Ir ao conteúdo

Quantidade de fornecimento de corrente que o Capacitor possui

alanfigue

Posts recomendados

Postado

Tenho uma duvida, sei que quando um capacitor se carrega (eletrolitico), ele vira uma espécie de uma pilha, onde a ultima pode fornecer uma quantidade de corrente por hora, ex: 200mA/h.

gostaria de saber se existe uma formula para calcular a quantidade de corrente por hora que um capacitor pode fornecer a um circuito quando o mesmo estiver totalmente carregado (funcionando como um gerador).

Postado

Tenho uma formula aqui em um livro...

Corrente= capacitância*DeltaVoltes / DeltaTempo

Acredito que assim você possa determinar o capacitor correto para fornecer uma corrente X por um tempo Y.

Postado
Tenho uma duvida, sei que quando um capacitor se carrega (eletrolitico), ele vira uma espécie de uma pilha, onde a ultima pode fornecer uma quantidade de corrente por hora, ex: 200mA/h.

gostaria de saber se existe uma formula para calcular a quantidade de corrente por hora que um capacitor pode fornecer a um circuito quando o mesmo estiver totalmente carregado (funcionando como um gerador).

Você quer fazer capacitor de bateria?

Eu certa vez andei fazendo uns cálculos loucos para saber quanto de capacitância seria necessária para fornecer 40AH. O que me ajudou nos cálculos foram estas informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Capacit%C3%A2ncia

A questão é que um bom capacitor dura mais de 100 anos, não importando quantas vezes ele é carregado e descarregado, por isso me deu esta curiosidade.

781a869e71826c57260bb1763bef194a.png

C é a capacitância, expressa em farads. Como esta unidade é relativamente grande, geralmente são utilizados os seus submúltiplos, como o microfarad ou o picofarad.

Q é a carga elétrica armazenada, medida em coulombs.

O coulomb é a quantidade de carga que passa por um condutor, em um segundo, quando a corrente é de um ampère (1 A)

V é voltes

Se um coulomb equivale a 1A durante um segundo, 40A durante um segundo são 40 coulomb.

Uma hora é equivalente a 60 minutos, que é equivalente a 3600 segundos.

Se 40A durante um segundo é equivalente a 40 coulomb, a cada um segundo novo são mais 40 coulomb.

Então multiplique os 40 coulomb por 3600 segundos

Então a capacitância equivalente a 40AH é igual a:

144.000 coulomb dividido pela tensão 12V no caso da bateria.

Igual a 12.000 farads que é equivalente a 12 000 000 000 de Microfarads

Isso é uma bateria de 12V por 40AH

Até encontrei esta calculadora on-line que comprovou a veracidade dos meus cálculos:

http://www.convertworld.com/pt/carga-electrica/Coulomb.html

Postado

Muito obrigado aos amigos que me ajudaram!

minha ideia era estudar a possibilidade de gerar uma bateria de capacitores, porém parece inviável!

Obrigado!

Sr. Moderador, por mim pode finalizar este tópico.

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!