Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com Potenciometros e Amperagens.


Posts recomendados

  • Membro VIP

Veja só, colega Airtonarl... Ao ter de entregar toda a tensão que ele (potenciômetro mais transistor darlington) vai conseguir liberar algo como 9 Volts embora alimentado com 12 Volts. Isso (9 Volts) é o que terá de tensão de um dos lados do resistor de 5,6 Ohms e do outro lado vai ter cerca de 3,5 Volts segurado pela barreira de tensão dos leds..

Ora, 9 Volts - 3,5 Volts = 5,5 Volts sobre o resistor de 5r6. Isso dá uma corrente da ordem de 5,5/5,6 = quase 1 Ampere, que dividida entre os dez leds vai resultar em uma corrente da ordem de 1/10 = 100 mA ou seja, 5 vezes a corrente nominal do mesmo ..

 

Para ainda conservar um brilho bom nos leds faça os trabalhar com 30 mA (0,03A). Tem de aumentar o valor do resistor para cerca de 5,5 / (10 x 0,03) = 5,5 / 0,3 = 18 ohms e do ponto de vista da potência, 5,5 x 5,5 / 18 = 1,6 Watts x ou seja, coloque 18R  x 2 Watts

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller muito obrigado por essa imensa ajuda amigo, Vou usar esses 10 leds para iluminar um painel de TV que eu fiz... 

Só não entendi de onde saiu essa resistência de 5r6 que você mencionou no início... Posso ter me enganado na hora de digitar mais a resistencia que usei para os dez leds foi uma de 56 r 5w... Então, Pelo que você descreveu, eu uso o esquema que você postou e adiciono uma resistência de 18 r 2w isso?... Se positivo, essa resistência vai entre a saída do potenciômetro e a base do transistor ou vai do emissor do transistor para os LEDs? c

Uma coisa que estranhei foi a resistência de 5w aquecer bastante, já que o consumo dos LEDs nao passa de 5w... 

Desde já agradeço amigo Faller...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 horas atrás, Airtonarl disse:

@faller muito obrigado por essa imensa ajuda amigo, Vou usar esses 10 leds para iluminar um painel de TV que eu fiz... 

Só não entendi de onde saiu essa resistência de 5r6 que você mencionou no início... Posso ter me enganado na hora de digitar mais a resistencia que usei para os dez leds foi uma de 56 r 5w... Então, Pelo que você descreveu, eu uso o esquema que você postou e adiciono uma resistência de 18 r 2w isso?... Se positivo, essa resistência vai entre a saída do potenciômetro e a base do transistor ou vai do emissor do transistor para os LEDs? c

Uma coisa que estranhei foi a resistência de 5w aquecer bastante, já que o consumo dos LEDs nao passa de 5w... 

Desde já agradeço amigo Faller...

Pare ai, meu amigo... quanto ao resistor de 5,6 Ohms penso ter lido, escrito por você, na postagem de número 25, na página anterior..

Será que estou louco, ou bêbado, ou isso cabe a você..   Dê uma conferida..

Mas o que é realmente importante é que está tudo esclarecido para você..

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente me confuso quanto a resistência... Bom, como não tinha um transistor do tipo ( tip140 )... Resolvi fazer com um regulador LM350, vi em outro tópico que você mencionou... Ficou muito bom a regulagem do brilho.

O único problema é a resistência de 56r 5w que coloquei em série com o conjunto de LEDs, na saída do regulador...

Apesar de aquecer muito, a ponto de não dar pra deixar o dedo, acho que não a resistência não abrirá... Mais vou colocar mais 2 w de resistência só pra garantir. 

Muito obrigado amigo Faller pelas grandiosas informações que você passou aqui... Que  Deus te abençoe cada vez mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!