Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Calcular amperagem de trafo para amplificador


Posts recomendados

Caros colegas do fórum, tenho construido vários amplificadores de várias potencias diferentes. Meu problema, é na hora de escolher o trafo. Tenho bobinado "na doida". Alguem conhece algum cálculo para saber a corrente do trafo de acordo a potencia RMS do amplificador? por exemplo: um amplificador de 325w rms stéreo precisa de um trafo de 45+45v a.c. qual a corrente que devo colocar??? :confused: bom, sempre tem funcionado, mas o rendimento varia muito de um prá outro. Tenho um excelente programa para bobinar os trafos mas meu problema é só para calcular a corrente de acordo a potencia em RMS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meu para saber é so fazer uma formula muito fácil seia a famosa EPI triangulo para calcular corrente elétrica, potencia elétrica , e tensão elétrica ou seja

325w/48v = 6.77A

ou seria 2x48 é so colocar 96 ali no lugar do 48 . num sei se seria isso que voce pediu mais se for grato em ajudar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vou tentar explicar de outra forma:

Tenho um amplificador de 1000w RMS sem o transformador. Consegui o esquema do mesmo, e no esquema diz apenas que a tensão do secundário é 50+50V mas não diz a corrente. No meu cálculo de transformador, pede a tensão do primario e secundário, núcleo do trafo e a corrente. Resumindo: para um amplificador de 1000W RMS, com 50+50v qual a corrente devo usar? sabendo apenas isso eu mesmo crio uma fórmula.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vou tentar explicar de outra forma:

Tenho um amplificador de 1000w RMS sem o transformador. Consegui o esquema do mesmo, e no esquema diz apenas que a tensão do secundário é 50+50V mas não diz a corrente. No meu cálculo de transformador, pede a tensão do primario e secundário, núcleo do trafo e a corrente. Resumindo: para um amplificador de 1000W RMS, com 50+50v qual a corrente devo usar? sabendo apenas isso eu mesmo crio uma fórmula.

Um amplificador de classe AB, tem perdas de 40%.

Então logicamente se ele fornece na saída 1000watts, ele vai consumir do trafo 1400 watts.

Tem haver também com a impedância de saída do amplificador. Mas tem outros detalhes.

Vamos a alguns:

Digamos que tenhamos um amplificador de um só canal de 1000 watts, alimentado com 50+50V:

50Vdc dividido por raiz quadrada de 2 = 35Vac

Isso significa que 50Vdc só produzirá 35Vac (corrente alternada de áudio)

Com essa tensão só daria 1000 watts contínuos na saída com um falante de

1,22 ohms.

35Vac divididos por 1.22R = 28,68A vezes 35V = 1004 watts.

Isso chama-se lei de ohms: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Ohm

Só não se esqueça que estes amplificadores de classe AB perdem 40% de

potência em calor, então ele vai estar consumindo 40% de potência a mais do trafo para fornecer os 1000 watts de saída. então irá consumir 1400 watts do trafo.

Um trafo que fornece 50V já retificado e filtrado, sua tensão AC é de:

35Vac pois 50V dividido pela raiz quadrada de 2 é 35VAC

Veja que o trafo deste transformador teria que suportar 28,68A contínuos a uma tensão de 35Vac para produzir 1000 watts, não fosse as perdas de 40% que o amplificador tem.

Considere 40% de potência a mais na entrada, por causa das perdas em calor, então terá:

Trafo de 1400 watts:

tensão 35+35Vav (corrente alternada)

Corrente 40A

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Olá Albert_emule, eu sei que este tópico esta parado faz algum tempo, mas se possível, eu gostaria que tentasse me esclarecer uma dúvida. Com a carga em 8 ohms, um trafo com saida 22-0-22ac vai usar uma amperagem de 2,75A(22/8) para gerar 22W rms na saída. Como tem a perda de 40%, minha dúvida é: mesmo tendo muita amperagem na fonte (6A), como a carga é 8 ohms, vai ser 22w rms menos 40% de perda que vai dar 13,2w? Pois a resistencia de saida sendo 8 ohms, não tem como o amplificador consumir mais amperagem. Obrigado ....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!