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Inversor de voltagem DC-AC


auyrc

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Chuveiro vale mais a pena, nesse caso, à gás. Refrigerador tinha uns modelos que também eram a gás. Meio lentos, mas resfriavam. Veja:

http://portal.macamp.com.br/portal-conteudo.php?varId=19

http://www.submarino.com.br/produto/152341/refrigerador-geladeira-consul-215lts-biplex-a-gas-cqg22d#productdetails

 

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-chuveiro: serpentina de fogão a lenha ou coletor solar. Elétrico.. esquece...

-tv: destas de carro é 12V direto. Tem também com dvd

-geladeira: não li todos os tópicos. Uma experiência pessoal: Semana passada (!) tentei ligar a minha num gerador a gasolina (*) de 1000W e ela não deu partida

-recarregar a bateria: com painel solar. Tem empresa especializada nisso. Comprei uns paineis destes caras. Eles têm a linha toda que precisas e devem te passar informações adicionais

 

(*) gerador a gasolina.. uma opção pra tv dvd e lâmpadas led. Tenho 2. Paguei hipermegabarato

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Um nobreak com bateria externa já seria o suficiente para ligar duas Tvs e um dvd, para carregar a bateria é bom usar energia solar, ou um catavento q gere energia com alternador de carro, ou como você disse é meio rural, pode ate criar uma roda daqua q gira um alternador e carregar a bateria também.

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6 horas atrás, Marcos Roberto Dourado disse:

Estou com um problema. Não tenho energia na zona rural e preciso saber o que me indicam para gerar energia e ligar 2 tvs 1 dvd e chuveiro? Sera que com o inversor daria?Geladeira vou comprar uma a bateria. 

O chuveiro eu te recomendo que faça por aquecimento solar. Se não der por aquecimento solar, não terá solução.


Já as duas TVs e o DVD, podem ser ligados por inversor.
Precisará de um painel solar de 250W, melhor se forem dois de 250W.

Precisará também de umm controlador de carga mmpt e uma bateria.
E você terá energia na sua casa.


Nos diga o modelo e marca de cada TV que você tem aí. Nos diga também o modelo e marca do DVD.
Com os dados que você informar, o pessoal poderá calcular a autonomia da bateria, e a potência dos painéis foto-voltaicos.

Mas prepare o bolso: 
Cada painel foto-voltaico de 250 watts está saindo por uns R$ 1.000,00. Fora a bateria estacionária que terá que ser comprada e o controlador de carga MMPT que está por volta de uns 700,00.

Existem controladores de carga mais baratos, daqueles de R$ 70,00, mas eles não aproveitam muito bem a energia dos painéis fotovoltaicos.

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7 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Uma experiência pessoal: Semana passada (!) tentei ligar a minha num gerador a gasolina (*) de 1000W e ela não deu partida

 

Acho que já discutimos sobre isso no ano passado kkkk

 

Eu quase que estou resolvendo a sua questão.

Acabei preparando uma placa de inversor senoidal.

Tive a ideia de fazê-la transformar 310V DC (220V retificado) em AC novamente, porém reduzindo apara 90Vac por PWM.

Estes 90Vac reduzidos por PWM alimentaria um trafo com primário em 90Vac e secundário de 220Vac.

 

Daí na partida o gerador poderia cair a tensão até 90Vac, que a saída continuaria em 220V cravados, pois a placa tem controle da tensão. 

 

Ilustração do PWM;

12625784_831607300300578_1099245260_n.jp

 

 

Como a placa funciona:

1935479_827922574002384_1487519234059927

 

 

 

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Legal @albert_emule ! Minha geladeira é 127v. Por alguns instantes pensei em

-aumentar 1 pouco a aceleração do gerador: aumento de tensão p.ex. 160V

-retificar/filtrar vai para 225Vdc

-usar o esquema da ponte com igbts

-dispensar o trafo aplicando o pwm direto no motor na ponte pois sua indutância atua como filtro. De fato já fiz isso com motor de tanquinho com sucesso.

Agora, será que geladeira tem forças ocultas que impediriam tal façanha? Tipo o capacitor de partida? Pressão do compressor? .. sei lá...

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1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Legal @albert_emule ! Minha geladeira é 127v. Por alguns instantes pensei em

-aumentar 1 pouco a aceleração do gerador: aumento de tensão p.ex. 160V

-retificar/filtrar vai para 225Vdc

-usar o esquema da ponte com igbts

-dispensar o trafo aplicando o pwm direto no motor na ponte pois sua indutância atua como filtro. De fato já fiz isso com motor de tanquinho com sucesso.

Agora, será que geladeira tem forças ocultas que impediriam tal façanha? Tipo o capacitor de partida? Pressão do compressor? .. sei lá...

 

Segundo um amigo da área de refrigeração e que também tem conhecimento de eletrônica e de inversores, o compressor da geladeira possui uma bobina de partida à parte. O compressor só parte se a corrente nesta bobina atingir o valor correto, ou seja: se a corrente ficar alta mesmo. 

 

Daí tem um relé que faz o sensor de corrente.

Quando a corrente atinge o valor correto, o relé transfere para a bobina que irá funcionar em "full time". O problema é que a corrente é bem alta. 

 

Minha ideia com inversor, era justamente usar um banco de capacitor eleolítico.

Daí com ajuda do trafo, que teria a vantagem de operar com tensão de entrada bem menor, e do PWM que tem capacidade de reduzir tensão.... Na partida os capacitores poderiam dar "uma força" segurando de 310V DC (220Vac) até que a tensão caísse para 133V DC (95Vac).  

 

No seu caso de 127v, poderia ser usado um trafo com uns 50V na entrada, e 127V na saída. O trafo poderia ser alimentado pelo PWM reduzido a 50Vac.

 

Este sujeito engraçado mostra como o tal relé atua:

Coloque o vídeo em 3 minutos e 20 segundos. 

 

 

 

 

 

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A gás...

Acabou o gás, banho frio

Serpentina...

Molhou a lenha, banho frio

Solar...

Tempo nublado, banho frio

 

Não tem solução mesmo kk

 

Só pra constar, a ideia de usar capacitorzão acumulador de energia foi minha kk. Até mesmo pensei em um volante pesado rodando em alta velocidade pra acumular energia mecânica, te lembras disso?

 

1/2 que entendi. Mas acho que posso aplicar o pwm com picos de 200V direto no motor sem trafo pois a indutância segura as ponta. Pela piscadela que a luz dá, penso que a partida é de uns 100mS e a corrente uns 15A. Se eu usar pwm pode cair pruns 8. Qual valor da capacitância pra que caia de 200 pra uns 100V em 0.1S a 8A?

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1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Se eu usar pwm pode cair pruns 8. Qual valor da capacitância pra que caia de 200 pra uns 100V em 0.1S a 8A?

Não estou sabendo pôr isso no simulador e nem fazer os cálculos. 

Na época eu tinha simulado, mas havia considerado descarga por resistor. Mas ainda assim estaria incorreto. 

 

O sistema do PWM tentará manter a potência constante e enquanto isso, lá no capacitor a tensão irá abaixar. Quanto mais abaixar, mais alta ficará a corrente, e mais veloz será a descarga. É justamente isso que não estou sabendo nem calcular e nem simular. 

 

Se você pensa em fazer soft starter com PWM, esqueça.

Por causa daquele relé lá, o motor só parte quando atinge os 15 amperes, pois só mudará a bobina do motor quando atingir os 15 amperes. Daí se demorar demais com corrente elevada circulando o relé desarma.

 

O jeito certo é partir com toda a potência. Ou seja: Com os 15 amperes.  

 

 

 

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Ok amigo. Só o fato de você tentar  já me satisfez...

 

nadavê softstarter. Eu quero é nível hard mesmo que saia rasgando tudo. O lance do pwm é que teorizei que no momento 15A com 100V na saída, ele consome 8A com 200V na entrada. Mas como sempre, há forças ocultas lutando contra nós... kk

 

abç

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1 minuto atrás, Isadora Ferraz disse:

Ok amigo. Só o fato de você tentar  já me satisfez...

 

nadavê softstarter. Eu quero é nível hard mesmo que saia rasgando tudo. O lance do pwm é que teorizei que no momento 15A com 100V na saída, ele consome 8A com 200V na entrada. Mas como sempre, há forças ocultas lutando contra nós... kk

 

abç

 

Será que um equipamento fabricado mesmo que artesanalmente, para estabilizar este tipo de gerador teria alguma serventia no mercado? 

 

Estou testando placas de PWM que deixam a onda senoidal perfeita e cravada em 127V / 60Hz, independente do que entre de tensão nos capacitores de entrada do circuito, desde que a tensão se mantenha dentro dos extremos de 15% para cima da tensão nominal e 45% para baixo da tensão nominal. O circuito depende de um transformador, pois necessita da relação de espiras. A tensão de entrada do trafo tem que ser baixa para o PWM ter a "liberdade" de corrigir. 

 

Mas funciona muito bem.

Já viu aqueles geradores que chamam de digital? Este sistema que estou idealizando, faria um gerador destes, fornecer a mesma qualidade de energia que um gerador digital da Honda.

 

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Talvez sim amigo! Tem muita gente que compra um gerador pra levar pra pescaria e manter o peixes (e cervejas, claarroooô) gelado num frigobar, freezer ou algo assim. As vezes pode quebrar a cara pois não dá partida no motor. Como estamos discutindo, o gerador tem que ser de potência alta (e consequentemente caro e consumista) só pra bendita partida. Seu (nosso!) pulo do gato  pra sua (nossa!) propaganda seria "compre já dispositivo adaptador para gerador de baixa potência para partida de motor de geladeira!" ou algo do gênero. Tá muito grande kk

 

Com o tempo você melhora esta margem de 15%. P.ex. o meu acho que varia + que isso. Nunca medi...

 

Manda 1 pra mim fazer o teste de campo! kk

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@albert_emule e @Isadora Ferraz, o pico de correte de um compressor é de milissegundos. Nos compressores de baixo torque, o capacitor ajuda no "coice" e nos de alto o motor arromba o relé. É apenas um click. O relés variam de RSIR (Amperométrico) ou CSIR (Voltimétrico) em conjunto com um protetor térmico que pode ser um bimetálico ou PTC. No caso, o que vai fazer o compressor partir sem sustos, é a tensão constante durante o pico. Como um gerador não consegue atender essa rápida demanda, o compressor não parte (em geral por terem baixa potência), o protetor térmico atua e desarma, rearmando depois que esfriar. O tempo disso varia em até 10 segundos, se tanto! (dependo de marca e modelo do compressor). O que poderia ajudar seria por um pequeno banco de capacitores (tudo friamente calculado por vocês) temporizado no tempo do relé do compressor. Há de se calcular o tempo de partida e o tempo que o banco precisa para carregar. Acho que ficaria mais simples e mais prático de montar e usar. (Acho!!).

PSC com capacitor.jpg

Relé CSIR.jpg

Relé RSIR.jpg

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7 minutos atrás, Dom Bonilla disse:

Há de se calcular o tempo de partida e o tempo que o banco precisa para carregar. Acho que ficaria mais simples e mais prático de montar e usar. (Acho!!).

PSC com capacitor.jpg

Relé CSIR.jpg

Relé RSIR.jpg

 

Mensurei.

Na minha geladeira, deu na faixa de 300 milissegundos.

A potência nestes 300 milissegundos atinge incríveis 2000 watts. Depois o consumo abaixa abruptamente para o normal.  

 

Na verdade na primeira partida o tempo foi menor hehehe.

Já na segunda partida que fiz para confirmar o consumo, chegou a 300 milissegundos. Mas acho que tem haver com a pressão do gás. 

 

 

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  • 3 semanas depois...

gostaria de tirar uma dúvida sobre o funcionamento do inversor, na verdade sobre o carregamento das baterias, estou querendo colocar um inversor em uma Kombi que tem um refrigerador, uma das medidas que gostaria de fazer seria que quando ela não estivesse ligada na rede elétrica, seria uma bateria com inversor para mante-la ligada, mas caso a Kombi esteja ligada, gostaria de poder manter a bateria carregada. 

Como eu faria o calculo para dimensionar se o alternador daria conta de manter a carga da bateria no período que isto ocorrer?

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Tenho um frigobar de 120 litros na minha Kombihome, alimentada por um inversor de onda quadrada, 1500 W que tenho a uns 10 anos e ele é alimentado ´por uma bateria de 50 Ah ( não cabia uma maior no espaço) que resiste por umas 4 horas com o carro desligado. Com a Kombi ligada a bateria é alimentada normalmente pelo alternador. A Kombi é 2010 e não sei de quanto é o alternador. Detalhe deixo o frigobar no máximo para ele arrancar o mínimo possível porque é na arrancada que o consumo é muito grande. 

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52 minutos atrás, Sérgio Eduardo Simone disse:

gostaria de tirar uma dúvida sobre o funcionamento do inversor, na verdade sobre o carregamento das baterias, estou querendo colocar um inversor em uma Kombi que tem um refrigerador, uma das medidas que gostaria de fazer seria que quando ela não estivesse ligada na rede elétrica, seria uma bateria com inversor para mante-la ligada, mas caso a Kombi esteja ligada, gostaria de poder manter a bateria carregada. 

Como eu faria o calculo para dimensionar se o alternador daria conta de manter a carga da bateria no período que isto ocorrer?

 

Olá amigo.

 

Diga qual refrigerador modelo e marca. Ou melhor: Modelo do compressor. Pode até tirar uma foto da etiqueta do compressor.

Daí poderemos calcular a potência consumida.

 

Em seguida será possível dimensionar um sistema. 

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  • 9 meses depois...

Boa tarde estou querendo montar um carro transportador em uma indústria , com um conversor de tensão  alimentando um inversor de frequência .

Gostaria de saber se posso alimentar o inversor de frequência pelo inversor de tensão. Motor trifásico de 1,5cv.

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1 hora atrás, willian douglas da silva disse:

BOA TARDE ESTOU QUERENDO MONTAR UM CARRO TRANSPORTADOR EM UMA INDUSTRIA , COM UM CONVERSOR DE TENSÃO  ALIMENTANDO UM INVERSOR DE FREQUENCIA .

GOSTARIA DE SABER SE POSSO ALIMENTAR O INVERSOR DE FREQUENCIA PELO INVERSOR DE TENSÃO . MOTOR TRIFASICO DE 1,5CV.

Já vi inversores de freqüência que operam diretamente em DC.

 

Poder pode. Só tem que suportar a potência 

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2 horas atrás, willian douglas da silva disse:

BOA TARDE ESTOU QUERENDO MONTAR UM CARRO TRANSPORTADOR EM UMA INDUSTRIA , COM UM CONVERSOR DE TENSÃO  ALIMENTANDO UM INVERSOR DE FREQUENCIA .

GOSTARIA DE SABER SE POSSO ALIMENTAR O INVERSOR DE FREQUENCIA PELO INVERSOR DE TENSÃO . MOTOR TRIFASICO DE 1,5CV.

Vai alimentar o motor com baterias?

Se for para 1,5CV vai precisar de muitas delas.

 

36 minutos atrás, albert_emule disse:

Já vi inversores de freqüência que operam diretamente em DC.

A maioria opera mesmo, pois todos que vi tem uma ponte retificadora internamente.

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1 hora atrás, Mestre88 disse:

Se for para 1,5CV vai precisar de muitas delas

Estes carros transportadores tem hipermegaultra baterias. Penso que o amigo está reformando algum cujo controle e motor já eram.

Não se se existe motor 127v trifásico (mas é só mandar fazer.. acho) mas penso que 10 baterias 12V em série e o controlador trifásico (127) seria uma opção bem eficiente

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27 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Estes carros transportadores tem hipermegaultra baterias. Penso que o amigo está reformando algum cujo controle e motor já eram.

Não se se existe motor 127v trifásico (mas é só mandar fazer.. acho) mas penso que 10 baterias 12V em série e o controlador trifásico (127) seria uma opção bem eficiente

Sim. No meu trabalho tem muitos carrinhos desses, mas os motores são especiais enrolados para 36 ou 48V. Alguns são trifásicos e usam inversores de frequência e outros são de corrente contínua.

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