cabos e plugues:

DSCF0008.jpg

ConectoresIECpontadecabodeenergia.jpg

Plugnacional01_zps98816880.jpg

Se não respeitado esse arranjo seu equipamento continua a operar numa boa se tudo estiver normal. O problema passa a acontecer justo na anormalidade. Todas as proteções estão inseridas no fio fase, fusíveis indutores de filtro, interruptores etc. Tanto de seu equipamento quanto de dispositivos auxiliares..

Se quer que eles façam o que devem fazer, sem nenhum problema e quando tiverem de fazer, respeite a norma e faça a instalação de modo correto..

Exatamente...

Não é por palhaçada que as tomadas, de 3 vias, tem um padrão a seguir..

Fase neutro e terra tem seu lugar exato para estar..

As tomadas já lhe mostrei como devem ser, os plugues e cabos em sua maioria também tem as identificações de como deve estar.

Confira ai as identificações em cabos e plugues:

DSCF0008.jpg

ConectoresIECpontadecabodeenergia.jpg

Plugnacional01_zps98816880.jpg

Se não respeitado esse arranjo seu equipamento continua a operar numa boa se tudo estiver normal. O problema passa a acontecer justo na anormalidade. Todas as proteções estão inseridas no fio fase, fusíveis indutores de filtro, interruptores etc. Tanto de seu equipamento quanto de dispositivos auxiliares..

Se quer que eles façam o que devem fazer, sem nenhum problema e quando tiverem de fazer, respeite a norma e faça a instalação de modo correto..

Infelizmente, não tenho uma chave teste. Me recomendaram usar. Então fiz a análise ocular: abri o plug padrão antigo e vi qual cor saía dos pinos. Aqui tem 3 cores - azul, branco e preto. Então abri a flecha no final da extensão e vi que seguia o mesmo padrão (ou estou enganado?). Como faço pra testar? Há um padrão do pino da tomada pra ser fase e neutro? Como testo com a chave? Será que na hora de instalarem o aterramento trocaram as bolas?

Consegui uma chave teste. Na situação atual, a chave acende justamente no neutro.

Fiz o teste com a chave teste e o que acende é o que corresponde ao neutro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A primeira correção a fazer é usar as tomadas como deve ser. Plugues de 3 vias requerem tomadas de 3 vias e com os fios internamente conectados de modo correto. Fora disso nem pensar em buscar a origem dos problemas que talvez sequer existam...

 

Tomadas tem de apresentar a seguinte disposição dos fios dentro das mesmas:

Polarizaodetomadaseltricas.jpg

Faller, por acaso tem algum perigo em usar a chave teste no final da minha extensão na flecha com o filtro de linha e condicionador plugados mas com interruptor desligado? Eu tava com a extensão plugada na tomada depois de inverter fase e neutro, e usei a chave na minha flecha. Depois disso a minha impressora que sempre dava um bip quando ligava o filtro, não deu mais por um tempo, bem como tive quedas de conexão com a internet. Fiquei receoso de ter queimado algo. A impressora tem uma fonte separada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Faller, por acaso tem algum perigo em usar a chave teste no final da minha extensão na flecha com o filtro de linha e condicionador plugados mas com interruptor desligado? Eu tava com a extensão plugada na tomada depois de inverter fase e neutro, e usei a chave na minha flecha. Depois disso a minha impressora que sempre dava um bip quando ligava o filtro, não deu mais por um tempo, bem como tive quedas de conexão com a internet. Fiquei receoso de ter queimado algo. A impressora tem uma fonte separada.

Não tem problema nenhum não..

Quem sabe você corrige e acerta essa sua instalação elétrica e coloca ela dentro das normas, com tomada tripolar e tudo..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!