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Inversor de voltagem DC-AC


auyrc

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olá amigos,

estou tentando bolar um esquema pra ligar uma geladeira em uma bateria 12v, pois eu vou à uma praia no sul da bahia onde não há luz elétrica,

enfim, estou pensando em ligar uma geladeira pequena ou até mesmo um frigobar coisa de 70~100 watts de potência, pra isso funcionar penso em instalar um inversor de tensão DC > AC pra transformar os 12v da bateria em 127v, mas não sei ao certo qual o consumo que isso vai gerar sobre a bateria,

por exemplo, os 100w geram um consumo de 8,33 amp/h certo? então na teoria uma bateria de 150A duraria 18 horas?

outra duvida, o inversor consome somente quando tem algo ligado, ou só de estar conectado à bateria ele estará consumindo?

eu procurei em vários lugares sobre o assunto mas ta difícil de achar algo mais técnico e consistente...

se alguem entender do assunto e puder me ajudar ficarei grato.

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olá amigos,

estou tentando bolar um esquema pra ligar uma geladeira em uma bateria 12v, pois eu vou à uma praia no sul da bahia onde não há luz elétrica,

enfim, estou pensando em ligar uma geladeira pequena ou até mesmo um frigobar coisa de 70~100 watts de potência, pra isso funcionar penso em instalar um inversor de tensão DC > AC pra transformar os 12v da bateria em 127v, mas não sei ao certo qual o consumo que isso vai gerar sobre a bateria,

por exemplo, os 100w geram um consumo de 8,33 amp/h certo? então na teoria uma bateria de 150A duraria 18 horas?

outra duvida, o inversor consome somente quando tem algo ligado, ou só de estar conectado à bateria ele estará consumindo?

eu procurei em vários lugares sobre o assunto mas ta difícil de achar algo mais técnico e consistente...

se alguem entender do assunto e puder me ajudar ficarei grato.

Não vai dar 18 horas por dois motivos

Primeiro que a bateria não tem eficiência energética de 100% (nenhuma maquina gerador ou equipamento tem 100% de eficiência)

E segundo que o inversor perde aproximadamente 10% da potência que está sendo consumida, em forma de calor.

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Não vai dar 18 horas por dois motivos

Primeiro que a bateria não tem eficiência energética de 100% (nenhuma maquina gerador ou equipamento tem 100% de eficiência)

E segundo que o inversor perde aproximadamente 10% da potência que está sendo consumida, em forma de calor.

por exemplo um aparelho de 100w de potência, instalando-se um inversor com capacidade para 150w, para compensar a perda de potência pelo calor, uma bateria de 12v-150A, isso tem condições de dar certo? mesmo que por um tempo menor 10 horas por exemplo, ou é totalmente fora da realidade?

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por exemplo um aparelho de 100w de potência, instalando-se um inversor com capacidade para 150w, para compensar a perda de potência pelo calor, uma bateria de 12v-150A, isso tem condições de dar certo? mesmo que por um tempo menor 10 horas por exemplo, ou é totalmente fora da realidade?

As perdas com calor nada tem haver com a potência do equipamento.

São perdas que ocorrem nos transistores, transformadores e demais componentes. Geralmente 10% considerando o melhor inversor.

Se o aparelho de refrigeração for do tipo compressor, você não poderá instalar um inversor de 150 watts. Terá que instalar um com uns 1000 watts.

Outra coisa: Terá que ser do tipo senoidal de onda pura (não semi-senoidal)

O problema com o compressor é que dentro dele tem uma espécie de motor, que para sair da inercia, requer potências relativamente elevadas durante um ou dois segundos.

Já tive um caso real parecido com o seu.

O sujeito instalou um frigobar no Troller.

Para alimentar o compressor do frigobar, ele usou um inversor de 700 watts do tipo semi-senoidal.

Não demorou muito ele apareceu com este inversor com os transistores mosfets estourados.

Praga garantir o pico de consumo do compressor durante as partidas, eu reforcei a ponte inversora, colocando transistores de 50A.

Desta vez demorou mais para apresentar defeito, mas quem queimou desta vez foi o compressor do frigobar.

Eu deduzi que o compressor queimou por causa da onda semi senoidal, que prejudicou as bobinas do motor.

Outra coisa:

Eu tenho aqui uma tabela de autonomia de baterias estacionárias que vai até 58Ah.

Ela dá 5 horas a 111 watts.

2,58 vezes 58Ah dá 149,64 Ah ( seriam aproximadamente duas baterias e meia de 58Ah em paralelo)

2,58 vezes 5horas = 12.9 horas de autonomia a 111 watts.

Vamos considerar que o compressor consuma 100 watts.

Temos que adicionar 10% em cima, para considerar as perdas de calor.

Então seu sistema vai dar aproximadamente 12 horas com consumo de 100watts

Já com bateria automotiva, talvez nem dê isso, pois elas não são apropriadas para fornecer potência constante. Foram projetadas apenas para dar partida, ou seja; elas são preparadas para altas densidades de corrente, mais por um tempo menor.

Qual a diferença da estacionária para a automotiva?

As automotivas são feitas com chumbo de qualidade menor (pureza menor) alem do mais as placas são mais finas.

Já as estacionárias são feitas com placas de chumbo de espessura maior, e com chumbo de alta pureza.

Tem baterias estacionárias que duram 10 anos dependendo do tipo de uso.

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Você deve saber que transformadores não se dão bem com corrente contínua.. Pois esses inversores de 12 para 120 comuns, de onda retamgular que se vê por ai tirando a alternância, a subida e descida da forma de onda, no restante do tempo é como se contínua fosse . Veja ai, graficamente para ver se entendes..

Formasdeonda.jpg

Veja que em uma onda senidal pura como é a da rede eletrica, a tensão não fica parada no tempo, num mesmo valor e está sempre variando, 60 vezes por segundo, no ciclo completo.. Por outro lado a onda retangular ou quadrada sim varia em 5% do tempo ou muito menos. Os restantes 95% do tempo se mantém em uma mesma tensão.. Isso é mortal para qualquer elemento elétrico que se valha da indução magnética como transformadores e motores.

Desse modo além do problema levantado pelo albert_emule, da inércia da partida (facilmente notado ai na sua casa quando parte um refrigerador as luzes chegam a dar uma piscada, de tanto que o motor do compressor puxa..) Dizia, além desse problema ai, que é fatal para os conversores, o motor do compressor tenderá a aquecer muito mais do que deve, pela presença de uma tensão predominantemente contínua em seus enrolamentos..

Inversor para motores em geral, só senoidal mesmo... No caso de refrigeradores, com uma capacidade de cerca de 10 vezes a potência nominal do refrigerador..

Procure por um refrigerador a base de Peltier, para quebrar o galho, improvise, ache um refrigerador 12 Volts CC mas não enjambre..

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consegui entender tudo que vocês explicaram,

faller, eu ja até pesquisei estes refrigeradores peltier, mas são muito fracos para o que eu preciso.

com um inversor de onda senoidal pura, vai dar certo? ou pode ser que ainda assim corra o risco de o esquema ter uma vida útil muito curta?

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consegui entender tudo que vocês explicaram,

faller, eu ja até pesquisei estes refrigeradores peltier, mas são muito fracos para o que eu preciso.

com um inversor de onda senoidal pura, vai dar certo? ou pode ser que ainda assim corra o risco de o esquema ter uma vida útil muito curta?

Conforme o faller havia falado, o inversor terá que ter 10 vezes a potência do compressor em watts (para poder suportar aqueles picos da durante a partida).

O inversor sendo senoidal de onda pura não tem problema nenhum.

Na verdade um inversor senoidal onda pura, fornece tensão com ondas muito mais senoidais do que as das redes elétricas. Eu pude comprovar com um osciloscópio. As das redes elétricas geralmente ficam distorcidas nos picos em razão de muitas cargas consumidoras não lineares.

Todavia você poderá ter problemas com vida útil de baterias.

Baterias chumbo ácidas tem relativamente poucos ciclos de carga e descargas em comparação a outros tipos mais modernos que chegam a ter mais de 1000 ciclos.

Procure estudar sobre os ciclos para ficar por dentro do assunto.

Copiei de um manual de um equipamento industrial:

2.1 PERFIL CÍCLICO

A capacidade de ciclos de carga/descarga de qualquer bateria é determinada por muitas

variáveis, tais como :

a) Projeto da Grade (isto é: tipo da liga, espessura, configuração da malha).

B) Formulações da pasta ou material ativo (isto é; densidade, tipo de óxidos, processo de

mistura)

c) Processo de Tratamento da Placa

d) Tipos de Separador (isto é, tamanho do poro, resistência interna, tipo de material).

e) Processo de Formação da Placa

Ainda que a maioria dos projetos das baterias sejam totalmente similares, sua capacidade

cíclica pode variar. A quantidade de ciclos que elas irão fornecer está diretamente relacionada

com a profundidade da descarga. Essa profundidade de descarga é função da efetiva amperhora removida e da capacidade nominal em amper-hora de um determinado tipo de bateria. A

seguinte fórmula pode ser usada para determinar a profundidade da descarga:

Profundidade de Descarga = Descarga(Ampere) x Tempo (hrs) ,

Capac. Nom. da Bateria (Ah) x o nºde redes paralelas

(nºde redes paralelas, se aplicável)

As baterias da RTA tem sido submetidas a testes de ciclos, de acordo com os seguintes

parâmetros:

Temperatura Nominal (68ºF - 77ºF)(20ºC a 25ºC)

Tensão de carga 2.5 vpc máximo

Tensão Final 1.75 vpc

Percentual de recarga 120% de Ah removido

Os resultados desses testes de ciclos estão relacionados na tabela abaixo:

Número de Ciclos Profundidade de Descarga

150 - 200 100%

450 - 600 50%

1250 - 1500 25%

A RTA verificou que os requisitos de descarga característicos para aplicação em No-Breaks

(5, 10, 15 min. de autonomia) poderiam consistir em 20% a 40% de profundidade do nível de

descarga.

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o problema maior de se montar um esquema desses é o custo... um inversor senoidal "puro" de 1000W não fica por menos de 2 mil dilmas aqui no brasil, uma bateria estacionária de corrente razoável então nem se fala coisa de 400~600 reais...

mas voltando ao assunto...

Conforme o faller havia falado, o inversor terá que ter 10 vezes a potência do compressor em watts (para poder suportar aqueles picos da durante a partida).

um aparelho que consuma 70~100Watts (geladeira, frigobar), os picos ficam na faixa dos 700~1000Watts correto?

sendo assim a potência do inversor tem que ser 700~1000W contínua, ou ou ele deve suportar apenas esses picos e no restante do tempo vai funcionar somente na potência nominal do aparelho (70~100W)? pergunto isso pois encontrei inversores de energia pura que geram 500Watts contínuos e 1000Watts em pico... =http://www.ebay.com/itm/500W-PURE-SINE-WAVE-POWER-INVERTER-DC-12V-AC-110V-/230727145475?pt=US_Power_Inverters_&hash=item35b868d803

outra duvida sobre o inversor, durante o seu funcionamento ele vai consumir somente a carga necessária para rodar o aparelho ligado, ou inevitavelmente ele vai consumir a carga pra gerar sua capacidade total? Ex.: o inversor tem capacidade pra 500W, ligando-se um aparelho de 100W, ele vai consumir apenas o necessário pra funcionar o aparelho ou vai gerar os 500W nominais?

Albert, eu tenho uma bateria tracionária (automotiva) de 150A, e tenho uma estacionária de 30A, mas se meu esquema for dar certo com o inversor puro, vou providenciar outra estacionária de 30A para ligá-las em paralelo.

me desculpem se estou sendo redundante ou pleonástico, é que quero montar um aparato que valha à pena o dinheiro gasto.

att.: Auyrc Scheidegger da Cruz.

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o problema maior de se montar um esquema desses é o custo... um inversor senoidal "puro" de 1000W não fica por menos de 2 mil dilmas aqui no brasil, uma bateria estacionária de corrente razoável então nem se fala coisa de 400~600 reais...

mas voltando ao assunto...

um aparelho que consuma 70~100Watts (geladeira, frigobar), os picos ficam na faixa dos 700~1000Watts correto?

sendo assim a potência do inversor tem que ser 700~1000W contínua, ou ou ele deve suportar apenas esses picos e no restante do tempo vai funcionar somente na potência nominal do aparelho (70~100W)? pergunto isso pois encontrei inversores de energia pura que geram 500Watts contínuos e 1000Watts em pico... =http://www.ebay.com/itm/500W-PURE-SINE-WAVE-POWER-INVERTER-DC-12V-AC-110V-/230727145475?pt=US_Power_Inverters_&hash=item35b868d803

outra duvida sobre o inversor, durante o seu funcionamento ele vai consumir somente a carga necessária para rodar o aparelho ligado, ou inevitavelmente ele vai consumir a carga pra gerar sua capacidade total? Ex.: o inversor tem capacidade pra 500W, ligando-se um aparelho de 100W, ele vai consumir apenas o necessário pra funcionar o aparelho ou vai gerar os 500W nominais?

Albert, eu tenho uma bateria tracionária (automotiva) de 150A, e tenho uma estacionária de 30A, mas se meu esquema for dar certo com o inversor puro, vou providenciar outra estacionária de 30A para ligá-las em paralelo.

me desculpem se estou sendo redundante ou pleonástico, é que quero montar um aparato que valha à pena o dinheiro gasto.

att.: Auyrc Scheidegger da Cruz.

sendo assim a potência do inversor tem que ser 700~1000W contínua, ou ou ele deve suportar apenas esses picos e no restante do tempo vai funcionar somente na potência nominal do aparelho (70~100W)? pergunto isso pois encontrei inversores de energia pura que geram 500Watts contínuos e 1000Watts em pico... =http://www.ebay.com/itm/500W-PURE-SI...item35b868d803

Só precisa suportar os picos mesmo. É o tempo que o motor interno do compressor sai da inercia, geralmente de 1 a 2 segundos.

Mas tem que tomar muito cuidado, pois compressor tem um problema sério com relação a partida. Se após o compressor entrar em funcionamento, você desligar e ligar ele no mesmo momento, o motor interno engasga, e ele trava todo por dentro. Fica consumindo aquela potencia de pico por uns 10 ou 15 segundos, até que o termostato de proteção atua e ele desliga por sobre-aquecimento.

outra duvida sobre o inversor, durante o seu funcionamento ele vai consumir somente a carga necessária para rodar o aparelho ligado, ou inevitavelmente ele vai consumir a carga pra gerar sua capacidade total? Ex.: o inversor tem capacidade pra 500W, ligando-se um aparelho de 100W, ele vai consumir apenas o necessário pra funcionar o aparelho ou vai gerar os 500W nominais?

Quando se diz que um inversor é de 500 watts, na verdade querem dizer que este inversor suporta sustentar até 500 watts, e não que ele vai consumir 500 watts no vazio.

Quando ligado em vazio, ele consome puco, talvez 1 ou 2 watts, suficiente apenas para alimentar os circuitos internos.

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  • Membro VIP
......outra duvida sobre o inversor, durante o seu funcionamento ele vai consumir somente a carga necessária para rodar o aparelho ligado, ou inevitavelmente ele vai consumir a carga pra gerar sua capacidade total? Ex.: o inversor tem capacidade pra 500W, ligando-se um aparelho de 100W, ele vai consumir apenas o necessário pra funcionar o aparelho ou vai gerar os 500W nominais?

Um conversor desse tipo, digamos com eficiência de 83% ao ser ligado nele uma carga de 100 Watts vai demandar das baterias 100 Watts / 0,83 = 120,5 Watts, tenha ele capacudade de oferecer 200, 500, 1.000 ou 10.000 Watts...

Uma coisa é a capacidade final de entrega de potência do mesmo, outra coisa é a demanda apresentada pela carga e outra a demanda dele, do conversor, das baterias..

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hum... então pelo menos na teoria meu esquema vai dar certo.. hehe

Um conversor desse tipo, digamos com eficiência de 83% ao ser ligado nele uma carga de 100 Watts vai demandar das baterias 100 Watts / 0,83 = 120,5 Watts

me corrijam se eu estiver errado... demandando 120,5 Watts vai dar um consumo de aproximadamente 10,04 amperes/ hora, é isso mesmo?

isso quer dizer que uma bateria tracionária de 150A, pode dar uma autonomia de aproximadamente 10 horas, já levando-se em consideração que a bateria não é 100% eficiente, e que os picos do compressor vão aumentar o consumo, e também sabendo que uma geladeira não esta consumindo energia em 100% do tempo pois ao completar o ciclo de congelamento ela fica ligando e desligando o compressor conforme precise resfriar(imagino eu).

vocês olharam este inversor que eu coloquei um link? ele dará conta do recado?

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hum... então pelo menos na teoria meu esquema vai dar certo.. hehe

me corrijam se eu estiver errado... demandando 120,5 Watts vai dar um consumo de aproximadamente 10,04 amperes/ hora, é isso mesmo?

isso quer dizer que uma bateria tracionária de 150A, pode dar uma autonomia de aproximadamente 10 horas, já levando-se em consideração que a bateria não é 100% eficiente, e que os picos do compressor vão aumentar o consumo, e também sabendo que uma geladeira não esta consumindo energia em 100% do tempo pois ao completar o ciclo de congelamento ela fica ligando e desligando o compressor conforme precise resfriar(imagino eu).

vocês olharam este inversor que eu coloquei um link? ele dará conta do recado?

A princípio até daria conta (1000 watts de pico) Mas não se deve acreditar em tudo que vendedores dizem.

Seria mais seguro um equipamento conhecido, de marca conhecida.

Outra questão é a que eu já citei. Um compressor tem problemas com partida. Quando ele liga, se você for lá, desligar e ligar novamente no mesmo instante, ele trava o motor e a corrente de pico dura muito mais do que o normal (1 a 2 segundos), durando entre 10 a 15 segundos, quando então ele desliga por sobre temperatura (termostato interno no compressor).

Quando isso acontece, o compressor só volta a dar partida depois de passara uns 5 minutos (acho que é o tempo que ele esfria).

Por isso, seria seguro se o inversor suportasse estes 1000 watts por pelo menos uns 20 segundos.

Uma ideia:

Seria interessante também desfazer a conexão elétrica do termostato da serpentina fria do frigobar, refazer a instalação de forma que o termostato ligue diretamente o inversor.

Assim quando o compressor estiver desligado, o inversor automaticamente também estará e não ficara gastando energia à toa.

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  • Membro VIP

vocês olharam este inversor que eu coloquei um link? ele dará conta do recado?

Ou você nem notou ou seu inglês não está dos melhores. Olhe ai o que está lá escrito nas características dele, como nota de número 2:

note.jpg

Isso responde sua dúvida.. Ai diz mais ou menos que para ficares tranquilo terias de adotar um conversor de 2.000 Watts de capacidade..

Isso de seu refrigerador tomasse somente 100 Watts em regime..

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Ou você nem notou ou seu inglês não está dos melhores. Olhe ai o que está lá escrito nas características dele, como nota de número 2:

nem tinha me ligado nos detalhes, procurei mais pela nomenclatura da potência mesmo, agora dando uma olhada mais detalhada acho que seria melhor um inversor de 800Watts com pico de 1600W só por garantia, o que ta pegando é o preço do dólar.

Uma ideia:

Seria interessante também desfazer a conexão elétrica do termostato da serpentina fria do frigobar, refazer a instalação de forma que o termostato ligue diretamente o inversor.

Assim quando o compressor estiver desligado, o inversor automaticamente também estará e não ficara gastando energia à toa.

isso se eu precisar você poderá me dar uma explicação mais detalhada de como fazer?

ainda preciso fazer as contas de tudo que vou precisar, e o frete vindo da china demora muito pra chegar, minha intenção é estar com tudo pronto até dezembro pra poder usar nas férias ....

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  • Membro VIP
nem tinha me ligado nos detalhes, procurei mais pela nomenclatura da potência mesmo, agora dando uma olhada mais detalhada acho que seria melhor um inversor de 800Watts com pico de 1600W só por garantia, o que ta pegando é o preço do dólar.

Continue te aprofundando amigo, e procure fugir da ingenuidade.. Geralmente os nomes desses equipamentos carregam um número de potência que não é bem assim.. Sempre é muito generoso e na maioria das vezes a efetiva potência que dalí se pode tirar é bem mais baixa que daquele numerozinho que faz parte do nome do produto..

Aproveite olhar na tabela alí sugerida, já com o dica de que a potência não é bem assim...Veja:

tabelapotncia.jpg

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segui sua dica de me aprofundar mais no assunto Faller, mandei uma pergunta pro vendedor do "Ebay" pra saber qual a potência do inversor pra rodar um refrigerador de 100Watts, segundo ele necessitaria de um inversor de 2500W contínuos,

http://www.ebay.com/itm/2500Watt-PURE-SINE-WAVE-Dc-Ac12V-110v-POWER-INVERTER-/330593928025?pt=US_Power_Inverters_&hash=item4cf8ef0359#ht_2360wt_1417

esse projeto vai ficar muito caro, o custo-benefício não ta me agradando nem um pouco...

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Pois é!

Se você tivesse experiência com eletrônica, poderíamos modificar um inversor senoidal onda pura de 300W a 500W.

Os únicos componentes sensíveis partida do compreensor são os mosfets ou IGBT (Transistores), e mesmo fusíveis e talvez alguma trilha eletrônica na placa.

Transformadores conseguem suportar até um curto-circuito total por poucos segundos.

Transistor, na faixa de micro segundos de curto-circuito ele já vai pro espaço.

Então bastaria você pegar um de 300 watts mesmo.

Acrescentava mosfets mais potentes, diodos e fusíveis, suficiente para suportar os picos de 2000 watts.

Mias isso iria precisar de todo um estudo de drivers de mosfets e tal. É complicado para você.

Olhá só a complexabilidade de um inversor senoidal de onda pura, essa é só a parte de controle (Processamento), a parte de potência não está inclusa.

 

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  • 9 meses depois...

Boa tarde pessoal

também estou no mesmo dilema de alguns

Tenho um frigobar cuja potencia nominal é de 71w, 220v.

e tenho um inversor seniodal pura de 500w com pico de 1000w, portanto teoricamente é suficiente.

Porém, quando ligo o inversor, o rele de partida do frigobar fica estalando e nao liga. Apos ligar e desligar o inversor algumas vezes o frigobar liga e funciona normalmente.

O que pode estar aocntecendo?

Case a potencia seja insuficiente, como funciona essa troca dos MOSFETS para aumentar a potencia de saida?

Obrigado

As perdas com calor nada tem haver com a potência do equipamento.

São perdas que ocorrem nos transistores, transformadores e demais componentes. Geralmente 10% considerando o melhor inversor.

Se o aparelho de refrigeração for do tipo compressor, você não poderá instalar um inversor de 150 watts. Terá que instalar um com uns 1000 watts.

Outra coisa: Terá que ser do tipo senoidal de onda pura (não semi-senoidal)

O problema com o compressor é que dentro dele tem uma espécie de motor, que para sair da inercia, requer potências relativamente elevadas durante um ou dois segundos.

Já tive um caso real parecido com o seu.

O sujeito instalou um frigobar no Troller.

Para alimentar o compressor do frigobar, ele usou um inversor de 700 watts do tipo semi-senoidal.

Não demorou muito ele apareceu com este inversor com os transistores mosfets estourados.

Praga garantir o pico de consumo do compressor durante as partidas, eu reforcei a ponte inversora, colocando transistores de 50A.

Desta vez demorou mais para apresentar defeito, mas quem queimou desta vez foi o compressor do frigobar.

Eu deduzi que o compressor queimou por causa da onda semi senoidal, que prejudicou as bobinas do motor.

Outra coisa:

Eu tenho aqui uma tabela de autonomia de baterias estacionárias que vai até 58Ah.

Ela dá 5 horas a 111 watts.

2,58 vezes 58Ah dá 149,64 Ah ( seriam aproximadamente duas baterias e meia de 58Ah em paralelo)

2,58 vezes 5horas = 12.9 horas de autonomia a 111 watts.

Vamos considerar que o compressor consuma 100 watts.

Temos que adicionar 10% em cima, para considerar as perdas de calor.

Então seu sistema vai dar aproximadamente 12 horas com consumo de 100watts

Já com bateria automotiva, talvez nem dê isso, pois elas não são apropriadas para fornecer potência constante. Foram projetadas apenas para dar partida, ou seja; elas são preparadas para altas densidades de corrente, mais por um tempo menor.

Qual a diferença da estacionária para a automotiva?

As automotivas são feitas com chumbo de qualidade menor (pureza menor) alem do mais as placas são mais finas.

Já as estacionárias são feitas com placas de chumbo de espessura maior, e com chumbo de alta pureza.

Tem baterias estacionárias que duram 10 anos dependendo do tipo de uso.

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  • 2 anos depois...

Pesquisando sobre inversores encontrei esse tópico.Minha experiência numa kombihome com frigobar de 120 l 220 V, uso ela andando com inversor 12/2220 V, 1500 watts nominal, onda quadrada, tenho o frigobar dentro da kombi e chacoalha bastante, mais ou menos 10 anos sem problema. Detalhe é que eu tenho um capacitor ligado no rele de partida para auxiliar na arrancada, Detalhes só alguém que entenda de geladeiras, mas o meu funciona assim. Parado uso fonte 220 externa ou até umas 4 horas numa bateria só para a casa de 60Ah. Espero ter ajudado.

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  • 6 meses depois...

Olá, gostaria de saber como conectar baterias de forma segura nos inversores em relação a sua potência.

Por exemplo: em um inversor de 1000 w, 12 v  onda senoidal pura, pode funcionar sem danos com quantas baterias de 150 ah em paralelo, com 02 = 300 ah, 03 = 450 ah e assim por diante. qual seria o máximo permitido?

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  • Membro VIP
1 minuto atrás, IVANILDO ALVES DA CRUZ disse:

Olá, gostaria de saber como conectar baterias de forma segura nos inversores em relação a sua potência.

Por exemplo: em um inversor de 1000 w, 12 v  onda senoidal pura, pode funcionar sem danos com quantas baterias de 150 ah em paralelo, com 02 = 300 ah, 03 = 450 ah e assim por diante. qual seria o máximo permitido?

Na verdade a quantidade de baterias é irrelevante, não tem muito limite ai não. Cada bateria adicional agrega algum tempo a maior de autonomia do inversor.. Questões como a tensão sim são importantes, tem de respeitar bem como a questão operação em modo contínuo.. Alguns inversores não toleram bem operar por excessivo tempo, continuamente alimentando a carga, mas isso seria uma limitação imposta pelas características do inversor e nunca das baterias.. Outra questão a considerar seria o mecanismo de recuperação da carga das baterias esse sim um limitador da quantidade de baterias associadas em paralelo..

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  • Membro VIP
6 minutos atrás, IVANILDO ALVES DA CRUZ disse:

...Eu tive a experiência de ligar um de 1000 w senoidal pura e funcionou muito bem em um refrigerador  consul de 103 w,  porém liguei em um freezer de 130 w e o inversor parou de funcionar

Isso tem, a ver com a capacidade real de entrega de potência do inversor bem como sua capacidade de sobrecorrente de partida carga, no caso o motor do compressor.. Alguns motores, principalmente motores que tocam compressores, chegam a demandar correntes cerca de 20 vezes maiores na partida, muito principalmente se por uma razão ou outra ele se desligar no meio de um ciclo de compressão e tentar partir novamente, com a linha pressurizada e com muita inércia.. Note que nesses casos chega até a desligar o relé de partida por sobretemperatura (causada pela sobre corrente). Isso nada tem a ver com as baterias com a quantidade delas em paralelo.

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@faller , E se o autor do tópico usasse um compressor com correte contínua. A Embraco produz o Vcc (com velocidade variável e corrente continua). Analisem se é viável.

 

http://web.mit.edu/parmstr/Public/hvac/compressor/Embraco/03008_portugues.pdf

 

Ou importar um de 24 volts:

Compressor De Geladeira 24v, Encontre a Melhor Compressor De Geladeira 24v no Alibaba.com

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  • 3 semanas depois...
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