Ir ao conteúdo

Probleminha com Gainclone

rcalado

Posts recomendados

Postado

Amigos, montei um amplificador, o famoso Gainclone com LM3886. Usei como préamplificador o circuito de uma caixinha de som de pc. Ok, o sistema é fantástico, qualidade de áudio maravilhosa. Só tem uma coisa que me incomoda: toda vez que ligo ele, dá um som grave forte nas caixas.. como se eu desse um pico rápido e alto de tensão nos falantes.. Como resolvo isso?

• Membro VIP
Postado

- Será que esse seu esquema está corretamento usando a função Mute do CI???

- Se esquemático usa fonte simples ou fonte simétrica..

- Tem capacitor de saída, de alto valor em seu pino 3 de saída???

Postando o esquemático usado talvez possamos ajudar..

Postado
  faller disse:
- Será que esse seu esquema está corretamento usando a função Mute do CI???

- Se esquemático usa fonte simples ou fonte simétrica..

- Tem capacitor de saída, de alto valor em seu pino 3 de saída???

Postando o esquemático usado talvez possamos ajudar..

Opa, grande mestre!!! Esperava mesmo sua ajuda! heheheh

Então, eu montei ele no kit de placas que comprei do ebay:

Placa do amplificador

Placa da fonte

Postado
  rcalado disse:
Amigos, montei um amplificador, o famoso Gainclone com LM3886. Usei como préamplificador o circuito de uma caixinha de som de pc. Ok, o sistema é fantástico, qualidade de áudio maravilhosa. Só tem uma coisa que me incomoda: toda vez que ligo ele, dá um som grave forte nas caixas.. como se eu desse um pico rápido e alto de tensão nos falantes.. Como resolvo isso?

Amigo rcalado, de onde você tirou o som da caixinha para o amplificador? da saída que vai para os alto falantes ou da saída do pré? Pois eu acho que o sinal da saída da caixa é um pouco agressivo. Desculpe, é que não entendi bem.

Postado
  clodoaldo som disse:
Amigo rcalado, de onde você tirou o som da caixinha para o amplificador? da saída que vai para os alto falantes ou da saída do pré? Pois eu acho que o sinal da saída da caixa é um pouco agressivo. Desculpe, é que não entendi bem.

Tirei direto da saída que ligaria os falantes... Li vários sites indicando isso, para aproveitar toda a potência do LM3886... Mas de qualquer forma, mesmo o potenciômetro de volume estiver no mínimo, dá o pipoco...

• Membro VIP
Postado

Separemos os problemas, que podem estar no Gainclone ou pode estar sendo transforido, da fonte de áudio, para o amplificador, através de seu acoplamento.

Para separar e bem definir faça a seguinte experiência..

Desligue a fonte de áudio do gainclone, reduza o voloume no potenciômetro ao mínimo e ligue (alimente) o gainclone. Se houver o pipoco o problema está nele, no gainclone, caso contrário pode estar no acoplamente da fonte com esse..

Existem soluções alternativas para resolver esse problema ai.. Primeiro faça o teste e poste o resultado.. Depois continuamos..

Postado

Faller, fiz o teste que pediu.. Desliguei a fonte de áudio. Ao ligar o gainclone com o potenciômetro de volume no mínimo dá o pipoco...

Lembrando que o potenciômetro de volume é o próprio do pré amplificador..

• Membro VIP
Postado

Então, uma vez definido que o tal de pipoco é resultante do próprio gainclone, fosse você, em vez de tentar remover esse problema que pode não ser nada fácil de se fazer eu faria um pequeno e simples temporizador que desse 2 segundos para atracar um relé, que alimenta os falantes..

O componente mais caro dai será o relé, que deve ser de dois contatos reversores. Logo, ao ligar, a saída do amplificador estaria pelo contato NF jogada em cima de um resistor de 8,2 ohms x 5 Watts. passados 2 segundos (pode ser até mesmo 1 segundo) o relé deve comutar e jogar a saída do amplificador para ao falantes, via seu contato NA..

Esse temporizador pode ser feito de inúmeras maneiras , até mesmo com uma simples constante RC (capacitor eletrolítico de alto valor em paralelo com o relé e resistor em série)

Para cálculo do resistor só sabendo dos dados do relé a usar..

Por exemplo, se for um relé com bobina para 12 Volts pode alimentar o mesmo com um reistor a partir dos 35 Volts do amplificador.. Vai ligado de +Vcc ao terra...

Meça a resistência do relé e coloque um resistor com uma reistência coisa de 2 vezes maior em série..

Suponhamos que o relé drene em sua bobina coisa de 0,05 Amperes, desse modo ele terá uma resistência de 12/0,05 = 240 ohms..

Coloque em série com o relé um resistor de 470 ohms..

Se colocares agora um capacitor de 2.200 uF x 16 Volts em paralelo com o relé, esse relé deverá levar cerca de RC segundos para atracar..

470 x 0,0022 = 1 segundo...

É o mais simples temporizador que podes fazer... Nem placa de circuito impresso necessita para isso dai..

O resistor deve ser de 5 Watts e vai aquecer um pouco sim...

Desse modo durante o primeiro segundo da alimentação do CI, quando as fontes estão ainda no processo de acomodação de suas tensões, o pipoco estará sobre os resistores de 8,2 ohms e, um segundo depois, os alto falantes serão chamados para dentro do circuito.. Acho que gastas cerca de R$ 10, mais ou menos, para fazer isso dai..

Dúvidas pergunte..

Postado

No Gainclone acho difícil ter esse problema, não é um CI barato ao contrario de suas caixinhas que usa como pre, provavelmente é DC na saída ao ligar o pre, o capacitor de acoplamento na entrada do gainclone deveria resolver esta ligado corretamente?

• Membro VIP
Postado
  rafael.luc disse:
No Gainclone acho difícil ter esse problema, não é um CI barato ao contrario de suas caixinhas que usa como pre, provavelmente é DC na saída ao ligar o pre, o capacitor de acoplamento na entrada do gainclone deveria resolver esta ligado corretamente?

Justo para tirar a dúvida se era ou não problema no acoplamento de entrada que pedi para o autor ligar o Gainclone independente, desligado de sua fonte de áudio. Ele fez e o pipoco continua aparecendo. Acho que não prestastes atenção no relato dele..

Postado
  faller disse:
Justo para tirar a dúvida se era ou não problema no acoplamento de entrada que pedi para o autor ligar o Gainclone independente, desligado de sua fonte de áudio. Ele fez e o pipoco continua aparecendo. Acho que não prestastes atenção no relato dele..

é que tem desligar a alimentação do pre, quando você falou em desligar a fonte de áudio pode se simplesmente retirar o plug que vai na placa de som do PC.

Caso ligando somente o Gainclone apresente o problema, veja se fonte a fonte de alimentação não esta desbalanceada (V+ V-)

A segunda questão é comprou essa placa com os componentes?

• Membro VIP
Postado
  rafael.luc disse:
é que tem desligar a alimentação do pre, quando você falou em desligar a fonte de áudio pode se simplesmente retirar o plug que vai na placa de som do PC.

Caso ligando somente o Gainclone apresente o problema, veja se fonte a fonte de alimentação não esta desbalanceada (V+ V-)

A segunda questão é comprou essa placa com os componentes?

Entendo o que falas sim e está certo... Mas não existe pré...

Veja ai a declaração do autor..

rcalado disse:
Tirei direto da saída que ligaria os falantes... Li vários sites indicando isso, para aproveitar toda a potência do LM3886... Mas de qualquer forma, mesmo o potenciômetro de volume estiver no mínimo, dá o pipoco...

O pré dele inexiste.. É uma ligação das saídas para caixa de som que entram direto no gainclone. Desalimentando esse áudio basta para isolar qualquer atuação extra gainclone...

Sim o problema dele certo que seja derivado do desbalanceamento das fontes, ou do tempo de setup de cada uma, mas isso dai não é uma coisa muito fácil de resolver com o conhecimento dele, me parece..

Por isso sugeri "enganar" o Gainclone, com o timer... Atacar o sintoma...

Postado

Hum, a coisa complicou... Faller, acho que te entendi errado.. Quando pediu pra tirar a fonte de audio, eu simplesmente retirei o cabo de áudio da saída do pc que entra no pré que alimenta o gainclone...

Hoje a tarde irei fazer o teste somente com o gainclone, tirando o pré...

• Membro VIP
Postado
  rcalado disse:
Hum, a coisa complicou... Faller, acho que te entendi errado.. Quando pediu pra tirar a fonte de audio, eu simplesmente retirei o cabo de áudio da saída do pc que entra no pré que alimenta o gainclone...

Hoje a tarde irei fazer o teste somente com o gainclone, tirando o pré...

Amigo, isso é básico...

Se tens um sistema e o resultado de um modo ou outro tem problemas, isole as partes e teste.. ISOLADAMENTE..

Esse pipoco bem pode estar sendo gerado em um pré-amplificador ruim, mal alimentado, erroneamente polarizado, sem acoplamento AC correto...

Esses pipocos geralmentte não são problemas inerentes ao áudio mas sim a problemas envolvendo polarização e as fontes..

Quando citaste que retiravas o sinal de áudio direto da saída de som, para alto falantes, isso para meu entendimento aliado a teres mostrado somente a placa do gainclone, sugeriu ausência de pré-amplificador, pois esse sinal é alto, muito alto..

Quando digo testar o gainclone isoladamente é exatamente sem nada ligado a ele.. Só mesmo a placa dele e a fonte dele..

Certo mesmo estava o rafael.luc, que previu esse seu errôneo entendimento e esse seu teste fajuto... Aguardemos a resposta..

Postado
  rcalado disse:

Dê uma olhadinha aqui tem muita coisa interessante sobre a montagem do gainclone que talvez até resolva seu problema http://www.nabucoeletronica.com.br/files/manual-kit.pdf

Postado

Fiz o teste isolado.. Sem o pré não acontece... Lembrei que antes de instalar o pré e por tudo na case, eu usei alguns dias e não acontecia.. Então realmente o problema é com o pré.. Seguem as fotos para ver como é o bixim:

gainclone01.th.jpg gainclone02.th.jpg gainclonefrente.th.jpg gainclonefundo.th.jpg

• Membro VIP
Postado

É, não tenho mais nada para te dizer... Você já percebeu tudo..

Agora, para ajudar, só com o diagrama elétrico desse seu pré dai... e de como os interliga..

Postado

vou fazer alguns testes, começando por ligar o pré primeiro, depois o gainclone.. depois faço o contrário.. se resolver, coloco duas chaves liga/desliga separadas... ou então faço uma chave de tempo como você sugeriu antes...

• 4 semanas depois...
Postado

fiz diversos testes, ligando primeiro o pré e depois o gainclone, e também o inverso, mas sempre dá a mesma coisa..

vi em vários anúncios de amplificadores no Mercado Livre que possuem um circuito de atraso para ligar o alto-falante, assim como o Faller também citou neste tópico.. como faria esse circuito?

• Membro VIP
Postado
  rcalado disse:

..como faria esse circuito?

No post #8, la na página anterior, tem descrição de um bem simples, com um mínimo de peças..

Postado
  faller disse:
No post #8, la na página anterior, tem descrição de um bem simples, com um mínimo de peças..

Obrigado novamente Faller!!! vou montar esse circuito. Acho que agora tá resolvido o problema! Se morássemos na mesma cidade te pagava uma cerva!! heheh

Arrumei umas "caixinhas" pro amplificador.. O som ficou excelente, mas como eu ouço somente som baixo, as caixas menores com volume baixo tem mais qualidade... Essas aí só pra quando for fazer festa!

20120801135.jpg

Postado

rcalado , voce poderia por favor nos falar de onde voce comprou o seu amplificador?

é tenho uma pergunta: as placas dos amplificadores não vieram com um manul, e/ou esquema para que voce possa nos disponibilizar? seria de grande ajuda para todos do que curtem eletronica e amplificador

Postado
  mrvalterhugo disse:
rcalado , voce poderia por favor nos falar de onde voce comprou o seu amplificador?

é tenho uma pergunta: as placas dos amplificadores não vieram com um manul, e/ou esquema para que voce possa nos disponibilizar? seria de grande ajuda para todos do que curtem eletronica e amplificador

Opa!! Comprei o LM3886 e alguns componentes numa eletrônica aqui mesmo na cidade.. O restante dos componentes, como os capacitores da fonte comprei no Ebay. Várias coisas foram reaproveitadas, como o trafo, que tirei de um nobreak, e caixa, de um estabilizador. As placas eu tinha confeccionado uma, aí achei elas prontas e mais a da fonte no ebay, e pedi. Não precisa de esquema, pois a placa já vem silkada com o diagrama dos componentes. Se tiver dúvida, aconselho a dar uma lida no datasheet do LM pra entender como é circuito montado. Achei bem simples de montar esse amplificador..

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...